Estudo publicado na Scand J Work Environ por Larsson H , Boëthius L , Axelsson S , Montgomery SM trata da exposição a efeitos de fumaça ambiental do tabaco e a saúde dos trabalhadores de hotelaria na Suécia, antes e depois da implementação de uma lei anti-fumo.
Lei anti-fumo reduz sintomas respiratórios em trabalhadores da hotelaria, na Suécia.
Os objetivos dos estudos foram identificar mudanças na exposição à fumaça ambiental do tabaco, bem como sintomas e atitudes entre os trabalhadores de hotelaria após a introdução da legislação local de trabalho proibindo o fumo.
Um total de 37 voluntários que trabalham em salas de bingo e casinos (trabalhadores de jogos) e 54 bares e empregados do restaurante (outros trabalhadores) em nove comunidades suecas participaram do estudo.
No total, 71 de 91 pessoas (14 fumantes diários e 57 não fumantes) participaram tanto o estudo de base e os de acompanhamento de 12 meses após a proibição. A exposição ao fumo ambiental do tabaco, tabagismo, sintomas respiratórios e sensoriais, e atitudes para a proibição foram registradas, e espirometria foi realizada.
Foto by Pixabay Creative Commons |
A introdução da legislação foi associada com uma redução substancial dos sintomas respiratórios e sensoriais, bem como a exposição reduzida ao fumo ambiental do tabaco no trabalho, especialmente entre os trabalhadores de jogos.
Confira o Artigo Original na íntegra, Jornal: 2005; 31 (1): 75-81
Confira o Artigo Original na íntegra, Jornal: 2005; 31 (1): 75-81
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.