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Planejamento de ciências 6º Ano do Ensino Fundamental. Ciclo Anual, com objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdos e avaliação. Modelo básico para a elaboração do plano de aula e sugerido para escolas públicas e privadas para professores de ciências. Confira a Lista de Exercícios sobre Quilópodes e Diplópodes.

Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental




Objetivos Gerais do Planejamento de Ciências para 6º Ano


Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino FundamentalDesenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo.


Objetivos Específicos do planejamento anual


O aluno deverá ao final do período saber organizar informações sobre cometas, planetas e satélites do Sistema Solar e outros corpos celestes para elaborar uma concepção de Universo. Caracterizar os movimentos visíveis dos corpos celestes no horizonte e seu papel para a orientação espaço-temporal dos seres vivos. Compreender a importância do Sol para a manutenção da vida no planeta. Aplicar os conceitos sobre a lei da gravidade. Conhecer a importância da conquista espacial. Entender como e por que o homem conquistou a Lua.

Ao final desta etapa o aluno deverá conhecer a inter-relação entre a formação dos diversos componentes da Terra. Diferenciar as camadas do planeta. Visualizar a quantidade de água no planeta, por meio de gráficos, esquemas etc. Enumerar os vários tipos de água, bem como seus benefícios à saúde. Determinar os elementos constituintes da água. Definir as fases da água (sólido, líquido e gasoso). Esquematizar o ciclo da água na natureza, observando as mudanças de fases. Compreender que os seres vivos dependem da água. Entender. Valorizar o conhecimento, historicamente acumulado, considerando o papel das novas tecnologias e o embate de idéias nos principais eventos da história da água até os dias de hoje. Compreender as várias formas de poluição da água e suas conseqüências nos ecossistemas.

Objetiva-se ainda levar o aluno a conhecer as características e elementos das camadas terrestres. Diferenciar as camadas da crosta terrestre. Identificar os principais grupos de rochas, de acordo com suas características de formação. Identificar os elementos que constituem os diferentes tipos de solo. Identificar aspectos naturais e da intervenção do homem que demonstrem o esgotamento do solo. Conscientizar-se de que o homem pode alterar o equilíbrio da natureza desmatamento e queimadas e associar alguns problemas do ambiente e a sua interferência. Compreender como as diferentes formas de intervenção do ser humano na ocupação dos espaços podem levar à mudança na dinâmica do ambiente como um todo ar, água, solo, envolvendo a saúde e o bem-estar da sociedade. Conhecer os agentes de contaminação do solo. Relacionar as principais medidas de prevenção de doenças adquiridas pelo solo contaminado

Busca-se permitir ao educando entender como o ar se distribui na atmosfera, relacionar e diferenciar as camadas atmosféricas. Compreender a importância do ozônio, as alterações e conseqüências causadas pelo homem. Identificar os componentes constituintes do ar atmosférico e suas utilidades para os seres vivos e nas atividades humanas. Compreender as semelhanças entre a respiração e a combustão em relação ao consumo de oxigênio, estabelecendo a diferença entre combustível e comburente. Observar em situações do cotidiano a ação do ar em reações de oxidação. Compreender a formação e tipos de ventos, assim como sua utilidade em atividades desenvolvidas pelo homem. Relacionar as massas de ar frio e quente com o vento tipo noroeste e suas conseqüências em nossa região. Conhecer alguns instrumentos usados para a previsão do tempo e interpretar boletins meteorológicos Distinguir a grande importância dos três elementos do ar oxigênio, nitrogênio e gás carbônico com as atividades dos seres vivos. Conscientizar-se de que o homem introduz vários fatores que podem alterar o equilíbrio da composição do ar. Observar os principais danos causados pelo homem e relacionar suas causas e efeitos. Conhecer as principais doenças causadas por microorganismos transmitidos pelo ar e as formas de se evitar o contágio.

Tem por fim, este período levar o aluno a reconhecer que a diversidade leva ao equilíbrio do ecossistema. Caracterizar ecossistema relevante na região onde vive, descrevendo o clima, o solo, a disponibilidade de água e suas relações com os seres vivos, identificados em diferentes hábitats e em diferentes níveis na cadeia alimentar. Tendo realizado estudos sistemáticos acerca de um ecossistema relevante, os estudantes deverão ser capazes de reconhecer características básicas relativas aos diferentes componentes.


Conteúdos relacionados ao planejamento anual de ciências


Universo: Formação do Universo. Sistema Solar e Lei de gravitação universal. Sol, fonte de energia. Conquista do espaço: A conquista da Lua. Instrumentos para estudos espaciais

Ação dos fatores de formação do solo. Rochas origem, modificação e formação. Tipos de solo húmico, de mangue, arenoso, argiloso, solo de encostas. Intemperismo e erosão modificação das paisagens: natural e provocada. Problemas principais com o solo escorregamento dos morros, fundações de edifícios, águas subterrâneas. Poluição do solo contaminação por fossas, lixo doméstico e industrial, esgoto, agrotóxicos etc). Doenças transmitidas por meio do solo. Solo e seres vivos componentes dos ecossistemas físicos e biológicos. Preservação do solo mangue, morros etc.

Composição e propriedades da água. Ciclo natural da água Água e os seres vivos: Água no corpo, ganho e perda da água transpiração e desidratação. Ocorrência e tipos Energia produzida pela água hidroelétrica. Mananciais e tratamento da água

Tipos de vento e brisa do mar/terra. Aplicações da energia dos ventos Circulação atmosférica regional Formação. Tipos de vento e brisa do mar/terra. Aplicações da energia dos ventos. Tempo e clima regional chuva, escorregamento Ar e seres vivos respiração, fotossíntese. Questões ambientais: Poluição do ar (pólo industrial de Cubatão, ar nas grandes cidades). Efeito estufa. Chuva ácida. Camada de Ozônio. Inversão térmica. Ar contaminado: Viroses transmitidas pelo ar. Prevenção de doenças vacinas, hábitos de saúde.

Cadeia e teia alimentar. Natureza e Meio Ambiente: Biomas Mata Atlântica, mangue, praias, costão rochoso


Avaliação


Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala. A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades. AVALIAÇÃO QUALITATIVA. Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.




Planejamento elaborado por RGS


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