Publicidade
Nesta postagem trouxemos mais um modelo de prova de ciências para o 6º ano do ensino fundamental. Esta prova é sobre o tema do Universo, abordando o Sistema Solar, Planetas, Satélites e Fases da Lua. 

Modelo de Prova sobre Universo para 6º ano.



1. (C.M. Curitiba.) Observando o universo, temos os planetas e satélites, estrelas, asteroides, meteoritos e cometas. Acerca disso, numere a 2 º coluna de acordo com sua correspondência com a 1 º coluna.

1º Coluna
  • 1. Lua.
  • 2. Sol.
  • 3. Júpiter.
  • 4. Órbita.
  • 5. Cometa.
2º Coluna
  • ( ) Caminho que um planeta percorre em torno de uma estrela.
  • ( ) Satélite natural da terra.
  • ( ) Estrela mais brilhante do sistema solar.
  • ( ) Maior planeta do sistema solar.
  • ( ) Corpos celestes conhecidos como ‘estrelas com cauda’.


R. 4 – 1 – 2 – 3 – 5.


2. (SEED - Paraná 2007) Para se diferenciar um planeta (dos que são visíveis a olho nu) de uma estrela no céu noturno, algumas características devem ser levadas em conta. Considere as informações sobre o assunto e marque V se Verdadeiro ou F se Falso.


( V ) Por não produzirem luz própria, os planetas não cintilam como as estrelas.
( V ) Os planetas mudam de lugar no céu, aparecendo em cada época perto de constelações diferentes.
( F ) Cada planeta apresenta um brilho de cor diferente, e essas cores são diferentes das cores das estrelas.
( F ) Por estarem mais perto da Terra do que qualquer estrela, os planetas são os maiores astros que aparecem no céu. Assinale a alternativa correta. 



3) A terra e a Lua estão sempre em movimento no espaço. Considerando esses movimentos, complete as frases

O Tempo médio que a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da Terra é de cerca de 28 dias
O Tempo entre uma fase e outra da Lua é de  cerca de 7 dias
O Tempo que a Terra leva para dar uma volta completa sobre si mesma é de  cerca de 24 horas
O Tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é de 365 dias e 6 horas



4. Desenhe um esboço do Sistema Solar com os planetas considerados pelos cientistas.   Não se esqueça de colocar  os nomes dos planetas.      




5. (C.M. Curitiba) Em nosso sistema solar, todos os astros estão em movimento. Esses corpos celestes não se espalham pelo universo porque são mantidos unidos pela força:
a) de Coriolis.
b) centrífuga.
c) forte.
xd) gravitacional.
e) fraca.


Publicidade

6. No sistema solar, todos os astros estão em movimento. Esses corpos celestes não se espalham pelo universo porque são mantidos unidos pela força:
a) de Coriolis.
b) centrífuga.
c) forte.
xd) gravitacional.
e) fraca.


Modelo de Prova sobre Universo para 6º ano.

7. 
"A imagem mais distante da Terra capturada por uma nave espacial foi feita pela Sonda Espacial New Horizons bate record de Voyager 1 ao registrar imagens da Região Transnetuniana Cinturão de Kuiper. Trata-se de um record, até o momento."
(Fonte: Blog do Ensino de Ciências: https://www.blogdoensinodeciencias.com.br/2018/04/regiao-transnetuniana-imagem-mais-distante-da-terra.html)

Relacione algumas características dos corpos celestes classificados como planetas.

Não têm luz própria e giram ao redor de uma estrela.


8. (Fraiburgo 2010 FEPESE) O nosso sistema solar consiste de uma estrela média, a que chamamos Sol, de planetas, ainda inclui os satélites dos planetas, asteroides e cometas, além de meteoroides, e do espaço interplanetário.
Sobre este assunto, marque V se verdadeiro ou F se falso:
a. ( F ) A Via Láctea é um disco em espiral com 200 bilhões de estrelas, onde orbitam várias outras galáxias, incluindo o nosso sistema solar completo.
b. ( F ) A nossa galáxia, a única galáxia conhecida, viaja pelo espaço intergaláctico.
c. ( V  ) O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética (principalmente sob a forma de calor e luz) do sistema solar.
d. ( F ) Os planetas, a maior parte dos satélites dos planetas e os asteroides giram em volta do Sol, mas em direções opostas, em órbitas circulares.

e. ( F ) Dentre os planetas existentes no nosso sistema solar estão, em ordem crescente de grandeza: Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Marte, Terra, Venus e Mercúrio.


9 - Alguns planetas possuem satélites naturais e atualmente é muito comum na a divulgação de notícias sobre o desenvolvimento de satélites artificiais, com diferentes funções. Sobre os satélites, naturais ou artificiais, considere as seguintes afirmativas:

  • 1. A força de atração que a Terra exerce sobre a lua é nula, pois ele não se encontra em sua atmosfera.
  • 2. Órbita é a trajetória que o satélite descreve ao redor da Terra.
  • 3. Os satélites artificiais são construídos pelo homem para desempenharem funções específicas, como comunicação, navegação e observação científica e militar.
  • 4. A Lua é um satélite natural.
  • 5. A Lua é um planeta do sistema solar.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras





Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


Compartilhe nas Redes Sociais!



Publicidade

O Blog do Ensino de Ciências, criado por professor especialista na área, visa compartilhar conteúdo de Ciências e Biologia da Educação Básica. O Blog tem por missão disponibilizar conteúdo para professores e estudantes compartilhando exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, material para elaboração de modelos de provas, plano de aula e planejamento de cursos, bem como, textos científicos, notícias e curiosidades.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
 
Top