Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental, BNCC

Planejamento de ciências 6º Ano do Ensino Fundamental, BNCC.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.

Nível de EnsinoEnsino Fundamental 6º Ano
Componente CurricularCiências
Modalidade de EnsinoEducação Presencial
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1. Objetivos Gerais

Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.

2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades

2.1. Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de conhecimento:

  • Misturas homogêneas e heterogêneas
  • Separação de materiais
  • Materiais sintéticos
  • Transformações químicas

Habilidades

  • (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
  • (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
  • (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
2.2. Unidade Temática: Vida e evolução

Objetos de conhecimento
  • Célula como unidade da vida
  • Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
  • Lentes corretivas

Habilidades
  • (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
  • (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
  • (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
  • (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
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2.3. Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de conhecimento

  • Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidades

  • (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
  • (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
  • (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)

  • Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
  • Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
  • Jogos e simulações.
  • Exploração bibliográfica,
  • Entrevista,
  • Experimentação,
  • Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
  • Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.
Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental

4. Avaliação

Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA.
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.



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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.