15 Questões sobre as Angiospermas, para Ensino Médio

15 Questões de Biologia sobre as Angiospermas, para Ensino Médio

Questões discursivas de biologia sobre as Angiospermas


1) (CieBio) Diferencia angiospermas de gimnospermas
- Ao contrário das gimnospermas onde os óvulos estão nus, nas angiospermas ou plantas com flores, os grãos de pólen e óvulos são desenvolvidos em estruturas especializadas chamadas flores. Em angiospermas, as sementes são fechadas por frutas.

2) (CieBio) Disserte sobre a vantagem evolutiva das angiospermas

são um grupo excepcionalmente grande de plantas que ocorrem em ampla variedade de habitats. Eles variam em tamanho, desde pequenas e quase microscópicas até altas árvores de eucaliptos (mais de 100 metros).

3) (CieBio) Sistematicamente como estão divididas as angiospermas?
- Eles são divididas em duas classes: as dicotiledôneas e as monocotiledôneas.

4) (CieBio) Diferencie as angiospermas dicotiledôneas das monocotiledôneas
- As dicotiledôneas são caracterizadas por possuírem dois cotilédones em suas sementes enquanto os monocolilédones possuem apenas um.

5) (CieBio) Explique de forma sintética como é formado o órgão sexual masculino em uma angiosperma
O órgão sexual masculino em uma flor é o estame. Cada estame consiste em um filamento com uma antera na ponta. As anteras que seguem a meiose produzem grãos de pólen.

6) (CieBio) Explique de forma sintética como é formado o órgão sexual feminino em uma angiosperma
O órgão sexual feminino em uma flor é o pistilo ou o carpelo. Consiste em um ovário que envolve um excesso de óvulos. Dentro dos óvulos estão presentes gametófitos femininos.

7) (CieBio) Como ocorre a polinização no contexto da reprodução das angiospermas?
Os grãos de pólen, após a dispersão das anteras, são transportados pelo vento ou por várias outras agências para o estigma de um pistilo. Isso é chamado de polinização. Os grãos de pólen germinam no estigma e os tubos polínicos resultantes crescem através dos tecidos do estigma e estilo e atingem o óvulo.


Questões objetivas de biologia sobre angiospermas


1) (CieBio) As plantas de Angiospermas são divididas em dois grandes grupos como - Dicotiledôneas e Monocotiledôneas. São características das Dicotiledôneas EXCETO
a)  Raízes grandes e tabulares (adventícias) são encontradas nos membros deste grupo.
b) As folhas nos membros desta classe são reticuladas.
c) As flores são tetrâmeras ou pentâmeras, com quatro ou cinco membros nos vários verticilos florais, respectivamente.
d) As sementes de dicotiledóneas possuem dois cotilédones como o nome indica.

2) (CieBio) Sobre as Monocotiledôneas analise os itens:
(i) raízes adventícias encontradas nos membros deste grupo.
(ii) As folhas são simples com nervação paralela.
(iii) As flores são trimerosas com três membros em cada espiral floral.
(iv) Os feixes vasculares dispersos no tecido do solo, muitos em número, fechados e sem câmbio.
(v) As sementes de monocotiledóneas estão com um cotilédone como o nome indica. Por exemplo, cereais, bambus, cana-de-açúcar, palmeiras, banana, lírios e orquídeas

Estão corretos
a) Todos os itens
b) Nenhum dos itens
c) Somente I, II e IV
d) Somente I e V
15 Questões de Biologia sobre as Angiospermas, para Ensino Médio

3) (CieBio) Dependendo do "hábito das plantas", as angiospermas pertencem às seguintes categorias: Marque a alternativa ERRADA

a)  Erva: São plantas pequenas, macias, não-lenhosas, sem partes persistentes acima do solo. A altura das plantas geralmente atinge até 1 m. As plantas podem ser anuais (Brassica), bienais (Sugar beet) ou perenes (Canna). As ervas perenes geralmente possuem rizomas subterrâneos que formam os novos brotos aéreos a cada ano. As plantas de banana são ervas perenes.
b) Arbustos: São plantas lenhosas de altura relativamente baixa (1-4 m). Eles normalmente se ramificam na base ou perto dela e não possuem um tronco principal, por exemplo, Rose. Eles são principalmente perenes.
c) Árvores: São plantas lenhosas perenes com um tronco principal. O prefeito do tronco não pode ser ramificado. Estes são dos seguintes tipos:
d) colmos: Nessas plantas, nós e entrenós não são evidenciados. Geralmente estas plantas são epífitas mas e podem ser consideradas como ervas 

4. (C.M.Curitiba.UFPR)  O endosperma da semente de angiospermas, tecido responsável por nutrir o embrião, é de natureza:
a) haploide (n), formado a partir de mitoses de um núcleo polar.
b) diploide (2n), formado pela fusão de um núcleo espermático com a oosfera.
c) diploide (2n), formado pela fusão de um núcleo espermático com um núcleo polar.
d) triploide (3n), formado pela fusão de um núcleo espermático com dois núcleos polares.
e) triploide (3n), formado pela fusão de dois núcleos espermáticos com um núcleo polar.


5. (TecLab UFPR2006) As angiospermas diferem de todos os outros vegetais porque somente esse grupo apresenta:
a) um sistema vascular.
b) flores.
c) um ciclo de vida que envolve alternância de gerações.
d) sementes.
e) uma fase esporofítica.

Confira também: Questões de Biologia sobre Platelmintos para Ensino Médio, com gabarito

6. (CieBio) Sobre as Angiospermas assinale a alternativa INCORRETA
a) A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'.
b) Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.
c) As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor e semente (fruto ausente).
d) Nas angiospermas as flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais.


7. (CieBio) Considerando as partes da flor das angiospermas analise os itens abaixo
I. pedúnculo – liga a flor à raiz
II. receptáculo – dilatação na zona terminal do pedúnculo, onde se inserem as restantes peças florais.
Órgãos de proteção
III. Órgãos que envolvem as peças reprodutoras propriamente ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores.

Estão corretos somente os itens
a) I
b) II
c) I e III
d) II e III

8. (CieBio) Quanto a reprodução das angiospermas assinale a alternativa ERRADA
a) Nas angiospermas o androceu é a parte feminina da flor, é o conjunto dos estames.
b) Os estames são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios.
c) O gineceu que é a parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos.
d) Cada carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca inferior designada ovário, local que contém óvulos.
e) Após a fecundação, as paredes do ovário formam o fruto.

Gabarito
1.A
2.A
3.D
4.D
5.B
6.C
7.D
8.A



Nesta postagem você acompanhou uma série de questões de biologia sobre as angiospermas. São questões sugeridas para as aulas de ensino médio e:
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Questões sobre Pteridófitas (Vegetais), para Ensino Médio

Questões de Biologia sobre Pteridófitas (Vegetais), para Ensino Médio

1) (CieBio) Sobre as Características das Pteridófitas é INCORRETO afirmar que
a) Evolutivamente, elas são as primeiras plantas terrestres a possuírem tecidos vasculares - xilema e floema.
B) As pteridófitas são encontradas em locais frios e úmidos, embora algumas possam florescer bem em condições de solo arenoso.
c) Nas pteridófitas, o principal corpo vegetal é um esporófito que é diferenciado em raiz, caule,  folhas e frutos verdadeiros.
d) Esses órgãos possuem tecidos vasculares bem diferenciados.

2) (CieBio) Analise os itens sobre as pteridófitas
I.  Os esporófitos das pteridófitas suportam esporângios subtendidos por apêndices parecidos com folhas chamados esporofilos.
II. Os esporângios produzem esporos por mitose em células mãe de esporos.
III.  Os esporos germinam para dar origem a gametófitos discretos, pequenos, mas multicelulares, de vida livre, em sua maioria fotossintéticos.
IV.  Esses gametófitos requerem locais frios, úmidos e sombreados para crescer.
Estão corretos somente os itens
a) I, II, III
b) I, III e IV
c) I, II
d) II, III, IV

3) (CieBio) Com relação a reprodução das pteridófitas assinale a alternativa ERRADA
a) Os gametófitos possuem órgãos sexuais masculinos e femininos
b) A água não é necessária para a transferência de antherozoides dos gametas masculinos liberados para arquegônio.
c)  o zigoto produz um esporófito multicelular bem diferenciado, que é a fase dominante das pteridófitas.
d) Na maioria das pteridófitas, todos os esporos são de espécies semelhantes; tais plantas são chamadas homosporosas.

Confira também: Questões de Biologia sobre Equinodermos

4) (CieBio) Sobre as pteridófitas assinale a alternativa INCORRETA:
A) são plantas vasculares ou traqueófitas
b)  possuem tecidos condutores e criptógamas
c)  não possuem sementes.
d) possuem sementes, mas não possuem frutos


5) (CieBio) São exemplos de pteridófitas, EXCETO
a) samambaias,
b) avencas
c) cavalinhas
d) musgos

6) (CieBio) As pteridófitas diferem das briófitas
a) nos tecidos condutores
b) na alternância das gerações que não existe nas pteridófitas,
c) nas pteridófitas o esporófito é a fase dominante
d) nas briófitas é o gametófito a fase dominante.

Confira também: Questões de Biologia sobre os Vegetais (Botânica), para Ensino Médio.

7) (CieBio) Dentre as Características Gerais das Pteridófitas assinale a alternativa ERRADA
a) Pteridófitas são plantas criptógamas (com sementes) e traqueófitas (sem floema e xilema).
b) A presença dos tecidos condutores é uma novidade evolutiva em relação às briófitas;
c) As pteridófitas habitam ambientes terrestres úmidos, algumas espécies conseguem viver em ambientes secos, e há poucas de água doce;
d) Ocorre a alternância de gerações na reprodução sexuada, sendo o esporófito (fase diplóide) a geração duradoura.

8) (CieBio) Considerando a estrutura das pteridófitas analise os itens
I. Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas.
II. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta.
III. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.
IV. Possuem corpo organizado em caule, raiz, folhas e frutos.

Estão corretos somente os itens
a) I, II, III
b) II, III, IV
c) I, III, IV
d) I, II, III e IV


9) (CieBio) Sobre as pteridófitas Assinale a alternativa INCORRETA
a) As raízes fixam a planta e absorvem água e sais minerais do solo, em geral são subterrâneas, mas algumas são aéreas e crescem fora do solo.
b) As folhas são globulares com células pobres em cloroplastos.
c) a função das folhas nas pteridófitas é fazer a fotossíntese, processo pelo qual são elaborados compostos orgânicos, especialmente açúcares.
d) As folhas são laminares com células ricas em cloroplastos.


10) (CieBio) Sobre as pteridófitas marque (V) se verdadeiro ou (F) se falso

(V) As pteridófitas têm dois tecidos condutores diferenciados: o xilema e o floema.
(V) as pteridófitas se reproduzem assexuadamente por brotamento.
(F) Mesmo com a fragmentação ou decomposição do rizoma nos espaços entre os brotos, as plantas não ficam separadas.

Nesta postagem você pode verificar uma série de questões sobre Pteridófitas sugeridas para o ensino médio. Aproveite par aplicar em estudos para provas, vestibular, ENEM, testes, exames e elaboração de trabalhos e atividades de biologia.


Veja também:
>> Questões de Biologia sobre os Vegetais (Botânica), para Ensino Médio.
>> 50 Questões de Biologia Geral para o Ensino Médio.
>> Questões de Biologia sobre Briófitas


Questões de Biologia sobre Pteridófitas (Vegetais), para Ensino Médio


Gabarito Questões de Biologia sobre Pteridófitas (Vegetais)

1.C
2.B
3.B
4.D
5.D
6.B
7.A
8.A
9.B
10.VVF


Principais temas relacionados

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  • biologia vegetal 
  • habitat da samambaia 
  • o que são plantas vasculares 
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Questões de Biologia sobre os Sais Minerais, com gabarito

Exercícios de Biologia sobre os Sais Minerais. Série de questões sobre os sais minerais sugeridas para aulas de ciências/biologia na elaboração de atividades, testes, provas e exames.


Questões de Biologia sobre os Sais Minerais, com gabarito


1) (CieBio) Os sais minerais são substâncias inorgânicas contendo cátions e íons metálicos, sobre o tema assinale a alternativa ERRADA.

a) os sais minerais são necessários ao corpo por serem responsáveis pelo bom funcionamento, exclusivamente, do sistema imunológico na formação das células de defesa.
b) Sem o bom funcionamento do metabolismo, o corpo não reage de forma eficiente no combate às doenças e a cicatrização dos ferimentos, por exemplo.
c) Os Sais Minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro e etc.
d) Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos.

2) (CieBio) Os diferentes sais minerais atuam em funções específicas do organismo. Analise os seguintes itens


I. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.

