Plano de Aula de Ciências sobre Relações entre os seres vivos e o meio ambiente

Publicidade

Plano de Aula de Ciências sobre Relações entre os seres vivos e o meio ambiente

Título/Tema da aulaRelações entre os seres vivos e o meio ambiente.

Nível de EnsinoEnsino Fundamental
DisciplinaCiências
Duração da AulaLivre
ElaboraçãoBlog do Ensino de Ciências
Objetivos Gerais
Compreender os componentes bióticos e abióticos do Meio Ambiente
compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;
Objetivos Específicos - Habilidades
No final da aula, os alunos deverão ser capazes de: 
• explicar o significado do ecossistema 
• identificar os componentes bióticos em vários ambientes 
• identificar pelo menos 3 componentes abióticos (como luz, topografia, água) em vários ambientes 
• classificar os componentes bióticos nos diferentes níveis (produtores, consumidores primários, consumidores e assim por diante) 
• Delinear as relações (alimentação) entre os grupos bióticos componentes de um ecossistema 
• Prever o que aconteceria ao ecossistema se algum ocorrem mudanças

Publicidade
Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos
Atitudes científicas e valores nobres : mostrando interesse e curiosidade na ambiente, sendo cooperativo e apreciando o equilíbrio na natureza. 
Conhecimento prévio dos alunos: os alunos aprenderam os diferentes níveis tróficos nos alimentos cadeia e comida
Atividades de aula
Fotos de diferentes ecossistemas e tiras de desenhos animados
Apresentar uma notícia de jornal ou outra situação concreta para iniciar a problematização.
Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.


Avaliação
Avaliações voltadas a dar acompanhamento aos grupos que realizam o projeto,
Observação das contribuições individuais em trabalhos coletivos



Plano de Aula de Ciências sobre Relações entre os seres vivos e o meio ambiente


Fontes: 
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

http://web.usm.my/education/lm/Panduan_Menulis_Ranc_Pengajaran-Sains&Matematik.pdf

Direitos reservados 





Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


autor

Professor de Ciências e Biologia, com mais de 25 anos de magistério, nas redes pública e privada. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Publicidade

Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
.

O Blog do Ensino de Ciências visa disponibilizar conteúdo para professores e estudantes de Ciências e Biologia. Quer ser um biólogo? Será preciso fazer uma faculdade de ciências biológicas, bacharelado ou licenciatura. Em regra, será necessário prestar vestibular. Pesquise dentre as melhores faculdades a que mais lhe interessa, monte sua grade curricular conforme seu perfil, conclua o curso de Biologia e pronto, bem-vindo ao nosso clube.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar