Questões de Biologia sobre Poríferos para o Ensino Médio, com gabarito

Questões de Biologia sobre Poríferos. Animais Invertebrados para o 3º Ano do Ensino Médio. Questões sugeridas para o vestibular, ENEM, exames e provas escolares conforme plano de aula e planejamento do professor.

Exercícios de Biologia sobre Poríferos para o Ensino Médio, com gabarito


1. (Vestibular. Uni. Taubaté-SP) Invertebrados fixos, diblásticos sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre e natante. Trata-se de:
a) protozoários.         
b) espongiários.
c) equinodermos.           
d) nematelmintos.
e) celenterados.

2. (F. F. Celso Lisboa-RJ) As esponjas apresentam habitat:
a) totalmente marinho.                     
b) totalmente aquático.
c) água doce e terra úmida.             
d) totalmente água doce.
e) totalmente terrestre.

3. (UFPA) Nas esponjas a digestão é toda intracelular. As células que se encarregam da captura e digestão dos alimentos são denominadas:
a) coanócitos.                             
b) amebócitos.
c) porócito.                                 
d) escleroblastos.
e) espongioblastos.

4. (Fund. C. Chagas-SP) As células que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocele são, respectivamente:
a) amebócitos e espículas.                   
b) pinacócitos e coanócitos.
c) coanócitos e pinacócitos.                 
d) arqueócitos e espículas.
e) pinacócitos e amebócitos.

5. (UNIRIO-RJ) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?
a) Ausência de epiderme       
b) Ocorrência de fase larval
c) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos
d) Habitat exclusivamente aquático
e) Reprodução unicamente assexuada

6. (Fuvest-SP) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:
a) respiração e excreção por difusão direta.
b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.
c) habitat aquático, vivendo presos ao fundo.
d) células organizadas em tecidos bem definidos.
e) alta capacidade de regeneração.

7. (UFBA) No processo digestivo das esponjas, atuam células de dois tipos: umas englobam o alimento e fazem a digestão intracelular; outras distribuem a todas as demais células o produto dessa digestão. São elas, respectivamente:
a) solenócitos e macrófagos.             
b) coanócitos e amebócitos.
c) cnidoblastos e nematocistos.       
d) histiócitos e amebócitos.
e) coanócitos e histiócitos.

8. (UFJF-MG) Observe as seguintes afirmativas:
I. A grande capacidade regenerativa das esponjas revela a pequena interdependência e diferenciação de suas células.
II. A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo - átrio -óstios.
III. Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.

Assinale:
a) se apenas I estiver correta.
b) se apenas l e II estiverem corretas.
c) se I, II e III estiverem corretas.
d) se apenas II e III estiverem corretas.
e) se apenas I e III estiverem corretas.

9. (UFBA) No mesênquima dos espongiários, podemos encontrar células com diversas funções, exceto:
a) originar gametas.
b) transportar substâncias para outras células.
c) produzir espículas calcárias ou silicosas.
d) transmitir estímulos nervosos.
e) contribuir na digestão intracelular.

10. (UFV-MG) O principal papel dos coanócitos nos poríferos é:
a) transportar substâncias para todo o animal.
b) originar elementos reprodutivos.
c) formar o esqueleto do animal.
d) provocar a circulação da água no animal.
e) dar origem a outros tipos de células.

11. Considere as seguintes frases:
I - As esponjas são animais __________, isto é, vivem presas ao substrato.
lI - A abertura situada geralmente no ápice das esponjas chama-se ___________.
III - O movimento da água nas esponjas é determinado pelo batimento dos __________ das células chamadas ___________.

As palavras que as completam corretamente são, respectivamente:
a) móveis; poro; cílios; ciliadas.
b) sésseis; ósculo; flagelos; coanócitos.
c) sésseis; poro inalante; flagelo; flageladas.
d) bentônicos; poro exalante; flagelo; coanócitos.
e) sésseis; ósculo, cílios, coanócitos

12. Assinale a alternativa correta:
a) A cavidade interna das esponjas recebe o nome de espongiocele.
b) As esponjas são animais filtradores, diploblásticos enterocelomados.
c) Os coanócitos são células localizadas na epiderme das esponjas, atuando como células de função sensorial.
d) Os poríferos são animais primitivos que provavelmente deram origem aos celenterados.
e) As esponjas são encontradas apenas em ambiente terrestre úmido.

13. Sobre os Poríferos analise os itens
II. Estes organismos são simples, sésseis, podem ser de água doce ou salgada,
II. Alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células.
III. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
Quantos itens Estão corretos?
a)1
b)2
c)3
d)nenhum


Questões de Biologia sobre Poríferos para o Ensino Médio, com gabarito

14. Considere as frases:

I - As esponjas podem ser classificadas em três tipos básicos: Ascon, Sycon e Leucon.
II - As esponjas do tipo Ascon possuem poros, espongiocele com coanócitos e ósculo.
III - A estrutura mais complexa de esponja é a do tipo Leucon, pois nesta as células coanoflageladas localizam-se apenas em câmaras vibráteis.
Pode-se afirmar que está(ão) correta(s):

a) I, II, III.                 b) I e II apenas.               c) I apenas.
d) II apenas.            e) III apenas.

15. Assinale a afirmativa incorreta.
a) As esponjas podem se reproduzir sexuadamente ou assexuadamente.
b) O tipo de reprodução das esponjas é sempre assexuada, por regeneração.
c) Nas esponjas pode ocorrer brotamento.
d) As espículas das esponjas são estruturas de sustentação, que podem ser calcárias ou silicosas.
e) Existem esponjas que possuem fibras de espongina como elemento de sustentação.



Gabarito das questões sobre Poríferos



1-     B
2-     B
3-     A
4-     B  
5-     C
6-     D
7-     B
8-     E
9-     D
10-    D
11-   B
12-   A
13-   C
14-   A
15-   B


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.