10 Dicas de Roteiros para Plano de Aula de Ciências

Publicidade

Elaborar o Plano de Aula e Plano de Curso ciências ensino fundamental, ensino médio ou preparatório para o vestibular é um desafio para o professor durante o ano letivo. Nesta postagem trouxemos algumas sugestões de roteiro para aula de ciência elaborado para o ensino e o processo de aprendizagem ao planejar e ensinar um determinado tópico ou tema de ciências. Use os 10 passos seguintes para o seu plano de aula ou plano de curso.

10 Dicas de Roteiros para Plano de Aula de Ciências


1. Depois de ter decidido sobre o tópico ou tema, anote o currículo, a unidade da vertente, a aprendizagem. Objetivos e desenvolvimento de habilidades que você pretende abordar. Use os links curriculares e o aprendizado objetivos do Blog do ensino de ciências para ajudá-lo. Você pode até fazer o download de material aqui.

2. Considere como você irá envolver seus alunos. Como você vai introduzir a nova experiência para eles? Use uma imagem, um vídeo, uma história ou um objeto. Algo que venha estimular a discussão.

3. A discussão pode ser produtiva. Isso poderia ser feito apresentando um problema, fornecendo um cenário, pedindo-lhes para fazer um brainstorming ou desenhar um mapa mental para encontrar possíveis soluções.

4. Explorar, encorajar os alunos a considerarem várias opções e comparar as alternativas que elas desenvolvem. 

Investigação


5. Você apresenta o problema a ser investigado colocando uma questão inicial para investigação. Isso também poderia vir dos próprios alunos.


6. Considere como os alunos vão prever e fornecer razões para suas previsões. É importante que eles registrem suas previsões para que possam compará-las com suas descobertas.

7. Quando se trata de conduzir a investigação, pense em como você organizará os alunos para projetar, planejar e conduzir a atividade baseada na investigação. Considere também o que faz um teste justo. Isso precisa incluir como eles devem coletar e organizar seus dados.

Análise de resultados


8. Planeje o compartilhamento: Interpretando os dados / resultados, como você fará com que os alunos compartilhem o que têm encontrado, o que os dados estão dizendo a eles e como eles usam seus resultados para tirarem conclusões. 

9. Considere como estender sua nova compreensão e habilidades aplicando Aprendizado a um novo cenário ou problema; Fazer Conexões com o mundo ao seu redor ou com outras áreas curriculares; ou pensativo Ações para ajudar a tornar seu próprio ambiente um lugar melhor com base no que aprenderam. 

10. É importante que você reflita perguntando a si mesmo algumas questões-chaves sobre o que você alcançou ou o que poderia ser feito melhor da próxima vez. Se possível, ofereça oportunidades para os alunos avaliarem sobre sua própria aprendizagem.

Veja também:




Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


autor

Professor de Ciências e Biologia, com mais de 25 anos de magistério, nas redes pública e privada. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Publicidade

Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
.

O Blog do Ensino de Ciências visa disponibilizar conteúdo para professores e estudantes de Ciências e Biologia. Quer ser um biólogo? Será preciso fazer uma faculdade de ciências biológicas, bacharelado ou licenciatura. Em regra, será necessário prestar vestibular. Pesquise dentre as melhores faculdades a que mais lhe interessa, monte sua grade curricular conforme seu perfil, conclua o curso de Biologia e pronto, bem-vindo ao nosso clube.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar