Macacos interagem com tela sensível ao toque, touchscreen

 Inovadora Abordagem de Enriquecimento Cognitivo Aprimora a Saúde Mental de Macacos em Cativeiro

Um novo estudo científico está lançando luz sobre o enriquecimento cognitivo para macacos rhesus mantidos em cativeiro. Pesquisadores desenvolveram uma interface de múltipla escolha (MCI) baseada em tela sensível ao toque para investigar sua viabilidade como ferramenta de promoção do bem-estar mental desses primatas.

Publicidade

O estudo teve como objetivo principal determinar se a MCI poderia servir como uma forma eficaz de enriquecimento cognitivo para macacos rhesus. A interface interativa, projetada para maximizar a interação touchscreen, ofereceu três opções de tarefas: alcance estático, alcance dinâmico e visualização de imagens. As descobertas do estudo apontaram para resultados positivos.

Os macacos rhesus responderam de maneira consistente à interface de múltipla escolha, demonstrando envolvimento ativo e exibindo preferências individuais por diferentes tarefas. A análise indicou que, mesmo sem estímulos alimentares ou separação social, os animais se envolveram de maneira significativa nas tarefas, sugerindo uma motivação intrínseca e interesse genuíno na interação com a interface.

Um aspecto crucial do estudo foi observar o engajamento sustentado dos macacos com a MCI. Ao longo de várias sessões, os animais mantiveram um nível consistente de interação, indicando que o fator novidade não era a única influência. Essa constante participação destaca a eficácia da abordagem de múltipla escolha como uma atividade enriquecedora.

Os macacos mostraram preferências individuais por tarefas específicas

Além disso, o estudo revelou que os macacos mostraram preferências individuais por tarefas específicas. A tarefa de alcance estático foi a mais popular, sugerindo uma preferência por atividades com alta recompensa em relação ao esforço. Por outro lado, a tarefa de alcance dinâmico, que envolvia alvos em movimento, atraiu menos participantes, indicando uma tendência a escolher atividades de menor esforço.

Os resultados também apontaram para o desenvolvimento de proficiência nas tarefas selecionadas. Os macacos demonstraram habilidade tanto nas tarefas de alcance estático quanto dinâmico. A observação de que o desempenho melhorou quando o desafio era moderado sugere que os animais atingiram um estado de fluxo, semelhante ao conceito experimentado por humanos em atividades envolventes.

Os pesquisadores enfatizam as implicações práticas dessas descobertas. A abordagem de múltipla escolha baseada em tela sensível ao toque pode ser adotada como um método padrão de enriquecimento cognitivo em instalações que trabalham com primatas em cativeiro. Essa abordagem oferece uma maneira escalável e automatizada de melhorar a saúde mental dos animais, adaptando as tarefas às suas preferências individuais.

Macacos interagem com tela sensível ao toque, touchscreen
Leia mais


À medida que a pesquisa avança, os cientistas planejam explorar modificações e refinamentos adicionais na interface e nas tarefas oferecidas. O estudo também ressalta a importância de considerar o enriquecimento cognitivo como uma parte essencial do bem-estar animal, com potencial para melhorar suas capacidades cognitivas a longo prazo.

Este estudo inovador oferece uma visão promissora sobre como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida dos animais em cativeiro, proporcionando atividades que estimulam suas mentes e promovem uma melhor qualidade de vida.

Fonte

Calapai, A.; Pfefferle, D.; Cassidy, L.C.; Nazari, A.; Yurt, P.; Brockhausen, R.R.; Treue, S. A Touchscreen-Based, Multiple-Choice Approach to Cognitive Enrichment of Captive Rhesus Macaques (Macaca mulatta). Animals 2023, 13, 2702. https://doi.org/10.3390/ani13172702


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.