Publicidade

Modelo de Prova sobre Ecologia | 6° Ano | com respostas.

Saudações a todos! Trago mais uma sugestão de modelo de prova de ciências sobre o tema ecologia para o 6º ano do Ensino Fundamental com diversas questões, inclusive de bancas de concursos. O modelo é sugerido para elaboração de avaliações, provas, testes e simulados. Aproveitem!


Modelo de Prova de Ecologia - 01 


1 - Considerando alguns conceitos básicos de ecologia correlacione as colunas:

(1) Indivíduo: 
(2) População: 
(3) Comunidade: 
(4) Ecossistema: 


2 )conjunto de Indivíduos
3 )conjunto de populações de várias espécies que ocupam um habitat;
( 4 )conjunto de indivíduos de todas as classes somadas aos fatores abióticos (ambiente);
1 ) corresponde a cada ser vivo membro de uma espécie;


2) Complete as lacunas com os termos de ecologia correspondentes

A Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres. Já o Habitat se refere ao local natural onde um ser vivo se relaciona e vive; Neste local o  modo de vida de cada espécie em todos os aspectos corresponde ao seu Nicho ecológico.

3) Explique, de forma resumida, as características dos níveis tróficos das cadeias alimentares no estudo da ecologia

Produtores: autótrofos (sintetizam glicose, seu alimento através da fotossíntese ou quimiosíntese. Ex.: vegetais, algas e bactérias 
Consumidores: heterótrofos, obtém energia através da alimentação. São os herbívoros (consumidores primários), carnívoros (consumidores secundários ou terciários, e até mais, devido a complexidade das cadeias alimentares).
Decompositores: decompõem a matéria orgânica, reduzindo a átomos e moléculas que voltam a ser aproveitadas pelos produtores, reiniciando o ciclo.

4) Em ecologia, o que são fatores abióticos?
Fatores químicos (átomos, substâncias) e físicos (radiação solar, temperatura, umidade, clima etc.

5) O que as cadeias e teias alimentares representam?
A circulação de energia e fluxo de matéria é feita através da alimentação 

6) As pirâmides alimentares são formas, aplicadas no estudo da ecologia, de se representar numericamente as teias e as cadeiras, sobre os tipos de pirãmides analise os itens:

I. NÚMEROS: O número total de indivíduos envolvidos. O número tende a ser menor a medida que o nível trófico aumenta (de produtor para consumidor, por exemplo). No caso de uma pirâmide de parasitas, ela tende a ser invertida;

II. BIOMASSA: A massa total dos indivíduos envolvidos. Calculada pelo produto da média de massa individual e o número de indivíduos. Tende a ser invertida no caso do fitoplâncton, zooplâncton e peixes, na qual a massa do zooplâncton ultrapassa a dos demais níveis tróficos.

III. ENERGIA: Pirâmide sempre constante, mostra que o nível de energia dos produtores é sempre maior e esta quantidade vai diminuindo a medida que vamos evoluindo na cadeia. (A energia disponível para um consumidor terciário é sempre menor que a energia disponível para um animal herbívoro, por exemplo).

Estão corretos

a) Somente os itens I e II
b) Somente os itens I e III
c) Somente os itens II e II
xd)I, II e III


7) Sobre as Relações entre os seres vivos estudadas em ecologia marque V se veradeiro ou F se Falso

V  ) MUTUALISMO (antiga simbiose): relação onde um indivíduo ajuda o outro permanentemente e é necessária para a sobrevivência de ambos. Ex.: Cupim e protozoário. Herbívoros e bacterías. (Digestão da celulose, produção da enzima celulase).

(  F )PROTOCOOPERAÇÃO: relação de associação necessária e fundamental para a sobrevivência de ambas espécies. Ex.: Paguro e anêmona. Gado e anú (tira os carrapatos do gado).

( V ) COMENSALISMO: quando um ser se alimenta dos restos alimentares de outro, um dos seres apenas é beneficiado. Ex.: Tubarão e Rêmora.

V ) INQUILINISMO: um ser utiliza o outro de moradia, sem prejudicar a vida de ambos. Ex.: Ofiúro e Esponja.

V )EPIFITISMO: quando uma planta utiliza outra de suporte, sem prejudicar a circulação, as funções vitais da outra. Ex.: Orquídea e Bromélia.



8) Preencha a 2ª coluna de acordo com a 1ª sobre as relações Desarmômicas em ecologia.


( 1 )PREDATISMO
( 2 )PARASITISMO
( 3 )AMENSALISMO

) relação entre dois indivíduos de espécies distintas, onde um mata o outro para se alimentar.  Ex.: Leão e zebra.
3 ) relação em que o desenvolvimento de um indivíduo impede o desenvolvimento de outro no mesmo local. Ex.: Fungos e bactéria (penicilina, fungo que mata e impede o crescimento de novas bactérias no local).
2 ) relação entre dois indivíduos de espécies distintas, onde um obtém alimento de outro, causando prejuízo no outro. O ser parasita é o hóspede e o ser parasitado, hospedeiro. Não interessa ao parasita a morte do hospedeiro.  Endoparasitas vivem dentro, ectoparasitas fora. Ex.: Tênia e homem. Piolho e homem.

9) Pode-se definir que a Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Explique a origem e significado do termo ecologia.
A palavra Ecologia vem do grego, onde Oikos significa "casa" e Logos significa "estudo". Dessa forma, a ecologia é o estudo da casa, ou seja, do ambiente e das inter-relações dos organismos no meio físico.

10) Sobre os ecossistemas corrija as frases abaixo

a) O ecossistema é o conjunto de indivíduos que interagem entre si e e sua população. 
O ecossistema é o conjunto de comunidades que interagem entre si e com o ambiente. 

b) A reunião de diferentes ecossistemas é conhecido como nicho ecológico e nele estão reunidas características próprias de diversidade biológica e condições ambientais.
A reunião de diferentes ecossistemas é conhecido como bioma e nele estão reunidas características próprias de diversidade biológica e condições ambientais.





Modelo de Prova de Ecologia - 02


1 - Em uma certa comunidade, são encontrados os seguintes organismos: abelhas, capim, lagartas, sapos, árvores e cobras, que estão organizados em quatro níveis tróficos. Considerando que os produtores ocupam o primeiro nível, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos exemplares do segundo, terceiro e quarto níveis tróficos.

a) sapos – cobras – árvores – abelhas.
b) cobras – sapos – abelhas – lagartas.
c) capim e árvores – cobras – sapos.
xd) abelhas e lagartas – sapos – cobras.
e) capim e árvores – sapos – lagartas.


2 - Complete as frases:
  1. Nas cadeias alimentares que se iniciam pelos vegetais, os _________ são aqueles capazes de sintetizar matéria orgânica.  (produtores)
  2. Relações que ocorrem em indivíduos da mesma espécie, não existindo desvantagem nem benefício para nenhuma das espécies podem ser observadas em ___________ (colônias e as sociedades.)



3 - Considerando o conceito de Simbiose em ecologia explique o que são líquens?

Os líquens constituem associações entre algas unicelulares e certos fungos. As algas sintetizam matéria orgânica e fornecem aos fungos parte do alimento produzido. Estes, por sua vez, retiram água e sais minerais do substrato, fornecendo-os às algas.

4. As Micorrizas são exemplos de associações que ocorrem em ecologia. Quais são as espécies envolvidas nessa relação ecológica?

No ciclo do nitrogênio, bactérias do gênero Rhizobium produzem compostos nitrogenados que são assimilados pelas leguminosas que, por sua vez, fornecem a essas bactérias a matéria orgânica necessária ao desempenho de suas funções vitais. A essa associação damos o nome de Micorrizas.

5) O que é uma cadeia alimentar?

Uma cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos, uns servindo de alimento aos outros, sucessivamente, caracterizando uma sequência de transferências
de matéria e energia de um organismo para outro, sob a forma de alimento.



Publicidade

6) Assinale com um X a alternativa correta:

A) O conjunto de populações que habitam uma área chama-se
  • a) habitat     b) ecossistema     xc) comunidade     d) ecologia

B) É um exemplo de população:
  • a) lago     b) floresta     xc) formigas     d) espaçonave

C) O grupo de organismos produtores em uma cadeia alimentar terrestre.
  • a. ( ) Insetos  b. ( X ) Plantas  c. ( ) Mamíferos d. ( ) Herbívoros  e. ( ) Decompositores



7. Assinale a alternativa que cita o grupo de organismos produtores em uma cadeia alimentar terrestre.
a. ( ) Insetos
b. ( X ) Plantas
c. ( ) Mamíferos
d. ( ) Herbívoros
e. ( ) Decompositores



8. (FEPESE Bombinhas) Assinale a alternativa que indica corretamente
uma relação interespecífica harmônica benéfica para
um organismo e indiferente para o outro.
a. ( X ) Comensalismo
b. ( ) Parasitismo
c. ( ) Predação
d. ( ) Mutualismo
e. ( ) Protocooperação

9. Em relação às interações entre as espécies, assinale V se verdadeiro ou F se falso
a. ( V ) Mutualismo é uma relação obrigatória que envolve benefício mútuo.
b. ( F ) Protocooperação é uma relação obrigatória que envolve benefício somente de uma das partes envolvidas.
c. ( V ) Neutralismo é uma relação na qual as espécies não têm nenhum efeito reciprocamente. Esta é uma relação extremamente rara na natureza.
d. ( V ) Comensalismo é uma relação em que apenas uma das partes envolvidas se beneficia enquanto a outra nada perde e nada ganha.
e. ( V  ) Competição intraespecífica ocorre entre os membros de uma mesma espécie ou mais precisamente entre os membros de uma dada população vivendo em um área geográfica definida.





Modelo de Prova | Ecologia | 6º Ano, com respostas


10. (FEPESE Criciúma)  Uma teia alimentar é um entrelaçamento de cadeias alimentares correspondentes a uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema.
Sobre este tema, é correto afirmar:
a. ( ) Os organismos que conseguem sintetizar substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas são ditos heterotrófos.
b. ( ) Os decompositores são um tipo especial de produtores que se alimentam de substâncias orgânicas previamente digeridas.
c. ( ) Uma pirâmide de energia é uma representação da cadeia alimentar onde cada degrau indica, para cada nível trófico, a quantidade de matéria viva presente.
d. ( X ) Em um certo número de casos, as cadeias alimentares começam pela matéria orgânica morta e os consumidores primários são denominados detritívoros.
e. ( ) Toda a energia que chega a um determinado nível trófico passa para o nível seguinte, o que torna o último nível da cadeia o que retém mais energia.


Não deixe de conferir 


Por Blog do Ensino de Ciências

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe
Compartilhe nas Redes Sociais!


Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.

Publicidade

Recomendados para Você:
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar