Simulado de Biologia Geral, com gabarito

Simulado de Biologia Geral, com gabarito


1) (CESGRANRIO) Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questão: “Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton ?”
a) o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios.
b) o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema.
c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.    
d) o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar.
e) o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.


2- (Tec.Saúde/UFPR/2012) Considere as seguintes afirmativas:
- Erva-de-passarinho é uma planta que introduz prolongamentos radiculares em outra planta para sugar a seiva
bruta.
- Os trevos da espécie Lemna gibba eliminam os trevos da espécie Lemna polyrrhyza quando crescem juntos, pelo fato de a primeira espécie possuir sacos aéreos que elevam os corpos da plantas, impedindo que a segunda espécie receba luz.
- O anu é um pássaro que se alimenta de artrópodes, geralmente gafanhotos, mas quando pousa sobre bois e vacas, come os carrapatos existentes neles. Enquanto o gado se livra dos carrapatos, o anu obtém alimento extra.
(Adaptado de CARVALHO, Wanderley. Biologia em foco, 2002, p. 550-552).
As interações ecológicas expressas nessas frases são, respectivamente:
a) parasitismo, predatismo e mutualismo.
b) amensalismo, predatismo e protocooperação.
c) amensalismo, competição e comensalismo.
d) comensalismo, predatismo e protocooperação.
e) parasitismo, competição e protocooperação.


3. Considerando o sistema de classificação taxonômica, se duas espécies pertencem a duas famílias diferentes, então:  

a) podem pertencer ao mesmo gênero.
b) podem pertencer à mesma ordem.
c) obrigatoriamente são da mesma classe.
d) pertencem a gêneros diferentes, mas não a ordens diferentes.
e) podem pertencer à mesma ordem, mas não à mesma classe.  

4 - (Tec.Saúde/UFPR/2012) Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Nos estudos sobre evolução animal, usa-se o termo homólogo para os órgãos que apresentam a mesma origem
embrionária, mas que podem ter funções diferentes.
b) Nos estudos sobre evolução animal, usa-se o termo análogo para os órgãos que apresentam a mesma função, mas com
origem embrionária diferente.
c) A teoria neodarwinista explica a evolução a partir das mutações, que seriam modificações que acontecem nas células
somáticas sem alterar as células germinativas.
d) A teoria da seleção natural propõe que os seres mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser
eliminados da população.
e) Para explicar o mecanismo através do qual os organismos evoluem, Lamarck dizia que o ambiente é causa direta da
variação, enquanto Darwin dizia que o ambiente apenas seleciona.

5 - (Tec.Saúde/UFPR/2012) Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Tecido epitelial.
2. Tecido conjuntivo.
3. Tecido muscular.
4. Tecido nervoso.
( ) Tem função de sustentação, preenchimento e nutrição.
( ) Suas células têm um prolongamento revestido pela bainha de mielina.
( ) Tem função de revestimento, proteção e secreção.
( ) Tendões são um exemplo desse tipo de tecido.
( ) Apresenta filamentos constituídos por actina e miosina.
( ) Pode ser estriado ou liso
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 4 – 2 – 2 – 3 – 1.
b) 2 – 4 – 1 – 2 – 3 – 3.
c) 2 – 4 – 1 – 3 – 2 – 3.
d) 1 – 3 – 2 – 2 – 3 – 4.
e) 2 – 3 – 1 – 2 – 4 – 3.

6 - (Def.Civil/Matinhos/2011) Assinale a alternativa que só apresenta doenças que podem ser prevenidas por imunização.
a) Rubéola, hanseníase e diabetes.
b) Caxumba, tétano e rubéola.
c) Sarampo, úlcera e diabetes.
d) Sífilis, gripe e difteria.
e) Gripe, caxumba e sífilis.

7 - (Araucária/UFPR/2012) Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa. O ciclo de vida do Aedes aegypti compreende
quatro fases distintas e cronológicas. Assinale a alternativa que contempla a sequência cronológica do ciclo de vida
do Aedes aegypti.
a) Larva, ovo, pulpa e adulto.
b) Ovo, larva, pupa e adulto.
c) Ovo, pupa, larva e adulto.
d) Pupa, ovo, larva e adulto.
e) Pupa, larva, ovo e adulto.

8 -  (Guaratuba/UFPR/2008) Sobre a cólera, considere as seguintes afirmativas:
1. É uma doença contagiosa e transmissível.
2. O agente da doença é encontrado nas fezes das pessoas infectadas.
3. O contágio e a transmissão são feitos pelo ar.
4. A pessoa que mora em área de risco deve ser vacinada duas vezes por ano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


9. Qual tecnologia foi essencial para o desenvolvimento da teoria celular?
a)   Telescópios
b)   Anti-sépticos
c)   Microondas
d)   Microscópios
    10. A organela responsável por concentrar, armazenar e eliminar as secreções celulares é(são):
    a. ( ) os lisossomos.
    b. ( ) os lipossomos.
    c. (  ) o complexo de Golgi.
    d. ( ) as mitocôndrias.
    e. ( ) os ribossomos.


    11. Na hipermetropia é um problema da visão em que a imagem é formada
    a) Antes da retina e é corrigido por lente convexa
    b) Atrás da retina e é corrigido pela lente convexa
    c) Antes da retina e é corrigido pela lente côncava

    d) Atrás da retina e é corrigido por lentes côncavas


    12. (B.CAMBORIÚ/FEPESE/2008) Entre as doenças humanas causadas por bactérias estão:
    a. ( ) botulismo, sífilis, gonorréia, tétano.
    b. ( ) febre tifóide, AIDS, cólera, tuberculose.
    c. ( ) tuberculose, caxumba, gonorréia, sífilis.
    d. ( ) sarampo, poliomielite, cólera, botulismo.

    e. ( ) tétano, gripe, tuberculose, febre tifóide.


    13. Sobre os aspectos morfológicos dos crustáceos assinale a alternativa ERRADA

    a) Cabeça com ocelos medianos ou olhos compostos laterais,estes últimos algumas vezes localizados sobre pedúnculos móveis;
    b) Tronco, único sem segmentação externa evidente;
    d) Exoesqueleto formado por quitina, proteína e carbonato de cálcio;

    e) Trocas gasosas através da superfície do corpo, ou por meio de brânquias desenvolvidas a partir de determinadas regiões dos apêndices torácicos ou abdominais;


    14 (HUAPP/2007) Na relação abaixo, assinale o único que é não protozoário:
    (A) leishmania
    (B) cryptosporidium
    (C) ascaris
    (D) pneumocystis carinii

    (E) entamoeba histolytica

    15 - (UFPR) Da noite para o dia, cogumelos surgem em gramados, num exemplo do crescimento muito rápido desses organismos. Qual é a característica desses fungos que possibilita tal fenômeno?

    a) A continuidade entre as células do micélio.

    b) A reprodução sexuada independente da água.
    c) A extensão longitudinal das células.
    d) A conexão direta entre as porções vegetativa e reprodutiva.
    e) O processo de diferenciação celular

    Publicidade
    Gabarito do Simulado de Biologia Geral

    1.C
    2.E
    B3.
    4.C
    5.B
    6.B
    7.B
    8.B
    9.D
    10.C
    11.B
    12.A
    13.B
    14.C
    15.A

    Simulado de Biologia Geral, com gabarito





    Veja também:
    Simulado de Biologia Geral, com gabarito. Questões de biologia para estudo de vestibular e concursos


    compartilhe compartilhe

    Compartilhe nas Redes Sociais!


    Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

     
    Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

    Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

    João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.