Questões de Ecologia para o Ensino Médio, com Gabarito

Publicidade


Exercícios sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito sobre fatores abióticos, cadeia alimentar,  teia alimentar, nível trófico, relações ecológicas. Exercícios resolvidos com 20 questões de múltipla escolha de ecologia para ensino médio. Confira o gabarito no final da publicação.

Exercícios sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito.


Questões sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito.


1. Qual dos seguintes organismos é um autótrofo?

A. algas 
B. Um urso
C. Um leão
D. Um peixe

2. (Criciúma 2014/FEPESE) Assinale a alternativa cuja relação ecológica é definida por “relação ecológica harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas, mas uma pode viver independentemente da outra”.
a. ( ) Parasitismo
b. ( ) Competição
c. ( ) Mutualismo
d. ( ) Neutralismo
e. ( ) Protocooperação

3. (Criciúma 2014/FEPESE) Considere as seguintes afirmativas sobre a competição entre espécies:

  • 1. A competição ocorre entre espécies que compartilham o uso de um mesmo recurso que limita o crescimento, a sobrevivência ou a reprodução de cada uma das espécies.
  • 2. A competição pode limitar a distribuição e a abundância das espécies competidoras e somente ocorre entre espécies próximas filogeneticamente.
  • 3. A competição geralmente é simétrica, ou seja, as duas espécies são prejudicadas com a mesma intensidade.

Marque a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) São corretas somente o que se afirma em 1 e 2.
c. ( ) São corretas somente o que se afirma em 1 e 3.
d. ( ) Estão certas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) Estão certas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. Qual dos seguintes não participa da fotossíntese?

A. Argônio 
B. Oxigênio
C. Água
D. Energia


Publicidade

5. Uma área foi recentemente destruída por um incêndio. Qual dos seguintes eventos permitiria sucessão secundária do lugar?

A. Os animais que sobrevivem migrar para áreas circunvizinhas
B. as plantas que sobrevivem começam a morrer como resultado da falta de nutrientes disponíveis
C. os nutrientes  dos cadáveres de animais que não sobreviveram retornam para o solo
D. Onívoros que sobrevivem criam um declínio tanto do herbívoro e carnívoro população

6 - O nicho que uma espécie é capaz de usar, com base em suas necessidades fisiológicas e de recursos, é chamado de nicho fundamental. O nicho real é aquele que uma espécie efetivamente ocupa. Com base nesses conceitos, o nicho real de uma espécie será menor quando a sua interação com outra espécie for do tipo:
a) comensalista.
b) predatória.
c) competitiva.
d) simbiótica.
e) parasitária.

7. Quais são os componentes bióticos de um ecossistema?

A. Todas as coisas que vivem em uma área 
B. Todas as coisas não-vivos em área de área
C. Ambos vivos e não vivos coisas em uma área
D. Tudo acima

8. Qual dos seguintes é um fator abiótico em um ecossistema?

A. Pássaro
B. Árvore
C. Rocha 
D. Cervo

9. (São José 2013/FEPESE) São exemplos de Relações Intraespecíficas harmônicas:
a. ( ) sociedade e colônia.
b. ( ) amensalismo e predatismo.
c. ( ) canibalismo e competições.
d. ( ) inquilinismo e comensalismo.
e. ( ) mutualismo e protocooperação.


10. (São José 2013/FEPESE)O epinociclo na biosfera corresponde ao biociclo:
a. ( ) de duna.
b. ( ) terrestre.
c. ( ) marinho.
d. ( ) de água doce.
e. ( ) de manguezais.

11. A quantidade de energia que é transmitida a partir de um organismo para o seguinte numa cadeia alimentar é

A.  5%
B. 10% 
C. 15%
D. 20%

12. Em que nível trófico você encontraria organismos que usam a energia do sol diretamente para fazer a sua própria nutrição?

A. 1
B. 2
C. 3
D. 4


13)    O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas camadas superiores dessa rede situam-se muitos grupos de pequenas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta:

A    O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo.
B    O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo.
C   A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga.
D    A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga.



14. Na cadeia alimentar terrestre, qual seria o efeito se um agricultor introduz um veneno agrotóxico letal para folhagem da vegetação?

A. A população de raposa diminuiria
B. A população de gafanhotos diminuiria 
C. A população de falcões aumentaria
D. A população de leão diminuiria


15. Considere as seguintes afirmativas:

  • 1. As relações entre seres vivos são classificadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a relação acarreta aos indivíduos envolvidos.
  • Podem ser harmônicas, quando há benefício mútuo ou benefício para um sem prejuízo para o outro, ou desarmônicas, quando há prejuízo para algum dos envolvidos.
  • 2. Como exemplos de relações harmônicas interespecíficas, podemos citar o comensalismo, o inquilinismo e o mutualismo.
  • 3. Como exemplo de relações desarmônicas, podemos citar o parasitismo e a competição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

16. Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a matéria e energia?

A. A matéria não é reciclada; energia é reciclada
B. A matéria é reciclada; energia não é reciclada
C. Ambos matéria e energia são reciclados 
D. Nem matéria nem energia são recicladas

17. No que diz respeito ao fluxo e à transformação de energia e de nutrientes dentro de um ecossistema, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Toda a energia gerada é toda reaproveitada, a cada nível, sob a forma de alimento.
b. ( ) Os herbívoros ou produtores pertencem ao primeiro nível da cadeia alimentar.
c. ( ) O segundo nível da cadeia alimentar é formado por seres heterotróficos, capazes de produzir sua própria energia.
d. ( ) Os nutrientes que compõem uma teia alimentar são transportados de um nível trófico para o outro, e quando eles retornam aos produtores, através dos decompositores, podem ser reaproveitados na forma de compostos mais simples.
e. ( ) Os decompositores possuem uma função muito importante dentro da cadeia alimentar, pois transformam as substâncias minerais em substâncias orgânicas, que servirão novamente de nutrientes para os produtores, como as plantas verdes.

18. (C.M.Curitiba.UFPR) - Um exemplo de ecossistema marinho pode ser um aquário contendo água do mar e os seguintes organismos: uma
estrelas-do-mar, dois caramujos, oito talos de algas verdes e uma pedra contendo 20 cracas. É correto afirmar que
esse aquário contém:
a) quatro comunidades e quatro populações.
b) uma comunidade e uma população.
c) uma comunidade e quatro populações.
d) duas comunidades e uma população.
e) três comunidades e três populações.



19. (C.M.Curitiba.UFPR) - Em uma dada comunidade, são encontrados os seguintes organismos: abelhas, capim, lagartas, sapos, árvores e
cobras, que estão organizados em quatro níveis tróficos. Considerando que os produtores ocupam o primeiro nível,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos exemplares do segundo, terceiro e quarto níveis tróficos.
a) sapos – cobras – árvores – abelhas.
b) cobras – sapos – abelhas – lagartas.
c) capim e árvores – cobras – sapos.
d) abelhas e lagartas – sapos – cobras.
e) capim e árvores – sapos – lagartas.


20. (Nova Olinda/Consulpam)  Sobre os fatores que limitam o crescimento populacional, é INCORRETO afirmar que:
a) O crescimento de uma população biológica é limitado principalmente pela densidade populacional, além de outros fatores como disponibilidade de alimentos, competição interespecífica, predação e parasitismo.
b) Em certas populações, quando a densidade populacional aumenta além de certo limite, a natalidade também aumenta.
c) Uma população em equilíbrio pode sofrer os efeitos do aumento da intensidade de um ou mais fatores limitantes do crescimento, o que causa diminuição do tamanho populacional.
d) Os fatores limitantes variam constantemente de intensidade, o que acarreta flutuações no tamanho das populações naturais ao longo do tempo.



Exercícios sobre Ecologia


Gabarito dos Exercícios sobre Ecologia para o Ensino Médio


1 - A
2 - E
3 - A
4 - A
5 - C
6 - C
7 - A
8 - C
9 - A
10 - B
11 - B
12 - A
13 - B
14 - B
15 - E
16 - C
17 - D
18 - C
19 - D



Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe

Publicidade

Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
.

O Blog do Ensino de Ciências visa disponibilizar conteúdo para professores e estudantes de Ciências e Biologia. Quer ser um biólogo? Será preciso fazer uma faculdade de ciências biológicas, bacharelado ou licenciatura. Em regra, será necessário prestar vestibular. Pesquise dentre as melhores faculdades a que mais lhe interessa, monte sua grade curricular conforme seu perfil, conclua o curso de Biologia e pronto, bem-vindo ao nosso clube.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar