Publicidade


Exercícios sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito sobre fatores abióticos, cadeia alimentar,  teia alimentar, nível trófico, relações ecológicas. Exercícios resolvidos com 20 questões de múltipla escolha de ecologia para ensino médio. Confira o gabarito no final da publicação.

Exercícios sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito.


Questões sobre Ecologia Ensino Médio, com gabarito.


1. Qual dos seguintes organismos é um autótrofo?

A. algas 
B. Um urso
C. Um leão
D. Um peixe

2. (Criciúma 2014/FEPESE) Assinale a alternativa cuja relação ecológica é definida por “relação ecológica harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas, mas uma pode viver independentemente da outra”.
a. ( ) Parasitismo
b. ( ) Competição
c. ( ) Mutualismo
d. ( ) Neutralismo
e. ( ) Protocooperação

3. (Criciúma 2014/FEPESE) Considere as seguintes afirmativas sobre a competição entre espécies:

  • 1. A competição ocorre entre espécies que compartilham o uso de um mesmo recurso que limita o crescimento, a sobrevivência ou a reprodução de cada uma das espécies.
  • 2. A competição pode limitar a distribuição e a abundância das espécies competidoras e somente ocorre entre espécies próximas filogeneticamente.
  • 3. A competição geralmente é simétrica, ou seja, as duas espécies são prejudicadas com a mesma intensidade.

Marque a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) São corretas somente o que se afirma em 1 e 2.
c. ( ) São corretas somente o que se afirma em 1 e 3.
d. ( ) Estão certas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) Estão certas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. Qual dos seguintes não participa da fotossíntese?

A. Argônio 
B. Oxigênio
C. Água
D. Energia


Publicidade

5. Uma área foi recentemente destruída por um incêndio. Qual dos seguintes eventos permitiria sucessão secundária do lugar?

A. Os animais que sobrevivem migrar para áreas circunvizinhas
B. as plantas que sobrevivem começam a morrer como resultado da falta de nutrientes disponíveis
C. os nutrientes  dos cadáveres de animais que não sobreviveram retornam para o solo
D. Onívoros que sobrevivem criam um declínio tanto do herbívoro e carnívoro população

6. A liberação de vapor de água das folhas das árvores é chamado

A. Evaporação 
B. Precipitação
C. Condensação
D. suando

7. Quais são os componentes bióticos de um ecossistema?

A. Todas as coisas que vivem em uma área 
B. Todas as coisas não-vivos em área de área
C. Ambos vivos e não vivos coisas em uma área
D. Tudo acima

8. Qual dos seguintes é um fator abiótico em um ecossistema?

A. Pássaro
B. Árvore
C. Rocha 
D. Cervo

9. (São José 2013/FEPESE) São exemplos de Relações Intraespecíficas harmônicas:
a. ( ) sociedade e colônia.
b. ( ) amensalismo e predatismo.
c. ( ) canibalismo e competições.
d. ( ) inquilinismo e comensalismo.
e. ( ) mutualismo e protocooperação.


10. (São José 2013/FEPESE)O epinociclo na biosfera corresponde ao biociclo:
a. ( ) de duna.
b. ( ) terrestre.
c. ( ) marinho.
d. ( ) de água doce.
e. ( ) de manguezais.

11. A quantidade de energia que é transmitida a partir de um organismo para o seguinte numa cadeia alimentar é

A.  5%
B. 10% 
C. 15%
D. 20%

12. Em que nível trófico você encontraria organismos que usam a energia do sol diretamente para fazer a sua própria nutrição?

A. 1
B. 2
C. 3
D. 4


13)    O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas camadas superiores dessa rede situam-se muitos grupos de pequenas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta:

A    O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo.
B    O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo.
C   A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga.
D    A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga.



14. Na cadeia alimentar terrestre, qual seria o efeito se um agricultor introduz um veneno agrotóxico letal para folhagem da vegetação?

A. A população de raposa diminuiria
B. A população de gafanhotos diminuiria 
C. A população de falcões aumentaria
D. A população de leão diminuiria


15. Considere as seguintes afirmativas:

  • 1. As relações entre seres vivos são classificadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a relação acarreta aos indivíduos envolvidos.
  • Podem ser harmônicas, quando há benefício mútuo ou benefício para um sem prejuízo para o outro, ou desarmônicas, quando há prejuízo para algum dos envolvidos.
  • 2. Como exemplos de relações harmônicas interespecíficas, podemos citar o comensalismo, o inquilinismo e o mutualismo.
  • 3. Como exemplo de relações desarmônicas, podemos citar o parasitismo e a competição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

16. Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a matéria e energia?

A. A matéria não é reciclada; energia é reciclada
B. A matéria é reciclada; energia não é reciclada
C. Ambos matéria e energia são reciclados 
D. Nem matéria nem energia são recicladas

17. No que diz respeito ao fluxo e à transformação de energia e de nutrientes dentro de um ecossistema, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Toda a energia gerada é toda reaproveitada, a cada nível, sob a forma de alimento.
b. ( ) Os herbívoros ou produtores pertencem ao primeiro nível da cadeia alimentar.
c. ( ) O segundo nível da cadeia alimentar é formado por seres heterotróficos, capazes de produzir sua própria energia.
d. ( ) Os nutrientes que compõem uma teia alimentar são transportados de um nível trófico para o outro, e quando eles retornam aos produtores, através dos decompositores, podem ser reaproveitados na forma de compostos mais simples.
e. ( ) Os decompositores possuem uma função muito importante dentro da cadeia alimentar, pois transformam as substâncias minerais em substâncias orgânicas, que servirão novamente de nutrientes para os produtores, como as plantas verdes.

18. O que é o estudo da ecologia?

A. Uma coisa que compõe seus arredores
B. Organismo que alimentam diretamente ou indiretamente sobre os produtores
C. Relações e interações entre os organismos e o ambiente 
D. O estudo da terra


19. Qual dos seguintes é considerado o principal fonte de excesso de dióxido de carbono na atmosfera, que conduz à destruição da camada de ozonio?

A. gás carbônico lançado na atmosfera a partir de fábricas e carros 
B. O dióxido de carbono de ser libertado a partir de animais durante o processo de respiração celular
C. gás de carbono liberado para o solo através do processo de decomposição
D. O dióxido de carbono liberado nos oceanos durante a deposição e decomposição


20. (Nova Olinda/Consulpam)  Sobre os fatores que limitam o crescimento populacional, é INCORRETO afirmar que:
a) O crescimento de uma população biológica é limitado principalmente pela densidade populacional, além de outros fatores como disponibilidade de alimentos, competição interespecífica, predação e parasitismo.
b) Em certas populações, quando a densidade populacional aumenta além de certo limite, a natalidade também aumenta.
c) Uma população em equilíbrio pode sofrer os efeitos do aumento da intensidade de um ou mais fatores limitantes do crescimento, o que causa diminuição do tamanho populacional.
d) Os fatores limitantes variam constantemente de intensidade, o que acarreta flutuações no tamanho das populações naturais ao longo do tempo.



Exercícios sobre Ecologia


Gabarito dos Exercícios sobre Ecologia para o Ensino Médio


1 - A
2 - E
3 - A
4 - A
5 - C
6 - A
7 - A
8 - C
9 - A
10 - B
11 - B
12 - A
13 - B
14 - B
15 - E
16 - C
17 - D
18 - C
19 - A
20 - B


Vídeo sobre Ecologia para o Ensino Médio:



Relações ecológicas entre seres vivos, harmônicas e desarmônicas, relações interespecificas, relações ecológicas intraespecíficas, relações desarmonicas.

Clique e Assista ao vídeo e inscreva-se no canal do youtube aqui



Compartilhe nas Redes Sociais!



O Blog do Ensino de Ciências e Biologia visa compartilhar publicações para troca de material e experiência entre professores, referentes a modelos de provas, exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, conhecimentos pedagógicos e muito mais.


Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
Pesquisar
 
Top