Publicidade

Exercícios de Biologia sobre Bactérias para Ensino Médio, com gabarito.

Exercícios de Biologia Bactérias para o 2º Ano do Ensino Médio. Reino Monera. Exercícios de Biologia sugeridos para estudar para concursos públicos, vestibular, ENEM, aulas, provas e testes. Biologia exercícios resolvidos.


Exercícios de Biologia sobre Bactérias para Ensino Médio, com gabarito.

Exercícios de Biologia sobre sobre Bactérias, com gabarito.

Questões objetivas de Biologia sobre bactérias - Reino Monera



1. (SãoJoséSC/FEPESE/2014) Uma das técnicas muito utilizada em microbiologia é a técnica de coloração de Gram que separa as bactérias em gram-positivas e gram-negativas.
Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Bactérias nunca são patogênicas.
b. ( ) Em geral, as bactérias Gram-negativas são mais patogênicas que as bactérias Gram-positivas.
c. ( ) Em geral, as bactérias Gram-positivas são mais patogênicas que as bactérias Gram-negativas.
d. ( ) A coloração pela técnica de GRAM não indica diferenças na patogenicidade das bactérias.
e. ( ) Tanto as bactérias Gram-negativas quanto as bactérias Gram-positivas são patogênicas.


2. (SãoJoséSC/FEPESE/2014) Assinale a alternativa cujas doenças citadas são
causadas por bactérias.
a. ( ) Botulismo, cólera, hanseníase, peste, tétano
b. ( ) Botulismo, cólera, raiva, febre amarela, tétano
c. ( ) Botulismo, febre amarela, hanseníase, peste, tétano
d. ( ) Caxumba, cisticercose, hanseníase, peste, tétano
e. ( ) Giardíase, cólera, hanseníase, peste, poliomielite

3. (SãoJoséSC/FEPESE/2014) As bactérias podem realizar diversos tipos de reprodução, tanto de forma assexuada como alguns processos de trocas de material genético entre indivíduos. Um dos processos bem conhecidos é a formação de uma ponte (pili) entre duas bactérias, por onde ocorre a passagem de genes de uma para outra.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome desse processo:
a. ( ) Cissiparidade
b. ( ) Transmutação
c. ( ) Transformação
d. ( ) Conjugação
e. ( ) Transdução

4. (CASAN/FEPESE/2013) Entre as bactérias do grupo coliforme, a mais importante como indicadora da poluição fecal é a Escherichia coli. Indique uma das razões para essa escolha.
a. ( ) Não possuem resistência ao meio (luz, oxigênio, etc.).
b. ( ) Se reproduzem no interior do intestino, na água ou no solo.
c. ( ) São capazes de fermentar lactose, produzindo gás, e não resistem à presença da bile.
d. ( ) Têm maior resistência ao tratamento pelo cloro do que alguns vermes e vírus.
e. ( ) Elas existem na matéria fecal e não em nenhum outro tipo de matéria orgânica poluente.

5. O despejo de esgotos domésticos não constitui a única fonte de poluição dos corpos de água.
Atualmente no Brasil, o lançamento de efluentes domésticos não tratados constitui uma grande fonte
de poluição. O grupo de bactérias termotolerantes que se usa como indicador de poluição doméstica é o:
a. ( ) Coliforme.
b. ( ) Cianofíceas.
c. ( ) Shigellas.
d. ( ) Salmonella.
e. ( ) Entamoeba Histolítica.



6. (UFPR SEEDPR) As bactérias geralmente possuem, em seu citoplasma, fragmentos de DNA denominados plasmídios, que podem conter alguns genes que conferem resistência à ação de antibióticos. Também por conta disso, pode acontecer de bactérias que antes eram suscetíveis a determinado antibiótico passarem a ser resistentes. Das alternativas abaixo, assinale a que representa o mecanismo pelo qual bactérias podem adquirir resistência a medicamentos.

a) “Crossing-over”, um mecanismo de troca de genes entre os cromossomos das bactérias.
b) Conjugação, um mecanismo de troca de material genético entre bactérias.
c) Fusão natural de duas bactérias, sendo uma resistente ao antibiótico e a outra não.
d) Deterioração do núcleo de uma bactéria e conseqüente liberação do gene que confere a resistência.
e) Desnaturação do DNA principal, originando novos plasmídios que podem conter os genes de resistência.


7. (CIEBIO) O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias inorgânicas do meio físico para moléculas orgânicas constituintes dos seres e vice-versa. A grande maioria dos seres vivos não consegue utilizar diretamente o nitrogênio na forma molecular (N2). Esse processo é feito pelas bactérias fixadoras de nitrogênio. É exemplo de bactéria fixadora de nitrogênio as do gênero.

a) Nitrosomonas 
b) Nitrobacter 
c) Pseudomonas 
d) Rhizobium


8. (Nova Olinda/Consulpam) 
Analise as afirmações abaixo sobre as características das bactérias e marque a opção INCORRETA sobre esses seres vivos.
a) A cápsula bacteriana é um revestimento mucoso externo à parede celular.
b) As bactérias parasitas obtêm alimento a partir de matéria orgânica de cadáveres, fezes ou partes descartadas por seres vivos.
c) Certas espécies de bactérias anaeróbias, como a espécie causadora do tétano, não toleram a presença de gás oxigênio e morrem se são expostas a ele, por isso são chamadas de bactérias anaeróbias obrigatórias.
d) A parede celular das bactérias tem a função de proteger e dar forma à célula.

9. Ser vivo unicelular, procarionte, autótrofa por quimiossíntese e/ou fotossíntese. Tais características são de uma célula:
a. ( ) animal.
b. ( ) vegetal.
c. ( ) fúngica.
d. ( ) bacteriana.
e. ( ) protista


10. (CieBio) Dentre as doenças bacterianas temos a Cólera.
(  ) Infecção intestinal aguda causada por uma bactéria chamada Vibrio Cholerae, também conhecida como vibrião colérico. Esta bactéria se multiplica rapidamente no intestino
(  ) Grave desidratação, que pode levar à morte se não tratada adequadamente.
(  ) Reidratar a pessoa atingida com soro fisiológico ou soro feito em casa.

Sobre as afirmações assinale a correspondência correta
a) V, V, V
b) V, F, V
c) V, V, F

d) F, V, V

Gabarito dos Exercícios de Biologia sobre Bactérias para Ensino Médio, com gabarito.

1.B
2.A
3.D
4.E
5.A
6.B
7.D
8.B
9.D
10.A



Veja também:


Por Blog do Ensino de Ciências

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe
Compartilhe nas Redes Sociais!


Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.

Publicidade

Recomendados para Você:
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar