Planejamento de Ciências 8º Ano Ensino Fundamental, BNCC
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
Nível de Ensino Ensino Fundamental 8º Ano
Componente Curricular Ciências
Modalidade de Ensino Educação Presencial
1. Objetivos Gerais
Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.
2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades
2.1 Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos de conhecimento:
- Fontes e tipos de energia
- Transformação de energia
- Cálculo de consumo de energia elétrica
- Circuitos elétricos
- Uso consciente de energia elétrica
Habilidades
- (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
- (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
- (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
- (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
- (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
2.2 Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos de conhecimento
- Mecanismos reprodutivos
- Sexualidade
Habilidades
- (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
- (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
- (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
2.3 Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos de conhecimento
- Sistema Sol, Terra e Lua
- Clima
Publicidade
Habilidades
- (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
- (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
- (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)
- Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
- Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
- Jogos e simulações.
- Exploração bibliográfica,
- Entrevista,
- Experimentação,
- Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
- Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.
4. Avaliação
Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA.
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.
Observação. Planejamento sugestivo
Outros planejamentos
Planejamento anual de ciências 6º Ano
Plano de aula de ciências 6º Ano
Planejamento de ciências 6º Ano
Plano de curso de ciências 6 Ano
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs - Ciências
Exercícios, Planos de aula e Planejamentos:
- Exercícios e Questões de Ciências e Biologia
- Curiosidades
- Plano de Aula de Ciências sobre o Universo.
- Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental
Leia Também:
- 5 incríveis ataques de leões a turistas em Safari.
- Exercícios sobre Propriedades da Matéria
- 50 Questões de Biologia para o Ensino Médio
Por Blog do Ensino de Ciências




Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar textos e exercícios de ciências Ensino Fundamental: 6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano e questões de biologia para o Ensino Médio: 1 Ano, 2 Ano e 3 Ano. Vestibular e ENEM
Recomendados para Você: