Publicidade
Exercícios sobre Angiospermas 7º ano, com respostas. Nesta postagem trouxemos questões sobre as características gerais da angiospermas sugerido para o 7º ano do ensino fundamental para provas, testes, simulados e atividades de ciências.


Exercícios sobre Angiospermas 7 ano, com respostas.

Questionário sobre angiospermas.

1) Quais são as principais características das angiospermas?  Possuem todos os órgãos como: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.

2) Como se formam os frutos nas angiospermas?  São os ovários das flores, desenvolvidos após a fecundação.

3)Q que diferencia as angiospermas das gimnospermas?
As gimnospermas não dão frutos, pois suas flores não têm ovário.

4) Relacione os grupos que caracterizam a divisão das angiospermas.
Dividem-se em dois grupos:
monocotiledôneas - suas sementes têm apenas um cotilédone;
dicotiledôneas - suas sementes têm dois cotilédones.


Publicidade
5) Como na maioria dos vegetais, as angiospermas trazem grandes benefícios para humanidade, cite alguns deles:
Alimento, madeira, matéria-prima para a indústria etc.

6) Dê exemplos de Monocotiledôneas do grupo das gramíneas.
capim, cana-de-açúcar, milho, bambu;

7) Q que grupo pertencem angiospermas como lírio, alho e cebola.
Liliáceas -

8) Dê exemplos de Dicotiledôneas leguminosas.
Feijão, amendoim, soja, ervilha, ingá, acácia;

9) Assinale a alternativa em que não é um grupo das dicotiledôneas:

a)   rosáceas - rosa, morango, pêra, maçã, ameixa;
b)   rubiáceas - café, jenipapo;
c)   compostas - girassol, dália, margarida.
d)   musáceas - banana.  X

10) Dê exemplos de bromeliáceas.

Abacaxi


Exercícios sobre Angiospermas 7 ano, com respostas.




Questões Objetivas sobre Angiospermas 7 ano


1. Assinale a alternativa cuja estrutura está presente nas Angiospermas mas não nas Gimnospermas.

a. ( ) Raiz
b. ( X ) Fruto
c. ( ) Caule
d. ( ) Folhas
e. ( ) Semente


2. (UFFS 2012) As angiospermas são:
a. ( ) plantas cujos componentes de sua subdivisão carecem de frutos verdadeiros, apresentando sementes provenientes de óvulos nus, dispostos na superfície do macros porófilo.
b. ( ) categoria de plantas formadas pela reunião de espécies semelhantes, cujo relacionamento não se baseia somente em caracteres morfo-lógicos, mas também em particularidades de outra natureza, como a origem, as migrações,o comportamento genético, fisiológico e ecológico.
c. ( ) conjunto de plantas cultivadas, o qual se distingue claramente por diversos caracteres que se mantêm nos descendentes, quando estes se reproduzem, tanto sexuada como assexuadamente.
d. ( X ) plantas que possuem as sementes protegidas por uma folha carpelar fechada, que após sofrer modificações, origina o carpelo.
e. ( ) o grupo das chamadas ‘madeiras macias’ ou‘madeiras de fibras longas’; ‘Softwood’, em inglês.


3. (Nova Olinda/Consulpam) A baunilha (Vanilla planifolia) é uma espécie de orquídea, planta trepadeira e de regiões tropicais americanas. É considerada uma especiaria por interferir de forma benéfica no sabor final da comida, além de permitir a conservação dos alimentos. A baunilha é considerada uma exemplo de:
xa) Angiosperma. 
b) Gimnosperma. 
c) Pteridófita. 
d) Briófita.


4. (Nova Olinda/Consulpam) Sobre a reprodução das plantas é INCORRETO afirmar que:
xa) Nas angiospermas a fecundação ocorre no esporófito, independendo assim de
gametófitos, para que se complete o processo de reprodução sexuada.
b) Um aspecto exclusivo das angiospermas é a dupla fecundação. Em cada óvulo um dos núcleos espermáticos se fundem com a oosfera, formando um zigoto diplóide.
c) Na reprodução assexuada como ocorre nas plantas vasculares, uma importante
característica dos caules é a presença de botões germinativos ou gemas.
d) Tanto nas briófitas quanto nas pteridófitas, o gametângio masculino recebe o nome de anterídio, e o gametângio feminino o nome de arquegônio.

5. Sobre as As Angiospermas assinale a alternativa INCORRETA
A) do grego: angeos (ἄγγος) - "bolsa" e sperma (σπέρμα) - "semente".
b) são plantas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto.
xc) São o segundo maior grupo de plantas, superadas apenas pelas gimnospermas.
d) Elas possuem raiz, caule, folha, flores, semente e fruto.

6. Considerando a Reprodução das Angiospermas analise os itens:
I. As flores são os órgãos das angiospermas relacionados com a reprodução
II. As flores das angiospermas atuam na proteção das estruturas reprodutivas
III. Existe vários tipos de flores com cor e forma diferentes, para atrair uma maior variedade de agentes polinizadores.

Estão corretos
a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas I e III
xd) I,II e III

7. Sobre as Angiospermas marque a alternativa INCORRETA:
a) O gametófito masculino das angiospermas é significantemente reduzido em tamanho, comparado as gimnospermas. 
b) O grão de pólen menor diminui o tempo de polinização até alcançar a planta fêmea para a fertilização. 
c) Nas gimnospermas, a fertilização pode ocorrer em até um ano após a polinização, enquanto nas angiospermas, a fertilização começa logo após a polinização. 
xd) O tempo curto leva às plantas angiospermas produzirem menos sementes que as gimnospermas, por isso são mais atrasadas na evolução

8. Sobre as Características gerais das classes de angiospermas aponte a alternativa ERRADA sobre as Monocotiledôneas 
xa)Raízes axial ou pivotante;
b) Sementes com 1 cotilédone;
c) Flores trímeras (múltiplas de 3); Nervuras paralelas nas folhas
d) Ciclo de vida curto (por causa da raiz pequena); Crescimento primário;

9. Não é exemplo de monocotiledôneas
a) Gramíneas, arroz, 
b) milho, cereais, 
c) centeio, trigo, 
xd) amendoim, feijão

10. Sobre as Características gerais das classes de angiospermas aponte a alternativa ERRADA sobre as Dicotiledôneas

a) Raiz axial ou pivotante permitindo assim atingir maiores profundidades
b) Folhas com nervuras geralmente reticuladas
c) Semente com dois cotilédones
xd) Folhas com Nervuras paralelas

Fonte: Wikipedia


Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


Compartilhe nas Redes Sociais!



Publicidade

O Blog do Ensino de Ciências, criado por professor especialista na área, visa compartilhar conteúdo de Ciências e Biologia da Educação Básica. O Blog tem por missão disponibilizar conteúdo para professores e estudantes compartilhando exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, material para elaboração de modelos de provas, plano de aula e planejamento de cursos, bem como, textos científicos, notícias e curiosidades.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top