Nesta postagem relacionamos dois questionários de ciências para o 6º ano sobre a água, com respostasCaros colegas, Professores de Ciências e Biologia, se vocês estiverem procurando por questões objetivas confira em Exercícios de Ciências sobre Composição, Propriedades e Estados Físicos da água.  Já esta lista com atividades de ciências é sugerida para o 6º ano, mas pode ser aplicada em qualquer fase do Ensino Fundamental, conforme seu plano de aula ou planejamento. Aqui temos questões discursivas sobre a água ideais para provas, exames e avaliações diversas. 

1º Questionário: Exercícios de ciências - 6º Ano - Água.


QUESTÕES
  • 1) Por que o óleo flutua na água?
  • 2) O que é densidade?
  • 3) Quais são os estados físicos da água? 
  • 4) Faça um desenho que represente as mudanças de estado físico da água.
  • 5) Explique o ciclo da água.
  • 6) Qual é a fórmula química da água?
  • 7) De que forma eliminamos o excesso de água no nosso organismo?
  • 8) O que vem a ser desidratação?
  • 9) Cite cidades onde encontramos fontes de água mineral.
  • 10) Dê exemplos de água nos seguintes estados físicos. a) sólido b) líquido c) gasoso
  • 11) Onde podemos obter água destilada e dê exemplos de utilização da água destilada pelo homem.

Respostas dos exercícios sobre a água

1) Porque é menos denso que a água.
2) Quantidade de matéria de um volume. Relação entre massa e volume ocupado.
3)Sólido Líquido e gasoso
4) Livre
5) Circulação da água na natureza, de forma contínua, através dos fenômenos da mudança de estado físico em que a água evapora e se condensa no espaço precipitando em forma de chuva e retornando ao início do ciclo com a evaporação.
6) H2O
7)Transpiração,  Urina e outros
8) Perda excessiva de água do organismo
9) São Lourenço, Caxambu e outras
10) Livre
11) Destilador. condensação do vapor.




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2º Questionário: A água


1.      Como é a distribuição de água no planeta Terra?
2.      A água que chega até nossas casas pode conter impurezas adquiridas num encanamento quebrado. O que deve ser feito com a água, então?
3.     O que é a hidrosfera? Quais são as águas que a formam?
4.      O que ocorre na cloração?
5.      A maior parte da água doce não está disponível. Explique.
6.      O que é a hidrosfera? Quais são as águas que a formam?
7.      Qual a diferença entre evaporação e ebulição?
8.      Explique o ciclo hidrológico.
9.      Quais são as 3 características da água potável? Explique-as.
10.   Que propriedade da água é usada na distribuição de água nas cidades?
11.   Por que alguns insetos não afundam na água?
12.   Numa solução de água e sal, classifique cada um dos componentes em soluto ou solvente.
13.   Misturadas à água: óleo, açúcar, trigo. Classifique cada substância em hidrossolúvel ou insolúvel.
14.   Explique a importância do aqüífero Guarani.
15.   qual a importância da água e do Rio Amazonas para o Brasil?
16.   Faça um diagrama de mudanças de estado físico da água, completando-o.
17.   Cite as etapas do tratamento de água na estação de tratamento.
18.   Quais doenças pode provocar a água que contem organismos patogênicos?
19.   O que ocorre na floculação?
20.  Como as águas subterrâneas podem ficar armazenadas?








RESPOSTAS

1. 
A maior parte da água do planeta é salgada, 97,5% e a menor parte, 2,5% é doce.
2. 
Filtrada e fervida ou clorada.
3.      
É toda a água presente no planeta, incluindo a que estão presente no organismo dos seres vivos.
4. 
Cloração: como a água ainda pode apresentar microorganismos, adiciona-se cloro, que mata muitos microorganismos nocivos. Em algumas cidades, ainda é colocado flúor para evitar cáries.
5. 
A maior parte da água doce não está disponível porque está em geleiras e neves eternas (60%). Apenas 30% é a parte da água subterrânea e de rios e lagos.
6. 
É toda a água presente no planeta, incluindo a que estão presente no organismo dos seres vivos.
7. 
A vaporização – passagem da água do estado líquido para o de vapor – pode ocorre de duas maneiras: ebulição e evaporação. A ebulição é a passagem rápida da água líquida para a água em forma de vapor, com formação de bolhas, agitação do líquido e temperatura exata para ocorrer (como a água fervendo no fogo). A evaporação é lenta; não há formação de bolhas nem temperatura exata para ocorrer. Ex.: a água da roupa que está secando no varal.
8. 
O calor do sol faz com que a água de mares, rios, lagos evaporem; esse vapor mais aquele que é liberado por seres vivos na transpiração e respiração atinge as camadas mais altas, condensa-se e passa para o estado líquido; forma gotículas de água, as nuvens, que, quando saturadas, precipitam. (Essa água evaporada ainda pode se precipitar na forma de neve ou granizo.)
Quando a água cai escoa através do solo, chegando aos oceanos ou se infiltra no solo e parte dela vai constituir as águas subterrâneas ou aqüíferos. Em locais onde a temperatura média anual é muito baixa, a água se solidifica, formando as geleiras, que, ao derreter, formam canis por onde água escoa até os lagos, lagoas e rios. Esse ciclo é muito importante, pois mantém a quantidade da água na hidrosfera constante, purificando-a.
10.    
O princípio dos vasos comunicantes que é a capacidade da água atingir o mesmo nível em vasos que se comunicam por uma base comum, independentemente do formato dos vasos.
11. 
Devido à tensão superficial que é uma propriedade que a água tem que faz com que sua superfície  se comporte como uma película fina e elástica.
12.    
Numa solução de água e sal, O sal é o soluto e a água é o solvente.
13. 
O óleo e o trigo são insolúveis e o açúcar é hidrossolúvel.
14. 
Este aqüífero armazena uma grande quantidade de água doce. Ele é o maior da América do Sul e um dos maiores do mundo.
15. 
Este rio é o maior em volume de água do mundo, contribuindo para que o Brasil seja um país com grande quantidade de água doce.
16. 
Livre
17.    

  • 1ª etapa – Floculação: adicionam-se cal e sulfato de alumínio à água, que agrupam a sujeira, formando flocos grandes de uma substancia pegajosa.
  • 2ª etapa – Decantação: a água com flocos passa para outro compartimento, onde fica em repouso para que os flocos mais densos que a água se depositem no fundo. A água é retirada do tanque e passa para outro compartimento, já livre da sujeira pesada.
  • 3ª etapa – Filtração: a água passa por grande filtros que contêm camadas que iniciam com cascalho grosso até chegar à areia fina.
  • 4ª etapa – Cloração: como a água ainda pode apresentar microorganismos, adiciona-se cloro, que mata muitos microorganismos nocivos. Em algumas cidades, ainda é colocado flúor para evitar cáries.

18.    
Podem provocar doenças como amebíase, leptospirose, hepatite A e dengue.
19.    
Floculação: adicionam-se cal e sulfato de alumínio à água, que agrupam a sujeira, formando flocos grandes de uma substancia pegajosa.
20.      
Como as águas subterrâneas podem ficar armazenadas?
Podem ficar armazenadas de três maneiras: entre os poros das rochas, entre as rachaduras ou fendas das rochas e em rios e lagos encontrados em cavernas e grutas.


*Respostas são somente sugestões.


Dicas e sugestões de atividades e temas para o professor explorar nas aulas:

  • Solicitar um texto sobre a importância da água na natureza 
  • Elaborar um resumo sobre a água no planeta 
  • Relacionar exemplos e formas de preservação da água 
  • Pesquisar sobre a importância da água doce 
  • Pesquisa falando sobre a água (abastecimento de água)
  • Trabalho sobre a importancia da agua para os seres vivos 


Material sugerido para questões de ciencias ensino fundamental, biologia exercicios resolvidos, aulas de reforço escolar, aulas particulares, perguntas e respostas de ciencias 6 ano, questionario de ciencias 6 ano.


Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


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