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Nesta postagem trouxemos uma relação de exercícios de ciências do 6º ano sobre o ar, propriedade e componentes. Colegas de magistério e queridos alunos as atividades são sugeridas para aulas e simulados de ciências, provas e avaliações de ciências. Confira também Série de exercícios de ciências 6 ano sobre a água.

Exercícios de ciências - 6º Ano - Componentes do ar



Questões objetivas composição do ar atmosférico 6º ano.



1) O ar é uma mistura de gases que envolve a Terra, formando a atmosfera. O ar atmosférico é constituído de, EXCETO:

A) nitrogênio (78,06%),

B) oxigênio (21%),

C) gases nobres (0,91%) e

D) carbono (0,33%).  



2) Além de gases, a atmosfera possui ainda outras substâncias exceto:

a) umidade,

b) poeira e

c) micróbios.

d) nitratos



3) O oxigênio é extremamente útil para a respiração dos animais e das plantas. Encontra-se:

a) no ar, no solo e dissolvido na água.  

b) no ar, no solo e, mas não na água.

a) no ar e dissolvido na água somente

a) no ar, somente.




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4) O oxigênio é comburente, isto é, por quê?

a) "não ajuda a pegar fogo". Ele diminui a chama.

b) "ajuda a pegar fogo". Ele aumenta a chama. 

c) "ajuda a pegar fogo", mas diminui a chama.

c) " não ajuda a pegar fogo", mas aumenta a chama.



5) O nitrogênio é aproveitado por alguns micróbios para formar nitratos.  Podemos dizer que
a) Os nitratos servem à nutrição das plantas e estas servem de nutrição aos animais.
b) Os nitratos também se formam a partir dos óxidos de nitrogênio que surgem na atmosfera na evaporação da água do mar
c) Os nitratos servem à nutrição das plantas e, por isso, não servem de nutrição aos animais.
b) Os nitratos não se formam a partir dos óxidos de nitrogênio, mas do ozônio.

6) Assinale a alternativa ERRADA.
a) O gás carbônico contribuiu para a população atmosférica.
b) O gás carbônico é aproveitado pelas plantas verdes, que o combinam com a água, produzindo açúcar.
c) O açúcar (glicose) é importante para a nutrição das plantas e dos animais.
d) O gás carbônico é destrói a camada de ozônio. 

7) Sobre os Gases Nobres assinale a alternativa incorreta
a) Compreendem o argônio, o neônio, o criptônio, o radônio e o hélio.
b) Alguns são usados no interior de lâmpadas, com finalidades diversas.
c) O criptônio já foi usado no interior de balões e dirigíveis.
d) O radônio tem emprego no tratamento do câncer.

8) O ar é matéria e, como tal, ocupa lugar no espaço. Não é correto afirmar que
a) O ar existe não só na atmosfera, mas também no interior do solo e nas águas dos rios e dos mares.
b) O ar não tem peso.
c) O peso que o ar exerce sobre os seres e as coisas constitui o que chamamos de pressão atmosférica.
d) O ar tem sido usado para inúmeras finalidades, tais como para a navegação, para a combustão, para o funcionamento de objetos e aparelhos que utilizam o ar comprimido e o ar rarefeito, para a respiração dos seres e para a realização da fotossíntese.

9) Considere as afirmativas.
I. O ar é elástico, pois é compreensível (pode ser comprimido)
II. O ar é extensível (pode ser distendido ou dilatado), voltando ao volume normal quando retorna às condições normais de pressão.
III. O ar se "expande", como os perfumes e o cheiro do éter. Quanto mais espaço se der, mais o ar se expande, para enchê-lo. Esse fenômeno é chamado expansibilidade do ar.
a)      Somente uma está correta
b)      Duas afirmativas estão corretas
c)      Nenhuma afirmativa está correta
d)      Todas estão corretas 

10) A atmosfera está sendo cada vez mais poluída. Não é correto afirmar que:
a) A medida da pressão atmosférica é feita com o uso do barômetro.
b) As grandes indústrias, com suas chaminés, lançam fumaça e fuligem no ar.
c) Os veículos automotores poluem o ar com gás carbônico, monóxido de carbono,
d) chumbo tetraetila, enxofre e outros gases tóxicos não se encontram em suspensão na atmosfera.

11) O ar tem sido usado para inúmeras finalidades, tais como as seguintes, exceto:
a) para a navegação,
b) para a pressão arterial,
c) para o funcionamento de objetos e aparelhos que utilizam o ar comprimido e o ar rarefeito,
d) para a respiração dos seres e para a realização da fotossíntese.

12) Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que não está relacionada com o ar:
a) Os foguetes se baseiam no princípio da ação e reação, pela saída brusca de um gás do interior de um corpo oco.
b) Os balões e dirigíveis utilizavam gás, como hélio e hidrogênio.
c) O avião consegue voar porque, além dos seus recursos de tração ou de propulsão,
d) As nadadeiras dos peixes tem formas dinâmicas para facilitar o movimento.

13) Não é uma característica da fotossíntese:
a) Todos os seres respiram, consumindo o oxigênio do ar e nele lançando o gás carbônico.
b) as plantas verdes (em presença de luz) retiram o gás carbônico do ar,
c) na fotossíntese não se forma matéria nutritiva,
d) Ocorre a devolução de oxigênio livre para a atmosfera.

14) Com relação ao peso do ar assinale a alternativa correta:
a) A gravidade é a força com que a Terra atrai todas as coisas para o seu centro.
b) A força da gravidade sobre a massa dos corpos faz com que eles não tenham peso.
c) O ar não é atraído pela Terra e por isso não tem peso.
d) A ausência de peso do ar é o que se chama pressão atmosférica.
15) Sobre o barômetro é incorreto afirmar que:
a) A medida da pressão atmosférica é feita com o uso deste aparelho.
b) O barômetro de mercúrio mostra a pressão atmosférica ao nível do mar corresponde ao peso de uma coluna de mercúrio de 76 cm de altura.
c) Ao nível das montanhas, a pressão atmosférica é menor, o que indica que quando se sobe, o nível da coluna de mercúrio do barômetro desce.
d) Ao nível das montanhas, a pressão atmosférica é maior, o que indica que quando se sobe, o nível da coluna de mercúrio do barômetro desce.

16) Assinale a alternativa errada
a) Entende-se por grau de umidade relativa do ar a quantidade de vapor de água que fica flutuando na atmosfera sob a forma de gotículas quase microscópicas ou mesmo microscópicas.
b) O aparelho que mede o grau de umidade da atmosfera é o higrômetro (do grego hygros = umidade; metron = medir).
c) O higrômetro dispõe de um tambor fixo e estático.
d O ponteiro do higrômetro vai descrevendo no papel que o recobre uma linha na qual se observam as variações da umidade.



Exercícios


GABARITO
1 D 2 D 3 A 4 B 5 A 6 D 7 C 8 B 9 D 10 D 11 B 12 D 13 C 14 A 15 D 16 C



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As atividades são sugeridas pelo Blog de Ciências para que o professor inclua em seu modelo de plano de aula de ciências, no ensino fundamental e EJA.


Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


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