Publicidade

Planejamento de Ciências 8º Ano Ensino Fundamental, BNCC

Planejamento de Ciências 8º Ano Ensino Fundamental, BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.

Nível de EnsinoEnsino Fundamental 8º Ano
Componente CurricularCiências
Modalidade de EnsinoEducação Presencial

1. Objetivos Gerais

Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.


2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades

2.1 Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de conhecimento:

  • Fontes e tipos de energia
  • Transformação de energia
  • Cálculo de consumo de energia elétrica
  • Circuitos elétricos
  • Uso consciente de energia elétrica

Habilidades

  • (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
  • (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
  • (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
  • (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
  • (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

2.2 Unidade Temática: Vida e evolução

Objetos de conhecimento

  • Mecanismos reprodutivos
  • Sexualidade

Habilidades

  • (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
  • (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
  • (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
  • (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

2.3 Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de conhecimento

  • Sistema Sol, Terra e Lua
  • Clima

Habilidades

  • (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
  • (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
  • (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
  • (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


Conteúdos para Planejamento de Ciências - Ar, Água e Solo

3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)

  • Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
  • Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
  • Jogos e simulações. 
  • Exploração bibliográfica, 
  • Entrevista, 
  • Experimentação, 
  • Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
  • Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.

4. Avaliação

Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala. 
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades. 
AVALIAÇÃO QUALITATIVA. 
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.




Áreas de interesse:
Planejamento anual de ciências 6º Ano
Plano de aula de ciências 6º Ano
Planejamento de ciências 6º Ano
Plano de curso de ciências 6 Ano

Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs - Ciências 


Destaques:

Exercícios, Planos de aula e Planejamentos:
Textos para aulas de Ciências e Biologia
Curiosidades

Publicidade

Por Blog do Ensino de Ciências

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe
Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.

Recomendados para Você:
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar