Planejamento de ciências 7º Ano do Ensino Fundamental, BNCC.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
Nível de Ensino Ensino Fundamental 7º Ano
Componente Curricular Ciências
Modalidade de Ensino Educação Presencial
1. Objetivos Gerais
Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.
Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.
2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades
2.1 Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos de conhecimento
- Máquinas simples
- Formas de propagação do calor
- Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
- História dos combustíveis e das máquinas térmicas
HABILIDADES
- (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
- (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
- (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
- (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
- (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
- (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
2.2 Unidade Temática Vida e evolução
Objetos de conhecimento
- Diversidade de ecossistemas
- Fenômenos naturais e impactos ambientais
- Programas e indicadores de saúde pública
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HABILIDADES
- (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
- (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
- (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
- (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
2.3 Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos de conhecimento
- Composição do ar
- Efeito estufa
- Camada de ozônio
- Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
- Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)
- Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
- Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
- Jogos e simulações.
- Exploração bibliográfica,
- Entrevista,
- Experimentação,
- Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
- Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.
- Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
- Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
- Jogos e simulações.
- Exploração bibliográfica,
- Entrevista,
- Experimentação,
- Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
- Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.
4. Avaliação
Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA.
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.
Outros planejamentos
Observação. Planejamento sugestivo
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.
Outros planejamentos
Áreas de interesse:
Planejamento anual de ciências
Plano de aula de ciências
Planejamento de ciências
Plano de curso de ciências
Exercícios, Planos de aula e Planejamentos:
- Exercícios e Questões de Ciências e Biologia
- Curiosidades
- Plano de Aula de Ciências sobre o Universo.
- Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental
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Por Blog do Ensino de Ciências




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Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar textos e exercícios de ciências Ensino Fundamental: 6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano e questões de biologia para o Ensino Médio: 1 Ano, 2 Ano e 3 Ano. Vestibular e ENEM
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