II. O sódio é encontrado no sal de cozinha e o potássio em frutas como banana e laranja, entre outras.
III. Os sais de cálcio e de fósforo entram na composição dos dentes e dos ossos.

Estão corretos

a) Somente I e II
b) Somente II e III
c) I, II e III
d) nenhum dos itens

3) (CieBio) Assinale a alternativa que não representa exemplos de sais minerais

a) Ferro, Fósforo
b) Magnésio e Zinco
c) Potássio e Sódio
d) Água e vitamina


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4) (CieBio) Ferro é um exemplo de sais minerais. O ferro é um elemento de origem mineral e que pode se manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Sobre este elemento é INCORRETO afirmar que


a) O ferro que se encontra presente, somente nos metais.

b) O ferro, independentemente do seu tipo, possui uma taxa reduzida de absorção.
c) O Ferro é o principal componente da hemoglobina, molécula que permite a absorção e o transporte de oxigênio pelo corpo, a sua falta pode causar problemas relacionados a respiração celular.
d) Além de outros sais minerais as principais fontes de ferro são: Carnes; figado; Frango; Ovo;


5) (CieBio) O Fósforo é um dois sais minerais que Atua, EXCETO

a) na formação dos dentes e ossos;
b) no sistema nervoso e o sistema muscular,
c) junto com o cálcio e com a vitamina C combatem o raquitismo.
d) com um papel importante na produção de energia química do corpo que é armazenada em combinações de fosfato de alta energia.

6. Não são considerados(as) um composto orgânico da célula:

a. ( ) Lipídios
b. ( ) Proteínas
c. ( ) Sais Minerais
d. ( ) Carboidratos
e. ( ) Ácidos Nucleicos




Questões de Biologia sobre os Sais Minerais, com gabarito


7. (FEPESE) A reposição por via oral de líquidos hidroeletro-líticos e isotônicos em crianças com diarréia tem porobjetivo:

a. ( ) Reposição de lipídios.
b. ( ) Reposição de água e proteínas.
c. ( ) Reposição de água e vitaminas.
d. ( ) Reposição de água e sais minerais.
e. ( ) Reposição de água e aminoácidos

8. Os compostos que, em solução aquosa, se io-nizam produzindo como íon positivo apenas cátionhidrogênio (H + zam produzindo como íon), são:

( ) bases.
( ) óxidos
( ) ácidos.
( ) sais.
( ) hidróxidos

9. Qual dos seguintes elementos está presente em menor quantidade no corpo de um ser humano?

a) Carbono
b) Oxigênio
c) Fósforo
d) Hidrogênio
e) Nitrogênio


10- (SEED/PR 22007) Os sais minerais são substâncias químicas de grande importância para os organismos. Assinale a alternativa que apresenta uma função orgânica em que NÃO há participação direta de íons derivados dos sais minerais. 

a) Transmissão do impulso nervoso. 
b) Contração muscular. 
c) Equilíbrio do pH celular. 
d) Fotossíntese. 
e) Síntese de hormônios esteróides.

Veja também:
>> Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. 
>> Questões de Biologia sobre Divisão celular. 
>> Aspectos bioquímicos das estruturas celulares Proteínas.

Gabarito
1.A
2.C
3.D
4.A
5.C
6.C
7.D
8.A
9.C
10.E



Fontes
Wikipedia
FEPESE

Questões Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.

Questões de Biologia sobre Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Sugeridas para o Ensino Médio, ENEM, vestibular, Exames, Provas e Testes.


Questões de Biologia de Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.




1)  (CieBio) Sobre as células-tronco assinale a alternativa errada:
a)  células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo
b) são células características de uma mesma linhagem.
c) são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
xd) são células características de diversos tipos de linhagens.


2) (CieBio)São exemplos de células que podem se replicar várias vezes.
a) células musculares,
b) células do sangue
c) células do cérebro,
d) células-tronco.

3) (CieBio) Sobre as células-tronco analise os itens
I. podem ser classificadas em TOTIPOTENTES, quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, e
II. PLURIPOTENTES ou MULTIPOTENTES, quando são capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionários.
III. Células-tronco OLIGOTENTES diferenciam-se em poucos tecidos, células-tronco
IV. UNIPOTENTES se trasformam em um único tecido.

Estão corretos
a) Somente I e II
b) Somente II e IV
xc) Todos os itens
d) nenhum dos itens


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4) (CieBio) Sobre as células-troco embrionárias Marque V se verdadeiro ou F se falso
(  ) são aquelas que formam o interior do blastocisto, um aglomerado celular que dará origem a tecidos e órgãos necessários ao desenvolvimento do feto.
(  ) Pesquisadores utilizam este tipo de célula-tronco para produzir mais células-tronco, que podem ser congeladas e divididas em laboratório.
Assinale a alternativa que corresponde com as afirmações.
xa) V, V
b) V, F
c) F, F
d) F, V

5) FEPESE/2013. Dentre os avanços biotecnológicos recentes está a utilização de células-tronco no tratamento de várias doenças. Com relação às células-tronco, assinale a alternativa correta.
a. ( ) A única fonte de células-tronco são os embriões humanos.
b. ( ) Os neurônios de um recém-nascido são um exemplo de célula-tronco
c. ( ) Células-tronco de origem vegetal podem ser utilizadas no tratamento de doenças humanas.
d. ( X ) Células-tronco são células que podem dar origem a qualquer célula do corpo do ser humano.
e. ( ) A Lei de Biossegurança, aprovada em 2005, permite a utilização de células-tronco de embriões que estejam congelados há mais de 6 meses.

Questões de Biologia sobre Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Sugeridas para o Ensino Médio, ENEM, vestibular, Exames, Provas e Testes.


6). FEPESE 2011 Falar hoje de ética e de cidadania é um impera-tivo de consciência, é um dever de todos nós. É ter presente o que ocorre neste mundo, cada vez mais globalizado e mais cruel, e tão distante da sua matriz:as pessoas.Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:1. Queiramos ou não, estamos todos convocados a fazer uso da nossa cidadania, lembrando a todos que somos responsáveis portudo que é público, e que a ética e a moralnão são coisas vãs, nem habilidades de um intelectual, mas devem fazer parte efetiva da nossa relação com os outros.2. O princípio da moralidade científica é nunca realizar um experimento no ser humano que possa causar-lhe dano, de qualquer magnitude, ainda que o resultado seja altamente vantajoso para a sociedade.3. As pesquisas com células-tronco tiveram a divulgação de resultados polêmicos, no ano que passou. Somado a isso, a oferta de serviços que envolvem conservação destas células embrionárias, por longos períodos, sem a garantia da sua realização, se aproveitando do desespero de pacientes ou de seus familiares, têm demonstrado o quão importanteé o papel do controle social nas questões desaúde e pesquisa em saúde.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativascorretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4

7) (CieBio) Analise as seguintes afirmações
I. Células tronco adultas são células indiferenciadas encontradas no meio de células diferenciadas que compõem as estruturas do corpo. Elas têm a função de renovar e reparar os tecidos do corpo. Acredita-se que residam em nichos dos tecidos, algumas nas camadas externas de pequenos vasos sanguíneos, onde permanecem sem se dividir até que isso seja necessário.
II. Celulas tronco plutipotentes induzidas (iPSCs) são células adultas que foram geneticamente reprogramadas para o estágio de células-tronco embrionárias.
Assinale a alternativa correta
xa) I e II
b) apenas I
c) apenas II
c) nenhum dos itens

8) (CieBio) Sobre a Clonagem é INCORRETO afirmar que
A) A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original.
xb) Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos ou não que se originam da divisão de células aleatórias.
c) A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.
d) Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.



9) (CieBio) A introdução de forma artificial dos espermatozoides no aparelho genital feminino é chamada de:
a. Fecundação hormonal.
b. Fecundação in vitro.
c.  Clonagem.
xd. Inseminação artificial.
e.  Inseminação transdérmica

10) FEPESE2012. Sobre os organismos geneticamente modificados, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Transgênico é o indivíduo que contém qualquer material genético de outros organismos.
b. ( X ) A geração de transgênicos foi desenvolvida através da técnica do DNA recombinante, juntando os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
c. ( ) Transgênicos são aqueles micro-organismos que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético.
d. ( ) O processo de transgenia consiste na transferência de um ou mais genomas de espécies diferentes para um outro organismo ao qual se pretendem incorporar novas características.
 e. ( ) Pode-se, com a tecnologia da transgenia, inserir características de porcos em seres humanos, de vírus ou bactérias em milho e assim por diante.

11) (CieBio) A Tecnologia do DNA recombinante, como se convencionou denominar este
conjunto de técnicas, tem uma ampla aplicação. Assinale a alternativa ERRADA

a)  Ela pode ser usada para estudar mecanismos de replicação e expressão gênica, na determinação da seqüência de um gene e conseqüentemente da proteína que ele codifica,
b) no desenvolvimento de culturas microbianas capazes de produzir substâncias úteis tais como a insulina humana, hormônio de crescimento,
c) desenvolvimento de vacinas e enzimas industriais em grandes quantidades.
xd) Sua aplicação comercial ou biotecnológica parece ter um potencial esgotável.


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12) Sobre a técnica central da metodologia do DNA recombinante analalise os itens
I. é a clonagem molecular, aqual consiste no isolamento e propagação de moléculas de DNA idênticas.
II. A clonagem molecular compreende pelo menos dois estágios importantes. Primeiro, o fragmento do DNA de interesse chamado de inserto é ligado a uma outra molécula de DNA chamada devetor para formar o que se chama de DNA recombinante. Segundo, a molécula do DNArecombinante é introduzida numa célula hospedeira compatível, num processo chamado detransformação.
III. A célula hospedeira que adquiriu a molécula do DNA recombinante é agora chamada de transformante ou célula transformada. Um único transformante, em condições ideais, sofre muitos ciclos de divisão celular,produzindo uma colônia que contém milhares de cópias do DNA recombinante
Estão corretos
a) I e II
b) I e III
c) II e III
xd) I, II e III

13) (CieBio) A biologia molecular dos vírus de DNA e RNA foi extensivamente estudada antes do advento da metodologia do DNA recombinante. Assinale a alternativa ERRADA
a) O vírus SV40, isolado de células tumorais de macacos, foi um dos primeiros sistemas virais utilizados para introduzir genes em células de mamíferos
b) Atualmente, dois outros sistemas virais mais versáteis estão em uso, são eles ovírus da vacina e o Baculovírus, os quais podem aceitar genes bem maiores do quexaqueles aceitos pelo SV40
c) A insulina produzida pela tecnologia do DNA recombinante apresenta a vantagem de eliminar a possibilidade de contaminantes ou agentes infecciosos que podem estar presentes nas proteínas purificadas de animais
xd) A célula doadora que doou a molécula do DNA recombinante é agora chamada de transformante ou célula transformada


14) (CieBio) A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica. Neste sentido é INCORRETO afirmar que

a) A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético.
xb) A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão características independentes do indivíduo "doador", também denominado "original".
c) A clonagem induzida em animais pode ser realizada de 2 formas, sendo a 1ª, realizando a separação de células de um embrião antes de começar a sua multiplicação celular, dessa forma irá produzir novos indivíduos iguais geneticamente, mas diferentes de qualquer outro que já existe,
d) e a 2º forma clonagem induzida seria substituindo um óvulo por outro de uma célula que já existe um indivíduo.

15) (CieBio) Assinale a alternativa ERRADA
a) Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si.
xb) Clone Designa também todos os indivíduos, considerados coletivamente, resultantes da reprodução sexuada (ou partenogénese ou apomixia) de uma fecundação.
c) Clone É também a réplica exata de um gene obtido por engenharia genética numa sequência de ácido desoxirribonucleico (ADN).
d) A Clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (micro organismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe.


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  • DNA recombinante


Fontes:
1. CLONAGEM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Clonagem&oldid=53806648>. Acesso em: 12 dez. 2018.
3. Zatz, Mayana. “Clonagem e células-tronco”. CIENC. CULT., jun. 2004, vol. 56, nº 3, pp. 23-27, ISSN 0009-6725.
4. Site Só Biologia




+100 Exercícios de Química para Ensino Fundamental, com gabarito, 9 Ano

Série de exercícios de revisão de química. Sugeridos para o 9º Ano do Ensino Fundamental e para o 1º Ano do Ensino Médio. Indicado para provas, testes, exames, vestibulares e outros.

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Exercícios de  Química, com gabarito.



1) (CIEBIO) Assinale a alternativa ERRADA

xa) Matéria é tudo que tem massa, ou não, e ocupa lugar no espaço.
b) Densidade = massa do corpo / volume do corpo
c) Densidade = m/v (g/cm3)
d) Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.


