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Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos. Para Ensino fundamental anual ou semestral. Planejamento curricular de ciências anual com uma relação direta com o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar e com os projetos que serão desenvolvidos na escola.

Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos

Objetivos Gerais do Planejamento de Ciências EJA:


Planejamento de Ciências EJA
by Pixabay
Tem-se por fim apresentar conteúdos, no contexto do PPP considerando uma base para um desenvolvimento autônomo, das aprendizagens da escola relacionadas significativamente com as preocupações comuns na vida. Tangenciando a linha mestra do Projeto Político Pedagógico e a temática do ensino de ciências EJA, sendo possível generalizar a contextualização como recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos espontaneamente.
Objetiva-se também, tendo em vista, a temática abordada nos projetos propostos pelos professores da Unidade estabelecer uma relação do conteúdo de ciências com os temas de interesse que jovens apresentam, durante o processo de construção de conhecimento acerca de si e seu contexto social, ou seja, relacionados com contextos sociais e de cidadania e a QUALIDADE DE VIDA.
Assim, busca-se instigar questionamentos, problematizar e buscar alternativas para enfrentamento e superação, educação e hábitos.
Partiremos da consideração de que o foco central é o homem e sua ação histórica, social, política e ética.


Objetivos específicos do Planejamento de Ciências EJA:


Alinhavando-se com o Projeto Político Pedagógico o planejamento, visa adentrar em temas que vão de encontro com os conteúdos propostos para o 6º ano na matéria de ciências. Assim, nas Unidades abordaram uma aprendizagem significativa para aluno como O Universo e seus múltiplos movimentos, que serão desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas. Temas que abordam problemáticas que estão diretamente correlacionadas com o cotidiano dos alunos, as quais podem ser mais ou menos perceptíveis por eles próprios.
Objetiva-se também Sensibilizar a comunidade escolar da importância das medidas preventivas frente às doenças relacionadas ao funcionamento integral do corpo humano, bem como, ao sexo.
Enfim, pretende-se desenvolver uma postura de respeito, solidariedade e multiplicação das informações através das palestras propostas, peça e exploração da Sala de Leitura.

Metodologia


Uso de modelos, a abordagem de conhecimento das concepções prévias, representações visuais do corpo humano em materiais de ensino e relação Ciências e Arte, sobretudo relacionada a peça (monólogo) a ser desenvolvida na escola.
Utilizar a informação veiculada por alunos tendo como objetivo uma linguagem mais adequada aos estudantes da escola.

A profundidade de abordagem do tema será adequada a cada Unidade de Progressão respeitando as potencialidade e possibilidades de cada unidade a fim de adentrar o assunto e explicitá-lo de forma adequado e coerente com as capacidades dos alunos.

Elaborado por RGS

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