Publicidade

Planejamento de Ciências 9º Ano Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Planejamento de Ciências para 9º Ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.

Nível de EnsinoEnsino Fundamental 9º Ano
Componente CurricularCiências
Modalidade de EnsinoEducação Presencial

1. Objetivos Gerais

Aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades

2.1. Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento: 

  • Aspectos quantitativos das transformações químicas
  • Estrutura da matéria
  • Radiações e suas aplicações na saúde

Habilidades

  • (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
  • (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
  • (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
  • (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
  • (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
  • (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

2.2. Unidade Temática: Vida e evolução

Objetos de Conhecimento

  • Hereditariedade
  • Ideias evolucionistas
  • Preservação da biodiversidade

Habilidades

  • (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
  • (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
  • (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
  • (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
  • (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

2.3. Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento

  • Composição, estrutura e localização do Sistema
  • Solar no Universo
  • Astronomia e cultura
  • Vida humana fora da Terra
  • Ordem de grandeza astronômica
  • Evolução estelar

Habilidades

  • (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
  • (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
  • (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
  • (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
Planejamento de Ciências: Sugestões de Conteúdos e Competências para  9º Ano

3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)

  • Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
  • Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
  • Jogos e simulações. 
  • Exploração bibliográfica, 
  • Entrevista, 
  • Experimentação, 
  • Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
  • Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.

4. Avaliação

Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala. 
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades. 
AVALIAÇÃO QUALITATIVA. 
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.


Áreas de interesse:
Planejamento anual de ciências 9º Ano Física
Plano de aula de ciências 9º Ano Física
Planejamento de ciências 9º Ano Física
Plano de curso de ciências 9º Ano Física


Destaques:

Exercícios, Planos de aula e Planejamentos:
Textos para aulas de Ciências e Biologia
Curiosidades

Publicidade

Por Blog do Ensino de Ciências

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe
Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.

Recomendados para Você:
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar