Simulado de conhecimentos pedagógicos para professor. Questões corrigidas sobre fundamentos da educação, didática e legislação e Conhecimentos pedagógicos de concursos para professores de ciências elaboradas pela Banca IBEG.
Simulado de conhecimentos pedagógicos para professor.
IBEG Doc IV Prefeitura Municipal de Resende – RJ 6/8
Atenção! Gabaritos no final da página.
QUESTÃO 21
Com relação à Didática, como atividade
pedagógica escolar, marque a alternativa incorreta.
(a) A Didática estabelece princípios e
diretrizes que norteiam o processo de ensino e aprendizagem.
(b) O objeto de estudo da Didática é o
processo de ensino, campo principal da educação escolar.
(c) Os objetivos sociopolíticos e
pedagógicos da educação escolar são temas desvinculados da Didática.
(d) A Didática tem como tarefa o
desenvolvimento integral dos alunos, com vistas à sua preparação para a vida
social.
(e) Os conteúdos, os objetivos, os métodos
e a avaliação escolar são componentes da Didática.
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QUESTÃO 22
Marque a alternativa referente à tendência
pedagógica que defendia as seguintes ideias: “a valorização da escola como
instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos
interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a
seletividade social e torná-la democrática; o que importa é que os
conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências
socioculturais e a vida concreta do estudante”.
(a) Tendência Progressista Crítico-Social
dos Conteúdos
(b) Tendência Liberal Tecnicista
(c) Tendência Progressista Libertária
(d) Tendência Liberal Renovada Não-diretiva
(e) Tendência Liberal Tradicional
QUESTÃO 23
A Didática oferece uma contribuição
indispensável à formação dos professores.
Para que o professor possa atingir
efetivamente os objetivos, é necessário que realize um conjunto de operações
didáticas coordenadas entre si.
São requisitos para a profissão de
professor, exceto a (o):
(a) Compreensão segura das relações entre a
educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-se aos
objetivos de ensino das matérias.
(b) Conhecimento dos princípios gerais da
aprendizagem e saber compatibilizá-los com conteúdos e métodos próprios da
disciplina.
(c) Domínio de métodos de ensino,
procedimentos, técnicas e recursos auxiliares para a direção do ensino e
aprendizagem.
(d) Verificação contínua do atingimento dos
objetivos e do rendimento das atividades, seja em relação aos estudantes, seja
em relação ao trabalho do próprio professor.
(e) Falta de domínio do conteúdo das
matérias que leciona e a falta de habilidade em estabelecer uma ligação entre
as matérias de ensino e a vida prática dos estudantes.
QUESTÃO 24
Com relação ao planejamento didático,
assinale a alternativa incorreta:
(a) O planejamento é um processo de
racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a
atividade escolar à problemática do contexto social.
(b) Na elaboração e execução do plano de
aula, o professor deve desconsiderar o nível de preparação inicial dos
estudantes para a matéria nova.
(c) O planejamento permite assegurar a
unidade e a coerência do trabalho docente ao inter-relacionar os componentes do
processo de ensino: objetivos, conteúdos, métodos e técnicas, estudantes e suas
possibilidades, avaliação.
(d) Para que os planos sejam efetivamente
instrumentos para a ação, devem ser como um guia de orientação e devem
apresentar, por exemplo, ordem sequencial, objetividade, coerência e
flexibilidade.
(e) Há três modalidades de planejamento,
articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino (também denominado
de plano de curso ou plano de unidades didáticas) e o plano de aula.
QUESTÃO 25
Com relação à avaliação da aprendizagem,
indique a alternativa correta.
(a) Ao analisar os resultados do rendimento
escolar dos alunos, o professor não consegue obter informações sobre o
desenvolvimento do seu próprio trabalho.
(b) A verificação e a qualificação dos
resultados da aprendizagem devem ocorrer apenas ao final das unidades
didáticas, de forma que as dificuldades apresentadas fiquem sob a
responsabilidade exclusiva dos estudantes.
(c) A avaliação escolar é uma etapa isolada
do processo de ensino e aprendizagem e, portanto, está desvinculada da relação
objetivos-conteúdos-mé- todos desenvolvida no decorrer das aulas.
(d) A avaliação é um ato pedagógico e
envolve a objetividade e a subjetividade, tanto em relação ao professor como
aos alunos.
(e) Todas as atividades avaliativas
concorrem para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos estudantes,
mas não permitem diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo
para isso.
QUESTÃO 26
Com relação ao conteúdo abordado sobre a
“Educação” na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque, dentre as opções abaixo, a
alternativa incorreta.
(a) O acesso ao ensino obrigatório e
gratuito é direito público subjetivo.
(b) O ensino religioso, de matrícula
obrigatória, constituirá disciplina das escolas públicas de ensino médio.
(c) O ensino será ministrado apenas com
base no princípio de garantia de padrão de qualidade.
(d) As universidades são obrigadas a
admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.
(e) O ensino será ministrado com base no
princípio de gestão autocrática do ensino público.
QUESTÃO 27
A educação é direito de todos e dever do Estado
e da família. O educador Paulo Freire, trouxe muitas contribuições quanto aos
princípios filosóficos que regem a educação escolar brasileira. Marque a
alternativa referente a uma das contribuições desse educador.
(a) A educação de jovens e adultos deve
seguir rigorosamente o método Paulo Freire, em qualquer situação didática.
(b) Submetido à consciência coletiva, resta
ao indivíduo quase nenhuma possibilidade de intervenção nos fatos sociais.
(c) A educação representa a prática da
liberdade contra o processo de dominação.
(d) Os conteúdos abordados pelo currículo
nacional devem ser ensinados sem levar em consideração os temas locais.
(e) A educação deve ser repressora e
autocrática, de forma a obrigar o estudante a se adaptar a uma sociedade justa.
QUESTÃO 28
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN),
Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
aponte a alternativa correta.
(a) A educação escolar deverá estar
desvinculada do mundo do trabalho e da prática social.
(b) É dever dos pais ou responsáveis
efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 6 anos de
idade.
(c) Não compete aos docentes estabelecer
estratégias de recuperação
para os alunos de menor rendimento.
(d) A educação escolar engloba apenas a
educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).
(e) O estudo sobre os símbolos nacionais
será incluído como tema
transversal nos currículos do ensino
fundamental.
QUESTÃO 29
Com relação ao conteúdo trazido pelos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental, identifique dentre as opções a
alternativa incorreta.
(a) A seleção de conteúdos, pela equipe
escolar, deve levar em conta sua relevância social e sua contribuição para o
desenvolvimento intelectual do aluno.
(b) Todos os Temas Transversais devem ser
trabalhados de forma isolada, e, portanto, ter explicitados em seus documentos,
o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e
aprendidos.
(c) As adaptações curriculares previstas
nos níveis de concretização apontam a necessidade de adequar objetivos,
conteúdos e critérios de avaliação, de forma a atender a diversidade existente
no País.
(d) Na escolha dos conteúdos a serem
trabalhados, é preciso considerá-los numa perspectiva mais ampla, que leve em
conta o papel, não somente dos conteúdos de natureza conceitual, mas também dos
de natureza procedimental e atitudinal.
(e) São temas transversais: “Ética”,
“Saúde”, “Meio Ambiente”, “Orientação Sexual” e “Pluralidade Cultural”; ao
passo que nos PCNs de 5ª a 8ª séries é acrescido o tema transversal “Trabalho e
Consumo”.
QUESTÃO 30
Com relação ao Plano Nacional de Educação
(PNE), Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa correta.
(a) A promoção do princípio da gestão
autocrática da educação pública é uma diretriz do PNE.
(b) Implementar políticas que levem à
evasão motivada por preconceito ou discriminação é uma estratégia do PNE.
(c) Alfabetizar todas as crianças, no
máximo, até o final do quinto ano do ensino fundamental é uma meta do PNE.
(d) Estimular a participação dos
adolescentes nos cursos das áreas tecnológicas e científicas é uma estratégia
do PNE.
(e) A erradicação do analfabetismo é a
única diretriz prevista pelo PNE.
