Publicidade

Exercícios sobre Insetos 7 ano, com gabarito | Artrópodes

Questões sobre insetos 7º ano. Compartilhamos um questionário sobre as características gerais dos insetos para aulas de ciências do 7 ano do ensino fundamental. Sugerido para provas, testes e simulados. 10 questões objetivas e 10 questões subjetivas.

Questionário sobre as características gerais dos insetos:

Questões objetivas sobre os insetos:

1) Sobre os insetos assinale a alternativa ERRADA

a) Animais relativamente pequenos com corpo dos insetos é dividido em três regiões principais: cabeça, tórax e abdome, recobertas por um exoesqueleto. 
b) Em geral possuem um par de antenas e quatro pares de pernas, e todos os insetos possui asas.
c) O exoesqueleto é uma carapaça que recobre quase todo o corpo dos insetos, semelhante ao que se observa nos demais artrópodes. 
d) As principais camadas de dentro para fora são: a membrana basal, a epiderme e a cutícula. 

2) Sobre os insetos analise os seguintes itens

I. Nos insetos a cutícula é formada por secreções acelulares geralmente contendo quitina, melanina, e ceras. 
II. A cabeça é o tagma anterior do corpo, em forma de cápsula, que contém os olhos, antenas e as peças bucais. 

Estão corretos
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens

3) Sobre os Olhos dos insetos é INCORRETO afirmar que:
a) A maioria dos insetos têm um par de olhos compostos relativamente grandes, localizados dorso-lateralmente na cabeça. 
b) Chama-se de olho composto pois aquele formado de subunidade funcionais
c) Não existem insetos sem olhos 
d) Existem insetos com olhos compostos.

4) Sobre os insetos marque (V) se verdadeiro ou (F) se falso
( ) Antenas são apêndices móveis multiarticulados. 
( ) Geralmente se apresentam evidentes nos insetos adultos, mas podem estar reduzidas ou ausentes nas larvas. 
( ) São formadas somente por duas partes: pedicelo e flagelo, 

5) Considerando as Peças bucais dos insetos analise os itens:
I. Tem por funções principais a manipulação e inspeção sensorial de objetos e alimentos. 
II. Mandíbulas: Sua função é mastigar, triturar ou dilacerar os alimentos e estão presentes em todos os insetos sem exceção

Estão corretos
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) nenhum dos itens


6) Assinale a alternativa que aponta corretamente um tipo de inseto sem asas:
A) Pulga;
B) Mosca;
C) Abelha;
D) Borboleta;
E) Muriçoca.

7) Assinale a alternativa que aponta corretamente um tipo de inseto social, ou seja, que forma níveis avançados de sociedade:
A) Pulga;
B) Pernilongo;
C) Borboleta;
D) Formiga;
E) Mariposa.

8) Sobre o Sistema excretor dos insetos assinale a alternativa ERRADA
a) Possuem túbulos de Malpighi 
b) túbulos de Malpighi nas lacunas do corpo, de onde retira as impurezas e as descarrega no intestino para serem eliminadas com as fezes.
c) O produto de excreção nitrogenada dos insetos é o ácido úrico
d) Excreção que requer pequeníssima quantidade de água para a sua eliminação
e)  O principal produto de excreção nitrogenada dos insetos é a uréia

9) Considerando o Sistema circulatório dos insetos analise os itens
I. A circulação é do tipo lacunar ou aberta. 
II.  Nos insetos as trocas de gases na respiração não é feito pelo sistema circulatório. 
Está(ão) Correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens

10) Quanto ao Sistema respiratório dos insetos não se pode afirmar que
a) Os insetos respiram por traqueias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. 
b) Cada túbulo traqueal se ramifica e gera túbulos cada vez mais delgados que penetram nas células, oxigenando-as e removendo o gás carbônico como produto da respiração. 
c) Os insetos respiram por brânquias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. 
d) Movimento de contração dos músculos abdominais renovam continuamente o ar das traqueias.

Gabarito das questões objetivas:

1.B
2.C
3.C
4.V V F
5.A
6.A
7.D
8. E
9. C
10. C

Leia também:
Questionário de ciências para 7º ano sobre Platelmintos.
Questionário de ciências sobre Celenterados (Cnidários)


Questões discursivas sobre Insetos

1)Quais são as principais características do corpo dos insetos?
O corpo destes invertebrados é coberto por um exoesqueleto e possui três partes bem definidas: cabeça, tórax e abdome. Todos têm um par de antenas e três pares de patas. A maioria possui asas.

2) Como são formados os olhos dos insetos?
um par de olhos compostos e olhos simples (ocelos).

3) Explique como se é a formação da imagem nos olhos compostos.
Enxergam tudo com nitidez, percebendo qualquer variação de movimento ao seu redor;

4) Explique a formação da visão nos olhos simples.
Estes não formam imagens, mas permitem distinguir o claro do escuro. Alguns insetos não possuem ocelos;

5) Como é o aparelho bucal dos insetos?
A boca destes invertebrados não é formada por uma única abertura; compõe-se de um conjunto de peças chamando aparelho bucal. Sua forma varia de acordo com os hábitos alimentares.

Publicidade

6)De acordo com cada tipo de inseto, como podem ser tipos de aparelhos bucais:
a) sugador - no caso da mosca e da borboleta;
b) picador-sugador - no caso dos mosquitos;
c) mastigador ou triturador - no caso do gafanhoto, do grilo, da barata e dos besouros;
d) picador - no caso da cigarra e do piolho;
e) lambedor - no caso da abelha.

7) Como são as asas dos insetos?
No tórax existem um ou dois pares de asas em alguns insetos. O besouro tem um par de asas externas na parte da frente e outro de asas internas na parte de trás;

8) Quantas patas possuem os insetos?
Três pares de patas. Alguns insetos, como os gafanhotos, possuem patas traseiras maiores que as dianteiras.

9) Quanta as patas o que os diferencia dos aracnídeos?
Os aracnídeos apresentam 4 pares de patas

10) Como é o abdome dos insetos?
O abdome é independente do tórax. Em seus lados encontram-se orifícios chamados espiráculos, que fazem parte do sistema respiratório.




Exercícios sobre Insetos 7º ano.




Sugestões de pesquisas sobre insetos:

1 -  Pesquise sobre como amenizar picada de pernilongo?
2 - Infestação e dedetização 
3 - O que é um programa de controle de pragas 
4 - Como é feito o controle de pragas urbanas 
5 - Como é feito o controle de pragas na agricultura 
6 - Pesquise sobre insetos que podem matar 


Destaques:

Exercícios, Planos de aula e Planejamentos:
Textos para aulas e Curiosidades Científicas
Leia Também:

Publicidade

Por Blog do Ensino de Ciências

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe
Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar textos e exercícios de ciências Ensino Fundamental: 6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano e questões de biologia para o Ensino Médio: 1 Ano, 2 Ano e 3 Ano. Vestibular e ENEM

Recomendados para Você:
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar