Lei anti-fumo reduz sintomas respiratórios na Suécia

Estudo publicado na Scand J Work Environ por Larsson H , Boëthius L , Axelsson S , Montgomery SM trata da exposição a efeitos de fumaça ambiental do tabaco e a saúde  dos trabalhadores de hotelaria na Suécia, antes e depois da implementação de uma lei anti-fumo.

Lei anti-fumo reduz sintomas respiratórios em trabalhadores da hotelaria, na Suécia.

Os objetivos dos estudos foram identificar mudanças na exposição à fumaça ambiental do tabaco, bem como sintomas e atitudes entre os trabalhadores de hotelaria após a introdução da legislação local de trabalho proibindo o fumo.
Um total de 37 voluntários que trabalham em salas de bingo e casinos (trabalhadores de jogos) e 54 bares e empregados do restaurante (outros trabalhadores) em nove comunidades suecas participaram do estudo.

No total, 71 de 91 pessoas (14 fumantes diários e 57 não fumantes) participaram tanto o estudo de base e os de acompanhamento de 12 meses após a proibição. A exposição ao fumo ambiental do tabaco, tabagismo, sintomas respiratórios e sensoriais, e atitudes para a proibição foram registradas, e espirometria foi realizada.

Lei anti-fumo Texto para aula de Biologia
Foto by Pixabay Creative Commons 
A frequência de sintomas respiratórios e sensoriais reportadas foi aproximadamente metade entre os não fumantes em ambos os grupos de trabalho, após a introdução da proibição. Inicialmente 87% tinha a exposição ao fumo do tabaco que era acima do nível de corte da nicotina escolhido para identificar possíveis riscos para a saúde (<0,5 ng / m 3 ), enquanto que, após a proibição, foi apenas 22%, o risco relativo de 0,25 (intervalo de confiança de 95% 0,15-0,41). O risco diminuiu em ambos os grupos profissionais, mas os trabalhadores de jogos experimentaram os mais altos níveis de exposição. Atitudes em relação à legislação foram em grande parte positiva, particularmente após a proibição. No entanto, não houve nenhuma alteração notável da função pulmonar, e não houve uma redução notável no número de cigarros consumidos pelos fumantes.

A introdução da legislação foi associada com uma redução substancial dos sintomas respiratórios e sensoriais, bem como a exposição reduzida ao fumo ambiental do tabaco no trabalho, especialmente entre os trabalhadores de jogos.

Confira o Artigo Original na íntegra, Jornal: 2005; 31 (1): 75-81



compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.