2) (CIEBIO) Com relação a Mudança de Estado da matéria é INCORRETO:
a) Sólido => fusão => liquido => vaporização => gasoso.
xb) Sólido <= fusão <= líqüido <= liquefação <= gasoso.
c) Sólido => líqüido => Sublimação.
d) Líqüido => sólido => Sublimação.




3) (CIEBIO) Sobre o Átomo assinale a alternativa ERRADA:
a) A = p + n => número de massa e Z = p = e => número atômico.
b) Massa Atômico = a 1/12 do carbono 12.
c) Camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q.
xd) Sub-níveis: s= 2, p= 6, d= 10, f= 8.

4) (CIEBIO) Assinale a afirma INCORRETA
xa) Íons => É todo átomo que perde ou ganha elétron ficando em equilíbrio.
b) Íon ânion => átomo que ganhou elétron
c) Íon cátion => átomo que perdeu elétron.
c) As propriedades químicas de um átomo não depende de seu número de massa (A), mas sim de seu número atômico (Z).

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5) (CIEBIO) Sobre Isótopos, Isótonos e Isóbaros

( 1 ) Isótopos => São átomos que têm mesmo Z, mas diferentes A.
( 2 ) Isóbaros => São átomos de elementos químicos diferentes mas que apresentam o mesmo número A.
( 3 ) Isótonos => São átomos de elementos químicos diferentes, mas que têm o mesmo número de nêutrons.

( ) Ex.: Oxigênio c\ Oxigênio; Cálcio c\ Cálcio; Hidrogênio c\ Hidrogênio.
( ) Ex.: Fe e Mn; K e Ca; Ca, Sc e Ti.
( ) Ex.: C e B ; Cl e Ca.

A correspondência correta da segunda coluna com a primeira é:

a) 2, 3,1
b) 3, 2, 1
c) 1, 3, 2
xd) 1, 2, 3

6) (CIEBIO) Assinale a afirmativa ERRADA
xa) Alotropia => ë o fenômeno da existência de substâncias simples diferentes constituídas por átomos de diferentes elementos químicos.
b) Mistura => ë um fenômeno físico que reúne duas ou mais substâncias, sem que ocorra alteração em suas características e propriedades. Ex.: Limalha de ferro e pó de enxofre.
c) Combinação => É um fenômeno químico que reúne duas ou mais substâncias, as quais perdem suas propriedades e características, formando outra substância com propriedades e características próprias. Ex.: A formação de sulfeto de ferro a partir do enxofre e da limalha de ferro, através de aquecimento.
d) Quando uma mistura é homogênea é chamada de solução. Quando uma mistura é heterogênea é chamada suspensão.


7) (CIEBIO) Considerando os Elementos Químicos analise os seguintes itens

I Metais => Apresentam brilho, geralmente sólido; exceção é o mercúrio, que é um bom condutor de calor e eletricidade, são resistentes, maleáveis e dúcteis; geralmente perdem elétrons, portanto sendo considerados íons cátions.
II. Não-metais ou ametais => São o oposto dos metais, geralmente ganham elétrons, portanto sendo considerados íons ânions.
Semimetais => Podem apresentar características dos metais ou ametais.
III. Gases Nobres => De difícil combinação com outros elementos e serem raros na Natureza.
IV. Hidrogênio => Possui propriedades próprias => é incolor, inodoro, combustível e é o elemento químico mais leve que o ar.

Assinale a alternativa certa

a) Estão CORRETOS Somente II e III
b) Estão CORRETOS Somente I, II e III
c) Nenhum dos itens estão corretos
xd) Estão CORRETOS Todos os itens



8) (CIEBIO) Sobre os conceitos de Ligações Químicas assinale a alternativa ERRADA

a) Ligação eletrovalente => É a ligação química feita por meio de íons, entre cátions e ânions.
xb) Ligação covalente => ë aquela em que átomos se ligam perdendo ou ganahndo elétrons, também chamada iônica.
c) Ligação metálica => Ocorre entre os metais. Os átomos se mantêm unidos numa disposição organizada por grande força de atração.
d) Valência => É a capacidade que os átomos têm de combinar-se ganhando, cedendo ou compartilhando elétrons. Ex.: Monovalentes, bivalentes, trivalentes e tetravalentes

9) (CIEBIO) analise os seguintes itens
I. Fórmula Iônica: Para a sua escrita é necessária saber a valência dos cátions e ânions em questão.
Uma fórmula está equilibrada quando a soma de suas cargas elétricas é nula. Ex.: AgNO3 => Ag = + ; NO3 = -. CaOH2 => Ca = ++ ; OH = -.
II. Massa Molecular: É obtida por meio da soma das massas atômicas dos átomos que compõem a molécula ou o grupamento iônico. Ex.: NaCl => 23 (Na) + 35.5 (Cl) => 58,5 u.m.a.

Assinale a alternativa correta

a) Somente I está correto
b) Somente II está correto
xc) I e II estão corretos
d) I e II estão errados



10) (CIEBIO) Reações Químicas São representadas graficamente por equações químicas.
Está INCORRETO o que se afirma em
a) 1º membro: reagentes -
b) 2º membro: produtos
xc) Uma equação está equilibrada quando o número de átomos de cada elemento que entra na reação é igual ao número total de átomos que aparece nos reagentes.
d) Reação de permutação ou dupla troca é aquela que ocorre entre duas substâncias compostas que trocam elementos entre si. AB + CD è CB + AD ou AD + CB.

11) (CIEBIO) Sobre as Funções Químicas assinale a alernativa CORRETA
xA) ÁCIDO => É o grupo de compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo o cátions hidrogênio como íon positivo. Têm sabor azedo, conduzem eletricidade quando em solução, reagem com hidróxidos, produzindo sal + água.
b) SAL => É o grupo de compostos que em solução aquosa se dissociam em íons, sendo o íon negativo o radical OH. Têm sabor adstringente, conduzem eletricidade, reagem com ácidos, produzindo sal + água.
c) ÓXIDO => É o grupo de substâncias iônicas que possuem cátions diferentes de H+ e um ânion diferente de OH-. Têm sabor salgado, conduzem eletricidade, quando em solução, são obtidos pela reação de ácidos com bases.
d) BASE ou ALCALINA => É o grupo de substâncias binárias nas quais um dos elementos é o Oxigênio. Óxidos ácidos (anidridos): Reagem com água formando os ácidos.

12) (CIEBIO) Com relação a nomenclatura nas funções químicas assinale a alternativa ERRADA
a) Hidrácidos: Ácidos sem oxigênio. Ex.: Hcl. Oxiácidos : Ácidos com oxigênio. Ex.: H2SO4
b) Nome das bases: Hidróxido de + o nome do elemento químico.
c) Nome dos sais: Nome do ânion + nome do cátion. Ex.: Nitrato de sódio.
xd) Nome dos óxidos: Hidróxido de + o nome do elemento químico.




13. (UFPR) Com relação aos fenômenos químicos, considere os seguintes processos:

1. Produção de plásticos a partir do petróleo.
2. Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
3. Fabricação da coalhada a partir do leite.
4. Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
5. Aparecimento de ferrugem em um prego.
6. Fotossíntese realizada pelas plantas.

Ocorrem fenômenos químicos nos processos indicados nos itens:
a) 4 e 5 apenas.
b) 1 e 2 apenas.
c) 2, 3 e 4 apenas.
d) 3, 4 e 6 apenas.
►e) 1, 3, 5 e 6 apenas



14. (FEPESE) A Natureza, por milhões de anos, tem usado arranjos moleculares para armazenar informação
genética que permite aos seres vivos se reproduzirem.
A principal molécula utilizada pela Natureza para carregar a informação genética de uma geração de células para a próxima é chamada de:
a. ( ) desoxiribose.
b. ( ) ácido esteárico.
c. ( ) tetrahidrocanabinol.
d. ( X ) ácido desoxirribonucleico.
e. ( ) ácido acetilsalicílico.

15. (FEPESE) A definição de concentração molar ou molaridade é:

a. ( ) o quociente entre o número de mol do soluto e a massa da solução em quilogramas.
b. ( ) o quociente entre o número de mol do soluto e o número de mol total da solução.
c. ( ) o quociente entre a massa do soluto em gramas e a massa do solvente em quilogramas.
d. ( ) a relação entre o número de gramas do soluto e o volume da solução em mililitros.
e. ( X ) a relação entre o número de mol do soluto e o volume da solução em litros.


16. (FEPESE) O modelo atômico que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons em órbita circular, é denominado de:
a. ( X ) Modelo atômico de Bohr.
b. ( ) Modelo dos orbitais atômicos.
c. ( ) Modelo dos níveis e sub-níveis de energia.
d. ( ) Modelo atômico grego.
e. ( ) Princípio da incerteza.

17. (FEPESE) A descoberta da radioatividade, no final do século XIX, deu início a novas investigações sobre a
constituição da matéria. Fenômenos surpreendentes já não podiam ser justificados pela existência de uma matéria contínua e indestrutível.
Considerando a evolução dos modelos atômicos, assinale a proposição correta.
a. ( ) Os filósofos gregos acreditavam na existência de átomos contendo massa e carga elétrica.
b. ( ) Os experimentos realizados por Dalton confirmaram a existência dos nêutrons.
c. ( X ) Os resultados dos experimentos realizados por Rutherford indicaram que o átomo contém um núcleo muito pequeno, positivo e denso.
d. ( ) Após as experiências com os raios catódicos, Thomson afirmou que o átomo é uma esfera
maciça, contendo cargas elétricas positivas e negativas.
e. ( ) De acordo com o modelo atômico proposto por Bohr, os elétrons podem saltar de uma
órbita interna para outra mais externa, absorvendo um quantum de energia.

18. Sobre os fenômenos de isotopia, isobaria e isotonia são feitas as seguintes afirmações:

  • I. A massa atômica de um elemento químico é calculada pela média ponderada do número de massa de seus isótopos naturais, multiplicada pela respectiva abundância de cada isótopo na natureza.
  • II. Isótopos representam átomos de elementos químicos diferentes.
  • III. Isótopos de determinado elemento possuem propriedades químicas iguais.
  • IV. O número de massa (A) é um número inteiro, que indica o total de partículas (prótons e nêutrons) existentes no núcleo atômico.
  • V. Átomos com o mesmo número de elétrons na camada de valência caracterizam o mesmo
  • elemento químico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) I, II e III.
b. ( ) II, IV e V.
c. ( ) III, IV e V.
d. ( ) I, IV e V.
e. ( X ) I, III e IV

19 - Os modelos atômicos são importantes na compreensão de propriedades das substâncias. Sobre os modelos atômicos, assinale a alternativa correta.
a) O modelo de Dalton não contempla a existência de substâncias compostas.
*b) De acordo com o modelo de Thomson, o átomo é divisível.
c) No modelo de Thomson, a carga elétrica total do átomo não é nula.
d) No modelo de Rutherford, é impossível estimar o tamanho relativo do núcleo em relação ao átomo.
e) O próton era desconhecido quando Rutherford propôs seu modelo.

20 - (UFPR/TEC/2008) Sobre as propriedades das substâncias iônicas e covalentes, assinale a alternativa correta.
*a) Substâncias moleculares podem ser sólidas, líquidas ou gasosas à temperatura de 25 ºC e à pressão de 1 atm.
b) Substâncias formadas pela união de não-metais apresentam temperaturas de fusão e ebulição relativamente altas.
c) Substâncias metálicas conduzem corrente elétrica no estado sólido, mas não conduzem no estado líquido.
d) Substâncias iônicas conduzem corrente elétrica no estado líquido e no estado sólido.
e) Substâncias formadas pela união entre elementos químicos metálicos e não-metálicos possuem temperaturas de fusão relativamente baixas.
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Gabarito dos Exercícios de Química 9 ano com gabarito


1.A
2.B
3.D
4.A
5.D
6.A
7.D
8.B
9.C
10.C
11.A
12.D
13.E
14.D
15.E
16.A
17.C
18.E
19. B
20.A

Exercícios de Química 9 ano com gabarito

Exercícios de química 9 ano resolvidos


1 - (UFPR/TEC/2008) Sobre a estrutura e a nomenclatura de ácidos e bases, assinale a alternativa correta.
a) O HNO3 em seu estado puro é composto por íons.
*b) O ânion bromito possui dois oxigênios em sua fórmula.
c) Na representação da estrutura de Lewis, o nitrogênio do gás amônia possui 3 pares de elétrons ao seu redor.
d) O ânion acetato possui oito pares de elétrons que participam de ligação covalente.
e) O ácido metafosfórico possui fórmula molecular H4P2O7.

