Questões de Biologia sobre Poluição Ambiental, para Ensino Médio.

.Exercícios e Questões de Biologia sobre Poluição Ambiental. As questões são sugeridas para estudantes de Ensino Médio, mas podem ser aplicadas em outras fases conforme planejamento escolar. Os temas estão relacionados com os estudos para vestibular e ENEM.



Questões de Biologia sobre Problemas Ambientais: Poluição.


1. (FEPESE Casan) Assinale a alternativa correta em relação a tipos e origens de poluição do ar.
a. ( ) Os poluentes do ar exterior vêm somente da queima de combustíveis fósseis em veículos motorizados, usinas elétricas e indústrias.
b. ( ) São exemplos de fontes antropogênicas da poluição do ar as emissões provenientes de vulcões e a fuligem de incêndios florestais.
c. ( X ) O Smog fotoquímico é uma mistura de poluentes do ar formados pela reação dos óxidos de nitrogênio com hidrocarbonetos orgânicos voláteis sob a influência da luz solar.
d. ( ) As tempestades de areias são exemplos de fontes antropogênicas de poluição do ar, pois lançam areia e pó a grandes distâncias, colocando uma enorme quantidade de partículas na atmosfera.
e. ( ) O smog industrial é uma mistura de dióxido de enxofre, gotas de ácido nítrico e partículas sólidas suspensas emitidas pela queima de carvão e petróleo.

2. (FEPESE Casan) Entre as bactérias do grupo coliforme, a mais importante como indicadora da poluição fecal é a Escherichia coli. Indique uma das razões para essa escolha.
a. ( ) Não possuem resistência ao meio (luz, oxigênio, etc.).
b. ( ) Se reproduzem no interior do intestino, na água ou no solo.
c. ( ) São capazes de fermentar lactose, produzindo gás, e não resistem à presença da bile.
d. ( ) Têm maior resistência ao tratamento pelo cloro do que alguns vermes e vírus.
e. ( X ) Elas existem na matéria fecal e não em nenhum outro tipo de matéria orgânica poluente.


3.(Fraiburgo 2010) A poluição do ar não é exclusividade das metrópoles. Cidades pequenas também já sofrem a ação dos gases venenosos.
A este respeito, assinale a alternativa correta.
a. ( ) As partículas, liberadas aos montes por carros, ônibus e motos, podem ser dez vezes menores do que o diâmetro de um fio de cabelo, e são menos prejudiciais à saúde do sistema respiratório do que os gases propriamente ditos.
b. ( X ) É no inverno que a qualidade do ar fica ainda pior. A temperatura baixa, o clima seco e a pouca quantidade de ventos favorecem a formação de grandes massas de gases nocivos, como o óxido de nitrogênio, o monóxido de carbono e o ozônio.
c. ( ) As partículas de poeira dos carros, ônibus e motos vão para os pulmões e, de lá, boa parte segue viagem rumo à corrente sanguínea, espalhando-se por cada célula do corpo. Contudo, só quem está na rua sofre os efeitos desses poluentes.
d. ( ) A poluição do ar desencadeia inflamações no organismo inteiro, intoxicação, diarreia, hemorragia e falta de apetite, por potencializar o processo oxidativo das células.
e. ( ) Pequenas atitudes que estão ao seu alcance podem amenizar os efeitos da poluição do ar sobre a saúde. Para contribuir com a saúde do planeta é recomendado realizar atividades físicas em locais abertos, externos, e em horários de pico de trânsito.



4. (FEPESE) Analise as afirmativas abaixo.
1. Os oceanos estão sendo extremamente afetados pela poluição. Objetos plásticos trazidos pelas correntes marítimas causam a morte de milhões de pássaros e mamíferos marítimos a cada ano e afetam os peixes consumidos pelos humanos.
2. Embora tenham se convertido, há muito, em depósitos de lixo, os oceanos, graças à sua enorme diversidade e capacidade de regeração, pouco são afetados pela poluição dos continentes.
3. Os oceanos são os verdadeiros pulmões da terra e graças a sua capacidade de recuperar os resíduos da civilização industrial neles lançados, reciclando o plástico e degradando os poluentes e pesticidas, garantem infinitamente a sobrevivência da vida no planeta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.
a. ( X ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.


5. (FEPESE 2007)Veja o texto a seguir.
Um recurso natural que pode ser reposto ou reciclado por um processo natural é chamado de 1 . Recursos não renováveis podem ter sua vida prolongada se 2 . Dentre os ecossistemas que experimentam hoje uma alta taxa de degradação  que inclui a extinção de várias espécies tropicais está a 3 . A contaminação de qualquer parte da biosfera é chamada de 4 .
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas do texto.
a. ( ) 1. não reciclável, 2. estimularmos a sua compra, 3. Tundra, 4. chuva ácida.
b. ( ) 1. poluente, 2. estimularmos a sua reutilização, 3. Amazônia, 4. polinização. 
c. ( ) 1. poluente, 2. seu preço diminuir, 3. Floresta Temperada, 4. geração de partículas.
d. ( X ) 1. biodegradável, 2. estimularmos a sua reutilização, 3. Mata Atlântica, 4. poluição.
e. ( ) 1. biodegradável, 2. estimularmos a sua reutilização, 3. Caatinga, 4. troposfera.

 
Questões de Biologia sobre Poluição Ambiental, para Ensino Médio.


6. (Florianópolis 2010) Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cada ser humano necessita no mínimo de 50 litros de água ao dia para as suas necessidades de higiene pessoal e bem-estar. Em todo o mundo, percebemos que há regiões carentes de água potável e outras onde o desperdício ocorre de forma incontrolável. Com relação ao uso consciente dos recursos hídricos, analise as afirmações a seguir:
1. Além do desperdício, os recursos hídricos sofrem processos de alteração por meio de dejetos lançados em córregos, rios e mananciais por indústrias, agricultura mal planejada e falta de políticas e ações para a melhoria do saneamento básico.
2. Uma das soluções para abastecer áreas carentes de água e mitigar a poluição e o desperdício é a reciclagem de água. A água reciclada pode ser utilizada para a limpeza, para a produção de determinados tipos de produtos, sistemas de irrigação etc.
3. A totalidade da água descartada está contaminada por fungicidas, fertilizantes e outros tóxicos, impossibilitando a reciclagem.
4. A água reciclada é proveniente do chuveiro, pias, banheiras, máquinas de lavar, processos industriais e agrícolas. Ela pode ser empregada na irrigação paisagística, na refrigeração, caldeiras, processamento industrial, recarga de aquários, combate a incêndios, vasos sanitários, lavagem de máquinas e veículos, e na construção civil.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.



7. São exemplos de fontes antropogênicas de poluição
do ar:
a. ( ) Fuligem de incêndios florestais.
b. ( ) Emissões provenientes de vulcões.
c. ( X ) Emissões geradas por veículos automotores.
d. ( ) Metanos emitidos naturalmente por animais.
e. ( ) Liberação de compostos radioativos por rochas.


8. (FEPESE) Um dos principais problemas relacionados com os aquíferos é a contaminação do lençol freático.
Assinale a alternativa que cita corretamente a principal causa dessa contaminação.
a. ( ) poluição atmosférica
b. ( ) construção de barragens
c. ( X ) uso de fertilizantes e aterros sanitários
d. ( ) impermeabilização do solo nas cidades.
e. ( ) construção de aterros sanitários a céu aberto.

..


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.