Exercícios sobre Propriedades da Matéria, com gabrito.

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Lista de Exercícios. 10 Questões Objetivas e 10 Perguntas Discursivas:

Questões objetivas sobre Propriedades da Matéria:

1. Assinale a alternativa correta, sobre as propriedades da matéria: gerais e específicas.
a. ( ) O volume é uma propriedade específica da matéria e mede a extensão de um corpo.
b. ( ) A maleabilidade é uma propriedade geral, que permite à matéria ser moldada.
c. ( ) A massa, que é uma medida da inércia de um corpo, é uma propriedade específica da
matéria.
d. ( ) A divisibilidade é uma propriedade geral da matéria, que garante a ela reduzir-se em partículas extremamente pequenas.
e. ( ) A dureza de um corpo é uma propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido, quando submetida a determinada pressão.

2. A estrutura interna da matéria, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, suas propriedades, físicas ou químicas, são temas abordados em ciências. 
Sobre esse assunto, é correto afirmar:
a. ( ) Objeto é uma porção limitada da matéria.
b. ( ) Corpo é a matéria fabricada para um determinado fim.
c. ( ) A fusão é a passagem do estado líquido da matéria, para o sólido.
d. ( ) Chamamos de calefação, a passagem do estado líquido para o sólido de forma
instantânea.
e. ( ) Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, de alguma

maneira, ser medido.

3. Sobre as propriedades da matéria, é correto afirmar:
a. ( ) Indivisibilidade é uma propriedade geral da matéria.
b. ( ) Massa e extensão são as únicas propriedades gerais da matéria.
c. ( ) As propriedades da matéria físicas, organolépticas e químicas são propriedades específicas.
d. ( ) Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade são propriedades organolépticas da matéria.
e. ( ) As propriedades gerais da matéria são: impenetrabilidade, indivisibilidade, incompressibilidade e elasticidade


4. Com relação as Propriedades da matéria assinale a alternativa Correta:
a) Inércia: É a tendência do corpo de manter-se em repouso ou em movimento, se não existirem forças atuando sobre ele.
b) Inércia: Dois corpos não podem ocupar um mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
c) Extensão: É a tendência do corpo de manter-se em repouso ou em movimento, se não existirem forças atuando sobre ele.
d) Inércia: É a propriedade da matéria de ocupar um lugar no espaço, que é medido pelo seu volume.


5. Massa é uma das propriedades da matéria. Assinale alternativa que apresenta uma informação ERRADA sobre esse tipo de propriedade:

a) É a propriedade relacionada com a quantidade de matéria existentes em um corpo. 
b) Em Física massa de um corpo está relacionada à medida de sua inércia:
c) Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia.
d) É a propriedade da matéria de ocupar um lugar no espaço, que é medido pelo seu volume.

6. Sobre as propriedades da matéria marque a alternativa correta
a) Extensão: É a tendência do corpo de manter-se em repouso ou em movimento, se não existirem forças atuando sobre ele.
b) Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar um mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
c) Inércia: É a propriedade da matéria de ocupar um lugar no espaço, que é medido pelo seu volume.
d) Impenetrabilidade: Toda matéria pode ser dividida em partes cada vez menores, até certo limite.


7. Sobre as propriedades da matéria de Compressibilidade e Elasticidade (expansibilidade) assinale a alternativa ERRADA: 
a) A propriedade da matéria de ser comprimida, isto é, ter seu volume reduzido pela ação de uma força, é chamada compressibilidade. 
b) Quando a força que provocou a compressão deixa de ser aplicada, a matéria volta ao seu volume inicial graças à propriedade chamada elasticidade. 
c) A compressibilidade e a elasticidade geralmente são imperceptíveis em corpos nos estados sólido e líquido.
d) Quando a força que provocou a compressão deixa de ser aplicada, a matéria volta ao seu volume inicial graças à propriedade chamada inércia. 


8. Considerando a matéria e suas propriedades, assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
a. ( ) ferro = matéria
portão de ferro = corpo
objeto = água
b. ( ) gás hélio = matéria
tábuas de madeira = corpo
objeto = mesa de madeira
c. ( ) copo = matéria
barra de ouro = corpo
objeto = vidro
d. ( ) vidro = matéria
cadeira = corpo
objeto = lápis
e. ( ) corda = matéria
trança de corda = corpo
objeto = boneco de corda


9. Não é considerado um parâmetro físico de água:
a. ( ) Cor.
b. ( ) Odor.
c. ( ) Sabor.
d. ( ) Dureza.
e. ( ) Turbidez.

10. (Fraiburgo 2010) Toda e qualquer porção de matéria tem, pelo menos, 8 propriedades comuns.
Assinale a alternativa que indica essas propriedades corretamente:
a. ( ) Inércia, peso, extensão, incompressibilidade, elasticidade e continuidade.
b. ( ) Inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.
c. ( ) Inércia, massa, extensão, penetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, indivisibilidade e descontinuidade.
d. ( ) Movimento, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, indivisibilidade e descontinuidade.
e. ( ) Movimento, massa, extensão, penetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, indivisibilidade e descontinuidade.

Gabarito dos Exercícios sobre propriedades da matéria

1D 
2E 
3C 
4A 
5D 
6B 
7D  
8B 
9D 
10B

Exercícios sobre Propriedades da Matéria, com gabrito.


Exercícios sobre propriedades da matéria


Questionário sobre Propriedades da Matéria
1) O que são propriedades organolépticas?

São as propriedades da matéria que impressionam os nossos sentidos, como cor (visão), estado de agregação (tato), brilho (visão), odor (olfato) e sabor (paladar).


2) Como são percebidas as propriedades organolépticas?

As propriedades organolépticas podem ser percebidas com os nossos cinco sentidos: paladar, visão, olfato, tato e audição. 

3) O que é Ponto de ebulição? 

temperatura a que uma substância muda de um líquido para um gás

4) Como são os metais na temperatura ambiente?

Os metais, à temperatura ambiente, costumam ser sólidos. Já o hidrogênio e o oxigênio são normalmente gasosos.

5) Dê exemplos da propriedade cor.
Algumas substâncias são incolores (como a água); outras são coloridas, como o iodo (cor violeta) e o enxofre (cor amarela).
6) Uma das propriedades da matéria é o odor. O que caracteriza esta propriedade?

As substâncias podem ter cheiro (substâncias odoríferas), como o gás sulfídrico, que tem cheiro de ovo podre ou não o terem (substâncias inodora), como a água.

7) O que é Propriedade física?
Uma característica de um substância que pode ser observada sem alterar a identidade da substância.

8) Cite 5 exemplos de Propriedades físicas da matéria:
∎ Textura
∎ Cor
∎ Forma
∎ Massa
∎ Volume

9) O que é Densidade?
A quantidade da matéria em um dado volume. D = m / v (massa / volume)

10) Diferencie ductibilidade de maleabilidade:
Ductilidade A capacidade de ser puxada para um fio fino e Maleabilidade: a capacidade de ser pressionado ou bateu em uma folha fina



Exercícios sobre propriedades da matéria 9 ano. Exercícios de ciências para 9º ano do Ensino Fundamental sobre química - Matéria, conceito e classificação e propriedades da matéria sugerido para planos de aula e atividades de ciências, avaliação e simulados. Os exercícios também são sugeridos para propriedades da matéria química 1 ano ensino médio.
 


Fontes: 
Wikipedia
FEPESE

[ESPCEX 2015] Questões de Concursos: - Química

Nesta postagem trouxemos a prova de química para o concurso da Espcex 2015. As questões de números 33 a 44 da prova. As questões correspondem ao conteúdo de química e você pode conferir o gabarito no final das questões.




Clique aqui para baixar o PDF

Gabarito das questões de química Expcex2015

33 A
34 E
35 D
36 B
37 D
38 B
39 C
40 A
41 C
42 E
43 C
44 E



Confira as questões de química da Prova da Espcex



Questões da Prova de Química ESPCEX 2015



35
A nitroglicerina é um líquido oleoso de cor amarelo-pálida, muito sensível ao choque ou calor.  É empregada em diversos tipos de explosivos. Sua reação de decomposição inicia-se facilmente e gera rapidamente grandes quantidades de gases, expressiva força de expansão e intensa liberação de calor, conforme a equação da reação:

4 C3H5N3O(l)      >>>>    6 N(g) + 12 CO(g) + 10 H2O (g) + O(g)


Admitindo-se os produtos gasosos da reação como gases ideais, cujos volumes molares são iguais a 24,5 L, e tomando por base a equação da reação de decomposição da nitroglicerina, o volume total aproximado, em litros, de gases produzidos na reação de decomposição completa de 454 g de nitroglicerina será de

Dados: massa molar da nitroglicerina = 227 g/mol; volume molar = 24,5 L/mol (25 ºC e 1 atm)


[A] 355,3 L
[B] 304,6 L
[C] 271,1 L
[D] 123,5 L
[E] 89,2 L


36
Considere dois elementos químicos cujos átomos fornecem íons bivalentes isoeletrônicos, o cátion X2+ e o ânion Y2-. Pode-se afirmar que os elementos químicos dos átomos X e Y referem-se, respectivamente, a

[A] 20Ca e 34Se
[B] 38Sr e 8O
[C] 38Sr e 16S
[D] 20Ca e 8O
[E] 20Ca e 16S

37
O radioisótopo cobalto-60 ( 2760Co) é muito utilizado na esterilização de alimentos, no processo
a frio. Seus derivados são empregados na confecção de esmaltes, materiais cerâmicos, catalisadores na indústria petrolífera nos processos de hidrodessulfuração e reforma catalítica.
Sabe-se que este radioisótopo possui uma meia-vida de 5,3 anos. Considerando os anos com o mesmo número de dias e uma amostra inicial de 100 g de cobalto-60, após um período de 21,2 anos, a massa restante desse radioisótopo será de

[A] 6,25 g
[B] 10,2 g
[C] 15,4 g
[D] 18,6 g
[E] 24,3 g

38 O rótulo de uma garrafa de água mineral apresenta a seguinte descrição:
COMPOSIÇÃO QUÍMICA PROVÁVEL (mg/L): bicarbonato de bário = 0,38; bicarbonato de estrôncio = 0,03; bicarbonato de cálcio = 66,33; bicarbonato de magnésio = 50,18; bicarbonato de potássio = 2,05; bicarbonato de sódio = 3,04; nitrato de sódio = 0,82; cloreto de sódio = 0,35.
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS: pH medido a 25 °C = 7,8; temperatura da água na fonte = 18 °C; condutividade elétrica a 25 °C = 1,45·10-4 mhos/cm; resíduo de evaporação a 180 °C = 85,00 mg/L; radioatividade na fonte a 20 °C e 760 mm Hg = 15,64 maches.  A respeito da água mineral citada, de sua composição e características, são feitas as seguintes afirmativas:

I – esta água apresenta caráter básico nas condições citadas.
II – a água mineral citada pode ser classificada como uma solução, em razão da presença de
substâncias dissolvidas.
III – todas as substâncias químicas presentes na composição provável apresentada são da
função inorgânica Sal.
Das afirmativas feitas estão corretas:

[A] apenas II.
[B] apenas I e II.
[C] apenas I e III.
[D] apenas II e III.
[E] todas.


40
dióxido de enxofre é um dos diversos gases tóxicos poluentes, liberados no ambiente por fornos de usinas e de indústrias. Uma das maneiras de reduzir a emissão deste gás tóxico é a injeção de carbonato de cálcio no interior dos fornos industriais. O carbonato de cálcio injetado nos fornos das usinas se decompõe formando óxido de cálcio dióxido de carbono. O óxido de cálcio, então, reage com o dióxido de enxofre para formar o sulfito de cálcio no estado sólido, menos poluente.
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência em que aparecem no texto (desconsiderando-se as repetições), as fórmulas químicas dos compostos, grifados e em itálico, mencionados no processo.


[A] SO; CaCO; CaO; CO; CaSO2
[B] SO; CaCO; CaO ; CO; CaSO4
[C] SO; Ca2CO; Ca2O ; CO; CaSO3
[D] SO; CaCO; CaO ; CO; CaSO3
[E] SO;CaCO; CaO ; CO ; CaSO4




43
A energia liberada em uma reação de oxidorredução espontânea pode ser usada para realizar trabalho elétrico. O dispositivo químico montado, pautado nesse conceito, é chamado de célula voltaica, célula galvânica ou pilha. Uma pilha envolvendo alumínio e cobre pode ser montada utilizando como eletrodos metais e soluções das respectivas espécies. As semirreações de redução dessas espécies é mostrada a seguir:

Semirreações de Redução

Al3+ (aq) + 3 e-  >>>>  Al° E°red = -1,66 V
Cu2+(aq) + 2 e-  >>>>  Cu° E°red = +0,34 V

Considerando todos os materiais necessários para a montagem de uma pilha de alumínio e cobre, nas condições-padrão (25 °C e 1 atm) ideais (desprezando-se qualquer efeito dissipativo) e as semirreações de redução fornecidas, a força eletromotriz (fem) dessa pilha montada e o agente redutor, respectivamente são:

[A] 2,10 V e o cobre.
[B] 2,00 V e o alumínio.
[C] 1,34 V e o cobre.
[D] 1,32 V e o alumínio.
[E] 1,00 V e o cobre.


44
Compostos iônicos são aqueles que apresentam ligação iônica. A ligação iônica é a ligação entre íons positivos e negativos, unidos por forças de atração eletrostática. (Texto adaptado de: Usberco, João e Salvador, Edgard, Química: química geral, vol 1, pág 225, Saraiva, 2009)Sobre as propriedades e características de compostos iônicos são feitas as seguintes afirmativas:

I – apresentam brilho metálico.
II – apresentam elevadas temperaturas de fusão e ebulição.
III – apresentam boa condutibilidade elétrica quando em solução aquosa.
IV – são sólidos nas condições ambiente (25 °C e 1atm).
V – são pouco solúveis em solventes polares como a água.

Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas
[A] II, IV e V.
[B] II, III e IV.
[C] I, III e V.
[D] I, IV e V.
[E] I, II e III.

Confira a Prova de Química ESPCEX 2015




Questões de Biologia Molecular, com gabarito.

..Correção de questões sobre Compostos Orgânicos. Correção de questão sobre propriedades bioquímicas de moléculas e suas estruturas. Questão sugerida para concursos, vestibular, ENEM e estudos para provas do Ensino Médio.

10 Questões de Biologia Molecular sobre Compostos Orgânicos

1. (Fepese casan) . Relacione as colunas 1 e 2, quanto aos termos utilizados em bioquímica.
Coluna 1
1. Carboidratos
2. Aminoácidos
3. Proteínas
4. Lipídeos
5. Polissacarídeos

Coluna 2
( ) a menor unidade elementar da constituição
das proteínas.
( ) os de constituição mais simples são denominados monossacarídeos.
( ) celulose.
( ) glicerol.
( ) contêm ligações peptídicas que demandam alto nível de energia.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 – 2 – 4 – 3 – 5
b. ( ) 1 – 2 – 4 – 5 – 3
c. ( ) 2 – 1 – 3 – 5 – 4
d. ( ) 2 – 1 – 4 – 5 – 3
e. ( ) 2 – 1 – 5 – 4 – 3


2. (Fepese casan) Sobre as diferentes biomoléculas, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, isto é, não têm afinidade com a água.
b. ( ) Os glicerídeos são sempre sólidos à temperatura ambiente.
c. ( ) Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios. No entanto, algumas classes
só podem ser sintetizadas por animais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
d. ( ) Os cerídeos, classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas
abelhas, na superfície das folhas e dos frutos e exercem a função de impermeabilização e proteção.
e. ( ) Os esteroides são formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. Um exemplo destes é o colesterol, que é amplamente distribuído nos organismos vivos animais e vegetais, constituindo  os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis.

3. (FEPESE) Cada célula é composta por muitas moléculas que interagem para formar organelas e estruturas que irão possibilitar o metabolismo e a replicação celular.
Sobre a biologia molecular da célula, é correto afirmar:
a. ( ) Os lipídios, que têm participação no fornecimento de energia para a célula através da
oxidação, são insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio.
b. ( ) Glicose, frutose, sacarose, lactose e maltose são compostos orgânicos do tipo carboidratos,
formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, caracterizando-se como polissacarídeos.
c. ( ) Cadeias polinucleotídicas formam as moléculas de proteínas que participam da estrutura celular,
na defesa, no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.
d. ( ) O DNA é um ácido nucleico formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina,
timina), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico.
e. ( ) O processo de tradução é o nome dado à síntese proteica na célula e envolve a replicação
do DNA e a formação de RNAs.


4. A molécula de proteína é constituída pela união de:
a. ( ) glicerol
b. ( ) aminoácidos
c. ( ) ácidos graxos
d. ( ) fosfolipídios

e. ( ) glicogênio

5 - (Curitiba 2014/UFPR) Relacione as substâncias orgânicas que compõem os seres vivos da primeira coluna com suas respectivas funções na segunda coluna. 
1. Lipídios. 
2. Carboidratos. 
3. Proteínas. 

( ) Insolúveis na água, funcionam como isolante térmico do impulso nervoso; podem formar hormônios e vitaminas. 
( ) Também conhecidos como glicídios ou açúcares, representam a principal fonte de energia para a célula. 
( ) São macromoléculas complexas, formadas por aminoácidos, componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural, presentes em todas as partes das células. 


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da primeira coluna, de cima para baixo. 
a) 3 – 2 – 1. 
b) 1 – 2 – 3. 
c) 2 – 3 – 1. 
d) 1 – 3 – 2. e) 2 – 1 – 3.


6. Das substâncias orgânicas que constituem os seres vivos quais são as responsáveis pela herança biológica?
a) lipídios 
b) carboidratos 
c) proteínas 
d) ácidos nucléicos

7.  (UFFS/FEPESE/2012) Sobre as diferentes biomoléculas, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, isto é, não têm afinidade com a água.
b. ( ) Os glicerídeos são sempre sólidos à temperatura ambiente.
c. ( ) Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios. No entanto, algumas classes
só podem ser sintetizadas por animais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
d. ( ) Os cerídeos, classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas
abelhas, na superfície das folhas e dos frutos e exercem a função de impermeabilização e
proteção.
e. ( ) Os esteroides são formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro
anéis ligados entre si. Um exemplo destes é o colesterol, que é amplamente distribuído nos
organismos vivos animais e vegetais, constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis.

8. (CieBio) Os compostos ou moléculas orgânicas são:
a) Substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e ligações covalentes C-H, 
b) Substâncias que sejam derivados de Nitratos
c) Substâncias químicas que contêm, prioritariamente, na sua estrutura e ligações covalentes de N-O, 
d) Substâncias químicas que contêm, prioritariamente, na sua estrutura e ligações iônicas de C-H, 


9. (Bombinhas/FEPESE/2015) Em uma molécula de DNA, ocorre ligação entre as bases adenina (A) e timina (T) e entre as bases guanina (G) e citosina (C).
Assinale a alternativa que indica corretamente como se dá essa ligação.
a. ( ) Através do emparelhamento das pirimidinas.
b. ( ) Através da ligação covalente entre as pentoses.
c. (  ) Através de 2 pontes de hidrogênio entre A e T e 3 pontes de hidrogênio entre C e G.
d. ( ) Através de 3 pontes de hidrogênio entre A e T e 2 pontes de hidrogênio entre C e G.
e. ( ) Através da ligação entre as pentoses das bases
nitrogenadas.


10 Questões de Biologia Molecular


10. (CieBio) Dentre os componentes químicos da célula os Compostos Orgânicos Oxigenados são:
a)Os compostos orgânicos que apresentam em sua constituição o oxigênio, podendo estar presente tanto na cadeia principal ou não. 
b) O conjunto de átomos que possui o ozônio em sua cadeia
c) Os compostos orgânicos que não apresentam em sua constituição o oxigênio.
d) Os compostos orgânicos que apresentam em sua constituição mais de uma molécula de oxigênio.
Questões de Biologia Molecular, com gabarito.


Gabarito das Questões de Biologia Molecular


1.E
2.D
3.A
4.B
5.B
6.D
7.D
8.A
9.C
10.A

Fonte: Cargo: Biólogo Ano: 2014 no Órgão: EBSERH/ HC-UFPE elaborada pela Banca IDECAN.
.

Exercícios sobre Fotossíntese Ensino Fundamental 7º Ano

...Exercícios Fotossíntese Ensino Fundamental 7º Ano. Questões discursivas e objetivas sobre o processo de fotossíntese para o ensino fundamental e médio. Série de atividades de ciências com lista de exercícios para aulas de ou simulados de ciências, provas e avaliação de ciências.
Exercícios Fotossíntese Ensino Fundamental 7º Ano

Questões objetivas sobre fotossíntese para o 7º Ano do ensino Fundamental


1. Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Na fase escura da fotossíntese é que ocorre a respiração das células vegetais.

b. ( ) A fase clara da fotossíntese ocorre no estroma dos cloroplastos.

c. ( ) A fase escura da fotossíntese é também chamada de ciclo do ácido carboxílico

d. ( ) A fotossíntese é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, culminando com a produção de energia química.

e. ( ) O produto final da fotossíntese é CO2, O2, água e ATP



2. Analise o texto abaixo:
A ...................é o processo físico-químico pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias...................... utilizam para sintetizar...................
.
Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas do texto.
a. ( ) quimiossíntese ; energia química ; açúcar
b. ( ) respiração ; compostos orgânicos ; açúcar
c. ( ) respiração ; compostos orgânicos ; energia química
d. ( ) fotossíntese ; compostos orgânicos ; energia luminosa
e. ( ) fotossíntese ; energia luminosa ; compostos orgânicos

3. Com relação às diferentes fases da fotossíntese,
assinale a alternativa correta.
a. ( ) A fase clara da fotossíntese é também chamada de fotoquímica. É nela que ocorre a quebra da água e liberação de oxigênio.
b. ( ) A fase escura ocorre na membrana dos tilacoides e dela participa um complexo de pigmentos existentes nos grana, aceptores de elétrons e moléculas de água.
c. ( ) A fase clara da fotossíntese necessita de ATP e NADH2 como precursores, para ocorrer.
d. ( ) A fase escura da fotossíntese recebe esta denominação porque precisa ocorrer no escuro, ou seja, na ausência de luz.
e. ( ) Um dos acontecimentos marcantes da fase escura é a fotofosforilação cíclica. Nela, depois de ser atingida pela luz do Sol, a molécula de clorofila libera elétrons que são recolhidos por aceptores de elétrons, que os enviam a uma cadeia de citocromos.

4. Assinale a alternativa que indica corretamente o processo físico-químico pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias utilizam energia luminosa para sintetizar compostos orgânicos.
a. ( ) Fotossíntese
b. ( ) Luminescência
c. ( ) Quimiossíntese
d. ( ) Produtividade bruta
e. ( ) Produtividade primária

5. Em relação ao fluxo de energia em um ecossistema, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Os vegetais fotossintetizantes absorvem energia solar, armazenando-a como energia potencial, na forma de compostos químicos altamente energéticos constituintes dos alimentos.
b. ( ) A energia provém da alimentação realizada pelo seres vivos, que se dividem em autótrofos, heterótrofos e decompositores. Os heterótrofos compreende os seres capazes de sintetizar seu alimento para obtenção de energia.
c. ( ) A nutrição dos organismos heterotróficos ocorre por um processo de absorção, mediante o lançamento de enzimas sobre a
matéria orgânica morta.
d. ( ) Os herbívoros absorvem a energia contida nos vegetais por meio do processo de transpiração.
e. ( ) Na cadeia alimentar a energia útil aumenta a cada nível trófico, tornando-se aproveitável na forma de calor.


6. Assinale a alternativa que cita corretamente os produtos resultantes da fotossíntese:
a. ( ) Água e gás carbônico.
b. ( ) Água e oxigênio.
c. ( ) Água e açúcar.
d. ( ) Oxigênio e açúcar.
e. ( ) Gás carbônico e oxigênio

7. Organela citoplasmática responsável pela fotossíntese:
a. ( ) mitocôndrias
b. ( ) cloroplastos
c. ( ) centríolos
d. ( ) lisossomos
e. ( ) peroxissomos

8 - O processo de fotossíntese, essencial para o desenvolvimento das plantas, tem como produtos:
a) glicogênio, água e gás carbônico.
b) glicose, luz e oxigênio.
c) glicose, água e oxigênio.
d) glicogênio, luz e gás carbônico.
e) glicose, água e gás carbônico.

9. (FEPESE) Assinale a alternativa correta sobre a fotossíntese.
a. (  ) O oxigênio formado provém da água.
b. ( ) O oxigênio formado provém da glicose.
c. ( ) O oxigênio formado provém do gás carbônico.
d. ( ) A fase escura ocorre somente à noite, quando
a planta não está exposta à luz solar.
e. ( ) A fase clara da fotossíntese ocorre nas mitocôndrias.


10) Sobre a Fotossíntese é INCORRETO afirmar que:
a) A Energia solar transformada em energia química.
b) Cloroplasto é uma Organela presente nos autótrofos fotossintetizantes eucariotos onde encontramos a clorofila.
c) Cloroplasto é pigmento necessário para a realização da fotossíntese. 
d) Todo o processo é dividido em duas etapas: Fase clara ou etapa fotoquímica Fase escura ou fase química


Gabarito das questões sobre fotossíntese para o 7º Ano do ensino Fundamental
1 D
2 E
3 A
4 A
5 A
6 D
7 B
8 C
9 A
10.C
 
Sugestões de questões discursivas sobre fotossíntese para o 7º Ano do ensino Fundamental
1)Qual a diferença da fase clara para a fase escura da fotossíntese?
a fase escura da fotossíntese não necessita de ativação luminosa para acontecer, mas utiliza os produtos provenientes da fase clara.
Fase Clara É necessária a presença da luz para que ocorra.

2)O que é a clorofila?
é pigmento necessário para a realização da fotossíntese. 

3) O que é o cloroplasto?
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, uma organela que, entre outras características, apresenta uma dupla membrana.

4) O que é Fotossíntese?
Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos.

5) Quais são os organismos que realizam a fotossíntese?
Trata-se de um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. 

6) Explique, de forma resumida, como ocorre a fotossíntese:
Os organismos captam a luz solar, convertem-na em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos, baseada em água e dióxido de carbono. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio, que é liberado no ambiente.

7) Quais são os principais pigmentos fotossintetizantes?
As clorofilas, carotenoides e ficobilinas.

8) Qual Importância da fotossíntese?
Fundamental para a existência da vida na Terra da maneira que a encontramos hoje, pois é por meio da fotossíntese que o oxigênio existente no planeta, essencial para a sobrevivência de grande parte dos organismos, é produzido.

9) Qual é a relação da fotossíntese com a cadeia alimentar?
Os organismos autotróficos fotossintetizantes são a base das cadeias alimentares tanto terrestres quanto aquáticas. A energia presente na matéria orgânica produzida por eles é transmitida aos demais elos da cadeia

10) Cite um produto da fotossíntese
Oxigênio
 

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Exercícios sobre Fotossíntese Ensino Fundamental 7º Ano

Exercícios sobre Reino Plantae (Vegetais) para o 7º ano.

Exercícios sobre Reino Plantae 7º ano sem respostas. Lista de exercícios (questionário) sobre os órgãos dos vegetais, tipos, estrutura e funções. Série de atividades de ciências com lista de exercícios para aulas de ou simulados de ciências, provas e avaliação de ciências. As atividades se referem ao conteúdo de ciências do 7 ano.

Exercícios sobre Reino Plantae 7º ano sem respostas


Questões objetivas sobre Vegetais - Reino Plantae


1) Assinale a alternativa que não trata de transporte no metabolismo dos vegetais e animais
a) fazem nutrientes mover de um ponto a outro
b) circulação de gases respiratórios ou seja, óxido de oxigénio e de carbono
c) eliminação de resíduos metabólicos
d) movimento de hormônios
e) crossing over na meiose

2) Não Descreve a estrutura e função da raiz a alternativa?
a) pêlos radiculares são encontrados perto da ponta da raiz
b) zona pelífera é uma projeção que amplia o contato com as partículas do solo
c) os pelos são permeáveis ​​à água e sais minerais, por conseguinte, são utilizados para absorver água e sais minerais
d) Existe grande número de pelos absorventes que oferecem uma grande área de superfície para a absorção de água e sais minerais.
e) Rica em cloroplastos para facilitar a fotossíntese na região

3) indicar a alternativa correta sobre as semelhanças e diferenças entre uma raiz dicotiledóneas e monocotiledóneas
a) ambos não apresentam epiderme, córtex, feixes vasculares (Xilema e floema)
b) somente as dicotiledôneas podem armazenar órgãos alimentos / armazenamento
c) nas monocotiledôneas floema e xilema estão ausentes
d) em ambos o caule é usado ​​para proteção tanto conduzir água, sais e nutrientes
e) na dicotiledónea o floema está ausente, mas xilema tem forma de estrela

4) Não corresponde ao movimento da água do solo para as folhas nos vegetais.
a) Raiz absorve água que existe como uma fina película entre as partículas do solo
b) a concentração de seiva nas células de raiz é maior do que a da solução circundante no solo, puxando assim as moléculas de água através da parede celular e da membrana celular por meio de osmose
c) através da endoderme, por transporte passivo, vasos do xilema conduzem a água nos vegetais
d) água arrastado para a célula de raiz dilui o citoplasma da célula tornando-se menos concentrada do que nas células do córtex da raiz adjacente.
e) devido a osmose a água move-se de gradiente a partir de células ciliadas da raiz para o córtex.

5) o nome do processo pelo qual os sais minerais entram em uma planta
a) transporte Ativo
b) impermeabilidade
c) transliteração
d) fotossíntese
e) transporte passivo

6 - (UFPR SEEDPR)Numa aula de botânica, um aluno traz para a sala um vegetal e pede a você para identificá-lo. Após fazer um corte
transversal em um dos ramos da planta e observá-lo ao microscópio, você tranqüilamente diz a ele que se trata de
uma angiosperma, mais especificamente do grupo das monocotiledôneas. Ao ser indagado pela turma de como
chegou a essa conclusão, você explica que a identificou pelo fato de apresentar:
a) traqueídeos bem definidos, caules subterrâneos e folhas distribuídas em sentido radial.
b) raiz axial, folhas largas com nervuras peninérveas e feixes liberianos e lenhosos reunidos em grupos.
c) flores tetrâmeras ou pentâmeras, dois cotilédones e albúmen não-desenvolvido.
d) raiz fasciculada, feixes liberianos e lenhosos dispersos e folhas longas, com nervuras paralelinérveas.
e) flores agrupadas formando estróbilos, sementes nuas e folhas aciculares.

7) Explicação da absorção de sais minerais pelos vegetais está correta em
a) Os vegetais não necessitam de sais minerais para o metabolismo e bom funcionamento, somente de água
b) Os sais minerais são absorvidos a partir das folhas para o caule em forma de solução por ativa
c) transporte ativo não que requer energia
d) transporte ativo envolve substâncias chamadas transportadoras tomado em conjunto com água e, em seguida, são transportados para os caules e folhas
e) o principal processo envolvido na absorção e movimento de sais minerais é a fotossíntese

8) São os fatores estruturais que afetam a taxa de transpiração nos vegetais
a) Número de estomas ou seja, quanto mais o estomas quanto maior a taxa e vice-versa
b) turgidez das células guarda, que controlam a abertura e fecho de estomas quando eles estão abertos a taxa de transpiração é alta
c) tamanho das folhas, quanto a maior área de superfície, maior a taxa de transpiração
d) queda de folhas conduzem a menor taxa de transpiração e também a secagem das folhas reduz a taxa de transpiração
e) cutícula fina aumenta a distância através da qual a água vaporiza. Ausência de cutícula também diminui a taxa de transpiração.

9) indica os fatores que causam o aumento da taxa de transpiração das folhas, exceto
a) aumento da intensidade da luz
b) umidade relativa baixa
c) temperatura
d) intensidade de chuvas
e) calor

10) Por que ocorre a inclinação das folhas em um dia quente e ensolarado?
a) reduz a área de superfície exposta ao sol redução da transpiração cuticular
b) aumento da área de superfície exposta ao sol redução da transpiração cuticular
c) reduz a área de superfície exposta ao sol redução para respiração celular
d) reduz a área de superfície oposta ao sol redução da transpiração cuticular
e) aumenta a área de superfície exposta ao sol redução da fotossíntese

11. As briófitas são plantas avasculares, ao contrário dos outros grupos de plantas que já são vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seiva. A respeito dos vasos que conduzem as seivas é CORRETO afirmar que:
a) A seiva bruta (água e sais minerais) é conduzida pelo floema até as folhas.
b) A seiva elaborada (solução de substâncias orgânicas) é conduzida pelo xilema até as folhas.
c) O xilema é o tecido condutor que transporta água e sais minerais das raízes até as folhas.
d) O floema é o tecido condutor que transporta água e sais minerais das folhas para as demais partes da planta.

12. Os estômatos são estruturas epidérmicas compostas por duas células em forma de haltere ou grão de feijão, ricas em cloroplastos, denominadas células-guarda, as quais são circundadas por um número variável de células vizinhas, as células acessórias, que não possuem cloroplastos. Sobre os estômatos, julgue os itens abaixo.
I- Tem a função de estabelecer a comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal que permite a troca de gases e a transpiração das plantas.
II- A abertura dos estômatos depende apenas da quantidade de água disponível para as raízes e da concentração de gás carbônico.
III- A taxa de transpiração da planta diminui quando esta passa a abrir os estômatos para permitir o ingresso de gás carbônico.
IV- Os estômatos se fecham gradativamente à medida que a luminosidade diminui.

Estão CORRETOS apenas os itens
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV.

13- O desenvolvimento dos vegetais em suas diversas manifestações- crescimento, resposta à estímulos, floração etc. – é regulado por hormônios vegetais, ou fitormônios. Estes são substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta e que migram para locais onde exercem
seus efeitos. O fitormônio responsável por induzir o fechamento dos estômatos e o envelhecimento de folhas, flores e frutos é
a) o etileno.
b) o ácido abscísico.
c) a giberelina.
d) a auxina

14. (C.M. Curitiba.UFPR) - Os vegetais apresentam movimentos característicos, como tropismos, tactismos e nastismos. Em alguns desses movimentos, os agentes são bem conhecidos; outros, porém, permanecem objetos de investigação científica.
Sabemos que os tropismos decorrem do crescimento diferenciado de partes de uma estrutura vegetal. Numere a coluna da direita, relacionando os principais tipos de tropismo dos vegetais a seus respectivos agentes.

1. Fototropismo. ( ) Tropismo provocado pela ação da gravidade.
2. Geotropismo. ( ) Tropismo verificado nas gavinhas, que se enrolam em torno de um suporte.
3. Tigmotropismo. ( ) Tropismo em que o agente excitante é a luz.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2 – 1 – 3.
b) 3 – 1 – 2.
c) 2 – 3 – 1.
d) 1 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1.


14. (TecLab Curitiba) Sobre as características anatômicas, fisiológicas e reprodutivas dos vegetais é correto afirmar:
a) Os gametófitos dos musgos são diplóides, clorofilados, não possuem vasos condutores e possuem gametângios
denominados anterídio ou arquegônio.
b) As samambaias são as pteridófitas mais conhecidas, possuindo caule subterrâneo e esporófito hermafrodita e de curta duração.
c) Embrião, o endosperma triplóide e a casca formam as sementes produzidas pelas araucárias, que correspondem ao pinhão comestível.
d) Nas angiospermas, um núcleo gamético fecunda um núcleo polar, originando o endosperma diplóide.
e) Os óvulos são gametângios femininos presentes nas gimnospermas e angiospermas.

15) Podemos citar como características para os representantes deste reino, exceto:
a) São autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento através de processos como a fotossíntese,
b) utilizam de nutrientes essenciais presentes no solo, água e luz solar.
c) O reino das plantas, ou dos vegetais, também pode ser chamado de Metaphyta,
d) engloba toda diversidade de fungos, corais, musgos, ervas, arbustos, árvores, etc

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GABARITO dos Exercícios de Biologia Vegetais Ensino Médio
1 E
2 E
3 E
4 C
5 A
6 D
7 E
8 E
9 D
10 A
11 C
12 C
13 B
14 E
15 D

Modelo de prova para 7º Ano do Ensino Fundamental sobre os Vegetais. Estrutura, classificação, características gerais e órgãos das plantas.

30 Exercícios sobre Reino Plantae 7º ano.

Veja também

Modelo de Prova de Ciências sobre os Vegetais, 7 ano.



Questões sobre os Vegetais

1. Qual grupo de vegetais que possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto?
  • Angiospermas

2. Diferencie frutos secos de carnosos
  • CARNOSOS: Frutos com o pericarpo macio e suculento.
  • SECOS: Frutos que têm pericarpo seco.

3. Assinale a alternativa que indica corretamente o grupo dos vegetais que apresenta flores e frutos.

a. ( ) Fungos
b. ( ) Pteridófitas
c. ( ) Gimnospermas
d. ( x ) Angiospermas
e. ( ) Briófitas


4. Complete a frase. Morango e caju são pseudofrutos (significam frutos que não derivam diretamente da flor).

5. Assinale a alternativa que cita corretamente o nome de um dos órgãos dos vegetais responsável pela condução da seiva elaborada nos vegetais.

a. ( ) Meristema
b. ( ) Xilema
c. ( X ) Floema
d. ( ) Estômato
e. ( ) Parênquima


6. Considerando a afirmação abaixo sobre a estrutura dos vegetais marque V verdadeiro ou F Falso

( V ) Tomate e nabo apresentam fruto carnoso do tipo baga e uma raiz, respectivamente.


7. Com relação ao estudo dos vegetais. Relacione as funções com as respectivas partes das folhas:

Funções

1. porção laminar onde são encontrados os tecidos assimilares por uma epiderme e onde geralmente o pecíolo se ramifica, formando as nervuras.
2. parte basal localizada geralmente na base do periciclo, que abraça total ou parcialmente o caule que serve para fixar a folha.
3. parte da folha que prende o limbo ao caule.
4. apêndices em geral laminares, localizados na base da folha, geralmente com função de proteção e assimilação, podendo em alguns casos se transformar em espinhos.

Partes das folhas

(2 ) bainha
(4) estípulas
(1) limbo
(3) pecíolo


8. Quais são as funções das raízes?
Fixar a planta ao solo.
Absorver e conduzir água e sais minerais dissolvidos.
Armazenar nutrientes.

9. Complete as frases:

a) Coifa ou Zona de proteção estrutura com formato de capuz, formada por células vivas localizada na extremidade da raiz.
b) Zona lisa é a região onde as células estão se alongando, promovendo o crescimento da raiz. Não há pelos nessa zona.
c) Zona pilífera é a região com pelos, onde é realizada a absorção de água e sais minerais.
d) Sua função principal, a captação da luz para a realização da fotossíntese e transpiração. Armazenam água e nutrientes. Podem ter estruturas de defesa.

Uso e controle do fogo em florestas, segundo com o Código Florestal.

O uso e controle do fogo em floresta, de acordo com o Código Florestal.


De acordo com o art. 38 do Código Florestal (Lei 12.651/12), é proibido o uso de fogo na vegetação. 

Esta é a regra que a lei previu! 

No entanto, a própria legislação estabeleceu quatro situações de exceção da referida proibição do uso do fogo.

Exceções a proibição do uso do fogo em floresta.

1. Práticas Agropastoris e Florestais.


Segundo o Inciso I, do art.38 do Código Florestal, não será proibido o uso do fogo em locais ou regiões cujas peculiaridades justifiquem o emprego do fogo em práticas agropastoris ou florestais, mediante prévia aprovação do órgão estadual ambiental competente do SISNAMA, para cada imóvel rural ou de forma regionalizada, que estabelecerá os critérios de monitoramento e controle. 

Contudo, o parágrafo primeiro estabeleceu que o órgão estadual ambiental competente do Sisnama exigirá que os estudos demandados para o licenciamento da atividade rural contenham planejamento específico sobre o emprego do fogo e o controle dos incêndios.


2. Manejo em Unidades de Conservação


Na mesma linha, o Inciso II, do mesmo artigo do Código Florestal, definiu como excepcionalidade ao uso do fogo o emprego da queima controlada em Unidades de Conservação, em conformidade com o respectivo plano de manejo e mediante prévia aprovação do órgão gestor da Unidade de Conservação, visando ao manejo conservacionista da vegetação nativa, cujas características ecológicas estejam associadas evolutivamente à ocorrência do fogo;


3. Atividades de Pesquisa


Neste sentido, o terceiro inciso excepcionou as atividades de pesquisa científica vinculada a projeto de pesquisa devidamente aprovado pelos órgãos competentes e realizada por instituição de pesquisa reconhecida, mediante prévia aprovação do órgão ambiental competente do Sisnama.

4. Controle e prevenção de incêndio


Por fim, a quarta exceção está prevista no parágrafo segundo em que a lei determinou que excetuam-se da proibição constante no caput as práticas de prevenção e combate aos incêndios e as de agricultura de subsistência exercidas pelas populações tradicionais e indígenas.

Por certo, os órgãos de fiscalização e o judiciário devem avaliar as situações nos casos concretos, coibindo abuso e ações fora dos casos previstos.

Fonte – Imagem Satélite Nasa disponível em < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=264527 >
 NASA. . (página sobre direitos autorais da NASA ou Política de uso de imagens da JPL).


Fonte:
Código Florestal: Lei 12.651/12.


Incêndio florestal - O uso e controle do fogo em floresta no Código Florestal.
by Nasa

[UPENET] Questões de Biologia de Concursos Públicos

Questões de Concurso de Biologia com gabarito. Questão comentada de biologia elaborada pela Banca Organizadora UPENET/IAUPE sobre fisiologia humana, Doenças transmissíveis, Ecossistema,  Principais doenças que afetam a população brasileira, as epidemias e endemias do Brasil. 

Questões de Concurso de Biologia com gabarito


Correção de questões de biologia da prova UPENET/IAUPE


Acompanhe a correção!


Questão 48. Doença sexualmente transmissível (DST), considerada atualmente um problema de saúde pública, vem se agravando nas últimas décadas, em decorrência, principalmente, da liberdade sexual. Estima-se que seja a DST mais comum no mundo. É causada por bactéria. Sua infecção atinge, especialmente, a uretra e os órgãos genitais de homens e mulheres, mas pode acometer a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares.Na maioria dos casos, é uma enfermidade assintomática tanto nos homens quanto nas mulheres. As mulheres só descobrem que sofrem da doença quando se deparam com infertilidade, aborto espontâneo, parto prematuro ou ao dar à luz um bebê com conjuntivite. No homem, causa secreção, ardor ao urinar, formigamento na uretra e dor durante a relação. Pode ocasionar também epididimite e orquite, levando o indivíduo à infertilidade. Assinale a alternativa que identifica essa doença.

A) Sífilis
B) Gonorreia
C) Clamídia
D) Candidíase
E) Tricomoníase


Essa questão é um pouco complexa.
Vamos ver alguns aspectos.
Primeiro, A Sífilis se caracteriza por lesões neurológicas e na pele, além de, ulcerações nos órgãos genitais e outros.  A Alternativa está errada.
Agora, o problema é que a Gonorreia e a Clamídia apresentam sintomas bem semelhantes. Mas, há relatos de um espectro mais amplo, em relação a Clamídia quanto aos reflexos da doença, como informa o enunciado.

A Candidíase, È uma infecção ocasionada por fungo. O que torna a alternativa errada.
Já a Tricomoníase, É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Também errada.
A alternativa considerada correta pela Banca, foi a letra C.

Gabarito C



Questão 52. Observe a tirinha abaixo:
O caranguejo Chico e seu amigo conversam à medida que andam sobre o ecossistema manguezal, ambiente considerado abrigo e berçário natural de muitas espécies de animais, inclusive dos caranguejos. Nesse ambiente, marcado por inúmeras relações ecológicas e de características ímpares, o caranguejo Chico procura sua “toca”. De acordo com a tirinha, a toca do Chico corresponde ao seu.

A)biótopo.
B) habitat.
C) clímax.
D) bioma.
E) nicho ecológico.


Para responder esta questão basta você conhecer os conceitos de habitat e nicho ecológico.
O termo habitat refere-se ao local em que uma determinada espécie vive, ou habita, onde ela é capaz de encontrar seu alimento, reproduzir-se e, desenvolver-se, diferentemente, de nicho ecológico, que é o seu papel em um determinado ecossistema.
As outras opções estão relacionadas a características do ecossistema.
A Alternativa correta é a letra B.


Gabarito B


Questão - 58. A _____1______é uma doença considerada infecciosa, congênita ou adquirida, cujo agente etiológico é o protozoário. _______2________O gato é o hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais são os hospedeiros intermediários. Essa doença pode ser adquirida pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais, que abriguem os cistos do protozoário, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas. Seu diagnóstico é feito a partir de exames clínicos e exames laboratoriais de sangue. Assinale a alternativa que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

 A) 1- Hanseníase; 2- Mycobacterium leprae
B) 1 - Toxoplasmose; 2- Toxoplasma gondi
C) 1- Dengue; 2- Aedes aegypti
D) 1- Filariose; 2- Wuchereriabancrofti
E) 1- Leishmaniose; 2- Leishmania braziliensis


O Macete para responder esta questão é observar a presença do Gato no enunciado.
Toxoplasmose é uma doença infecciosa de características muito variáveis. Também conhecida como doença do gato, pode ter implicações sérias para o feto quando adquirida durante a gravidez sendo transmitida pelo Toxoplasma gondi.
Logo, a alternativa correta é a Letra B

Gabarito B





Próximas questões: Fonte
Cargo: Biólogo
Ano: 2006
Órgão: Pref. Cabo de Santo Agostinho/PE
Instituição: UPENET/IAUPE
Nível: Superior

11. São elementos que compõem o sistema membranoso que promove a digestão das células animais:
A) peroxissomos e vacúolo.
B) lisossomos e glioxissomos.
C) peroxissomos e glioxissomos.
D) lisossomos e peroxissomos.
E) lisossomos, peroxissomos e glioxissomos.

Os vacúolos são estruturas celulares, muito abundantes nas células vegetais, contidas no citoplasma da célula. Já as organelas que compôem o Sistema de Endomembranas são formadas por  membranas similares à Membrana Plasmática, como, Retículo Endoplasmático Rugoso, Retículo Endoplasmático Liso, Complexo de Golgi, Endossomas, Lisossomas e Peroxissomas.
Glioxissomos são encontrados em células vegetais e em alguns micro-organismos eucariontes, contendo enzimas. Não fazem parte do sistema membranoso. O que elimina as alternativas em que este é citado.

Gabarito D


12. As funções de síntese, secreção e armazenamento de substâncias protéicas, no interior das células, cabem, respectivamente, às organelas:
A) complexo de Golgi e retículo endoplasmático.
B) ribossomos e retículo endoplasmático.
C) Complexo de Golgi e ribossomos.
D) retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
E) mitocôndrias e complexo de Golgi.

Retículo endoplasmático é um conjunto de membranas que têm função de síntese e transporte de várias substâncias no citoplasma da célula e, o complexo de Golgi ou golgiense, também conhecido como dictiossomo que é uma organela citoplasmática, constituída por vesículas com formato de sacos achatados, que tem por funções  o armazenamento, e secreção de substâncias.

Gabarito D


15. Todas são funções elementares da membrana plasmática, exceto.
A) Promover o funcionamento da célula viva.
B) Manter as condições fisiológicas intracelulares.
C) Regular a excreção de água e de refugo metabólico.
D) Estabelecer as diferenças entre fluido celular e extracelular.
E) Orientar processos de síntese protéica.

Perceba que o enunciado da questão pede que o candidato marque a alternativa em que não há uma função elementar da membrana. Ou seja, estamos procurando a exceção.

A membrana é uma película que envolve a célula fazendo uma separação entre o que há dentro do que há fora ela promove o funcionamento da célula viva e ajuda a manter as condições fisiológicas intracelulares com a A permeabilidade
A Alternativa a ser marcada é a letra E.
Questões de Concurso de Biologia com gabarito
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Gabarito C


17. O sangue chega aos órgãos na forma arterial, deixando os nutrientes para as células, saindo em direção ao coração na forma venosa, rico em toxinas para serem descartadas. Neste caso, o sangue que vai em direção aos órgãos é.

A) rico em glicose e gás carbônico.
B) pobre em glicose e oxigênio.
C) pobre em glicose e gás carbônico.
D) pobre em glicose e rico em oxigênio.
E) rico em glicose e oxigênio.

O sangue arterial – rico em oxigênio – também transporta proteínas e glicose.



Gabarito E

Questões de Concurso de Professor de Ciências, com Gabarito

Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito. Questões de concurso de Ciências Biológicas para Professor. Confira as questões e gabaritos na correção de questões de concursos da Pref. Campinas do Sul/RS. Concurso Público Código: 407 Cargo de PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIES - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. As questões foram organizadas pela Banca Examinadora OBJETIVA.

Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito


Confira os gabaritos no final da página

Simulado: QUESTÕES DE CIÊNCIAS 



1 -  (UFPR - SEED-PR)Assinale a alternativa que apresenta a seqüência lógica das etapas do processo experimental.
a) Problemas, experimentos, conclusões, fatos, hipóteses.
b) Fatos, problemas, hipóteses, experimentos, conclusões.
c) Hipóteses, fatos, experimentos, problemas, conclusões.
d) Fatos, conclusões, experimentos, problemas, hipóteses.


e) Experimentos, problemas, fatos, hipóteses, conclusões.
2) De acordo com a dentição das serpentes, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Proteróglifas.
(2) Opistóglifas.
(3) Solenóglifas.
(---) Dentes de veneno grandes, com um canal por onde escorre o veneno. É o tipo mais especializado de peçonha. Encontrada nas espécies pertencentes ao gênero Bothrops, por exemplo.
(---) Dentes de veneno localizados na região posterior da boca. Esses dentes possuem um sulco por onde escorre o veneno. Ocorre na falsa coral.
(---) Dentes de veneno localizados na região anterior da boca. Esses dentes possuem um sulco por onde escorre o veneno. Ocorre na coral verdadeira.
a) 1 - 2 - 3.
b) 3 - 2 - 1.
c) 2 - 3 - 1.
d) 2 - 1 - 3.


3) Sobre o processo de formação da urina no corpo humano, analisar os itens abaixo:
I - Em condições normais, toda a glicose, aminoácidos, vitaminas e grande parte dos sais presentes no filtrado glomerular retornam ao sangue.
II - A principal função da alça néfrica é reabsorver água do filtrado glomerular.
III - Quando um indivíduo bebe pouca água, produz menor quantidade de ADH.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Somente os itens I e II.


4) Sobre o consumo de água, marcar C para as
afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) O uso doméstico é o maior responsável pelo consumo de água no mundo.
(---) A pegada hídrica de um produto indica quanta água foi consumida – direta e indiretamente – ao longo de sua cadeia produtiva.
(---) A irrigação de plantações é responsável pela maior parte do consumo de água no Brasil.
a) C - C - E.
b) C - E - C.
c) E - C - C.
d) E - C - E.


5) Sabe-se que um dos mais potentes gases de efeito estufa é o gás metano. As principais fontes emissoras desse gás são:
a) A queima de combustíveis fósseis e as hidrelétricas.
b) A radiação ultravioleta e o garimpo de ouro.
c) A utilização de agrotóxicos e a produção de alimentos transgênicos.
d) A decomposição da matéria orgânica e os rebanhos de gado bovino e caprino.


6) Considerando-se as características morfológicas dos grupos de animais incluídos no Filo dos Artrópodes, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Aracnídeos.
(2) Crustáceos.
(3) Insetos.
(4) Diplópodos
(---) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, peças bucais formadas por um par de mandíbulas, um par de maxilas e lábio, além de possuir três pares de pernas.
(---) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, presença de apêndices birremes, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. (---) Corpo apresenta segmentos de troncos duplos, um par de antenas e dois pares de pernas por segmento.
(---) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, presença de um par de quelíceras, um par de pedipalpos e possui quatro pares de pernas.
a) 4 - 1 - 3 - 2.
b) 1 - 4 - 2 - 3.
c) 3 - 2 - 4 - 1.
d) 2 - 3 - 1 - 4.


7) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas
abaixo CORRETAMENTE:
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de segregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Uma substância que muda do estado gasoso para o líquido sofre alterações nas suas características, ocasionando uma ______ aglomeração das partículas, __________ sua composição.
a) maior - alterando
b) menor - não alterando
c) menor - alterando
d) maior - não alterando


8) Considerando-se os hormônios vegetais listados
abaixo e alguns dos seus principais efeitos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Auxina.
(2) Etileno.
(3) Giberilina.
(---) Indução da germinação das sementes.
(---) Amadurecimento de frutos.
(---) Estimulação do desenvolvimento do fruto.
a) 1 - 2 - 3.
b) 3 - 2 - 1.
c) 2 - 3 - 1.
d) 2 - 1 - 3.


9) A maioria das espécies de morcegos utilizam a
ecolocalização para se orientar à noite ou em ambientes escuros como cavernas e também para a captura de presas. O morcego então emite ondas de alta freqüência que atingem obstáculos no ambiente e retornam na forma de ecos. Com relação ao fenômeno ondulatório aplicado por esses animais, assinalar a alternativa CORRETA:
a) São utilizadas ondas mecânicas longitudinais infrassônicas que se propagam em qualquer meio.
b) As ondas sonoras utilizadas na ecolocalização são eletromagnéticas e podem sofrer reflexão, refração, difração e interferência.
c) As ondas emitidas pelos morcegos são mecânicas longitudinais e, por terem frequência superior a 20.000 Hz, são denominadas ultrassônicas.
d) O mecanismo de ecolocalização utilizado pelos morcegos está fundamentado nas propriedades de refração do som, as quais dão origem ao batimento sonoro.


10) Considerando-se a herança genética dos seres vivos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cor da pele.
(2) Forma das cristas das galinhas.
(3) Daltonismo.
(---) Interação gênica.
(---) Herança ligada ao sexo.
(---) Herança quantitativa.
a) 2 - 3 - 1.
b) 3 - 2 - 1.
c) 1 - 2 - 3.
d) 3 - 1 - 2.
Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito
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GABARITO - Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito

1) B
2) B
3) D
4) C
5) D
6) C
7) D
8) B
9) C
10) A


Outras questões


1 - (UFPR - SEED-PR) As concepções de construção do conhecimento científico passaram por vários momentos diferentes, com diferentes
concepções. Sobre esse assunto, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.
1. Só se conhece aquilo que está provado de forma evidente.
2. Os objetos existem independentemente de nós ou dos meios que
utilizamos para conhecê-los.
3. As teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo,
em vez da intuição ou fé.
4. As espécies sofrem, ao longo das gerações, uma modificação
gradual que inclui a formação de novas raças e de novas espécies.
( ) Empirismo
( ) Ceticismo
( ) Evolucionismo
( ) Realismo
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 4 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4.
c) 4 – 2 – 3 – 1.
*d) 3 – 1 – 4 – 2.
e) 1 – 3 – 4 – 2.

2 -  (UFPR - SEED-PR)O método indutivo de produção do conhecimento científico tem por base a experimentação, construída a partir da
formulação de uma hipótese. Nessa situação, é freqüente a utilização de grupos de controle na experimentação. Qual
a importância do uso desse grupo?
a) Avaliar se os equipamentos utilizados são bem calibrados.
b) Confirmar os dados obtidos com o grupo experimental.
c) Aumentar a quantidade de informação obtida no experimento.
d) Controlar as condições ambientais do experimento.
*e) Servir de referência para analisar os dados obtidos com o grupo experimental.

3 - (UFPR SEEDPR) Um professor interessado em mostrar numa aula a divisão celular (mitose) em vegetais, realizou os procedimentos
citológicos necessários em cinco diferentes partes de uma plântula de feijão. Assinale a alternativa que apresenta a
parte da planta mais apropriada para que o professor tenha sucesso em sua exposição.
a) cotilédone.
*b) ponta da raiz.
c) epiderme da folha.
d) meio do caule.

e) pecíolo.

 
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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.