Confira nesta postagem uma série de questões para 6º ano do ensino fundamental sobre o solo e saúde. Lista de exercícios que podem ser aplicados em: simulados, provas ou outros tipos de avaliação do conteúdo de ciências do 6 ano.
Exercícios sobre Solo e Saúde para 6º Ano, com gabarito
1. São tipos de doenças transmitidas ao ser humano através do solo, EXCETO:
a) Bicho geográfico
b) Ascaradíase
c) Tátano
d) Giardíase
2. Com relação às doenças determinadas por nematóides, é correto afirmar que:
a) ( ) Na ascaridíase suína não há sintomas respira-tórios, pois o parasita não cumpre ciclo pulmonar.
b) ( ) Os ovos de Ascaris suum possuem paredes grossas e resistentes à dissecação, podendo permanecer viáveis por vários anos no ambiente.
c) ( ) O agente da esquistossomose é o Schistosoma mansoni, parasita cujo hospedeiro definitivo é o homem e tem os caramujos de água doce como hospedeiros intermediários.
d) ( ) A transmissão do Schistosoma mansoni ocorrem a mansoni por meio da liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado; essas se alojam no hospedeiro intermediário e acabam contaminando o homem posteriormente, ao penetrarem em sua pele ou mucosas.
e) ( ) Trichinella spiralis, que em sua fase adultaparasita o intestino delgado do suíno, tem emseu ciclo uma fase de vida livre que, em condi-ções ideais, é cumprida em 12 dias.
3. A Taenia solium, que é um endoparasita humano causador de uma verminose, vulgarmente conhecida como solitária. Com relação a essa parasitose, assinale a alternativa correta:
a. ( ) A Taenia solium é um nematelminto que se aloja no intestino humano.
b. ( ) O Schistosoma mansoni é o hospedeiro intermediário nesta verminose.
c. ( ) A teníase é uma doença causada pela ingestão de carne suína mal cozida.
d. ( ) Os ovos de Taenia chegam ao solo através da chuva.
e. ( ) A Taenia solium é classificada como um protista.
4. A saúde humana pode ser influenciada por várias doenças transmitidas pelo solo como as Verminoses. Não é um exemplo deste tipo de doença:
a) teníase,
b) oxiuríase
c) enterobíase
d) amebíase
5. Uma doença é causada pelo agente transmissor Ascaris lumbricoides, que pode ser encontrado no solo. Os sintomas da doença são:
a) dor de barriga, diarreia e náuseas.
a) dor de cabeça, febre e náuseas.
a) dor de barriga, prisão de ventre e náuseas.
a) dor muscular, diarreia e náuseas.
Publicidade
6. O Tétano é causado pelo bacilo tetânico, microorganismo que provoca o tétano, pode ser encontrado no solo. Para prevenir a doença, o ideal é:
a) não andar sem calçados e tomar a vacina antitetânica.
a) andar sem calçados e tomar a vacina antirábica.
a) não andar sem calçados e tomar a vacina antirábica.
a) andar sem calçados e tomar a vacina da poliomielite.
7. (C.M. Curitiba-UFPR) O contato com o solo pode causar danos à saúde humana, por meio de sua ingestão (deliberada ou não) ou mesmo pelo contato direto do solo com a pele. São exemplos de agentes infecciosos que podem ser contraídos,
respectivamente, pela ingestão e pelo contato da pele com o solo:
a) Trichuris trichiura e Clostridium perfringens.
b) Ascaris lumbricoides e Escherichia coli.
c) Ancylostoma duodenale e Coccidioides immitis.
d) Necator americanus e Toxocara canis.
e) Schistosoma mansoni e Wuchereria bancrofti
Veja também os Exercícios de Ciências sobre A Terra, Estrutura da Terra.
8. (C.M.CuritibaUFPR) - Durante uma viagem de férias, Paulo e seu irmão Jonas brincavam em uma construção abandonada e pisaram em pregos. Seus pais os levaram imediatamente ao posto de saúde para serem protegidos contra o tétano. Enquanto esperavam pelo atendimento, a família conheceu uma estudante de biologia que estagiava em um zoológico e fora picada por uma serpente peçonhenta e também esperava para ser atendida. Na estudante de biologia e nas crianças, respectivamente, deve ser aplicado:
a) soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém antígenos).
b) vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos).
c) vacina (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém anticorpos).
d) soro (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos).
e) nada (porque qualquer tratamento seria inócuo) e vacina (porque contém antígenos).
9. Assinale a alternativa que não apresenta um exemplo de fonte de poluição do solo.
a. ( ) Dejetos animais
b. ( ) Resíduos sólidos
c. ( ) Fertilizantes agrícolas
d. ( ) Materiais particulados
e. ( ) Esgotos domésticos e industriais
10. (FEPESE) O elevado consumo de recursos exerce pressões sobre o ambiente em todas as regiões do mundo. Os maiores fluxos de resíduos têm origem na construção e na demolição, bem como nas atividades da indústria transformadora. A maior parte dos resíduos municipais no Brasil são enviados para deposição em aterros.
No entanto, uma percentagem cada vez mais elevada de resíduos municipais é objeto de reciclagem ou compostagem ou incineração com valorização energética.
Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:
Assina le a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
7. (C.M. Curitiba-UFPR) O contato com o solo pode causar danos à saúde humana, por meio de sua ingestão (deliberada ou não) ou mesmo pelo contato direto do solo com a pele. São exemplos de agentes infecciosos que podem ser contraídos,
respectivamente, pela ingestão e pelo contato da pele com o solo:
a) Trichuris trichiura e Clostridium perfringens.
b) Ascaris lumbricoides e Escherichia coli.
c) Ancylostoma duodenale e Coccidioides immitis.
d) Necator americanus e Toxocara canis.
e) Schistosoma mansoni e Wuchereria bancrofti
Veja também os Exercícios de Ciências sobre A Terra, Estrutura da Terra.
8. (C.M.CuritibaUFPR) - Durante uma viagem de férias, Paulo e seu irmão Jonas brincavam em uma construção abandonada e pisaram em pregos. Seus pais os levaram imediatamente ao posto de saúde para serem protegidos contra o tétano. Enquanto esperavam pelo atendimento, a família conheceu uma estudante de biologia que estagiava em um zoológico e fora picada por uma serpente peçonhenta e também esperava para ser atendida. Na estudante de biologia e nas crianças, respectivamente, deve ser aplicado:
a) soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém antígenos).
b) vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos).
c) vacina (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém anticorpos).
d) soro (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos).
e) nada (porque qualquer tratamento seria inócuo) e vacina (porque contém antígenos).
9. Assinale a alternativa que não apresenta um exemplo de fonte de poluição do solo.
a. ( ) Dejetos animais
b. ( ) Resíduos sólidos
c. ( ) Fertilizantes agrícolas
d. ( ) Materiais particulados
e. ( ) Esgotos domésticos e industriais
10. (FEPESE) O elevado consumo de recursos exerce pressões sobre o ambiente em todas as regiões do mundo. Os maiores fluxos de resíduos têm origem na construção e na demolição, bem como nas atividades da indústria transformadora. A maior parte dos resíduos municipais no Brasil são enviados para deposição em aterros.
No entanto, uma percentagem cada vez mais elevada de resíduos municipais é objeto de reciclagem ou compostagem ou incineração com valorização energética.
Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:
- 1. Entre as pressões sobre o ambiente, sentidas em todo o mundo, contam-se a destruição de recursos não renováveis, a utilização intensiva de recursos renováveis, os transportes, as elevadas emissões para a água, o ar e os solos provenientes das atividades mineiras, bem como da produção, do consumo e da geração de resíduos.
- 2. Há um consenso comum sobre a existência de limites físicos para o crescimento contínuo da utilização de recursos. A habitação, a indústria alimentar e a mobilidade são responsáveis pela maior parte da utilização de recursos e das pressões ambientais.
- 3. A eliminação de resíduos pode causar vários impactos na saúde e no ambiente, incluindo emissões para a atmosfera, águas de superfície e águas subterrâneas, dependendo da forma como são geridos.
- 4. Os resíduos representam igualmente uma perda de recursos naturais (por exemplo, os metais ou outros materiais recicláveis que contêm metal ou o seu potencial como fonte de energia). Assim, uma gestão eficiente dos resíduos pode proteger a saúde pública e a qualidade do ambiente, contribuindo ainda para a conservação dos recursos naturais.
Assina le a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Gabarito sugerido dos Exercícios sobre Solo e Saúde.
1D
2B
3C
4D
5A
6A
7A
8A
9D
10E
2B
3C
4D
5A
6A
7A
8A
9D
10E
Fontes
Wikipedia
FEPESE
UFPR
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.