Cientistas criam método rápido para detectar Vírus da Zika

Cientistas criam método rápido para detectar Vírus da Zika


Em uma pesquisa publicada na Revista Eletrônica MDPI cientista apresentam uma nova ferramenta de alto rendimento para rastrear vírus transmitidos por mosquitos em áreas endêmicas ou epidêmicas do vírus Zika.

De acordo com o texto os mosquitos são vetores de arbovírus que afetam a saúde animal e humana. Os arbovírus circulam principalmente dentro de um ciclo enzoótico e as repercussões recorrentes contribuem para o surgimento de vírus adaptados ao ser humano, capazes de iniciar um ciclo urbano envolvendo mosquitos antropofílicos. 

Para os pesquisadores o crescente volume de viagens e comércio oferece várias oportunidades para a introdução de arbovírus em novas regiões. Esse cenário foi exemplificado recentemente com a pandemia de zika. 

Segundo os cientistas para identificar um mosquito como vetor de um patógeno, vários critérios são necessários, como a detecção de infecções naturais em mosquitos. 

No estudo, os estudiosos usaram um chip de alto rendimento baseado no sistema de matrizes BioMark ™ Dynamic, capaz de detectar 64 arbovírus em um único experimento. 

Um total de 17.958 mosquitos coletados em países endêmicos / epidêmicos do zika (Brasil, Guiana Francesa, Guadalupe, Suriname, Senegal e Camboja) foram analisados. 

Cientistas criam método rápido para detectar Vírus da Zika

A pesquisa mostra que essa nova ferramenta pode detectar vírus endêmicos e epidêmicos em diferentes espécies de mosquitos em um contexto epidêmico. Assim, esse método rápido e de baixo custo pode ser sugerido como uma nova ferramenta de vigilância epidemiológica para identificar arbovírus em circulação.

Confira o texto na íntegra

Fonte
https://www.mdpi.com/1999-4915/11/10/904


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.