Educação Ambiental: Etapas da formação do sujeito ecológico

 Etapas da Educação Ambiental: Declaração de Tbilisi 1977 


Conhecimento
Desenvolver uma consciência do ambiente total e dos problemas ambientais relacionados.
Desenvolver uma compreensão básica de como o meio ambiente funciona, como as pessoas afetam o meio ambiente e como são afetadas pelo meio ambiente, como as questões e problemas que lidam com o meio ambiente evoluem e como essas questões e problemas podem ser resolvidos.


Atitudes
Desenvolver um conjunto de valores e sentimentos de preocupação e compromisso para participar na manutenção e melhoria do meio ambiente.

Publicidade


Habilidades/Competência
Desenvolver as habilidades necessárias para identificar e investigar questões e problemas ambientais e contribuir para a resolução dessas questões e problemas.


Participação/Cidadania
Adquirir experiência no uso de conhecimentos e habilidades, tomando ações ponderadas, positivas, individuais e coletivas para a resolução de questões e problemas ambientais.

Sete Componentes Educacionais Ambientais (baseados em cinco objetivos de Tbilisi) 
NAAEE, Simmons 1996 

  1. Afetar
  2. Conhecimento Ecológico
  3. Conhecimento sócio-político
  4. Conhecimento de Questões Ambientais
  5. Habilidades
  6. Determinantes Adicionais do Comportamento Ambientalmente Responsável
  7. Comportamento Ambientalmente Responsável
Educação Ambiental: Etapas da formação do sujeito ecológico

Veja também
Os educadores estão em uma excelente posição para educar o público sobre os conceitos de educação ambiental, uma vez que já são fontes confiáveis ​​de informação. Os alunos ouvem o que seus professores têm a dizer e agem de acordo com seus conselhos. É importante que os professores tenham mensagens positivas sobre educação ambiental quando saem e falam com alunos e pais. Isso ajuda os alunos a entender as questões que envolvem o desenvolvimento sustentável e a promover o desejo de agir com responsabilidade em relação a ele. Também ajuda os alunos a compreender os benefícios ambientais de diferentes produtos e comportamentos para que possam fazer escolhas informadas enquanto fazem compras.


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.