Publicidade

Exercícios sobre Reinos e Classificação dos Seres Vivos para 7º Ano

Exercícios de ciências sobre seres vivos - Reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) e Classificação dos seres vivos. Sugerido para planos de aula de 7º ano e atividades de ciências, avaliação e simulados.


Exercícios de ciências: Reinos e classificação dos seres vivos


CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS


Questões de Múltipla Escolha


1) Sobre a classificação dos seres vivos é incorreto afirmar que

a) A primeira palavra da classificação, escrita sempre com letra maiúscula.
b) A segunda, escrita com minúscula, é diferente para cada caso. É o nome da espécie.
d) família, que é o conjunto de gêneros semelhantes. O conjunto de famílias semelhantes denomina-se ordem.
d) Todas as classes semelhantes são agrupadas em um filo.O conjunto dos filos semelhantes denomina-se gênero
.
2) Assinale a alternativa que apresenta a informação incorreta sobre o referido Reino.

a)Reino Monera - É formado por seres unicelulares. Neste reino estão as bactérias e as algas cianofíceas ou algas azuis.
b) Reino Protista - Também é formado por seres vivos unicelulares. Nele se encontram os protozoários e as algas unicelulares autotróficas (que fazem fotossíntese) e a euglena.
c) Reino dos Fungos – Todos os seres vivos são autotróficos (fazem fotossíntese). Há fungos unicelulares como o lêvedo de cerveja, e os pluricelulares, como os cogumelos.
d) Reino das Plantas - É formado por seres vivos pluricelulares que produzem seus próprios alimentos. São verdes e fazem fotossíntese.

3. É uma característica exclusiva do reino fungi:
a. ( ) são procariontes.
b. ( ) são todos heterótrofos.
c. ( ) reprodução exclusivamente sexuada.
d. ( ) necessitam de ambientes pouco úmidos para
se desenvolver.
e. ( ) é dividido em apenas 2 filos: ascomicetos e
basidiomicetos.


4. Ao visitar o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, um estudante teve a oportunidade de observar os seguintes animais: sapos, tartarugas, jacarés, serpentes, peixes, aranhas, escorpiões, formigas, lagostas, lulas, polvos e mexilhões. Ele observou animais de quantos filos diferentes do reino Metazoa?
a) 2.
b) 3.
c) 4.
d) 5.
e) 6.

5. Assinale a alternativa correta que cita uma diferença básica entre os fungos e os vegetais.
a. ( ) Os fungos não fazem fotossíntese.
b. ( ) Os fungos não possuem parede celular.
c. ( ) Somente os fungos se reproduzem por esporos.
d. ( ) Os fungos são procariontes e os vegetais são eucariontes.
e. ( ) Os fungos são autótrofos e os vegetais são heterótrofos



6. "Árvore Filogenética é um diagrama que mostra as relações evolutivas entre espécies biológicas baseadas em semelhanças e diferenças em características genéticas ou físicas ou em ambas."

Em relação a nomenclatura científica básica de classificação dos seres vivos assinale o INCORRETO.
a) Os nomes do gênero e da espécie devem ser escritos em latim.
b) Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binomial, onde o primeiro termo indica a espécie e o segundo o seu gênero.
c) Quando se trata de subespécies, o nome indicativo deve ser escrito sempre com inicial minúscula, depois do nome da espécie.
d) No caso de subgênero o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parênteses e depois do nome do gênero.




7. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do reino dos seres vivos que podem ser uni ou pluricelulares, eucariotos, heterótrofos, que fazem reprodução sexuada ou assexuada e em que a parede celular, quando existente, é composta de quitina. 
a. ( ) Reino Fungi 
b. ( ) Reino Vegetal 
c. ( ) Reino Animal 
d. ( ) Reino Protista 
e. ( ) Reino Monera


8. (Nova Olinda/Consulpam)  Um dos méritos do botânico sueco Carl von Linné, conhecido por Lineu, foi associar à classificação dos seres vivos um sistema eficiente para lhes dar nomes, uma nomenclatura biológica. Assinale a alternativa que traz escrito corretamente o nome científico de uma espécie ou subespécie de ser vivo.
a) Gorila beringei Beringei
b) Canis lupus lupus
c) Equus Caballus
d) equus asinus


