Publicidade

Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos

Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos. Para Ensino fundamental anual ou semestral. Planejamento curricular de ciências anual com uma relação direta com o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar e com os projetos que serão desenvolvidos na escola.

Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos

Objetivos Gerais do Planejamento de Ciências EJA:


Planejamento de Ciências EJA
by Pixabay
Tem-se por fim apresentar conteúdos, no contexto do PPP considerando uma base para um desenvolvimento autônomo, das aprendizagens da escola relacionadas significativamente com as preocupações comuns na vida. Tangenciando a linha mestra do Projeto Político Pedagógico e a temática do ensino de ciências EJA, sendo possível generalizar a contextualização como recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos espontaneamente.
Objetiva-se também, tendo em vista, a temática abordada nos projetos propostos pelos professores da Unidade estabelecer uma relação do conteúdo de ciências com os temas de interesse que jovens apresentam, durante o processo de construção de conhecimento acerca de si e seu contexto social, ou seja, relacionados com contextos sociais e de cidadania e a QUALIDADE DE VIDA.
Assim, busca-se instigar questionamentos, problematizar e buscar alternativas para enfrentamento e superação, educação e hábitos.
Partiremos da consideração de que o foco central é o homem e sua ação histórica, social, política e ética.



Objetivos específicos do Planejamento de Ciências EJA:


Alinhavando-se com o Projeto Político Pedagógico o planejamento, visa adentrar em temas que vão de encontro com os conteúdos propostos para o 6º ano na matéria de ciências. Assim, nas Unidades abordaram uma aprendizagem significativa para aluno como O Universo e seus múltiplos movimentos, que serão desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas. Temas que abordam problemáticas que estão diretamente correlacionadas com o cotidiano dos alunos, as quais podem ser mais ou menos perceptíveis por eles próprios.
Objetiva-se também Sensibilizar a comunidade escolar da importância das medidas preventivas frente às doenças relacionadas ao funcionamento integral do corpo humano, bem como, ao sexo.
Enfim, pretende-se desenvolver uma postura de respeito, solidariedade e multiplicação das informações através das palestras propostas, peça e exploração da Sala de Leitura.

Metodologia


Uso de modelos, a abordagem de conhecimento das concepções prévias, representações visuais do corpo humano em materiais de ensino e relação Ciências e Arte, sobretudo relacionada a peça (monólogo) a ser desenvolvida na escola.
Utilizar a informação veiculada por alunos tendo como objetivo uma linguagem mais adequada aos estudantes da escola.

A profundidade de abordagem do tema será adequada a cada Unidade de Progressão respeitando as potencialidade e possibilidades de cada unidade a fim de adentrar o assunto e explicitá-lo de forma adequado e coerente com as capacidades dos alunos.

Elaborado por RGS



Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Recomendados para Você:
.
Publicidade

O Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei o Blog do Ensino de Ciências para compartilhar conteúdo com professores e estudantes de Ciências e Biologia. Todas as publicações são opinativas, informativas ou sugestivas.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar