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[CONSULPAM] 20 Questões de concursos Professor de Ciências e Biologia.

Questões de concurso de professor de ciências e biologia. Conhecimentos específicos. ensino fundamental e médio. Com gabarito. Questões corrigidas de provas anteriores. 

50 Questões de Concursos de Professor de Ciências e Biologia.

Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA – SP - CONSULPLAM - PROVA - 01

Questão 21 O inseticida (DDT) apesar de ter sua venda proibida, ainda hoje é empregado para o combate contra o mosquito transmissor da malária. Sabe-se que quando absorvido pelo organismo humano, pode causar lesões no intestino, no fígado ou podendo levar ao câncer. Quando usado de forma errada ou em altas doses pode causar danos graves ao ambiente, podendo afetar o solo, o lençol freático ou pássaros e animais da região. Identifique abaixo os níveis de organização destacados no texto.
a) DDT= vírus; mosquito = organismo; fígado = órgão; pássaro = população.
b)DDT = proteína; mosquito = organismo; fígado = célula; pássaro = comunidade.
c)DDT = molécula; mosquito = organismo; fígado = órgão; pássaro = população.
d)DDT = molécula; mosquito = organismo; fígado = sistema; pássaro = população.

Questão 22 Atualmente, o inimigo número um da saúde pública é o da gripe aviária, os cientistas identificam como H5N1. São presentes entre as aves silvestres ninguém sabe desde quando, essa enfermidade atinge nosso mundo. O surto da doença aconteceu em Hong Kong em 1997 devido à forma de criação de aves na metrópole chinesa em um esquema de alta rotatividade e sem higiene adequada durante o abate. Essa doença pode atingir não só as aves, como também seres humanos. Ela é causada por um microrganismo:
a) Procarionte.
b) Acelular.
c) Eucarionte.
d) Unicelular.

Questão 23 É notório que a devastação do meio ambiente é decorrente do processo de crescimento industrial e urbanização dos grandes centros urbanos. Mas com o passar dos anos esse “quadro” vem mudando devido às mudanças nos códigos de defesa ambiental uso das políticas públicas e de uma maior fiscalização ao meio ambiente. De acordo com seus conhecimentos sobre sustentabilidade, indique abaixo o item, que melhor define o real conceito da palavra: desenvolvimento sustentável:
a)Divulgação da situação precária do meio ambiente.
b)Propor uma conciliação maior entre o desenvolvimento industrial com o meio ambiente.
c)Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d)Sustentar a necessidade do desenvolvimento e crescimento das cidades.

Questão 24 Os sais minerais são nutrientes que fornecem substancias importantes para uma alimentação satisfatória. Encontramos esses sais na água, nas frutas, nos legumes no leite e em diversos outros alimentos. Eles garantem que o nosso corpo consiga fazer as ações de regulação dos nutrientes pelo corpo. De acordo com a coluna abaixo marque a sequência correta a seguir:
(1) Ferro.
(2) Sódio.
(3) Cálcio.
(4) Fosforo.

(....) Componente da hemoglobina.
(....) Transferências energéticas para as ações celulares.
(....) Coagulação sanguínea.
(....) Equilíbrio osmótico.

a) 1, 4, 3, 2.
b) 1, 2, 3, 4.
c) 2, 4, 3, 1.
d) 3, 4, 1, 2.

Questão 25 As células animais apresentam um envoltório externo, uma espécie de malha que envolve as células e retêm substâncias que podem alterar as condições naturais, podendo proteger contra agressões químicas e físicas. Ele é reconhecido como:
a) Celulose.
b) Microvilosidades.
c) Reticulo endoplasmático.
d) Glicolálix.

Questão 26 Ciclo Celular é o conjunto de fases que uma célula passa com o intuito de duplicar-se, dando origem a duas células novas. Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em 3 fases principais, são elas: Interfase, na qual ocorre crescimento da célula e preparo para a divisão propriamente dita; Fase mitótica (Fase M), na qual ocorrerá a separação dos cromossomos da célula-mãe; e Citocinese, na qual ocorrerá o rompimento das membranas plasmáticas e a finalização do processo de divisão, dando origem a duas células-filhas. Essas fases são de suma importância para o funcionamento da célula. Erros nesses processos podem acarretar na morte celular ou até no desenvolvimento de células tumorais. A interfase divide-se em três fases: Marque a fase CORRETA abaixo.
a) DNA, RNA, G0.
b) G0, G1, G2.
c) G1, S, G2.
d) Go, G1, S.

Questão 27 O nucléolo é uma massa densa presente no interior do núcleo constituído por proteínas e ácidos nucleicos. Sua formação é controlada por certos cromossomos que possuem a região organizadora de nucléolo (RON). Leia com atenção os itens abaixo e marque a opção correta sobre o nucléolo:
a) É o local de produção das proteínas ribossômicas.
b) É o local de produção do RNA ribossômico e das subunidades ribossômicas.
c) Não pode ser visto do núcleo interfásico.
d) É uma estrutura intranuclear envolvida por membrana.

Questão 28 Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certas características: Ser constituído de célula, buscar energia para sobreviver, reproduzir. De acordo com o número de células pode ser dividido em: Unicelular ou Multicelular. Dos constituintes celulares abaixo relacionados, marque qual está presente somente nos eucariontes.
a) Envoltório nuclear.
b) RNA.
c) DNA.
d)Membrana celular.

Questão 29 O processo de fertilização envolve diversos aspectos até que seja formado o zigoto. Na relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e começam uma verdadeira maratona até chegarem ao óvulo. Indique normalmente onde ocorre a fecundação humana.
a) Útero.
b) Vagina.
c) Colo uterino.
d) Tubas uterinas.

Questão 30 Após a formação do zigoto, este irá se desenvolver resultando no embrião. As transformações que ocorrem durante esse processo fazem parte do desenvolvimento embrionário de cada espécie. Por volta do quinto dia de desenvolvimento observamos a presença de um liquido no embrião em formação. O surgimento desse liquido marca o início de que:
a) Feto.
b) Nêurula.
c) Blástula.
d) Gástrula.

Questão 31 É importante ressaltar que de acordo com o local onde acorre o desenvolvimento embrionário e a maneira pela qual os embriões obtêm alimento, os animais podem ser classificados em ovíparos, ovovivíparos e vivíparos. Indique abaixo como os mamíferos garantem uma proteção mecânica do embrião ainda no corpo da mãe?
a) O alantoide.
b) Pela placenta.
c) Saco vitelino.
d) Saco amniótico.

Questão 32 Durante uma aula de campo no cerrado brasileiro, o professor chamou a atenção para o fato de que naquela região, havia uma grande quantidade de cupinzeiros, cada um deles de uma espécie diferente de cupim e todos eles interagindo com o meio. Na Ecologia, cada cupinzeiro em particular e o conjunto de cupinzeiros naquela região refere-se, respectivamente:
a) Comunidade e ao ecossistema.
b) Ao ecossistema e à população.
c) Comunidade e à população.
d) À população e ao ecossistema.

Questão 33 Os seres vivos de um ecossistema podem estabelecer entre si e com o meio abiótico um relacionamento que permite, por exemplo: sua sobrevivência; alimentação; reprodução das espécies; e a preservação dos recursos naturais daquele ambiente. Identifique abaixo a sequência de níveis de organização da vida colocada em ordem decrescente de complexidade.
a) Organismo, ecossistema, população, biosfera.
b) Ecossistema, população, comunidade, organismo.
c) Organismo, comunidade, população, ecossistema.
d) Ecossistema, comunidade, população, organismo.

Questão 34 A poluição pode ser entendida como uma degradação nas condições ambientais de um ecossistema, que interfere no desenvolvimento das populações. Ela pode ser provocada por ação humana ou por fenômenos naturais. A frequente ação antrópica ao meio ambiente está causando desmatamento e o uso exagerado dos recursos naturais podem causar o esgotamento desses recursos e gerar um desequilíbrio  ecológico. Marque a melhor medida para solucionar o problema destacado no texto.
a) Desenvolvimento de tecnologias para que o ser humano não desgaste tanto os recursos naturais.
b) Campanhas para conscientização das pessoas sobre o uso adequado dos recursos naturais.
c) Reciclar o lixo, reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos da natureza.
d) Deixar de usar e produzir as mercadorias feitas com recursos não renováveis.

Questão 35 Na Embriologia o tipo de óvulo produzido por cada animal é determinante no seu desenvolvimento. Assim, utilizamos a quantidade de vitelo dentro dos óvulos para classificá-los em 4 tipos: oligolécitos, mesolécitos, centrolécitos telolécitos. Um professor, ao examinar esses ovos conseguiu observar três características. 1-Uma grande quantidade de vitelo. 2- Presença de tubo neural dorsal. 3- Clivagem parcial discoidal. Deste modo o professor pode concluir que os ovos:
a) Eram de repteis ou de anfíbios.
b) Não eram de répteis.
c) Eram de répteis ou de aves.
d) Não eram de aves.

Questão 36 Os vírus são estruturas microscópicas encontradas em todos os ambientes e são responsáveis por inúmeras doenças. Eles não são considerados organismos vivos porque são inertes fora das células hospedeiras. No entanto, quando penetram em uma célula hospedeira, o ácido nucleico viral torna-se ativo. Sobre esse organismo, é CORRETO afirmar:
a) Cada espécie viral possui mais de um tipo de ácido nucleico.
b) Os vírus apresentam um genoma viral contendo informações genéticas insuficientes para garantir sua replicação de maneira independente do meio intracelular.
c) Os vírus utilizam seu próprio material genético para destruir as células, causando doenças.
d) Reproduzem-se por processos iguais aos das bactérias.

Questão 37 A virose é um quadro clínico que resulta da infecção provocada por algum tipo de vírus. Os médicos costumam se referir a viroses quando lidam com infecções de trato respiratório ou gastrointestinal. Assinale o item abaixo em que as doenças são causadas apenas por vírus.
a) Gripe, sarampo, herpes e tuberculose.
b) Catapora, febre tifoide, febre amarela e varíola.
c) Sarampo, poliomielite, febre amarela, varíola.
d) Catapora sífilis, IDS, poliomielite.

Questão 38 Embora seja muito nocivo em contato direto com os seres vivos, o ozônio exerce um papel fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Esse gás absorve mais de 95% dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo sol, protegendo o meio ambiente de uma alta exposição que poderia afetar a dinâmica ambiental. Caso ocorra uma redução dessa camada de ozônio que partes do tecido humano seriam atingidos:
a) Epitelial e conjuntivo.
b) Epitelial e ósseo.
c) Epiderme e muscular.
d) Muscular e conjuntivo.

Questão 39 Os rins são os órgãos que produzem a urina. Internamente cada rim contém cerca de 1 milhão de tubos curvos e microscópicos chamados de néfrons. É no interior dos néfrons que a urina se forma. Isso ocorre com a filtração do sangue na região:
a) Do tubo renal.
b) Alça néfrica.
c) Na bexiga.
d) Capsula renal.

Questão 40 Mutualismo define um tipo de associação entre populações diferentes em que ambas se beneficiam, entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica. Em uma comunidade as populações nela existente interagem por meio de seus indivíduos, exercendo assim influências recíprocas tanto no nível individual como no populacional. Essas interações podem ocorrer intraespecíficas e interespecíficas. Marque a alternativa abaixo que indica uma relação de mutualismo.
a) Rêmora e tubarão.
b) Fungos e algas.
c) Orquídeas e árvores.
d) Carrapato e cachorro




Simulado para concurso de professor de ciências

Gabarito das Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA – SP - CONSULPLAM - PROVA 01

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Por Blog do Ensino de Ciências

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Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério. Criei este Blog para compartilhar conteúdos com professores e estudantes de Ciências e Biologia.

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