Publicidade

Exercícios de Biologia sobre Teorias da Evolução para o Ensino Médio, ENEM e Vestibular. Questões com gabarito e respostas. Biologia exercicios resolvidos 

Exercícios de Biologia sobre Teorias da Evolução para o Ensino Médio


Exercícios de Biologia sobre Teorias da Evolução para o Ensino Médio


Questões objetivas sobre teorias da evolução


1. Sobre a Origem da Vida na Terra e as Teorias da Evolução, julgue os itens a seguir.

I - A Teoria da geração espontânea acreditava que seres vivos podiam surgir por outros mecanismos além da reprodução.
II – A Teoria da Biogênese admitia que, cobras, rãs e crocodilos podiam se formar a partir da lama de lagos e rios, e que gansos podiam surgir pela transformação de crustáceos marinhos.
III – Um dos primeiros experimentos científicos sobre a origem de seres vivos foi realizado pelo médico italiano Lazzaro Spallanzani (1626- 1697).
IV – Louis Pasteur foi quem derrubou definitivamente a ideia da geração espontânea com a utilização de uma vidraria chamada pescoço de cisne.

São CORRETAS as afirmativas:
a) Apenas I e II. 
b) Apenas II e III. 
xc) Apenas I e IV. 
d) Apenas I, II e IV

2 - (UFPR SEEDPR) Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.
1. O uso ou não-uso de determinado órgão o transforma, e essa transformação é transmitida hereditariamente.
2. Processo de diferenciação progressiva que sofrem os indivíduos de uma espécie, quando em populações isoladas umas das outras.
3. As mutações, que ocorrem ao acaso, associadas à seleção natural e ao isolamento geográfico e/ou sexual, levam ao aparecimento de novas espécies.
4. Desvio na freqüência de alelos gênicos na população, em virtude da sua
pequena dimensão.
5. Uma espécie sofre transformações que a tornam adaptada a um ambiente para o qual outras espécies também sofreram adaptações semelhantes.

( ) Adaptação convergente
( ) Irradiação adaptativa
( ) Lamarquismo
( ) Teoria sintética
( ) Deriva genética

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
c) 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
d) 3 – 1 – 5 – 2 – 4.
*e) 5 – 2 – 1 – 3 – 4.

3 - O emu australiano, o avestruz africano e a ema sul-americana são aves que não voam e que devem possuir um ancestral comum. Elas vivem hoje em diferentes continentes provavelmente porque:

a) seu ancestral comum foi espalhado pelo homem no período das grandes navegações.
*b) esses continentes eram unidos quando vivia seu ancestral comum.
c) seu ancestral comum procriava nessas três regiões do globo.
d) ocorreu uma migração longitudinal, mas não latitudinal, de seu ancestral comum.
e) seu ancestral comum se espalhou pelas várias regiões do globo através dos oceanos.

4 - Com relação as teorias da evolução indique a alternativa que apresenta o evento que deu suporte direto à teoria mais aceita na ciência hoje (conhecida, entre outros nomes, por teoria da Sopa Orgânica) para explicar a origem da vida na Terra.

a) A publicação do livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin.
b) O experimento com os frascos de bico-de-ganso de Louis Pasteur.
c) A descoberta da herança genética feita por Gregory Mendel.
d) A descoberta dos primeiros fósseis pelos paleontólogos, no século XVIII.
*e) O experimento de simulação da atmosfera primitiva realizado por Stanley Miller.

5 - Até a metade do século XIX, existiam grandes pensadores que defendiam a teoria da “geração espontânea” (ou “abiogênese”). Um dos primeiros pesquisadores a contestá-la foi o italiano Francesco Redi, que demonstrou não
haver o surgimento espontâneo de moscas a partir da carne em putrefação. O experimento de Redi consistiu em colocar carne em putrefação em frascos cobertos ou não com gaze; o resultado foi que as larvas de moscas só apareciam nos frascos abertos. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre a evolução do pensamento científico, considere as seguintes afirmativas:

1. Redi, ao realizar os experimentos, utilizou um grupo de referência e um grupo de teste.
2. As larvas apareceram somente nos frascos abertos porque as moscas não conseguiam depositar seus ovos nos frascos cobertos com gaze.
3. Os resultados obtidos pelo pesquisador não permitem concluir contra a teoria da abiogênese.
4. Os experimentos de Redi se contrapõem ao raciocínio científico indutivo.


Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas 1 e 4 estão corretas.
e) Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.


6. Os fatores evolutivos são aqueles que tendem a tirar uma população do Equilíbrio de Hardy-Weinber e conduzir a mesma ao processo evolutivo. Dentre os fatores assinale aquele que NÃO influencia na evolução.
x a) Crescimento transformador. 
b) Deriva genética.

c) Isolamento geográfico. 
d) Migração.

48. Dentre as teorias da evolução qual cientista conseguiu derrubar a Teoria da Abiogênese ou da Geração espontânea com o experimento Pescoço de Cisne?

a) Francesco Redi 
b) Stanley Miller 
xc) Louis Pasteur 
d) Aleksander Oparin

Compartilhe nas Redes Sociais!



O Blog do Ensino de Ciências e Biologia visa compartilhar publicações para troca de material e experiência entre professores, referentes a modelos de provas, exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, conhecimentos pedagógicos e muito mais.


Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar
 
Top