Publicidade
Questões de Biologia sobre as Plantas para Ensino Médio. Série de questões sobre os vegetais relativas a temas como fotossíntese, estruturas e órgãos das plantas sugeridas para aulas de biologia do ensino médio e fundamental, principalmente para testes e simulados, conforme plano de aula do professor. Biologia exercicios resolvidos.

Questões de Biologia sobre as Plantas para Ensino Médio


Questões de Biologia sobre as Plantas


1. (BancaUFPR)Numere a coluna da direita de acordo com a sua correspondência com a coluna da esquerda.

  • 1. Clorofícea.
  • 2. Briófita.
  • 3. Pteridófita.
  • 4. Gimnosperma.
  • 5. Angiosperma.

  • ( ) Samambaia.
  • ( ) Araucária.
  • ( ) Orquídea.
  • ( ) Musgo.
  • ( ) Alga.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 5 – 1 – 3 – 2 – 4.
b) 1 – 4 – 3 – 5 – 2.
c) 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
d) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.
e) 3 – 4 – 5 – 2 – 1. 

2. (BancaUFPR) O pinheiro, o cedro, e o cipreste são as famosas plantas de produção de madeira, todas pertencem ao grupo das
A. angiospermas
B. gimnospermas
C. monocotiledôneas
D. briófitas


3. (BancaUFPR) Numa aula de botânica, um aluno traz para a sala um vegetal e pede a você para identificá-lo. Após fazer um corte transversal em um dos ramos da planta e observá-lo ao microscópio, você tranqüilamente diz a ele que se trata de uma angiosperma, mais especificamente do grupo das monocotiledôneas. Ao ser indagado pela turma de como chegou a essa conclusão, você explica que a identificou pelo fato de apresentar: 
a) traqueídeos bem definidos, caules subterrâneos e folhas distribuídas em sentido radial. 
b) raiz axial, folhas largas com nervuras peninérveas e feixes liberianos e lenhosos reunidos em grupos. 
c) flores tetrâmeras ou pentâmeras, dois cotilédones e albúmen não-desenvolvido. 
d) raiz fasciculada, feixes liberianos e lenhosos dispersos e folhas longas, com nervuras paralelinérveas. 
e) flores agrupadas formando estróbilos, sementes nuas e folhas aciculares.


4. (Curitiba 2014/UFPR) Os vegetais apresentam movimentos característicos, como tropismos, tactismos e nastismos. Em alguns desses movimentos, os agentes são bem conhecidos; outros, porém, permanecem objetos de investigação científica. Sabemos que os tropismos decorrem do crescimento diferenciado de partes de uma estrutura vegetal. Numere a coluna da direita, relacionando os principais tipos de tropismo dos vegetais a seus respectivos agentes.

1. Fototropismo.
2. Geotropismo.
3. Tigmotropismo.

( ) Tropismo provocado pela ação da gravidade.
( ) Tropismo verificado nas gavinhas, que se enrolam em torno de um suporte.
( ) Tropismo em que o agente excitante é a luz.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 3.
b) 3 – 1 – 2.
c) 2 – 3 – 1.
d) 1 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1.




Publicidade

5.
O movimento da célula contra o gradiente de concentração é chamado
A. Osmose
B. transporte ativo
C. difusão
D. transporte passivo


6.     
A  fotossíntese geralmente ocorre em qual parte da planta?
A.      Folhas
B.      Caule
C.      Raiz
D.      Semente


7.     
Substância que tem origem na síntese de proteínas nas plantas é
A.      amido
B.      açúcar
C.      aminoácido
D.      ácidos graxos

8.     
As plantas absorvem nitratos dissolvidos do solo e os convertem em
A.      Nitrogênio livre
B.      Ureia
C.      amônia
D.      Proteínas

9.     
A fotossíntese ocorre mais rapidamente na presença de
A.      luz amarela
B.      luz branca
C.      luz vermelha
D.      Trevas



15 Questões de Biologia sobre Vegetais (Plantas) Ensino Médio.


10.   
As plantas que se desenvolvem na água salgada são chamadas de
A.      Halofitos
B.      Hidrofia
C.      Mesofitos
D.      Taofofitos


11.   
As plantas que se desenvolvem em condições secas são as(os)
A.      Xerófitos
B.      Mesofitos
C.      Litófitos
D.      Hidrofia


12.   
As plantas que se desenvolvem em areia são chamadas de
A.      Chasmófitos
B.      Oxilofitos
C.      Litófitos
D.      Psammophytes


13.   
A planta se curva para a fonte de luz em função do movimento de curvatura conhecido como
A.      Geotropismo
B.      Thigmotropismo
C.      Quimiotropismo
D.      Fototropismo




14. Em uma situação hipotética, um produtor de samambaias aplicou, acidentalmente, em seus canteiros que continham esporófitos e gametófitos, uma substância que inibe a meiose de células vegetais. Essa substância bloqueará, inicialmente, a formação de:

a) gametas pelo gametófito.
b) esporos pelo esporófito.
c) protalo a partir dos esporos.
d) esporófito maduro a partir do esporófito jovem.
e) zigoto a partir dos gametas.

15. O endosperma da semente de angiospermas, tecido responsável por nutrir o embrião, é de natureza:

a) haploide (n), formado a partir de mitoses de um núcleo polar.
b) diploide (2n), formado pela fusão de um núcleo espermático com a oosfera.
c) diploide (2n), formado pela fusão de um núcleo espermático com um núcleo polar.
d) triploide (3n), formado pela fusão de um núcleo espermático com dois núcleos polares.
e) triploide (3n), formado pela fusão de dois núcleos espermáticos com um núcleo polar.

Gabarito das 15 Questões de Biologia sobre Vegetais (Plantas) Ensino Fundamental.



Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


Compartilhe nas Redes Sociais!



Publicidade

O Blog do Ensino de Ciências, criado por professor especialista na área, visa compartilhar conteúdo de Ciências e Biologia da Educação Básica. O Blog tem por missão disponibilizar conteúdo para professores e estudantes compartilhando exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, material para elaboração de modelos de provas, plano de aula e planejamento de cursos, bem como, textos científicos, notícias e curiosidades.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top