Publicidade

Exercícios sobre Unidades de Conservação para 7º ano.

Exercícios sobre Unidades de Conservação para 7º ano. Questões sobre Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC. Exercícios com perguntas e texto para respostas sobre unidades de conservação para o 7 ano do ensino fundamental. Confira também Exercícios sobre Artrópodes ensino fundamental

Exercícios e questões sobre unidades de conservação para 7º ano.



1. Sobre as unidades de conservação assinale a alternativa INCORRETA:
a) dividem-se em dois grupos: I - Unidades de Proteção Integral; II - Unidades de Uso Sustentável.
b) O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei.
c) O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
xd) dividem-se em dois grupos: I - Unidades de Reserva Biológica; II - Unidades de Proteção Sustentável.

2. São Unidades de Proteção Integral, EXCETO: 
a) Estação Ecológica; 
b) Reserva Biológica; 
xc) Reserva da Fauna; 
d) Monumento Natural; 




Publicidade


3. (UFPR) Assinale a alternativa que apresenta uma Unidade de Proteção Integral, segundo a legislação brasileira.
►a) Reserva Biológica.
b) Reserva de Fauna.
c) Área de Proteção Ambiental.
d) Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

e) Área de Relevante Interesse Ecológico.

4. (UFPR) Segundo a legislação brasileira, exceto para fins educacionais, é vedada a visitação pública em qual das unidades abaixo?
a) Monumento Natural.
►b) Estação Ecológica.
c) Reserva Extrativista.
d) Refúgio de Vida Silvestre.
e) Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

5. -  (UFPR) De acordo com a Lei nº 9.985/2000, uma das categorias de unidades de conservação “tem como objetivo básico a
preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de
pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato
com a natureza e de turismo ecológico”. Essa área é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares
incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei. Levando em consideração os dados
apresentados, assinale a alternativa que corresponde à categoria de unidade de conservação descrita.
a) Área de proteção ambiental.
b) Floresta nacional.
►c) Parque nacional.
d) Estação ecológica.
e) Reserva extrativista.

6. (FEPESE) Existem diferentes tipos de Unidades de Conservação que, segundo o Sistema Nacional
de Unidade de Conservação (SNUC), dividem-se em dois grupos, com características específicas: as
Unidades de Conservação Integrais e as Unidades de Conservação de Uso Sustentável.
Assinale a alternativa que cita corretamente uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.
a. ( ) Parque Nacional
b. ( ) Estação Ecológica
c. ( ) Reserva Biológica
d. ( ) Monumento Natural

e. ( X ) Área de Proteção Ambiental

7.  (FEPESE) O território brasileiro encontra-se recoberto pelos mais variados ecossistemas, colocando-se entre os países com maior diversidade de vida no planeta, abrigando cerca de 2% do total das espécies existentes.
As Unidades de Conservação representam uma das melhores estratégias de proteção aos elementos e
patrimônio naturais. Nestas áreas, a fauna e a flora são conservadas, assim como os processos ecológicos que regem os ecossistemas, garantindo a manutenção do estoque da biodiversidade.
Com relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e Categorias de Manejo,
assinale a alternativa correta.
a. ( X ) No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) ordena
as áreas protegidas de uso indireto e de uso direto dos recursos, nos níveis federal, estadual e municipal.
b. ( ) As Estações Ecológicas (ESEC) são Unidades de Conservação que se destinam à exploração
autossustentável.
c. ( ) Os Parques Nacionais não comportam a visitação pública com fins recreativos e educativos.
d. ( ) As Reservas Biológicas são destinadas à visitação com finalidade recreativa, independentemente do seu plano de manejo.
e. ( ) Somente a visitação com objetivo educacional é admitida nas reservas extrativistas.


8. (UFPR) A região litorânea do Estado do Paraná caracteriza-se pela presença exuberante de áreas em bom estado de conservação. Para proteger essas áreas, contamos, no Brasil, com um conjunto de legislações dentre as quais podem-se destacar a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e a Lei
nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre.
( ) A Reserva Particular do Patrimônio Natural é um tipo de Unidade de Uso Sustentável, caracterizada como uma área concedida pelo poder público à iniciativa privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
( ) Plano de manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
( ) O Bioma Mata Atlântica é um tipo de unidade de conservação de proteção integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – V – V.
►b) V – F – V – F.
c) F – V – V – V.
d) V – F – F – F.
e) F – V – F – V.


9. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação, EXCETO:

a) Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico;
b) Floresta Nacional; Reserva Extrativista;
c) Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; 
xd) Estação Ecológica; Reserva Biológica

10. Assinale a alternativa ERRADA
a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;
b) conservação da natureza: o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral;
c) diversidade biológica: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas;
xd) zona de amortecimento: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora;

Exercícios sobre Unidades de Conservação para 7º ano.

Gabarito dos Exercícios sobre Unidades de Conservação para 7º ano.

1.D
2.C
3.A
4.B
5.C
6.E
7.A
8.B
9.D
10.D





Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Recomendados para Você:
.
Publicidade

O Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei o Blog do Ensino de Ciências para compartilhar conteúdo com professores e estudantes de Ciências e Biologia. Todas as publicações são opinativas, informativas ou sugestivas.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar