Texto de Ciências sobre Aracnídeos: O estranho Ácaro: Aranha Vermelha, com perguntas

O estranho Ácaro: Aranha Vermelha

Esses ácaros são muito pequenos (geralmente menos de 0,5 mm) aracnídeos que se alimentam da seiva das plantas. 

Os ácaros se alimentam da seiva da planta, causando manchas mais claras em verde e a planta tem uma aparência manchada. Ácaros também podem produzir teias de seda na parte inferior das folhas, embora a quantidade de seda produzida varie entre espécies.

Os ácaros são muito pequenos (geralmente apenas 0,5 mm). A cor dos adultos pode ajudar na identificação. Adulto Dois ácaros manchados (que ocorrem na Austrália e afetam o mamão) são verde-amarelo ou vermelho com duas manchas mais escuras em seus corpos, enquanto o exótico T. piercei e T. truncatus são geralmente de cor vermelho escuro sem manchas óbvias. 

Com o que eles podem ser confundidos?

Como os ácaros são muito pequenos, os ácaros exóticos são muitas vezes difíceis de distinguir das espécies endêmicas. A cor e as marcas do ácaro podem ajudar a identificar espécies diferentes, assim como a quantidade de seda produzida pelo ácaro.

Como eles se espalham?

Os ácaros podem se espalhar por longas distâncias por carona em material vegetal e contaminado como maquinaria. Os ácaros também podem ser espalhados pelo vento permitindo que se espalhem por longas distâncias.

O estranho Ácaro: Aranha Vermelha

Exercícios


1. De que Os ácaros se alimentam?
2. Cite dois exemplos em que a cor dos adultos pode ajudar na identificação. 
3. Como os ácaros se espalham?


Referências
https://www.planthealthaustralia.com.au/wp-content/uploads/2013/09/Exotic-spider-mites-FS.pdf


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.