2 - (UFPR/TEC/2008) Sobre as propriedades e definições de ácidos e bases, assinale a alternativa correta.
*a) Ácidos em solução aquosa avermelham o papel tornassol azul.
b) Ácidos sofrem dissociação iônica, enquanto que bases sofrem ionização.
c) De acordo com a definição de Arrhenius, bases são substâncias que aceitam prótons.
d) De acordo com a definição de Brønsted e Lowry, ácidos são compostos que, dissolvidos em água, originam H+ como único cátion.
e) O hidróxido de amônio puro é sólido à temperatura ambiente.

3 - (UFPR/TEC/2008) Sobre os hidrocarbonetos, álcoois e aldeídos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Alcadienos, ciclanos e aromáticos pertencem ao grupo dos hidrocarbonetos.
b) O grupo orgânico benzil e o tolueno possuem sete carbonos cada.
*c) Nos alcoóis, a hidroxila pode estar ligada a um carbono saturado ou insaturado.
d) Na nomenclatura dos álcoois ramificados, a prioridade é dada à hidroxila e não às ramificações.
e) Na nomenclatura de aldeídos, o carbono do grupo orgânico aldoxila recebe a numeração “1”.

4 - (UFPR/TEC/2008) Sobre as cetonas, éteres, ésteres e ácidos carboxílicos, assinale a alternativa correta.
a) Na nomenclatura de cetonas ramificadas, a numeração deve começar pela extremidade com maior quantidade de ramificações.
b) Éteres possuem um oxigênio ligado unicamente a carbonos saturados.
*c) O éter comum possui 4 carbonos.
d) Ésteres são usualmente obtidos pela reação entre um ácido carboxílico e um aldeído.
e) O ácido fórmico e o formaldeído possuem ambos fórmula molecular CH2O.

5 - (UFPR/TEC/2008) Sobre os conceitos e as aplicações das grandezas e unidades químicas, assinale a alternativa correta.
a) A massa molar de um elemento químico é numericamente igual ao seu número de massa.
b) O mol é a quantidade padrão da grandeza massa.
c) A constante de Avogadro é um número puro e, portanto, sem unidades.
*d) Massas molares podem se referir a moléculas, átomos, íons ou elétrons.
e) O valor da constante de Avogadro é um valor teórico, não sendo possível medi-lo  experimentalmente.

6 - (UFPR/TEC/2008) A reação entre íons dicromato e Fe2+ em meio ácido resulta em Cr3+, Fe3+ e água em determinadas condições.
Assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes estequiométricos, supondo os menores números inteiros, da equação que representa esse processo.
a) 8.
b) 14.
c) 17.
d) 35.
*e) 36.

7 - (UFPR/TEC/2008) A massa de um recipiente de calcinação contendo carbonato de cálcio é de 18,72 g. Esse recipiente é aquecido à alta temperatura até massa constante de 16,96 g. Assinale a alternativa que apresenta a massa do recipiente de calcinação.
a) 12,45 g.
b) 13,18 g.
*c) 14,72 g.
d) 15,33 g.
e) 16,96 g.

8 - (UFPR/TEC/2008) Soluções aquosas de baixas concentrações de sais resultam em variação de densidade desprezível, em muitas
situações, em relação à água destilada. Sobre a concentração de soluções, considere as seguintes afirmativas:

  • 1. A concentração em porcentagem de massa dividida pela massa molar do soluto resulta na concentração em mol por litro.
  • 2. Uma solução de NaCl 0,9% em massa tem concentração 0,74 mol/L.
  • 3. A unidade partes por milhão (ppm) pode se referir ao título em massa ou ao título em volume.
  • 4. A mistura de 100 mL de solução NaCl 0,60 mol/L com 200 mL de solução NaCl 0,45 mol/L resulta numa solução de NaCl de concentração 0,50 mol/L.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
*c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

9 - (UFPR/TEC/2008) A representação gráfica da concentração de reagentes e produtos em função do tempo é uma importante ferramenta que auxilia na compreensão de vários aspectos cinéticos da química. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a) Reagentes apresentam uma curva ascendente, porque são consumidos durante a transformação química.
b) Produtos apresentam uma curva decrescente, uma vez que são formados durante a transformação química.
c) A inclinação da curva de reagentes e de produtos em um mesmo intervalo de tempo deve ser a mesma.
*d) A variação de concentração dos reagentes e produtos em um mesmo intervalo de tempo obedece a uma proporção estequiométrica.
e) A velocidade de formação dos produtos é constante quando os reagentes contidos em dois recipientes estão finamente divididos e são misturados na ausência de interferentes.

10 - (UFPR/TEC/2008) Sobre a teoria das colisões e a expressão da lei cinética, assinale a alternativa correta.
a) Quanto menor a temperatura, maior será o valor da constante de velocidade.
b) Quanto maior a energia de ativação, maior será o valor da constante de velocidade.
c) A ordem de reação dos reagente e produtos é numericamente igual aos seus coeficientes estequiométricos.
d) Reações elementares são aquelas em que as moléculas dos produtos se formam após uma única colisão trimolecular.
*e) O número de moléculas reagentes em uma reação elementar é chamado de molecularidade.

11 - (UFPR/TEC/2008) As transformações químicas que ocorrem com mudança dos números de oxidação das espécies químicas envolvidas são freqüentes na natureza e nas produções industriais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
*a) O número de oxidação de um elemento em espécies químicas com ligações covalentes depende da eletronegatividade
dos outros elementos presentes na molécula ou íon.
b) O hidrogênio possui número de oxidação +1 em todos os seus compostos.
c) Elementos metálicos apresentam mais de uma possibilidade de número de oxidação em seus compostos com elementos  representativos.
d) A redução de um metal equivale à sua corrosão.
e) O agente redutor e o agente oxidante são os produtos de uma transformação que, respectivamente, perdem e ganham os elétrons.

12 - (UFPR/TEC/2008) Sobre as técnicas de filtração, decantação e destilação, que utilizam determinadas vidrarias para a separação e a purificação de substâncias, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Funil, béquer, bastão de vidro.                  ( ) Destilação.
2. Funil de separação.                                    ( ) Filtração a vácuo.
3. Condensador, balão de fundo chato.          ( ) Filtração simples.
4. Funil de Büchner, kitassato.                       ( ) Destilação fracionada.
5. Coluna de destilação.                                 ( ) Decantação.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
*a) 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
b) 2 – 5 – 3 – 1 – 4.
c) 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
d) 3 – 1 – 4 – 5 – 2.
e) 5 – 2 – 3 – 4 – 1.

13 - (UFPR/TEC/2008) Sobre a utilização de dispositivos que exploram as transformações de óxido-redução, assinale a alternativa correta.
a) Em uma pilha, o pólo positivo é o eletrodo em que ocorre a redução.
b) Na cela galvânica, a oxidação ocorre no cátodo.
c) Celas eletroquímicas são chamadas de galvânicas se a transformação de óxido-redução for provocada por corrente elétrica.
*d) Na cela eletrolítica, o pólo positivo é chamado de ânodo.
e) Na galvanoplastia, uma fina camada de metal é depositada no ânodo por meio de uma eletrólise aquosa.

14- (UFPR/TEC/2008) Considerando a temperatura de 25 ºC, assinale a alternativa correta.
a) Misturas de dois solventes orgânicos com diferença de temperatura de ebulição de menos de 10 graus podem ser separadas pela técnica de destilação simples.
b) Misturas de uma substância líquida com uma substância sólida solúvel no líquido no qual se encontra podem ser separadas por decantação.
*c) A filtração pode ser utilizada para separar um líquido de um sólido não-solúvel no líquido no qual se encontra.
d) A filtração a vácuo pode ser utilizada para separar dois líquidos imiscíveis.
e) A destilação fracionada deve ser utilizada para separar uma mistura de dois sólidos.

15 - (UFPR/TEC/2008) Sobre a entalpia dos sistemas, assinale a alternativa correta.
a) A mudança de estado físico de uma substância não altera seu conteúdo energético.
b) A evaporação de água de uma superfície úmida na ausência de fonte de calor externa não modifica a temperatura da superfície.
c) Diferentes variedades alotrópicas possuem a mesma entalpia.
*d) A entalpia de um sistema informa a quantidade de energia desse sistema que poderia ser transformada em calor em processos à pressão constante.
e) Processos endotérmicos e exotérmicos, respectivamente, liberam e absorvem calor em relação a suas vizinhanças.

16 - Assinale a alternativa correta sobre as entalpias padrões e as energias de ligação de um sistema.
a) Os valores das entalpias padrões de combustão são positivos.
*b) As entalpias padrões de formação podem ter valores positivos, negativos ou nulos.
c) A quebra de uma ligação química é um processo exotérmico.
d) Ligações triplas possuem menor valor de energia de ligação do que ligações simples entre dois átomos.
e) O estado-padrão de uma substância corresponde a essa substância nas condições normais de temperatura e pressão.

Questões sobre Biotecnologia (alimentos, fármacos e componentes biológicos), com gabarito

Questões de Biologia sobre Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. Sugeridas para as aulas de Biologia do Ensino Médio, provas, exames e testes. Vestibular e ENEM.

Questões de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos



1) (CieBio) O uso da biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos desde os tempos mais antigos. São exemplos de atividades de obtenção e manutenção dos alimentos precursores da biotecnologia, exceto:

a) Bebidas alcoólicas (cerveja e vinho) são produzidas por sumérios e babilônios
b) Panificação e bebidas fermentadas utilizadas por egípcios e gregos
c) Surgimento da fermentação industrial (ácido láctico, etanol, vinagre)
d) Agricultura nômade com a exploração do solo até a exaustão.


2) (CieBio) No século passado algumas técnicas marcaram os estudos e desenvolvimento da biotecnologia. Assinale a alternativa que não corresponde a esta afirmação.

a) Sementes híbridas de milho começam a ser comercializadas.
b) Síntese de glicerol, acetona e ácido cítrico
c) Classificação dos seres vivos
d) Antibióticos são produzidos em larga escala por processos fermentativos
3) (CieBio) Leia os itens

I.  Foi estabelecida a estrutura do DNA por Wilson e Crick
II. Início da engenharia genética para muitos cientistas ocorre com Cohen e Boyer transferem um gene de um organismo para outro.
III. O Projeto Genoma, que identificou o mapa genético humano.

Estão corretos

a) apenas o item I
b) apenas os itens II e III
c) apenas os itens I e III
d) os itens I, II e III


4) (CieBio) O impacto da biotecnologia atinge vários setores produtivos e apresenta algumas vantagens. Sobre o tema assinale a alternativa ERRADA

a) Produção de plantas resistentes a doenças, 
b) Fabricação de plásticos biodegradáveis e detergentes mais eficientes,
c) processos industriais menos poluentes, mas produtos agrícolas transgênicos
d) testes diagnósticos e novos medicamentos 

5) (CieBio) Produtos de origem biotecnológica
a) Agricultura Adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas
transgênicas, etc.
b) Alimentação - Pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc.
c) Eletrônica - Aumento da capacidade das usinas hidrelétricas
d) Meio Ambiente Recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água

Questões de Biologia sobre Biotecnologia (alimentos, fármacos e componentes biológicos), com gabarito

6) (CieBio) São aplicações da biotecnologia exceto:
a) Seleção e melhoramento genético de embriões na pecuária
b) Produção de Antibióticos, hormônios e outros produtos
c) Fabricação de reagentes e testes para diagnóstico, etc.
d) Desenvolvimento de microprocessador para computadores

7) (CieBio) Alguns pesquisadores dividem as biotecnologias ao desenvolvimento de produtos e processos deve
em grandes áreas. Assinale a alternativa errada
a)“Biotecnologia Branca”: diz respeito às aplicações industriais e ambientais;
b) “Biotecnologia Vermelha”: inclui as aplicações relativas à saúde; 
c) “Biotecnologia Verde”: dedica-se às aplicações agrícolas e alimentares; 
d) “Biotecnologia Azul”: dedica-se a aplicações com origem em organismos que voam. 

8) (CieBio) sobre as aplicações industriais e ambientais da biotecnologia analise os seguintes itens: 

I.  Inclui os processos industriais que utilizam enzimas e organismos para processar e produzir químicos, materiais e energia. 
II. Monitoramento de poluentes (biosensores);
III. Tratamento de resíduos industriais e águas residuárias;

Estão corretos

a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas I e III
d) I, II, III


9) (CieBio) Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso sobre as aplicações biotecnológicas

( ) Ajudam no Aumento de fertilidade do solo;
( ) Atuam na Fixação biológica de nitrogênio;
( ) Promovem Controle biológico de insetos e patógenos;
( ) Produzem novas bactérias a partir de nanopartículas

10) (CieBio) São exemplos de aplicações biotecnológicas na área da alimentação, exceto:
a) métodos de produção e preservação de alimentos
b) Biopolímeros de aplicação médica
c) Produção e preservação de alimentos;
d) Produção de bebidas;



Veja também:

 
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Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.