5 habilidades para trabalhar nas aulas de ciências

5 habilidades para trabalhar nas aulas de ciências


Os alunos usam as habilidades de processo da ciência para desenvolver uma compreensão dos conceitos científicos. 

Habilidades 


Atenção 

Atividade que chamará a atenção do aluno, estimulará seu raciocínio e terá acesso ao conhecimento prévio.

Investigar 

Atividade que dá aos alunos tempo para pensar e investigar / testar / tomar decisões / resolver problemas e coletar informações.

Analisar
Atividade que permite aos alunos analisar sua exploração. A compreensão do aluno é esclarecida e modificada por meio de uma atividade reflexiva.

Elaborar 
Atividade que expande e solidifica o pensamento do aluno e / ou o aplica a uma situação do mundo real.

Explicar 
Atividade que permite ao professor avaliar o desempenho do aluno e / ou a compreensão de conceitos, habilidades, processos e aplicações.
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Para explorar essas atividades o professor deve:

Atenção - Atividades sugeridas

Leitura
Escrita Livre
Debate
Envolver 

Cria interesse.
Gera curiosidade.
Levanta questões.
Provoca respostas que revelam o que os alunos sabem ou pensam sobre o conceito / tópico.
Envolva o que o aluno faz 

Faz perguntas como: Por que isso aconteceu? O que eu já sei sobre isso? O que descobri sobre isso?
Mostra interesse no assunto.

Investigar - atividades sugeridas 


Realizar uma investigação
Leia recursos autênticos para coletar informações
Resolver um problema
Construir um modelo
Incentiva os alunos a trabalharem juntos sem instrução direta do professor.
Observa e ouve os alunos enquanto eles interagem.
Faz perguntas de sondagem para redirecionar as investigações dos alunos quando necessário.
Fornece tempo para os alunos resolverem os problemas.

Pensa livremente, mas dentro dos limites da atividade.
Testa previsões e hipóteses.
Forma novas previsões e hipóteses.
Tenta alternativas e discute-as com outras pessoas.
Registra observações e idéias.
Suspende o julgamento.


Analisar as atividades sugeridas 


Análise e explicação do aluno
Apoiando ideias com evidências
Questionamento Estruturado
Leitura e discussão
Explicação do professor
Atividades de habilidade de pensamento: comparar, classificar, análise de erros

Incentiva os alunos a analisar conceitos e definições em suas próprias palavras.
Pede justificativas (evidências) e esclarecimentos aos alunos.
Fornece formalmente definições, explicações e novos rótulos.
Usa as experiências anteriores dos alunos como base para explicar os conceitos.

Explica possíveis soluções ou respostas para outras pessoas.
Ouve oficialmente as explicações dos outros.
Questiona as explicações dos outros.
Ouve e tenta compreender as explicações que o professor oferece.
Refere-se a atividades anteriores.
Usa observações registradas nas explicações.

Elaborar - Atividades Sugeridas 


Solução de problemas
Tomando uma decisão
Investigação Experimental
Atividades de habilidades cognitivas: compare, classifique, aplique
Amplie o  que o professor faz 

Espera que os alunos usem rótulos, definições e explicações formais fornecidas anteriormente.
Incentiva os alunos a aplicar ou estender os conceitos e habilidades em novas situações.
Lembra os alunos de explicações alternativas.
Refere os alunos aos dados e evidências existentes e pergunta: O que você já sabe? Por que você pensa . . .?
As estratégias do Explore se aplicam aqui também.

Aplica novos rótulos, definições, explicações e habilidades em situações novas, mas semelhantes.
Usa informações anteriores para fazer perguntas, propor soluções, tomar decisões e projetar experimentos.
Tira conclusões razoáveis ​​de evidências.
Registra observações e explicações.
Verifica se há entendimentos entre pares.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


Explicar/Demonstrar - atividades sugeridas 


Qualquer uma das atividades anteriores
Avaliação de desempenho
Produza um Produto

Observa os alunos enquanto eles aplicam novos conceitos e habilidades.
Avalia o conhecimento e / ou habilidades dos alunos.
Procura evidências de que os alunos mudaram seu pensamento ou comportamento.
Permite que os alunos avaliem suas próprias habilidades de aprendizagem e de processo em grupo.
Faz perguntas abertas, como: Por que você acha. . .? Que provas você tem? O que você sabe sobre x? Como você explicaria x?

Responde a perguntas abertas usando observações, evidências e explicações previamente aceitas.
Aluno demonstra compreensão ou conhecimento do conceito ou habilidade.
Faz perguntas relacionadas que encorajariam investigações futuras.

 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

adaptado de http://www.pfisd.net/cms/lib/TX01001527/Centricity/Domain/89/Subject%20Resources/Secondary%20Science/5Espwrpt_000.ppt


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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.