QUESTÃO 31
Com relação ao Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (FUNDEB), Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, marque a alternativa
incorreta.
(a) Os conselhos dos Fundos não gozarão de
autonomia, sendo vinculados e subordinados institucionalmente ao Poder
Executivo local e serão renovados periodicamente ao final de cada mandato dos
seus membros.
(b) O valor anual mínimo por aluno definido
nacionalmente constitui-se em valor de referência relativo aos anos iniciais do
ensino fundamental urbano e será determinado contabilmente em função da
complementação da União.
(c) Os recursos dos Fundos serão
disponibilizados pelas unidades transferidoras ao Banco do Brasil S.A. ou Caixa
Econômica Federal, que realizará a distribuição dos valores devidos aos
Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
(d) Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos
recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração
dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede
pública.
(e) Os Estados, o Distrito Federal e os
Municípios prestarão contas dos recursos dos Fundos conforme os procedimentos
adotados pelos Tribunais de Contas competentes, observada a regulamentação
aplicável.
QUESTÃO 32
Qual das alternativas refere-se à tendência
pedagógica que “tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos
movimentos sociais, como sindicatos, por exemplo, devido, principalmente, ao
fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma prática política e onde o
debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundado
com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares”.
(a) Tendência Liberal Renovada Progressivista.
(b) Tendência Progressista Libertária.
(c) Tendência Liberal Tecnicista.
(d) Tendência Progressista Libertadora.
(e) Tendência Liberal Renovada
Não-diretiva.
QUESTÃO 33
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assinale a
alternativa correta.
(a) O ensino religioso, de matrícula
obrigatória, constitui disciplina das escolas públicas de ensino fundamental.
(b) O ensino médio, atendida a formação
geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.
(c) A oferta de educação especial tem
início na faixa etária de 4 a 6 anos, durante a educação infantil.
(d) A educação de jovens e adultos será
destinada somente àqueles que tiveram acesso aos estudos na idade própria.
(e) Serão incluídas a Filosofia e a
Sociologia como disciplinas facultativas em todas as séries do ensino médio.
QUESTÃO 34
Com relação ao conteúdo abordado sobre a
“Educação” na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, qual das alternativas está incorreta?
(a) O ensino será ministrado com base no
princípio do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência
de instituições públicas e privadas de ensino.
(b) As universidades gozam de autonomia
didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e
obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão.
(c) Serão fixados conteúdos mínimos para o
ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos
valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
(d) O ensino fundamental regular será
ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a
utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
(e) Os Estados e o Distrito Federal atuarão
prioritariamente na educação infantil e no ensino fundamental, enquanto que os
Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e no ensino médio.
QUESTÃO 35
Marque a alternativa referente a um dos
representantes das ideias trazidas pela Tendência Pedagógica Liberal Renovada
Não-Diretiva, que influenciou um número expressivo de educadores e professores,
principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam
ao aconselhamento.
(a) Paulo
Freire
(b) John Dewey
(c) Carl
Rogers
(d) Dermeval Saviani
(e) Anísio Teixeira
QUESTÃO 36
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique a
alternativa correta.
(a) Entende-se por educação especial, a
modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de
ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades ou superdotação.
(b) Os sistemas de ensino assegurarão aos
educandos com deficiência: currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e
professores sem capacitação adequada para atender às necessidades educativas
desse público.
(c) A formação de docentes para atuar na
educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de
graduação plena, não sendo admitida nenhuma outra forma para o exercício do
magistério.
(d) A formação de profissionais de educação
para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional
para a educação básica, será feita apenas em cursos de graduação em pedagogia.
(e) Os conteúdos referentes à História e
Cultura Afro-Brasileira serão ministrados somente nas áreas de Educação Artística
e de Literatura e História Brasileiras.
GABARITO do Simulado de conhecimentos pedagógicos para professor.
21 – C
22 – A
23 – E
24 – B
25 – D
26 – A
27 – C
28 – E
29 – B
30 – D
31 – A
32 – D
33 – B
34 – E
35 – C
36 – A
*Confira no site da organizadora informações sobre alterações ou anulação de questões.
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.