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Exercícios de Genética para Ensino Médio, com gabarito. Exercicios resolvidos genetica humana, cruzamentos, probabilidade. Sugeridos para Ensino Médio, Vestibular e ENEM.



Exercícios de Genética para Ensino Médio, com gabarito

Logo - Exercícios de Genética para Ensino Médio, com gabarito


Questões objetivas de genética


1. A opção que melhor refere-se ao conceito da Primeira Lei de Mendel é:
a) os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir das quais
desenvolvem suas características.
xb) os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, estes, portanto, são puros com relação a cada fator.
c) os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
d) a junção do gameta masculino, espermatozoide com o gameta feminino, o óvulo


2- A afirmativa que melhor expressa o conceito da Segunda Lei de Mendel é:
a) os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir das quais desenvolvem suas características.
b) os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, estes portanto, são puros com relação a cada fator.
xc) os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
d) a junção do gameta masculino, espermatozoide com o gameta feminino, o óvulo.


3- Joana é uma mulher normal, filha de mãe albina e pai normal, casa-se com Paulo, homem albino.
Qual a probabilidade de nascerem filhos albinos?
xa)1/2 
b)3/16
c)1/4
d) 9/16


4 - (Curitiba 2014) O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada par de alelos em particular. Indivíduos com os genótipos AAbb, AabbCc, AaBbCc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a) um – quatro – um.
b) dois – oito – dois.
c) um – quatro – dois.
d) oito – um – dois.
►e) um – quatro – oito.


5 - Considerando que apenas um único gene, ligado ao cromossomo X e de caráter recessivo, seja responsável pela manifestação de uma característica fenotípica em humanos, qual será a probabilidade da filha de uma mulher com
essa característica e de um homem sem ela nascer com a característica?
►a) 0%.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.


6 - Considere um gene que possui apenas um par de alelos. A frequência do alelo recessivo desse gene, numa população, é de 22 em cada 1000 indivíduos. De acordo com o equilíbrio de Hardy-Weinberg para frequência gênica, qual será a porcentagem aproximada de heterozigotos nessa população?
a) 95,6.
b) 52,3.
c) 19,6.
►d) 4,3.
e) 0,5.

7.  (Nova Olinda/Consulpam)  A alternativa que melhor refere-se ao conceito da Segunda Lei de Mendel é:
a) os filhos herdam dos pais ―instruções genéticas‖, os genes, a partir das quais desenvolvem suas características.
b) os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, estes portanto, são puros com relação a cada fator.
xc) os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
d) a junção do gameta masculino, espermatozoide com o gameta feminino, o óvulo.


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