Como fazer um planejamento anual ou de curso para aulas de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental, química e física. Acompanhe algumas sugestões:
20 Sugestões para Planejamento de Ciências 9º Ano do Ensino Fundamental
Sugestões de Química
- Desenvolver modelos para descrever a composição atômica de moléculas simples e estruturas estendidas.
- Analisar e interpretar dados sobre as propriedades de substâncias antes e depois de as substâncias interagirem para determinar se ocorreu uma reação química.
- Obter e avaliar informações para descrever que os materiais sintéticos vêm de recursos naturais e impactar a sociedade.
- Desenvolver um modelo que prevê e descreve mudanças no movimento, temperatura e estado de uma partícula quando substância pura com energia térmica é adicionada ou removida.
- Desenvolver e usar um modelo para descrever como o número total de átomos não muda em uma base química reação e, portanto, a massa é conservada.
- Projete, construa, teste e modifique um dispositivo que liberte ou absorva a energia térmica processos químicos.
Publicidade
Sugestões de Física
- Projetar uma solução para um problema envolvendo o movimento de dois objetos colidindo que ilustra Terceira Lei de Newton.
- Planejar uma investigação para fornecer evidências de que a mudança no movimento de um objeto depende da soma das forças sobre o objeto e a massa do objeto.
- Entender os dados para determinar os fatores que afetam a resistência elétrica e magnética.
- Construa e apresente argumentos usando evidências para apoiar a afirmação de que as interações gravitacionais são atraentes e dependem das massas de objetos que interagem.
- Conduzir uma investigação e avaliar o projeto experimental para fornecer evidências de que existem campos entre objetos exercendo forças uns sobre os outros, mesmo que os objetos não estejam em contato.
- Construa e analise exibições gráficas de dados para descrever as relações de energia cinética para a massa de um objeto e a velocidade de um objeto.
- Desenvolver um modelo para descrever o arranjo de objetos interagindo à distância mudanças, quantidades diferentes de energia potencial são armazenadas no sistema.
- Projete, construa e teste um dispositivo que minimize ou maximize a transferência de energia térmica. *
- Planeje uma investigação para determinar as relações entre a energia transferida, o tipo de matéria, a massa, e a mudança na energia cinética média das partículas, medida pelo temperatura da amostra.
- Engajar-se em argumentos a partir de evidências para apoiar a afirmação de que, quando a energia cinética de um objeto mudanças, a energia é transferida para ou a partir do objeto.
- Use representações matemáticas para descrever um modelo simples para ondas
- Analisar a relação entre a amplitude de uma onda com a energia de uma onda.
- Desenvolver e usar um modelo para descrever como as ondas são refletidas, absorvidas ou transmitidas através de vários materiais.
- Obtenha, avalie e comunique informações para apoiar a afirmação de que os sinais digitalizados são maneira mais confiável de codificar e transmitir informações do que sinais analógicos.
Sugestões indicadas para:
- planejamento estratégico
- planejamento educacional
- planejamento operacional
- planejamento pedagógico
- planejamento bimestral
- plano de aula semanal
Por Blog do Ensino de Ciências




Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.
Publicidade
Recomendados para Você: