20 Questões de Ecologia sobre Relações Ecológicas

..Lista de Questões de Biologia sobre Ecologia Geral. 20 questões objetivas

Questões Objetivas de Ecologia Cadeia Alimentar e Relações Ecológicas:


1. Qual dos seguintes organismos é um autótrofo?

A. algas 
B. Um urso
C. Um leão
D. Um peixe

2. (Criciúma 2014/FEPESE) Assinale a alternativa cuja relação ecológica é definida por “relação ecológica harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas, mas uma pode viver independentemente da outra”.
a. ( ) Parasitismo
b. ( ) Competição
c. ( ) Mutualismo
d. ( ) Neutralismo
e. ( ) Protocooperação

3. (Criciúma 2014/FEPESE) Considere as seguintes afirmativas sobre a competição entre espécies:


1. A competição ocorre entre espécies que compartilham o uso de um mesmo recurso que limita o crescimento, a sobrevivência ou a reprodução de cada uma das espécies.
2. A competição pode limitar a distribuição e a abundância das espécies competidoras e somente ocorre entre espécies próximas filogeneticamente.
3. A competição geralmente é simétrica, ou seja, as duas espécies são prejudicadas com a mesma intensidade.

Marque a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) São corretas somente o que se afirma em 1 e 2.
c. ( ) São corretas somente o que se afirma em 1 e 3.
d. ( ) Estão certas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) Estão certas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. Sobre as Relações Ecológicas assinale a alternativa INCORRETA

a) Relações desarmônicas: (+/0)
b) Relações harmônicas: (+/+) 
c) Relações interespecíficas: Entre espécies diferentes.
d) Relações intra-específicas: Dentro da mesma espécie.


6. (FEPESE) As interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica, nos diferentes ambientes, são chamadas relações ecológicas.
A relação em que pelo menos uma das espécies se beneficia e não há prejuízo para nenhuma das partes
associadas é denominada:
a. Relação desarmônica.
b. Relação intraespecífica.
c. Relação harmônica.
d. Relação interespecífica.
e. Parasitismo.

6 - O nicho que uma espécie é capaz de usar, com base em suas necessidades fisiológicas e de recursos, é chamado de nicho fundamental. O nicho real é aquele que uma espécie efetivamente ocupa. Com base nesses conceitos, o nicho real de uma espécie será menor quando a sua interação com outra espécie for do tipo:
a) comensalista.
b) predatória.
c) competitiva.
d) simbiótica.
e) parasitária.

7. Quais são os componentes bióticos de um ecossistema?

A. Todas as coisas que vivem em uma área 
B. Todas as coisas não-vivos em área de área
C. Ambos vivos e não vivos coisas em uma área
D. Tudo acima

8. As relações ecológicas podem ocorrer entre espé-cies diferentes (interespecíficas) ou na mesma espécie(intraespecífica). Essas relações podem ser harmônicasou desarmônicas.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo deuma relação ecológica interespecífica harmônica.
a. ( ) colônias
b. ( ) sociedade
c. ( ) comensalismo 
d. ( ) amensalismo
e. ( ) canibalismo

9. (São José 2013/FEPESE) São exemplos de Relações Intraespecíficas harmônicas:
a. ( ) sociedade e colônia.
b. ( ) amensalismo e predatismo.
c. ( ) canibalismo e competições.
d. ( ) inquilinismo e comensalismo.
e. ( ) mutualismo e protocooperação.


10. (São José 2013/FEPESE)O epinociclo na biosfera corresponde ao biociclo:
a. ( ) de duna.
b. ( ) terrestre.
c. ( ) marinho.
d. ( ) de água doce.
e. ( ) de manguezais.


11. Sobre as Relações Ecológicas. assinale a alternativa ERRADA:
a) Relações Intraespecíficas Harmônicas - Colônias e Sociedades
xb) Relações Intraespecíficas Desarmônicas - Predatismo.
c) Relações Interespecíficas Harmônicas - Comensalismo, Protocooperação, nquilinismo, e Mutualismo
d) Relações Intraespecíficas  Desarmônicas - Amensalismo, Competição, Parasitismo

12. A interação dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica é denominada:
a. Relações ecológicas.
b. Relações comunitárias.
c. Relações ecossistêmicas.
d. Relações múltiplas.
e. Relações gênicas.


13)    O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas camadas superiores dessa rede situam-se muitos grupos de pequenas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta:

A    O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo.
B    O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo.
C   A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga.
D    A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga.



14. (FEPESE) Assinale a alternativa que indica corretamente asinterações entre os seres vivos de uma comunidade. As relações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma população ou entre indivíduos de populações diferentes, promovendo uma conexão entre diferentes espécies.
a.  Relações gênicas
b. Relações ecológicas
c. Comunidades autóctone
d. Comunidades gênicase. SQUARE Populações gênicas


15. Considere as seguintes afirmativas:


1. As relações entre seres vivos são classificadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a relação acarreta aos indivíduos envolvidos.
Podem ser harmônicas, quando há benefício mútuo ou benefício para um sem prejuízo para o outro, ou desarmônicas, quando há prejuízo para algum dos envolvidos.
2. Como exemplos de relações harmônicas interespecíficas, podemos citar o comensalismo, o inquilinismo e o mutualismo.
3. Como exemplo de relações desarmônicas, podemos citar o parasitismo e a competição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

16. Analisando as alternativas abaixo sobre as interações ecológicas, é incorreto afirmar:
a. ( ) Entre as relações intraespecíficas desarmônicas podemos citar a competição e  o canibalismo.
b. ( ) Orquídeas e bromélias são exemplos de inquilinismo; erva-de-passarinho e cipó-chumbo, por outro lado, são exemplos de parasitismo.
c. ( ) Mutualismo, protocooperação, inquilinismoe amensalismo são exemplos de relações interespecíficas harmônicas.
d. ( ) Sociedades são grupos de indivíduos damesma espécie com divisão de trabalho, sendo que esta divisão não se restringe aperíodos reprodutivos, sendo estas exemplos de interação interespecífica harmônica.
e. ( ) Bacteriorrizas e micorrizas são exemplos de relações interespecíficas harmônicas do tipomutualismo.

17. No que diz respeito ao fluxo e à transformação de energia e de nutrientes dentro de um ecossistema, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Toda a energia gerada é toda reaproveitada, a cada nível, sob a forma de alimento.
b. ( ) Os herbívoros ou produtores pertencem ao primeiro nível da cadeia alimentar.
c. ( ) O segundo nível da cadeia alimentar é formado por seres heterotróficos, capazes de produzir sua própria energia.
d. ( ) Os nutrientes que compõem uma teia alimentar são transportados de um nível trófico para o outro, e quando eles retornam aos produtores, através dos decompositores, podem ser reaproveitados na forma de compostos mais simples.
e. ( ) Os decompositores possuem uma função muito importante dentro da cadeia alimentar, pois transformam as substâncias minerais em substâncias orgânicas, que servirão novamente de nutrientes para os produtores, como as plantas verdes.

18. (C.M.Curitiba.UFPR) - Um exemplo de ecossistema marinho pode ser um aquário contendo água do mar e os seguintes organismos: uma estrelas-do-mar, dois caramujos, oito talos de algas verdes e uma pedra contendo 20 cracas. É correto afirmar que
esse aquário contém:
a) quatro comunidades e quatro populações.
b) uma comunidade e uma população.
c) uma comunidade e quatro populações.
d) duas comunidades e uma população.
e) três comunidades e três populações.



19. (C.M.Curitiba.UFPR) - Em uma dada comunidade, são encontrados os seguintes organismos: abelhas, capim, lagartas, sapos, árvores e
cobras, que estão organizados em quatro níveis tróficos. Considerando que os produtores ocupam o primeiro nível,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos exemplares do segundo, terceiro e quarto níveis tróficos.
a) sapos – cobras – árvores – abelhas.
b) cobras – sapos – abelhas – lagartas.
c) capim e árvores – cobras – sapos.
d) abelhas e lagartas – sapos – cobras.
e) capim e árvores – sapos – lagartas.


20. (Nova Olinda/Consulpam)  Sobre os fatores que limitam o crescimento populacional, é INCORRETO afirmar que:
a) O crescimento de uma população biológica é limitado principalmente pela densidade populacional, além de outros fatores como disponibilidade de alimentos, competição interespecífica, predação e parasitismo.
b) Em certas populações, quando a densidade populacional aumenta além de certo limite, a natalidade também aumenta.
c) Uma população em equilíbrio pode sofrer os efeitos do aumento da intensidade de um ou mais fatores limitantes do crescimento, o que causa diminuição do tamanho populacional.
d) Os fatores limitantes variam constantemente de intensidade, o que acarreta flutuações no tamanho das populações naturais ao longo do tempo.



20 Questões de Ecologia sobre Relações Ecológicas


Gabarito dos Exercícios sobre Relações Ecológicas


1 - A
2 - E
3 - A
4 - A
5 - C
6 - C
7 - A
8 - C
9 - A
10 - B
11 - B
12 - A
13 - B
14 - B
15 - E
16 - C
17 - D
18 - C
19 - D
20 - B



Exercícios sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito sobre cadeia alimentar,  teia alimentar, nível trófico, relações ecológicas. Exercícios resolvidos com 20 questões de múltipla escolha de ecologia para ensino médio, e ensino fundamental 6 ano. Confira o gabarito no final da publicação..


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.