Publicidade

Série de exercícios de ciências para 6º ano do ensino fundamental sobre o solo. As atividades de ciências com lista de exercícios para simulados de ciências, prova de ciências e avaliação de ciências. Referente ao conteúdo de ciências do 6 ano. Confira também: Várias atividades e exercícios de ciencias 7 Ano.

Quiz

Exercícios de ciências - 6º Ano - Formação do Solo



Questões objetivas sobre o Solo


1. Assinale a alternativa que cita corretamente a composição da litosfera.
a. ( ) Rios e rochas
b. ( ) Rios e oceanos
c. ( X ) Solo e rochas
d. ( ) Solo e oceanos

e. ( ) Solo e água


2) A aração:
a) facilita a retenção da água e a circulação do ar.
b) não facilita a retenção da água
c) só facilita a circulação do ar
xd) facilita a retenção da água e a circulação do ar.

3. Indique a alternativa que não caracteriza uma das Funções do solo




a) Principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O e nutrientes) e disseminação;
b) Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos;
c) Controle do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea;
d) Habitat para a fauna do solo  e Abrigar os seres vivos;
xe) Fornecer oxigênio para os produtores da cadeia alimentar

4. No que diz respeito a composição do solo é incorreto afirmar que:
a)O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, organismos e rochas em decomposição.
b) A camada do solo que é rica em húmus, detritos de origem orgânica é chamada de camada fértil. 
c) A camada do solo que é rica em húmus é a melhor para o plantio.
xd) Na camada rica em húmus as plantas absorvem O2 e eliminam CO2 na fotossíntese
d) Na camada de húmus as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.

5. Analise as seguintes afirmativas:

I - A camada do solo rica em calcário corresponde entre 7 e 10% da superfície.
II - A cama de argila, formada geralmente por sedimentos de rochas e grandes grãos de pedras. 
III - A camada de areia é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. 

Estão corretos
a) I e II
xb) I e III
c) I, II e III
d) III e II
e) Todos os itens

6. São características dos Solos arenosos, EXCETO:
A) aqueles que têm grande parte de suas partículas classificadas na fração areia,
b) formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários.
c) consistência granulosa como a areia. 
xd) Não permeável à água.

7. Com relação aos Solos argilosos é correto afirmar que:
xa) São aqueles que tem grande parte de suas partículas de tamanho menor que 0,002 mm. 
b) Armazenam pouca água
c) são geralmente mais permeáveis, 
c) Formam grandes grãos 
d) Grãos com caraterísticas maiores que no arenoso.

8. Com relação ao Solo orgânico assinale a alternativa ERRADA
a) Composto de materiais orgânicos (restos de organismos mortos e em decomposição),
b) Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento da vida das plantas
c) O húmus é o resíduo ou composto solúvel originado pela biodegradação da matéria orgânica, 
xd) A formação de grânulos também não favorece a umidade e arejamento do solo que por sua vez, são compactos

9. A textura do solo depende da proporção de areia, do silte (ou limo), ou argila na sua composição. Isso influencia na em vários aspectos, EXCETO:

a) taxa de infiltração da água
b) armazenamento da água
xc) penetração da luz para fotossíntese nas raízes 
d) facilidade de mecanização
d) distribuição de determinados nutrientes (fertilidade do solo).

10) (CEFET96) Erosão é o fenômeno de desagregação e decomposição das rochas ou são odificações sofridas pelo solo provocadas pelas variações de temperatura e, principalmente, pela ação da água e do vento. Podemos afirmar que a erosão pluvial é provocada pela ação do (a):
a) gelo
b) mar
c) rio
d) chuva
e) neve


11) A rotação de culturas mantém a produtividade do solo,porque:
xa) plantas diferentes aproveitam diferentes nutrientes
b) todas as plantas consomem os mesmos nutrientres
c) nunca é preciso fazer adubação mineral
d) aproveitamento de espaço para agricultura






Publicidade



Questões subjetivas sobre o solo

1) Reescreva as frases, colocando em ordem as informações:
a) Solo é a camada abaixo do subsolo
b) Rocha-matriz  é uma camada pobre em nutrientes
c) Os grãos de argila são restos decompostos de seres vivos.
d) Subsolo  é a camada mais superficial da crosta terrestre.
e) Húmus são duros, claros e brilhantes
f) Os grãos de areia são facilmente esfarelados com os dedos.

a) ____________________________________________________________
b) ____________________________________________________________
c) ____________________________________________________________
d) ____________________________________________________________
e) ____________________________________________________________
f) ____________________________________________________________

2) O que é adubação?
3) Cite os principais cuidados para preservar o solo
4) Qual a origem das rochas magmáticas e sedimentares?
5) Como podemos evitar a erosão?
6) Caracterize o húmus.
7) Desenhe um vulcão e indique suas estruturas.


RESPOSTAS

1) 
a) Solo  é a camada mais superficial da crosta terrestre.
b) Rocha-matriz é a camada abaixo do subsolo
c) Os grãos de argila  são facilmente esfarelados com os dedos.
d) Subsolo  é uma camada pobre em nutrientes
e) Húmus são restos decompostos de seres vivos.
f) Os grãos de areia são duros, claros e brilhantes

2) Prática para melhorar o solo fornecendo adubos ou fertilizantes para ajudar no desenvolvimento das plantas
3) Livre
4) Magmáticas solidificação do magma e sedimentares fragmentos de transformações em outras rochas ou precipitação de minerais
5) Plantio do solo, rotação de culturas, etc.
6) Formado de matéria orgânica oriunda da decomposição.
7) Livre


Dicas e sugestões de atividades e temas para o professor explorar nas aulas:

  • Pesquisa sobre a composição quimica do solo 
  • Pesquisa sobre como ocorre o processo de formação do solo 
  • tipos de solo arenoso argiloso humifero e calcario 
  • Elaborar um esquema ou desenho sobre a formação e composição do solo 
  • Pesquisa sobre solos do Nordeste e Norte do Brasil
  • Pedir para os alunos trazerem tipos de solos diferentes para aula 
  • Debater sobre como o solo argiloso é utilizado comercialmente?
  • Discutir sobre solo fertil para agricultura e o desmatamento/queimadas
  • Pesquisa sobre qual a importância do solo para os seres vivos?



Material sugerido para questões de ciencias ensino fundamental, biologia exercicios resolvidos, aulas de reforço escolar, aulas particulares, perguntas e respostas de ciencias 6 ano, questionario de ciencias 6 ano.

Fonte: Wikipedia'

Compartilhe nas Redes Sociais!



O Blog do Ensino de Ciências e Biologia visa compartilhar publicações para troca de material e experiência entre professores, referentes a modelos de provas, exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, conhecimentos pedagógicos e muito mais.


Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
Pesquisar
 
Top