20 Sugestões para Planejamento de Ciências 9º Ano do Ensino Fundamental

Publicidade


Como fazer um planejamento anual ou de curso para aulas de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental, química e física. Acompanhe algumas sugestões:

20 Sugestões para Planejamento de Ciências 9º Ano do Ensino Fundamental



Sugestões de Química



  1. Desenvolver modelos para descrever a composição atômica de moléculas simples e estruturas estendidas.
  2. Analisar e interpretar dados sobre as propriedades de substâncias antes e depois de as substâncias interagirem para determinar se ocorreu uma reação química. 
  3. Obter e avaliar informações para descrever que os materiais sintéticos vêm de recursos naturais e impactar a sociedade. 
  4. Desenvolver um modelo que prevê e descreve mudanças no movimento, temperatura e estado de uma partícula quando substância pura com energia térmica é adicionada ou removida. 
  5. Desenvolver e usar um modelo para descrever como o número total de átomos não muda em uma base química reação e, portanto, a massa é conservada. 
  6. Projete, construa, teste e modifique um dispositivo que liberte ou absorva a energia térmica processos químicos.


Publicidade

Sugestões de Física

  1. Projetar uma solução para um problema envolvendo o movimento de dois objetos colidindo que ilustra Terceira Lei de Newton.
  2. Planejar uma investigação para fornecer evidências de que a mudança no movimento de um objeto depende da soma das forças sobre o objeto e a massa do objeto. 
  3. Entender os dados para determinar os fatores que afetam a resistência elétrica e magnética.  
  4. Construa e apresente argumentos usando evidências para apoiar a afirmação de que as interações gravitacionais são atraentes e dependem das massas de objetos que interagem. 
  5. Conduzir uma investigação e avaliar o projeto experimental para fornecer evidências de que existem campos entre objetos exercendo forças uns sobre os outros, mesmo que os objetos não estejam em contato. 
  6. Construa e analise exibições gráficas de dados para descrever as relações de energia cinética para a massa de um objeto e a velocidade de um objeto. 
  7. Desenvolver um modelo para descrever o arranjo de objetos interagindo à distância mudanças, quantidades diferentes de energia potencial são armazenadas no sistema. 
  8. Projete, construa e teste um dispositivo que minimize ou maximize a transferência de energia térmica. *
  9. Planeje uma investigação para determinar as relações entre a energia transferida, o tipo de matéria, a massa, e a mudança na energia cinética média das partículas, medida pelo temperatura da amostra. 
  10. Engajar-se em argumentos a partir de evidências para apoiar a afirmação de que, quando a energia cinética de um objeto mudanças, a energia é transferida para ou a partir do objeto. 
  11. Use representações matemáticas para descrever um modelo simples para ondas 
  12. Analisar a relação entre a amplitude de uma onda  com a energia de uma onda. 
  13. Desenvolver e usar um modelo para descrever como as ondas são refletidas, absorvidas ou transmitidas através de vários materiais. 
  14. Obtenha, avalie e comunique informações para apoiar a afirmação de que os sinais digitalizados são maneira mais confiável de codificar e transmitir informações do que sinais analógicos. 
Planejamento de ciências para 9 ano química e física

Sugestões indicadas para:

  • planejamento estratégico 
  • planejamento educacional 
  • planejamento operacional 
  • planejamento pedagógico 
  • planejamento bimestral 
  • plano de aula semanal 



Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


autor

Professor de Ciências e Biologia, com mais de 25 anos de magistério, nas redes pública e privada. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Publicidade

Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
.

O Blog do Ensino de Ciências visa disponibilizar conteúdo para professores e estudantes de Ciências e Biologia. Quer ser um biólogo? Será preciso fazer uma faculdade de ciências biológicas, bacharelado ou licenciatura. Em regra, será necessário prestar vestibular. Pesquise dentre as melhores faculdades a que mais lhe interessa, monte sua grade curricular conforme seu perfil, conclua o curso de Biologia e pronto, bem-vindo ao nosso clube.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar