Texto de Ciências sobre Problemas Ambientais e Saúde, com perguntas.

Problemas Ambientais: Saúde das crianças ameaçada pelos Combustíveis Fósseis


Problemas Ambientais: Saúde das crianças ameaçada pelos Combustíveis Fósseis

A poluição proveniente da combustão de combustíveis fósseis é a principal ameaça ambiental à saúde das crianças, mas as soluções existem, segundo Frederica Perera do Centro de Saúde Infantil de Columbia, Departamento de Ciências da Saúde Ambiental.
Segundo a pesquisadora o subproduto da combustão de combustíveis fósseis é a ameaça mais significativa para a saúde das crianças no futuro, sendo um dos principais contribuintes para a desigualdade global e injustiça ambiental. As emissões incluem uma miríade de poluentes tóxicos do ar e dióxido de carbono (CO 2 ), que é o o mais importante gás causador do efeito estufa e que produz alterações climáticas.
Sinergias entre a poluição do ar e as mudanças climáticas podem aumentar os danos às crianças.
De acordo com o texto impactos da queima de combustíveis fósseis provocam comprometimento cognitivo do desenvolvimento comportamental, doença respiratória e outras doenças crônicas - todas elas se “semeado” no útero pode afetar a saúde e o funcionamento imediatamente e ao longo da vida.
Para a cientista ao prejudicar a saúde das crianças afeta a capacidade de aprender e o potencial de contribuir para a sociedade, com isso a poluição e a mudança climática faz com que as crianças se tornem menos resilientes e as comunidades em que vivem se tornem menos equitativas.
O feto em desenvolvimento e a criança pequena são desproporcionalmente afetados por exposições dessa natureza por causa de seus mecanismos de defesa imaturos e o rápido desenvolvimento, especialmente em países de baixa e média renda, onde a pobreza e a falta de recursos agravam os efeitos. Nenhum país é poupado, no entanto, mesmo países de alta renda, especialmente comunidades de baixa renda estão experimentando impactos da poluição relacionada com combustíveis fósseis, mudanças climáticas e consequente aumento da desigualdade e injustiça ambiental. A pesquisa ressalta que a pediatria global e a a saúde está em um ponto de inflexão, com conseqüências catastróficas na ausência de uma ação ousada.

Leia também: Espécie invasora de Guaxinins está fora de controle, na Europa.

Soluções para esses problemas ambientais

Por fim, o trabalho revela que felizmente, tecnologias e intervenções estão à mão para reduzir e prevenir a poluição e mudanças climáticas, com grandes benefícios econômicos documentados ou previstos. Todas as culturas e comunidades compartilham uma preocupação com a saúde e o bem-estar das crianças presentes e futuras: esse valor compartilhado fornece uma alavanca politicamente poderosa para a ação. O objetivo da pesquisa foi revisar brevemente os dados sobre os impactos na saúde da poluição por combustíveis fósseis, destacando os impactos do desenvolvimento neurológico, e descrever brevemente os meios disponíveis para alcançar uma economia de baixo carbono, e alguns exemplos de intervenções que beneficiaram a saúde e a economia.

Confira a pesquisa na íntegra

Perguntas

1) Qual é a ameaça mais significativa para a saúde das crianças, no futuro?
2) O que as emissões de combustíveis fósseis incluem?
3) O que os impactos da queima de combustíveis fósseis provocam?
4)  Por que o feto em desenvolvimento e a criança pequena são desproporcionalmente afetados por exposições dessa natureza?
5) Segundo a pesquisa a solução para esses problemas ambientais? Quais?

Veja também:


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.