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Exercícios sobre Reino Plantae (Vegetais) para o 7º ano.

Exercícios sobre Reino Plantae 7º ano sem respostas. Lista de exercícios (questionário) sobre os órgãos dos vegetais, tipos, estrutura e funções. Série de atividades de ciências com lista de exercícios para aulas de ou simulados de ciências, provas e avaliação de ciências. As atividades se referem ao conteúdo de ciências do 7 ano. 

 Exercícios sobre Reino Plantae 7º ano sem respostas


Questões objetivas sobre Vegetais - Reino Plantae


1) Assinale a alternativa que não trata de transporte no metabolismo dos vegetais e animais
a) fazem nutrientes mover de um ponto a outro
b) circulação de gases respiratórios ou seja, óxido de oxigénio e de carbono
c)  eliminação de resíduos metabólicos
d) movimento de hormônios
e) crossing over na meiose 

2) Não Descreve a estrutura e função da raiz a alternativa?
a) pêlos radiculares são encontrados perto da ponta da raiz
b) zona pelífera é uma projeção que amplia o contato com as partículas do solo
c)  os pelos são permeáveis ​​à água e sais minerais, por conseguinte, são utilizados para absorver água e sais minerais
d) Existe grande número de pelos absorventes que oferecem uma grande área de superfície para a absorção de água e sais minerais.
e) Rica em cloroplastos para facilitar a fotossíntese na região  

3) indicar a alternativa correta sobre as semelhanças e diferenças entre uma raiz dicotiledóneas e monocotiledóneas
a) ambos não apresentam epiderme, córtex, feixes vasculares (Xilema e floema)
b) somente as dicotiledôneas podem armazenar órgãos alimentos / armazenamento
c)  nas monocotiledôneas floema e xilema estão ausentes
d) em ambos o caule é usado ​​para proteção tanto conduzir água, sais e nutrientes
e) na dicotiledónea o floema está ausente, mas xilema tem forma de estrela

4) Não corresponde ao movimento da água do solo para as folhas nos vegetais.
a) Raiz absorve água que existe como uma fina película entre as partículas do solo
b) a concentração de seiva nas células de raiz é maior do que a da solução circundante no solo, puxando assim as moléculas de água através da parede celular e da membrana celular por meio de osmose
c)  através da endoderme, por transporte passivo, vasos do xilema conduzem a água nos vegetais   
d) água arrastado para a célula de raiz dilui o citoplasma da célula tornando-se menos concentrada do que nas células do córtex da raiz adjacente.
e) devido a osmose a água move-se de gradiente a partir de células ciliadas da raiz para o córtex.

5) o nome do processo pelo qual os sais minerais entram em uma planta
a) transporte Ativo 
b) impermeabilidade
c)  transliteração
d) fotossíntese
e) transporte passivo

6 - (UFPR SEEDPR)Numa aula de botânica, um aluno traz para a sala um vegetal e pede a você para identificá-lo. Após fazer um corte
transversal em um dos ramos da planta e observá-lo ao microscópio, você tranqüilamente diz a ele que se trata de
uma angiosperma, mais especificamente do grupo das monocotiledôneas. Ao ser indagado pela turma de como
chegou a essa conclusão, você explica que a identificou pelo fato de apresentar:
a) traqueídeos bem definidos, caules subterrâneos e folhas distribuídas em sentido radial.
b) raiz axial, folhas largas com nervuras peninérveas e feixes liberianos e lenhosos reunidos em grupos.
c) flores tetrâmeras ou pentâmeras, dois cotilédones e albúmen não-desenvolvido.
d) raiz fasciculada, feixes liberianos e lenhosos dispersos e folhas longas, com nervuras paralelinérveas.
e) flores agrupadas formando estróbilos, sementes nuas e folhas aciculares.

7) Explicação da absorção de sais minerais pelos vegetais está correta em
a) Os vegetais não necessitam de sais minerais para o metabolismo e bom funcionamento, somente de água
b) Os sais minerais são absorvidos a partir das folhas para o caule em forma de solução por ativa
c)  transporte ativo não que requer energia
d) transporte ativo envolve substâncias chamadas transportadoras tomado em conjunto com água e, em seguida, são transportados para os caules e folhas
e) o principal processo envolvido na absorção e movimento de sais minerais é a fotossíntese   

8) São os fatores estruturais que afetam a taxa de transpiração nos vegetais
a) Número de estomas ou seja, quanto mais o estomas quanto maior a taxa e vice-versa
b) turgidez das células guarda, que controlam a abertura e fecho de estomas quando eles estão abertos a taxa de transpiração é alta
c)  tamanho das folhas, quanto a maior área de superfície, maior a taxa de transpiração
d) queda de folhas conduzem a menor taxa de transpiração e também a secagem das folhas reduz a taxa de transpiração
e) cutícula fina aumenta a distância através da qual a água vaporiza. Ausência de cutícula também diminui a taxa de transpiração. 

9) indica os fatores que causam o aumento da taxa de transpiração das folhas, exceto
a) aumento da intensidade da luz
b) umidade relativa baixa
c)  temperatura
d) intensidade de chuvas 
e) calor

10) Por que ocorre a inclinação das folhas em um dia quente e ensolarado?
a) reduz a área de superfície exposta ao sol redução da transpiração cuticular  
b) aumento da área de superfície exposta ao sol redução da transpiração cuticular
c)  reduz a área de superfície exposta ao sol redução para respiração celular
d) reduz a área de superfície oposta ao sol redução da transpiração cuticular
e) aumenta a área de superfície exposta ao sol redução da fotossíntese

11. As briófitas são plantas avasculares, ao contrário dos outros grupos de plantas que já são vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seiva. A respeito dos vasos que conduzem as seivas é CORRETO afirmar que:
a) A seiva bruta (água e sais minerais) é conduzida pelo floema até as folhas.
b) A seiva elaborada (solução de substâncias orgânicas) é conduzida pelo xilema até as folhas.
c) O xilema é o tecido condutor que transporta água e sais minerais das raízes até as folhas.
d) O floema é o tecido condutor que transporta água e sais minerais das folhas para as demais partes da planta.

12. Os estômatos são estruturas epidérmicas compostas por duas células em forma de haltere ou grão de feijão, ricas em cloroplastos, denominadas células-guarda, as quais são circundadas por um número variável de células vizinhas, as células acessórias, que não possuem cloroplastos. Sobre os estômatos, julgue os itens abaixo.
I- Tem a função de estabelecer a comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal que permite a troca de gases e a transpiração das plantas.
II- A abertura dos estômatos depende apenas da quantidade de água disponível para as raízes e da concentração de gás carbônico.
III- A taxa de transpiração da planta diminui quando esta passa a abrir os estômatos para permitir o ingresso de gás carbônico.
IV- Os estômatos se fecham gradativamente à medida que a luminosidade diminui.

Estão CORRETOS apenas os itens
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I e IV. 
d) I, III e IV.

13- O desenvolvimento dos vegetais em suas diversas manifestações- crescimento, resposta à estímulos, floração etc. – é regulado por hormônios vegetais, ou fitormônios. Estes são substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta e que migram para locais onde exercem
seus efeitos. O fitormônio responsável por induzir o fechamento dos estômatos e o envelhecimento de folhas, flores e frutos é
a) o etileno. 
b) o ácido abscísico. 
c) a giberelina. 
d) a auxina

14. (C.M. Curitiba.UFPR) - Os vegetais apresentam movimentos característicos, como tropismos, tactismos e nastismos. Em alguns desses movimentos, os agentes são bem conhecidos; outros, porém, permanecem objetos de investigação científica.
Sabemos que os tropismos decorrem do crescimento diferenciado de partes de uma estrutura vegetal. Numere a coluna da direita, relacionando os principais tipos de tropismo dos vegetais a seus respectivos agentes.

1. Fototropismo.      ( ) Tropismo provocado pela ação da gravidade.

2. Geotropismo.      ( ) Tropismo verificado nas gavinhas, que se enrolam em                                        torno de um suporte.
3. Tigmotropismo.    ( ) Tropismo em que o agente excitante é a luz.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 3.
b) 3 – 1 – 2.
c) 2 – 3 – 1.
d) 1 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1.


14. (TecLab Curitiba) Sobre as características anatômicas, fisiológicas e reprodutivas dos vegetais é correto afirmar:
a) Os gametófitos dos musgos são diplóides, clorofilados, não possuem vasos condutores e possuem gametângios
denominados anterídio ou arquegônio.
b) As samambaias são as pteridófitas mais conhecidas, possuindo caule subterrâneo e esporófito hermafrodita e de curta duração.
c) Embrião, o endosperma triplóide e a casca formam as sementes produzidas pelas araucárias, que correspondem ao pinhão comestível.
d) Nas angiospermas, um núcleo gamético fecunda um núcleo polar, originando o endosperma diplóide.
e) Os óvulos são gametângios femininos presentes nas gimnospermas e angiospermas.

15) Podemos citar como características para os representantes deste reino, exceto:
a) São autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento através de processos como a fotossíntese, 
b) utilizam de nutrientes essenciais presentes no solo, água e luz solar. 
c) O reino das plantas, ou dos vegetais, também pode ser chamado de Metaphyta, 
d) engloba toda diversidade de fungos, corais, musgos, ervas, arbustos, árvores, etc

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GABARITO dos Exercícios de Biologia Vegetais Ensino Médio
1 E
2 E
3 E
4 C
5 A
6 D
7 E
8 E
9 D
10 A
11 C
12 C
13 B
14 E
15 D

Modelo de prova  para 7º Ano do Ensino Fundamental sobre os Vegetais. Estrutura, classificação, características gerais e órgãos das plantas.

30 Exercícios sobre Reino Plantae 7º ano.

Veja também

Modelo de Prova de Ciências sobre os Vegetais, 7 ano.



Questões sobre os Vegetais

1. Qual grupo de vegetais que possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto?
  •  Angiospermas

2. Diferencie frutos secos de carnosos
  • CARNOSOS: Frutos com o pericarpo macio e suculento.  
  • SECOS: Frutos que têm pericarpo seco.

3. Assinale a alternativa que indica corretamente o grupo dos vegetais que apresenta flores e frutos.

a. ( ) Fungos
b. ( ) Pteridófitas
c. ( ) Gimnospermas
d. ( x ) Angiospermas 
e. ( ) Briófitas


4. Complete a frase.    Morango e caju são pseudofrutos (significam frutos que não derivam diretamente da flor).

5. Assinale a alternativa que cita corretamente o nome de um dos órgãos dos vegetais responsável pela condução da seiva elaborada nos vegetais.

a. ( ) Meristema
b. ( ) Xilema
c. ( X ) Floema
d. ( ) Estômato
e. ( ) Parênquima


6. Considerando a afirmação abaixo sobre a estrutura dos vegetais marque V verdadeiro ou F Falso 

V  ) Tomate e nabo apresentam fruto carnoso do tipo baga e uma raiz, respectivamente.


7. Com relação ao estudo dos vegetais. Relacione as funções com as respectivas partes das folhas:

Funções

1. porção laminar onde são encontrados os tecidos assimilares por uma epiderme e onde geralmente o pecíolo se ramifica, formando as nervuras.
2. parte basal localizada geralmente na base do periciclo, que abraça total ou parcialmente o caule que serve para fixar a folha.
3. parte da folha que prende o limbo ao caule.
4. apêndices em geral laminares, localizados na base da folha, geralmente com função de proteção e assimilação, podendo em alguns casos se transformar em espinhos.

Partes das folhas

(2 ) bainha
(4) estípulas
(1) limbo
(3) pecíolo


8. Quais são as funções das raízes?
Fixar a planta ao solo.
Absorver e conduzir água e sais minerais dissolvidos.
Armazenar nutrientes.

9. Complete as frases:

a) Coifa ou Zona de proteção estrutura com formato de capuz, formada por células vivas localizada  na extremidade da raiz. 
b) Zona lisa é a região onde as células estão se alongando, promovendo o crescimento da raiz. Não há pelos nessa zona. 
c) Zona pilífera é a região com pelos, onde é realizada a absorção de água e sais minerais. 
d) Zona suberosa ou de ramificação  é a região onde surgem as raízes laterais. 

10. Qual é a principal função das folhas?
Sua função principal, a captação da luz para a realização da fotossíntese  e transpiração. Armazenam água e nutrientes. Podem ter estruturas de defesa.


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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério.

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