30 Exercícios sobre Ecologia para Ensino Fundamental, com Respostas.

...

Lista de Exercícios de Ecologia. 35 Exercícios

Questões Objetivas de Ecologia

1. (Palhoça 2015) O conjunto formado por fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região é denominado:
a. ( ) Ecossistema
b. ( ) Habitat
c. ( ) Bioma
d. ( ) População

e. ( ) Comunidade

2. Assinale a alternativa que indica corretamente a ciência que trata das inter-relações existentes entre os organismos e o seu ambiente.
a. ( ) Zoologia
b. ( ) Ecologia
c. ( ) Histologia
d. ( ) Botânica
e. ( ) Zootecnia

Confira os Exercícios de Ciências sobre A Terra, Estrutura da Terra.


3. (Bombinhas 2016) Considere as seguintes afirmativas:
1. Comunidade é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma área num determinado período.
2. Em um Ecossistema os componentes bióticos incluem os fatores físicos e químicos que afetam a capacidade de um organismo sobreviver e se reproduzir.
3. O nicho ecológico descreve a amplitude de condições e qualidade de recursos usados por cada espécie.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) Estão certas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. (Bombinhas 2016) Considere as seguintes afirmações:

1. A maior quantidade de energia numa comunidade está presente nos organismos autótrofos.
2. Apenas uma pequena porção de energia é passada dos produtores para os consumidores primários, e uma porção menor ainda é passada dos consumidores primários para os consumidores secundários.
3. A pirâmide de energia pode ser usada para ilustrar a perda de energia usual de cada nível trófico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) Está correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) Está correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) São corretas apenas as afirmações 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmações 1 e 3.
e. ( ) Consideram-se corretas as afirmatições 1, 2 e 3.

5. A população de guaxinins na Europa está fora de controle.  Guaxinins são uma espécie invasora que está "fora de controle" na Europa. Desde 1990, a população de guaxinins na Europa Central cresceu 300%. 
(Fonte: Blog do Ensino de Ciências http://www.blogdoensinodeciencias.com.br/2018/03/especie-invasora-de-guaxinins-esta-fora.html)

Assinale a alternativa que indica corretamente o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma área num determinado período.
a. ( ) Habitat
b. ( ) Comunidade
c. ( ) Nicho ecológico
d. ( ) População
e. ( ) Biosfera



6. De acordo com o estudo da ecologia marque a alternativa que cita o grupo de organismos produtores em uma cadeia alimentar terrestre.
a. ( ) Plantas
b. ( ) Fungos
c. ( ) Insetos
d. ( ) Mamíferos
e. ( ) Herbívoros

7. Aponte a alternativa que indica corretamente o nome do conceito relacionado ao conteúdo do estudo da ecologia, em termos biológicos, do grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vive em uma mesma área geográfica.

a. ( ) Bioma
b. ( ) Habitat
c. ( ) População
d. ( ) Ecossistema
e. ( ) Nicho ecológico

8. (São José 2015) Considere a seguinte definição:
“Conjunto de seres vivos e o local onde eles vivem, incluindo os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc. e todas as relações desses seres vivos com o meio e entre si.”

Assinale a alternativa correta sobre do que trata a definição acima.
a. ( ) Habitat
b. ( ) Comunidade
c. ( ) Nicho ecológico
d. ( ) Ecossistema
e. ( ) População


9 - Qual dos seguintes biomas NÃO é encontrado no território brasileiro?
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Savana.
d) Pampa.
e) Pantanal.


10. (São José 2014) Assinale a alternativa que exprime corretamente o sentido do fluxo de energia em uma cadeia alimentar.

a. ( ) O fluxo de energia começa no decompositor e vai em direção ao produtor.
b. ( ) O fluxo de energia começa no decompositor e vai em direção ao decompositor.
c. (  ) O fluxo de energia começa no produtor e vai em direção ao decompositor.
d. ( ) O fluxo de energia começa no consumidor e vai em direção ao decompositor.
e. ( ) O fluxo de energia começa no consumidor e vai em direção ao produtor
Publicidade

Gabarito dos exercícios acima sobre ecologia (Blog do Ensino de Ciências CieBio)

1 A  
2 B   
3 C   
4 E   
5 B   
6 A   
7 C   
8 D   
9 C   
10 C



===============================

Questões discursivas e objetivas de ecologia

1) Em ecologia o conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como: 
2)  Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de: 
3) Se  em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, e ratos-do-campo.  Nesta região estão presentes: quantas populações?
4) Indivíduos da mesma espécie que habitam determinada região, constituem?
5) O que é um ECOSSISTEMA? 
6) Cite três exemplos de ecossistemas      
7) Os principais produtores da cadeia alimentar são? 
8) Dê exemplos de ecossistemas.
9)  Considere a seguinte cadeia alimentar:
Árvore    -   Herbívoros   -   Parasitas dos herbívoros.
Quais são os consumidores e produtores ?
10 - Quais são os fatores ecológicos que influenciam na vida dos seres vivos?

Respostas dos exercícios sobre ecologia. 

1) Ecossistema
2) Comunidade
3) Cinco
4) População
5) é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.
6) uma lagoa, um pasto, o solo.
7) Os Vegetais
8) Livre
9) Consumidores Herbívoros   -   Parasitas dos herbívoros.
Produtores Árvore
10) Bióticos e abióticos

===============================================

Questões objetivas de Ecologia


1) No que diz respeito a ecologia os seres que vivem em um lugar formam um componente
a) nutritivo
b) biótico 
c) abiótico
d) físico
 

2) "Guaxinins são uma espécie invasora que está "fora de controle" na Europa. Desde 1990, a população de guaxinins na Europa Central cresceu 300%."
(https://www.blogdoensinodeciencias.com.br/2018/03/especie-invasora-de-guaxinins-esta-fora.html)

O conjunto de populações que habitam uma área chama-se:
a) hábitat
b) ecossistema
c) comunidade 
d) nicho ecológico

3) (CEFET96) Um conjunto de populações vive independentemente num mesmo espaço; as espécies vivem adaptadas a um determinado ambiente. Estes conceitos referem-se a:
a) ecossistema e população
b) habitat e comunidade
c) população e ecossistema
d) população e habitat
e) comunidade e habitat

4. Em ecologia o conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
a) Ecossistema
b) Comunidade
c) População
d) Indivíduo
e) Energia

5) (FAETEC98) “Luz do Sol que a folha traga e traduz” Nestes versos caetano veloso consegue explicar uma das partes do processo da fotossíntese. Durante este processo a energia luminosa é transformada em:
a) Energia química
b) Energia mecânica
c) Energia sonora
d) Energia térmica
e) Energia luminosa

6) As relações entre os seres vivos podem determinar sua sobrevivência ou não em um determinado ambiente. Assim:
a) Parasitismo - é a relação em que um indivíduo se aproveita dos restos alimentares dos outros
b) Mutualismo - é o tipo de relação que ocorre entre o homem e a solitária
c) O leão que se alimenta de animais de outras espécies é um comensal
d) Os protozoários que vivem no aparelho digestivo de cupins digerindo celulose sendo os dois beneficiados, são mutualistas. 
e) A associação em que um ser prejudica o outro é a Simbiose.

7) Os fungos e as bactérias que vivem no fundo de um lago e que se alimentam de organismos mortos são chamados
a) produtores
b) comensais
c) decompositores 
d) simbiontes
e) consumidores


Confira também os Exercícios de Ciências sobre A Água, (Questionários)

8) Exemplo de componente abiótico
a) um peixe
b) uma  cidade 
c) uma planta
d) a onça

9. (São José 2013/FEPESE) Assinale a alternativa incorreta.
a. ( ) Os carnívoros capturam e consomem cerca de 10% da energia estocada pelos herbívoros.
b. ( ) A pirâmide de energia pode ser usada para ilustrar a perda de energia usual de cada nível trófico.
c. ( ) A maior quantidade de energia numa comunidade está presente nos organismos heterótrofos.
d. ( ) Plantas capturam aproximadamente 10% da energia luminosa do sol para a produção de biomassa pela fotossíntese.
e. ( ) Os herbívoros consomem aproximadamente 10% da biomassa produzida pela planta numa típica cadeia alimentar.

10. (FEPESE Joinville) Considere a seguinte premissa:
“Nichos ecológicos são mutuamente exclusivos e a coexistência de duas ou mais espécies em um mesmo habitat requer que seus nichos sejam suficientemente
excludentes”.
Essa premissa ficou conhecida como:
a. ( ) Princípio de Mayr.
b. ( ) Princípio de Shuterland.
c. ( ) Princípio da inclusão competitiva.
d. ( ) Princípio da sucessão ecológica.
e. (  ) Princípio de Gause

Publicidade

Gabarito Exercícios sobre Ecologia
1.B
2.C
3.D
4.A
5.A
6.D
7.C
8.B
9.C
10.E

 Sugestões de trabalhos sobre Ecologia e Meio Ambiente 6º Ano e 7º Ano


1. Criar um jornal de noticias sobre ecologia e ambiente
2. Pesquisa sobre formas de preservação e conservação do meio ambiente
3. Sugerir uma pesquisa sobre a biodiversidade 
4. Falara sobre meio ambiente sustentável 
5. Escrever frases do meio ambiente 
6. O que é ambientalismo ?
7. Pesquisar sobre ecologia urbana 
8. Falar sobre o meio ambiente no Brasil 


 


30 Exercícios sobre Ecologia para Ensino Fundamental, com Respostas.





Veja também


Lista de exercícios de ECOLOGIA sugeridas para aulas de ciências sobre Ecologia em geral elaboração de simulados, testes, provas de ciências e outros tipos de avaliação da disciplina e plano de aula do 6 ano. Deixem suas sugestões nos comentários. Aproveitem e vejam também a Lista de exercícios de ciências 6 ano (ar).


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.