Publicidade

20 Sugestões para Planejamento de Ciências 9º Ano do Ensino Fundamental


Como fazer um planejamento anual ou de curso para aulas de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental, química e física. Acompanhe algumas sugestões:

20 Sugestões para Planejamento de Ciências 9º Ano do Ensino Fundamental



Sugestões de Química



  1. Desenvolver modelos para descrever a composição atômica de moléculas simples e estruturas estendidas.
  2. Analisar e interpretar dados sobre as propriedades de substâncias antes e depois de as substâncias interagirem para determinar se ocorreu uma reação química. 
  3. Obter e avaliar informações para descrever que os materiais sintéticos vêm de recursos naturais e impactar a sociedade. 
  4. Desenvolver um modelo que prevê e descreve mudanças no movimento, temperatura e estado de uma partícula quando substância pura com energia térmica é adicionada ou removida. 
  5. Desenvolver e usar um modelo para descrever como o número total de átomos não muda em uma base química reação e, portanto, a massa é conservada. 
  6. Projete, construa, teste e modifique um dispositivo que liberte ou absorva a energia térmica processos químicos.


Publicidade

Sugestões de Física

  1. Projetar uma solução para um problema envolvendo o movimento de dois objetos colidindo que ilustra Terceira Lei de Newton.
  2. Planejar uma investigação para fornecer evidências de que a mudança no movimento de um objeto depende da soma das forças sobre o objeto e a massa do objeto. 
  3. Entender os dados para determinar os fatores que afetam a resistência elétrica e magnética.  
  4. Construa e apresente argumentos usando evidências para apoiar a afirmação de que as interações gravitacionais são atraentes e dependem das massas de objetos que interagem. 
  5. Conduzir uma investigação e avaliar o projeto experimental para fornecer evidências de que existem campos entre objetos exercendo forças uns sobre os outros, mesmo que os objetos não estejam em contato. 
  6. Construa e analise exibições gráficas de dados para descrever as relações de energia cinética para a massa de um objeto e a velocidade de um objeto. 
  7. Desenvolver um modelo para descrever o arranjo de objetos interagindo à distância mudanças, quantidades diferentes de energia potencial são armazenadas no sistema. 
  8. Projete, construa e teste um dispositivo que minimize ou maximize a transferência de energia térmica. *
  9. Planeje uma investigação para determinar as relações entre a energia transferida, o tipo de matéria, a massa, e a mudança na energia cinética média das partículas, medida pelo temperatura da amostra. 
  10. Engajar-se em argumentos a partir de evidências para apoiar a afirmação de que, quando a energia cinética de um objeto mudanças, a energia é transferida para ou a partir do objeto. 
  11. Use representações matemáticas para descrever um modelo simples para ondas 
  12. Analisar a relação entre a amplitude de uma onda  com a energia de uma onda. 
  13. Desenvolver e usar um modelo para descrever como as ondas são refletidas, absorvidas ou transmitidas através de vários materiais. 
  14. Obtenha, avalie e comunique informações para apoiar a afirmação de que os sinais digitalizados são maneira mais confiável de codificar e transmitir informações do que sinais analógicos. 
Planejamento de ciências para 9 ano química e física

Sugestões indicadas para:

  • planejamento estratégico 
  • planejamento educacional 
  • planejamento operacional 
  • planejamento pedagógico 
  • planejamento bimestral 
  • plano de aula semanal 



Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Recomendados para Você:
.
Publicidade

O Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei o Blog do Ensino de Ciências para compartilhar conteúdo com professores e estudantes de Ciências e Biologia. Todas as publicações são opinativas, informativas ou sugestivas.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar