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#Professor de Ciências | Simulado de Questões de Concurso , com gabarito

Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito. Questões de concurso de Ciências Biológicas para Professor. Confira as questões e gabaritos na correção de questões de concursos da Pref. Campinas do Sul/RS. Concurso Público Código: 407 Cargo de PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIES - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. As questões foram organizadas pela Banca Examinadora OBJETIVA.


Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito
by Pixabay


Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito


Confira os gabaritos no final da página

Simulado: QUESTÕES DE CIÊNCIAS 



1 -  (UFPR - SEED-PR)Assinale a alternativa que apresenta a seqüência lógica das etapas do processo experimental.
a) Problemas, experimentos, conclusões, fatos, hipóteses.
b) Fatos, problemas, hipóteses, experimentos, conclusões.
c) Hipóteses, fatos, experimentos, problemas, conclusões.
d) Fatos, conclusões, experimentos, problemas, hipóteses.


e) Experimentos, problemas, fatos, hipóteses, conclusões.
2) De acordo com a dentição das serpentes, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Proteróglifas.
(2) Opistóglifas.
(3) Solenóglifas.
(---) Dentes de veneno grandes, com um canal por onde escorre o veneno. É o tipo mais especializado de peçonha. Encontrada nas espécies pertencentes ao gênero Bothrops, por exemplo.
(---) Dentes de veneno localizados na região posterior da boca. Esses dentes possuem um sulco por onde escorre o veneno. Ocorre na falsa coral.
(---) Dentes de veneno localizados na região anterior da boca. Esses dentes possuem um sulco por onde escorre o veneno. Ocorre na coral verdadeira.
a) 1 - 2 - 3.
b) 3 - 2 - 1.
c) 2 - 3 - 1.
d) 2 - 1 - 3.


3) Sobre o processo de formação da urina no corpo humano, analisar os itens abaixo:
I - Em condições normais, toda a glicose, aminoácidos, vitaminas e grande parte dos sais presentes no filtrado glomerular retornam ao sangue.
II - A principal função da alça néfrica é reabsorver água do filtrado glomerular.
III - Quando um indivíduo bebe pouca água, produz menor quantidade de ADH.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Somente os itens I e II.


4) Sobre o consumo de água, marcar C para as
afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) O uso doméstico é o maior responsável pelo consumo de água no mundo.
(---) A pegada hídrica de um produto indica quanta água foi consumida – direta e indiretamente – ao longo de sua cadeia produtiva.
(---) A irrigação de plantações é responsável pela maior parte do consumo de água no Brasil.
a) C - C - E.
b) C - E - C.
c) E - C - C.
d) E - C - E.


5) Sabe-se que um dos mais potentes gases de efeito estufa é o gás metano. As principais fontes emissoras desse gás são:
a) A queima de combustíveis fósseis e as hidrelétricas.
b) A radiação ultravioleta e o garimpo de ouro.
c) A utilização de agrotóxicos e a produção de alimentos transgênicos.
d) A decomposição da matéria orgânica e os rebanhos de gado bovino e caprino.


6) Considerando-se as características morfológicas dos grupos de animais incluídos no Filo dos Artrópodes, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Aracnídeos.
(2) Crustáceos.
(3) Insetos.
(4) Diplópodos
(---) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, peças bucais formadas por um par de mandíbulas, um par de maxilas e lábio, além de possuir três pares de pernas.
(---) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, presença de apêndices birremes, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. (---) Corpo apresenta segmentos de troncos duplos, um par de antenas e dois pares de pernas por segmento.
(---) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, presença de um par de quelíceras, um par de pedipalpos e possui quatro pares de pernas.
a) 4 - 1 - 3 - 2.
b) 1 - 4 - 2 - 3.
c) 3 - 2 - 4 - 1.
d) 2 - 3 - 1 - 4.


7) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas
abaixo CORRETAMENTE:
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de segregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Uma substância que muda do estado gasoso para o líquido sofre alterações nas suas características, ocasionando uma ______ aglomeração das partículas, __________ sua composição.
a) maior - alterando
b) menor - não alterando
c) menor - alterando
d) maior - não alterando


8) Considerando-se os hormônios vegetais listados
abaixo e alguns dos seus principais efeitos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Auxina.
(2) Etileno.
(3) Giberilina.
(---) Indução da germinação das sementes.
(---) Amadurecimento de frutos.
(---) Estimulação do desenvolvimento do fruto.
a) 1 - 2 - 3.
b) 3 - 2 - 1.
c) 2 - 3 - 1.
d) 2 - 1 - 3.


9) A maioria das espécies de morcegos utilizam a
ecolocalização para se orientar à noite ou em ambientes escuros como cavernas e também para a captura de presas. O morcego então emite ondas de alta freqüência que atingem obstáculos no ambiente e retornam na forma de ecos. Com relação ao fenômeno ondulatório aplicado por esses animais, assinalar a alternativa CORRETA:
a) São utilizadas ondas mecânicas longitudinais infrassônicas que se propagam em qualquer meio.
b) As ondas sonoras utilizadas na ecolocalização são eletromagnéticas e podem sofrer reflexão, refração, difração e interferência.
c) As ondas emitidas pelos morcegos são mecânicas longitudinais e, por terem frequência superior a 20.000 Hz, são denominadas ultrassônicas.
d) O mecanismo de ecolocalização utilizado pelos morcegos está fundamentado nas propriedades de refração do som, as quais dão origem ao batimento sonoro.


10) Considerando-se a herança genética dos seres vivos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cor da pele.
(2) Forma das cristas das galinhas.
(3) Daltonismo.
(---) Interação gênica.
(---) Herança ligada ao sexo.
(---) Herança quantitativa.
a) 2 - 3 - 1.
b) 3 - 2 - 1.
c) 1 - 2 - 3.
d) 3 - 1 - 2.


GABARITO - Simulado para Concurso de Professor de Ciências com gabarito

1) B
2) B
3) D
4) C
5) D
6) C
7) D
8) B
9) C
10) A


Outras questões


1 - (UFPR - SEED-PR) As concepções de construção do conhecimento científico passaram por vários momentos diferentes, com diferentes
concepções. Sobre esse assunto, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.
1. Só se conhece aquilo que está provado de forma evidente.
2. Os objetos existem independentemente de nós ou dos meios que
utilizamos para conhecê-los.
3. As teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo,
em vez da intuição ou fé.
4. As espécies sofrem, ao longo das gerações, uma modificação
gradual que inclui a formação de novas raças e de novas espécies.
( ) Empirismo
( ) Ceticismo
( ) Evolucionismo
( ) Realismo
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 4 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4.
c) 4 – 2 – 3 – 1.
*d) 3 – 1 – 4 – 2.
e) 1 – 3 – 4 – 2.

2 -  (UFPR - SEED-PR)O método indutivo de produção do conhecimento científico tem por base a experimentação, construída a partir da
formulação de uma hipótese. Nessa situação, é freqüente a utilização de grupos de controle na experimentação. Qual
a importância do uso desse grupo?
a) Avaliar se os equipamentos utilizados são bem calibrados.
b) Confirmar os dados obtidos com o grupo experimental.
c) Aumentar a quantidade de informação obtida no experimento.
d) Controlar as condições ambientais do experimento.
*e) Servir de referência para analisar os dados obtidos com o grupo experimental.

3 - (UFPR SEEDPR) Um professor interessado em mostrar numa aula a divisão celular (mitose) em vegetais, realizou os procedimentos
citológicos necessários em cinco diferentes partes de uma plântula de feijão. Assinale a alternativa que apresenta a
parte da planta mais apropriada para que o professor tenha sucesso em sua exposição.
a) cotilédone.
*b) ponta da raiz.
c) epiderme da folha.
d) meio do caule.

e) pecíolo.


Por Blog do Ensino de Ciências

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Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.

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