Pesquisar

Publicidade

Questões de ecologia Vestibular. Série de questões de introdução a ecologia e cadeias alimentares para aulas de ciências e biologia. Sugeridas para simulados, provas, testes e exercícios sobre o tema nas aulas da disciplina.


Questões de ecologia Vestibular


Questões de ecologia Vestibular com gabarito.

Questões de ecologia e cadeia alimentar com gabarito.


QUESTÕES


1) (ENEM 2016 - QUESTÃO 62 - Prova Azul1) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes, ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica. Em qual grupo de organismos ocorre essa transição? 
a) Fitoplâncton. 
b) Zooplâncton. 
c) Moluscos. 
d) Crustáceos. 
e) Peixes. 


2) (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:
a) ecossistema         
b) comunidade          
c) população
d) bioma                   
e) biosfera

3) (UA-AM) A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
a) nicho ecológico                 
b) habitat preferencial
c) plasticidade ecológica
d) produtividade primária
e) territorialidade social

4) ( MED. SANTOS) Assinale a alternativa CORRETA:
a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos.
b) Em Ecologia, a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área, pertencentes ou não a várias espécies.
c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.
d) Em Ecologia, a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.
e) Nenhuma das anteriores. 

5) (CESCEM) São ecossistemas todos os exemplos abaixo, EXCETO:
a) uma astronave.         
b) uma lagoa.         
c) um pasto.
d) uma colônia de corais.           
e) o solo.

6) (MED. ABC) Suponha duas plantas pertencentes ao mesmo gênero e vivendo juntas na mesma área.  A espécie A tem raízes que se desenvolvem logo abaixo da superfície e a espécie B tem raízes profundas.  Sobre as duas plantas fazemos as seguintes afirmações:
   I - A e B vivem no mesmo nicho ecológico.
 II - A e B competem pela água.
III - A e B formam uma população.

Assinale:
a) Apenas I é correta.         
b) Apenas II é correta.   
c) Apenas III é correta.       
d) I, II e III são corretas.
e) Nenhuma é correta.

7) (UERJ) Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes
a) nichos.                     
b) habitats.                 
c) mimetismos.
d) competições.       
e) biomas.

8) (SANTA CASA)  Os animais marinhos: 
-que flutuam e são movidos passivamente pelos ventos, ondas e correntes;
-que nadam livremente por atividade própria;
-que são restritos ao fundo.
a) planctônicos, nectônicos e bentônicos.  
b) planctônicos, bentônicos e nectônicos.
c) nectônicos, bentônicos e planctônicos.
d) nectônicos, planctônicos e bentônicos.
e) bentônicos, planctônicos e nectônicos.


9) (UFF) Os principais produtores da cadeia biológica marinha são:
a) protozoários e copépodes;
b) medusas e corais;
c) diatomáceas e dinoflagelados;   
d) organismos da fauna planctônica;
e) organismos da fauna bentônica.

10) (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
a) consumidores primários                
b) consumidores secundários
c) consumidores terciários             
d) decompositores
e) parasitas

11) (CESGRANRIO) Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questão: “Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton ?”
a) o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios.
b) o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema.
c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.    
d) o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar.
e) o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.

12) (UBERLÂNDIA) O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado.  Em certos países asiáticos, as algas já fazem parte da dieta humana.  Neste caso o homem comporta-se como:
a) consumidor primário.    
b) consumidor secundário.
c) consumidor terciário.

d) produtor.
e) decompositor.


13) (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
a) biótopo    
b) ecossistema  
c) biomassa    
d) bioma      
e) comunidade



Publicidade



GABARITO das Questões de ecologia Vestibular

  • 1)   A
  • 2)   B
  • 3)   A
  • 4)   E
  • 5)   D
  • 6)   B
  • 7)   A
  • 8)   A
  • 9)   C
  • 10)  A
  • 11)  C
  • 12)  A
  • 13) B

Compartilhe esta publicação em suas Redes Sociais!


O Blog do Ensino de Ciências e Biologia visa compartilhar publicações para troca de material e experiência entre professores, referentes a modelos de provas, exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, conhecimentos pedagógicos e muito mais.


. Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

Pesquisar no Google

Custom Search
 
Top