Dicas de Planejamento para aula de Projetos de Ciências

Dicas para Planejar Projetos para Aulas de Ciências


Pesquisa Científica
Os alunos constroem seu próprio entendimento, assumindo um papel ativo na aprendizagem.

Objetivos

A pesquisa científica visa a construção ativa de idéias e a formação de conexões.
A pesquisa científica deve guiar os alunos na natureza investigativa da ciência.
A pesquisa científica envolve atividades e habilidades na busca ativa de entendimento
A pesquisa científica objetiva transformar o aprendizado de assistir e ouvir.
A pesquisa científica permite que os alunos tenham um papel ativo na compreensão de seu aprendizado científico.
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3 Tipos de metodologias para pesquisa na aula de ciências

1. Pesquisa Estruturada
Os alunos seguem instruções específicas do professor ao se envolverem em atividades práticas de descoberta.
Os alunos se concentram em um aspecto da investigação e o professor fornece conexão com o problema maior.
Os modelos e guias dos professores são fornecidos como oportunidade de investigação.
O professor orienta o raciocínio através da discussão.

2. Pesquisa guiada
Os alunos determinam o procedimento de investigação que foi escolhido pelo professor.
Os alunos se concentram em todos os aspectos da investigação, à medida que o professor orienta as conexões.
Os modelos e guias dos professores são fornecidos como oportunidade de investigação.
O professor orienta o raciocínio através da discussão.

3. Pesquisa iniciada pelo aluno
Os alunos geram perguntas a partir de um tópico selecionado pelo professor e projetam investigações próprias.
Os alunos se concentram em todos os aspectos da investigação e investigação científica.
O professor define objetivos de aprendizagem.
O professor orienta o raciocínio apenas se necessário, pois os alunos resolvem problemas.


Metodologia e condução uma pesquisa científica?

Empregar equipamentos e ferramentas simples para coletar dados e ampliar os sentidos.
Usar ferramentas e técnicas apropriadas para coletar, analisar e interpretar dados.
Usar tecnologia e matemática para melhorar investigações e comunicações.
Usar dados para construir uma explicação razoável.
Desenvolver descrições, explicações, previsões e modelos usando evidências.
Formular e revisar explicações e modelos científicos usando lógica e evidência
Comunicar investigações e explicações.
Pense de forma crítica e lógica para estabelecer as relações entre evidências e explicações.
Reconhecer e analisar explicações e modelos alternativos.



Habilidades do aluno necessárias para pesquisa científica


  • Os alunos apresentam demonstrações feitas por eles.
  • Os alunos atuam replicando experimentos .
  • Os alunos fazem investigações que levam a descobertas.
  • Os alunos conduzem investigações abertas para responder a perguntas geradas por professores.
  • Os alunos conduzem investigações abertas para responder às suas próprias perguntas.


Tipos de pesquisas

Pesquisa do livro
Em uma lição de livro, uma planilha de atividades guiadas pode ser a única investigação. Nada está sob controle do aluno , exceto manipular os materiais de acordo com as instruções da planilha.

Pesquisa Guiada
É apresentada uma pergunta ou desafio em que os alunos determinam o caminho para uma solução. O professor, no entanto, fornece um foco estreito ao caminho.

Pesquisa aberta
Os alunos têm controle sobre uma série de questões dentro de uma área definida pelo professor ' instruções de s. Sujeito à facilitação do professor, os alunos têm controle sobre os meios da investigação.

A pesquisa envolve:

  • Fazer observações
  • Fazer perguntas
  • Examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já é conhecido
  • Planejar investigações
  • Revero que já é conhecido à luz das evidências
  • Propor respostas, explicações e previsões
  • Comunicar resultados
  • Identificando premissas
  • Usando pensamento crítico e lógico

Habilidades do Processo Científico


Observação
Observar cuidadosamente, tomar notas, comparar e contrastar, classificar

Questões
Fazer perguntas sobre observações que podem levar a investigações

Hipotese
Fornecendo explicações para quaisquer observações

Prever
Sugerindo o que pode acontecer com base em observações

Experimentar e / ou investigar
Planejando e conduzindo um experimento

Medindo
Coletando e interpretando dados
Analisando e sintetizando

Comunicação
Justificando e defendendo dados


Dificuldades para a pesquisa científica na aula de ciências


  • O planejamento da pesquisa leva muito tempo. Pode não “ encaixar ” no currículo. na Base Nacional Curricular Comum BNCC
  • Os alunos carecem de habilidades sociais e maturidade para operar em um ambiente de perguntas. O controle dos alunos será um problema.
  • Os objetivos da consulta podem ser difíceis de avaliar.
  • Os professores têm preocupações
  • O ensino da investigação exige uma estratégia de ensino diferente que leva tempo para aprender e implementar. .
  • A realização de atividades práticas não garante uma boa lição de investigação, nem a leitura sobre ciência é incompatível com a investigação. Uma boa consulta é planejada e ocorre dentro da atividade.



Responsabilidades do professor em uma sala de aula baseada em perguntas:

Criar um ambiente de aprendizado rico escolhendo atividades que garantam o pensamento ativo
Orientando o aprendizado para garantir o conteúdo
Planejando e apresentando a consulta
Identificando conceitos que os alunos investigarão
Facilitando a investigação e discussão
Fazer perguntas que investigam e desenvolvem habilidades de pensamento
Controlando a turma, mas à distância
Monitorar o comportamento do aluno, movendo-se pela sala e conversando individualmente com os alunos

Estratégia do Ciclo de Aprendizagem
Gere perguntas, forme hipóteses.
Faça observações.
Colete e registre dados.
Comece com uma pergunta interessante, uma razão para explorar.
Explore materiais, problemas, fenômenos e idéias.
Faça observações.



Dicas de Planejamento de Pesquisa para Aulas de Ciências



Planejamento da pesquisa científica.

  • Selecione um tópico de ciências no currículo.
  • Prepare materiais e equipamentos.
  • Localize recursos e explore o conteúdo científico.
  • Desenvolva os objetivos da lição.
  • Organize a sala de aula.
  • Estabeleça regras básicas.
  • Implemente a investigação científica em sua sala de aula
  • Aplique o ciclo de aprendizado ou uma estratégia de ensino semelhante baseada em perguntas.
  • Implemente a investigação científica em sua sala de aula
  • Avalie o conhecimento prévio do aluno.
  • Use gerenciamento de tempo.
  • Torne-se um facilitador.
  • Use técnicas de questionamento.
  • Aborde equívocos.
  • Integre o assunto.
  • Realize avaliações.


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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.