Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos. Para Ensino fundamental anual ou semestral. Planejamento curricular de ciências anual com uma
relação direta com o Projeto Político Pedagógico da Unidade
Escolar e com os projetos que serão desenvolvidos na escola.
Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos
Objetivos Gerais do Planejamento de Ciências EJA:
![]() |
by Pixabay |
Objetiva-se
também, tendo em vista, a temática abordada nos projetos propostos
pelos professores da Unidade estabelecer uma relação do conteúdo
de ciências com os temas de interesse que jovens apresentam,
durante o processo de construção de conhecimento acerca de si e seu
contexto social, ou seja, relacionados com contextos sociais e de
cidadania e a QUALIDADE DE VIDA.
Assim,
busca-se instigar questionamentos, problematizar e buscar
alternativas para enfrentamento e superação, educação e hábitos.
Partiremos
da consideração de que o foco central é o homem e sua ação
histórica, social, política e ética.
Objetivos específicos do Planejamento de Ciências EJA:
Alinhavando-se
com o Projeto Político Pedagógico o planejamento, visa adentrar em temas que
vão de encontro com os conteúdos propostos para o 6º ano na
matéria de ciências. Assim, nas Unidades abordaram uma aprendizagem
significativa para aluno como O Universo e seus múltiplos
movimentos, que serão desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas.
Temas que abordam problemáticas que estão diretamente
correlacionadas com o cotidiano dos alunos, as quais podem ser mais
ou menos perceptíveis por eles próprios.
Objetiva-se
também Sensibilizar a comunidade escolar da importância das medidas
preventivas frente às doenças relacionadas ao funcionamento
integral do corpo humano, bem como, ao sexo.
Enfim,
pretende-se desenvolver uma postura de respeito, solidariedade e
multiplicação das informações através das palestras propostas,
peça e exploração da Sala de Leitura.
Metodologia
Uso de modelos, a abordagem de conhecimento das concepções
prévias, representações visuais do corpo humano em materiais de
ensino e relação Ciências e Arte, sobretudo relacionada a peça
(monólogo) a ser desenvolvida na escola.
Utilizar
a informação veiculada por alunos tendo como objetivo uma linguagem
mais adequada aos estudantes da escola.
A
profundidade de abordagem do tema será adequada a cada Unidade de
Progressão respeitando as potencialidade e possibilidades de cada
unidade a fim de adentrar o assunto e explicitá-lo de forma adequado
e coerente com as capacidades dos alunos.
Elaborado por RGS
Exercícios, Planos de aula e Planejamentos:
- Exercícios e Questões de Ciências e Biologia
- Curiosidades
- Plano de Aula de Ciências sobre o Universo.
- Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental
Leia Também:
- 5 incríveis ataques de leões a turistas em Safari.
- Exercícios sobre Propriedades da Matéria
- 50 Questões de Biologia para o Ensino Médio
Por Blog do Ensino de Ciências




Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar textos e exercícios de ciências Ensino Fundamental: 6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano e questões de biologia para o Ensino Médio: 1 Ano, 2 Ano e 3 Ano. Vestibular e ENEM
Recomendados para Você: