Questões de Biologia sobre Moluscos para Ensino Médio

Questões de Biologia sobre Moluscos para o Ensino Médio com gabarito e respostas. Animais Invertebrados Artrópopdes para o 3º Ano do Ensino Médio. Questões sugeridas para o vestibular, ENEM, exames e provas escolares conforme plano de aula e planejamento do professor.

Exercícios de Biologia sobre Moluscos para Ensino Médio



1. (FMU-FIAM-FAAM-SP) São características dos moluscos:
a) endoesqueleto calcário (concha), dois folhetos embrionários e celoma.
b) endoesqueleto calcário (concha), três folhetos embrionários e sistema circulatório aberto.
c) exoesqueleto calcário (concha), três folhetos embrionários e sistema circulatório fechado.
d) exoesqueleto calcário (concha), sistema circulatório aberto e celoma.
e) exoesqueleto calcário (concha), pseudoceloma e rádula.

2. (USU-RJ) Dentro do Filo Mollusca encontramos diversos indivíduos, distribuídos em seis classes. Identifique nas alternativas abaixo quais os animais citados que possuem as seguintes características: corpo com cabeça diferenciada; um ou dois pares de tentáculos cefálicos; pé em forma de sola musculosa; geralmente com concha espiralada; encontrado em todos os habitats.
a) polvo e lula                 
b) mexilhão e ostra             
c) sernambi e sururu
d) nautílus e argonauta                 
e) lesma e caramujo

Publicidade

3. (Unisinos-RS) A área de Zoologia da UNISINOS iniciou estudos sobre a criação comercial de caramujos do gênero HeIix, que é componente de um prato muito famoso, o "escargot". Este animal possui corpo mole, com concha externa univalve, produzida por dobra da epiderme denominada manto; corpo dividido em cabeça - com estruturas sensoriais bem desenvolvidas (olhos e tentáculos) e com estrutura raspadora denominada rádula na região bucal - massa visceral e pé. Tal animal pertence ao filo ______ e à classe ________.

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) Mollusca; Gastropoda                               
b) Mollusca; Cephalopoda.
c) Mollusca; Bivalvia.                                     
d) Gastropoda; Mollusca.
e) Equinoderma; Gastropoda.

4. (PUC-RS) Quem fala que um dado animal apresenta a cavidade do manto muito vascularizada e servindo de um "pulmão", está-se referindo a um:
a) molusco.                         
b) equinoderma.                     
c) crustáceo.
d) anelídeo.                   
e) aracnídeo.

5. (Unesp-SP) Lula, ostra, mexilhão e polvo têm em comum:
a) sistema nervoso formado por grande massa ganglionar cerebral.
b) concha externa.
c) estômago com grande ceco.
d) cromatóforos.
e) respiração branquial.

6. (UFPA) Moluscos planorbídeos (BiomphaIaria glabrata) servem como hospedeiros intermediários na transmissão do(a):
a) amarelão.                                 
b) cisticercose.                           
c) filariose.
d) wuquererose.                     
e) esquistossomose.

7. (UERS) O celoma é a cavidade delimitada diretamente:
a) apenas pelo endoderma.
b) pelo ectoderma e mesoderma.
c) apenas pelo mesoderma.
d) pelo endoderma e mesoderma.
e) apenas pelo ectoderma.

8. (UERS) As pérolas que se formam dentro dos moluscos bivalvos originam-se de:
a) partículas ingeridas e não-digeridas pelos moluscos marinhos.
b) tumores benignos que crescem após mutações induzidas por radiações.
c) gânglios linfáticos que secretam anticorpos sob a camada nacarada da concha.
d) pequenos corpos estranhos que se alojam entre o manto e a concha.
e) cristais de carbonato que se depositam sob o periostraco dos gastrópodos.

9. (U. F. Uberlândia-MG) A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas no manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:
a) Mollusca e Gastropoda.                         
b) Arthropoda e Crustacea.
c) Arthropoda e Insecta.                             
d) Mollusca e Cephalopoda.
e) Mollusca e Pelecypoda.

10. (FCC-Londrina-PR) Qual dos seguintes animais está filogeneticamente mais relacionado à lula?
a) Caramujo.                             
b) Lombriga.                     
c) Planária.
d) Minhoca.                               
e) Tatuzinho.

11. (UFGO) Todas as caracteristicas abaixo pertencem ao filo Mollusca, exceto:
a) presença de brânquias.                   
b) presença de concha externa.
c) presença de rádula.                                 
d) presença de manto.
e) ausência de celoma.

12. Assinale a alternativa que indica corretamente
molusco bivalve.
a. ( ) Polvo
b. ( ) Marisco
c. ( ) Quelônio
d. ( ) Camarão
e. ( ) Lula


Publicidade

13. (PUC-MG) Os moluscos que apresentam a cavidade paleal adaptada à respiração aérea são os:

a) polvos.         
b) ostras.         
c) aranhas.     
d) caracóis.     
e) mexilhões.

14. (Vunesp) Trocófora e véliger são dois tipos de larvas de:
a) anelídeos.                       
b) moluscos.             
c) equinodermos
d) insetos.                                 
e) cnidários.

15. (FMABC) Qual grupo de invertebrados, dentre os seguintes citados, apresenta o sistema nervoso mais próximo dos vertebrados quanto à organização e funcionamento?

a) anelídeos           
b) aracnídeos               
d) crustáceos
c) cefalópodos         
e) insetos

16. (UFGO) Com relação aos Moluscos Gastrópodos, pode-se afirmar que apresentam:
I - Corpo mole, não metamerizado; a maioria das espécies é provida de concha de carbonato de cálcio e sistema sangüíneo aberto.
II - Corpo não-segmentado, coberto por uma concha e sistema sangüíneo fechado.
III - Corpo mole, sustentado por um endoesqueleto ou exoesqueleto, e sistema sangüíneo aberto.
IV - Corpo mole, metamerizado, todas as espécies providas de concha de carbonato de cálcio e sistema sangüíneo aberto.

Na questão acima, assinale:
a) se apenas as afirmativas III e IV forem corretas.
b) se apenas as afirmativas I e II forem corretas.
c) se apenas as afirmativas II e IV forem corretas.
d) se apenas as afirmativas I e III forem corretas.
e) se apenas a afirmativa I for correta.

17. (Unitau-SP) As "conchas" revestem-se de grande importância porque são utilizadas:

1 - pelos moluscos, como elemento de defesa contra os inimigos.
2 - nos estudos de filogenia, através dos fósseis.
3 - como matéria-prima, na obtenção de calcário.
4 - como proteção, pelos próprios moluscos, contra a perda de água por evaporação.
5 - nos estudos da classificação dos moluscos.
6 - nos estudos arqueológicos, através dos grandes acúmulos das mesmas (sambaquis) deixados por populações primitivas.

Assinale:
a) se apenas uma estiver correta.
b) se apenas duas estiverem corretas.
c) se apenas três estiverem corretas.
d) se todas estiverem corretas.
e) se apenas cinco estiverem corretas.


18. Assinale a afirmativa falsa:
a) O opérculo é uma estrutura que ocorre na classe Gastropoda, tendo função de proteção ao animal quando quando ele está totalmente no interior da concha.
b) Os Bivalva são moluscos que possuem uma concha com duas valvas e não possuem cabeça diferenciada.
c) A locomoção dos Cephalopoda pode ser feita por jato-propulsão.
d)  Os Bivalva possuem rádula.

Questões de Biologia sobre Moluscos para Ensino Médio

Gabarito das Questões de Biologia sobre Moluscos para Ensino Médio


Questões de Biologia sobre Moluscos para Ensino Médio







compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.