9. Considerando-se a classificação dos seres vivos, que reino reúne os organismos eucarióticos, unicelulares ou multicelulares, autotróficos fotossintetizantes ou heterotróficos?

a) Monera 
xb) Protista 
c) Animalia 
d) Fungi

10) (Curitiba/2009/UFPR) Assinale a alternativa correta.
a) A classificação dos seres vivos, denominada taxonomia, se baseia em caracteres internos apenas, já que os externos variam conforme o ambiente.
b) Espécie corresponde ao conjunto de seres com caracteres semelhantes, que podem cruzar entre si e gerar descendentes férteis.
c) Os termos científicos são escritos em latim, por se tratar de uma língua fácil de ser assimilada.
d) Seres vivos pertencentes ao mesmo gênero também pertencem à mesma espécie.
e) O termo Reino é válido aos animais, e Filo, apenas aos vegetais. 

GABARITO das questões sobre classificação dos seres vivos

1. D
2. C
3. B
4. B
5. A
6. B
7. A
8. B
9. B
10. B

Publicidade

Questões sobre Classificação dos seres vivos 

1)   São atribuições da sistemática, exceto:

a) Agrupar os organismos conforme suas características estruturais importantes e de acordo com sua história evolutiva.
b) Batizar as espécies com nomes científicos.
c) Entender os processos responsáveis pela diversidade biológica.
xd) Classificação das doenças causadas por Seres Vivos 

2) Sobre a classificação dos seres vivos assinale a alternativa ERRADA
a) Santo Agostinho IV d.C.  Divisão dos seres vivos em úteis, nocivos e indiferentes.   Critério utilizado: utilidade à humanidade. 
b) Karl von Linnée (1707-1778) - Lineu  Considerado o pai da classificação natural dos seres vivos.    Elaborou uma metodologia que permitia agrupar os seres vivos de acordo com suas semelhanças anatômicas.
xc) Santo Agostinho organizou as espécies em táxons ou grupos. 
d) Lineu organizou as espécies em táxons ou grupos. 


3) Considerando as Regras de nomenclatura da classificação dos seres vivos está INCORRETO:
a) Os nomes utilizados são em  latim ou numa versão latinizada da palavra ou palavras que se pretende utilizar.
b) Nomenclatura de espécie: binominal 
xc) Primeira letra refere-se ao nome da espécie (inicial maiúscula) Segunda letra refere-se ao nome do gênero (inicial minúscula)
d) Deve ser escrito em itálico e/ou sublinhado.

4) (Unifesp-SP) – Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região.  
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados  
a) 3 gêneros e 3 espécies
b) 3 gêneros e 4 espécies
xc) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies
e) 4 gêneros e 6 espécies 


5 (UPE-PE) - Dentre as categorias taxonômicas apresentadas abaixo, assinale aquela na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes.  
a) Ordem
b) Classe
c) Família
d) Reino
xe) Gênero  


6. Considerando o sistema de classificação taxonômica, se duas espécies pertencem a duas famílias diferentes, então:  

a) podem pertencer ao mesmo gênero.
xb) podem pertencer à mesma ordem.
c) obrigatoriamente são da mesma classe.
d) pertencem a gêneros diferentes, mas não a ordens diferentes.
e) podem pertencer à mesma ordem, mas não à mesma classe.  

Exercícios sobre Reinos e Classificação dos Seres Vivos para 7º Ano

Sugestões de questões

1)Quantos e quais são os reinos da natureza?
2)O que são seres autótrofos e heterótrofos? Cite 2 reinos que possuem seres autótrofos.
3) O que são seres procariontes e seres eucariontes?
4)Quais organismos pertencem ao Reino Monera? Qual característica é exclusiva desse reino?
5)Porque as algas azuis são classificadas no Reino Monera e não no Reino Protista como as outras algas?
6)Antigamente, os fungos eram agrupados no Reino Vegetal. Cite duas características que impossibilitam a classificação desses seres no Reino Vegetal.
7)Os vírus possuem um reino? Cite argumentos que justifiquem os vírus como seres vivos e outros contrários.




Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Recomendados para Você:
.
Publicidade

O Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei o Blog do Ensino de Ciências para compartilhar conteúdo com professores e estudantes de Ciências e Biologia. Todas as publicações são opinativas, informativas ou sugestivas.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar