Publicidade

Exercícios sobre Carboidratos para 8º Ano, com gabarito

Exercícios sobre alimentos para 8º ano - Carboidratos componentes químicos das células. Questionário de ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental sobre alimentos, carboidratos. Sugerido para provas, testes e atividades de ciências integradas com o plano de aula do professor. Componentes Químicos da Célula.

Questionário sobre Carboidratos para 8º ano com Respostas.

Questões objetivas sobre os carboidratos


1. Sobre os carboidratos não se pode afirmar que:
a) Alimentos ricos em energia.
b) Cereais (arroz, aveia, trigo) e Raízes e tubérculos (cenoura, beterraba)
xc) São os Óleos e graxas
d) São Formados por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio

2. Os carboidratos são oxidados mais facilmente e também são os que liberam mais energia. Sobre o tema assinale a alternativa ERRADA
a) Também formam a membrana celular e são encontrados nos ácidos nucléicos.
b) Carbono, Hidrogênio e Oxigênio numa razão de 1 : 2 : 1
c) Podem ser classificados em: Mono, Di e Polissacarídeos
xd) Não são usados como fonte de energia.

3. Qual das classificações está ERRADA
a) Monossacarídeos: glicose, ribose, frutose e galactose.
b) Dissacarídeos: Maltose, sacarose, lactose.
xc) Trissacarídeos: frutose, lactose e amido
d) Polissacarídeos: Amido, glicogênio e celulose.

4. A Glicose é um tipo de carboidrato. Assinale a alternativa que não corresponde com sua característica:
a) A glicose é uma hexose.
b) É o glicídio mais usado pelos seres vivos como fonte de energia.
c) É fabricada pelos vegetais através da fotossíntese.
xd) É armazenada na forma de monossacarídeos.

5. Está incorreto o que se afirma sobre Amido (amilo) em:
a) Mais usado pelas plantas como reserva energética.
b) É a principal fonte de energia da nossa alimentação.
xc) Sua digestão é feita pela enzima celulase
d) A amilase reduz o amido em muitas moléculas de maltose, depois quebradas em glicose.

6. (BRUSQUE/FEPESE/2009)  Durante o processo digestivo humano, os carboidratos complexos são hidrolisados (quebrados) em unidades de glicose. A absorção e o armazenamento de glicose ocorrem, respectivamente, nos seguintes órgãos:
a. ( ) pâncreas e fígado
b. ( ) esôfago e intestino
c. ( X ) intestino e músculo
d. ( ) faringe e músculo
e. ( ) intestino e estômago

7. Sobre os carboidratos indique a alternativa INCORRETA
a) Tem Função energética
b) Glicose: é a forma de açúcar que circula no sangue e se oxida para fornecer energia. No metabolismo humano, todos os tipos de açúcar se transformam em glicose. É encontrada no milho, na uva e em outras frutas e vegetais.
c) Frutose: é o açúcar das frutas.
xd) Galactose:  tem origem da reação da luz solar.

8. Polissacarídeos São açúcares complexos que têm mais de 04 moléculas de monossacarídeos. Assinale a alternativa ERRADA
a) Glicogênio  Açúcar de reserva energética de animais e fungos
b) Amido  Açúcar de reserva energética de vegetais e algas
c) Celulose  Função estrutural. Compõe a parede celular das células vegetais e algas
xd) Sacarose Função estrutural. Compõe a parede celular de fungos e  o exoesqueleto de artrópodes

9. Os Carboidratos
a) São as moléculas orgânicas raras na natureza;
xb) São os Sacarídeos, hidratos de carbono, glicídeos
c) Principais componentes C, He, O
d) Eles possuem poucas funções.

10. Estão relacionados com distúrbios no metabolismo dos carboidratos, EXCETO
xa) Bócio endêmico
b) Produção inadequada de insulina
c) Déficit de crescimento em crianças
d) Diabetes mellitus


Gabarito dos Exercícios sobre Carboidratos para 8º Ano 

1.C
2.D
3.C
4.D
5.C
6.C
7.D
8.D
9.B
10.A


Questões discursivas sobre os carboidratos

  • 1) Como são conhecidos os carboidratos?
  • 2) Qual é a atuação dos carboidratos?
  • 3) Quais são as principais fontes de carboidratos?
  • 4) Qual é a diferença entre açucares e amidos?
  • 5) Como é formada a sacarose?
  • 6) Como é a absorção dos carboidratos?
  • 7) De que maneira é caracterizado o amido?
  • 8) Onde encontramos armazenado o amido?
  • 9) Por é aconselhado evitar carboidratos refinados?
  • 10) Onde é encontrada a lactose? 


Exercícios sobre Carboidratos para 8º Ano | Componentes Químicos da Célula.

Respostas dos Exercícios sobre alimentos 



1)  Também conhecido como glicídios
2)  os carboidratos são alimentos que em geral têm função energética no organismo, isto é, atuam como “combustíveis”, fornecendo a energia necessária às atividades das células.
3)  As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.
4)  A diferença entre açúcares e amidos é que os primeiros são mais simples e, portanto, absorvidos mais rapidamente pelo organismo.
5)  A sacarose, extraída da cana-de-açúcar e da beterraba, é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a frutose.
6) A absorção dos carboidratos é bastante rápida com a energia colocada à disposição do corpo imediatamente após a ingestão.
7) amido é uma molécula bem grande, formada pela união de centenas de moléculas de glicose. Caracteriza pela  reserva natural energética das plantas e não é doce
8)  O amido se encontra-se armazenado em grandes quantidades em certas raízes (mandioca), certos caules (batata) e em grãos diversos (trigo, milho e feijão). Portanto quando comemos doces e massas estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos.
 9) evitar os carboidratos refinados, como o açúcar e o arroz branco porque no processo de refinamento, grande porcentagem de fibras e nutrientes é removida do alimento. É por isso que os integrais têm maior valor nutritivo
10)  A lactose é encontrada no leite e é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.

Veja também



Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Recomendados para Você:
.
Publicidade

O Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei o Blog do Ensino de Ciências para compartilhar conteúdo com professores e estudantes de Ciências e Biologia. Todas as publicações são opinativas, informativas ou sugestivas.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar