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50 Questões de concursos Professor de Ciências e Biologia.

Questões de concurso de professor de ciências e biologia. Conhecimentos específicos. ensino fundamental e médio. Com gabarito. Questões corrigidas de provas anteriores. 

50 Questões de Concursos de Professor de Ciências e Biologia.

Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA – SP - CONSULPLAM - PROVA - 01

Questão 21 O inseticida (DDT) apesar de ter sua venda proibida, ainda hoje é empregado para o combate contra o mosquito transmissor da malária. Sabe-se que quando absorvido pelo organismo humano, pode causar lesões no intestino, no fígado ou podendo levar ao câncer. Quando usado de forma errada ou em altas doses pode causar danos graves ao ambiente, podendo afetar o solo, o lençol freático ou pássaros e animais da região. Identifique abaixo os níveis de organização destacados no texto.
a) DDT= vírus; mosquito = organismo; fígado = órgão; pássaro = população.
b)DDT = proteína; mosquito = organismo; fígado = célula; pássaro = comunidade.
c)DDT = molécula; mosquito = organismo; fígado = órgão; pássaro = população.
d)DDT = molécula; mosquito = organismo; fígado = sistema; pássaro = população.

Questão 22 Atualmente, o inimigo número um da saúde pública é o da gripe aviária, os cientistas identificam como H5N1. São presentes entre as aves silvestres ninguém sabe desde quando, essa enfermidade atinge nosso mundo. O surto da doença aconteceu em Hong Kong em 1997 devido à forma de criação de aves na metrópole chinesa em um esquema de alta rotatividade e sem higiene adequada durante o abate. Essa doença pode atingir não só as aves, como também seres humanos. Ela é causada por um microrganismo:
a) Procarionte.
b) Acelular.
c) Eucarionte.
d) Unicelular.

Questão 23 É notório que a devastação do meio ambiente é decorrente do processo de crescimento industrial e urbanização dos grandes centros urbanos. Mas com o passar dos anos esse “quadro” vem mudando devido às mudanças nos códigos de defesa ambiental uso das políticas públicas e de uma maior fiscalização ao meio ambiente. De acordo com seus conhecimentos sobre sustentabilidade, indique abaixo o item, que melhor define o real conceito da palavra: desenvolvimento sustentável:
a)Divulgação da situação precária do meio ambiente.
b)Propor uma conciliação maior entre o desenvolvimento industrial com o meio ambiente.
c)Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d)Sustentar a necessidade do desenvolvimento e crescimento das cidades.

Questão 24 Os sais minerais são nutrientes que fornecem substancias importantes para uma alimentação satisfatória. Encontramos esses sais na água, nas frutas, nos legumes no leite e em diversos outros alimentos. Eles garantem que o nosso corpo consiga fazer as ações de regulação dos nutrientes pelo corpo. De acordo com a coluna abaixo marque a sequência correta a seguir:
(1) Ferro.
(2) Sódio.
(3) Cálcio.
(4) Fosforo.

(....) Componente da hemoglobina.
(....) Transferências energéticas para as ações celulares.
(....) Coagulação sanguínea.
(....) Equilíbrio osmótico.

a) 1, 4, 3, 2.
b) 1, 2, 3, 4.
c) 2, 4, 3, 1.
d) 3, 4, 1, 2.

Questão 25 As células animais apresentam um envoltório externo, uma espécie de malha que envolve as células e retêm substâncias que podem alterar as condições naturais, podendo proteger contra agressões químicas e físicas. Ele é reconhecido como:
a) Celulose.
b) Microvilosidades.
c) Reticulo endoplasmático.
d) Glicolálix.

Questão 26 Ciclo Celular é o conjunto de fases que uma célula passa com o intuito de duplicar-se, dando origem a duas células novas. Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em 3 fases principais, são elas: Interfase, na qual ocorre crescimento da célula e preparo para a divisão propriamente dita; Fase mitótica (Fase M), na qual ocorrerá a separação dos cromossomos da célula-mãe; e Citocinese, na qual ocorrerá o rompimento das membranas plasmáticas e a finalização do processo de divisão, dando origem a duas células-filhas. Essas fases são de suma importância para o funcionamento da célula. Erros nesses processos podem acarretar na morte celular ou até no desenvolvimento de células tumorais. A interfase divide-se em três fases: Marque a fase CORRETA abaixo.
a) DNA, RNA, G0.
b) G0, G1, G2.
c) G1, S, G2.
d) Go, G1, S.

Questão 27 O nucléolo é uma massa densa presente no interior do núcleo constituído por proteínas e ácidos nucleicos. Sua formação é controlada por certos cromossomos que possuem a região organizadora de nucléolo (RON). Leia com atenção os itens abaixo e marque a opção correta sobre o nucléolo:
a) É o local de produção das proteínas ribossômicas.
b) É o local de produção do RNA ribossômico e das subunidades ribossômicas.
c) Não pode ser visto do núcleo interfásico.
d) É uma estrutura intranuclear envolvida por membrana.

Questão 28 Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certas características: Ser constituído de célula, buscar energia para sobreviver, reproduzir. De acordo com o número de células pode ser dividido em: Unicelular ou Multicelular. Dos constituintes celulares abaixo relacionados, marque qual está presente somente nos eucariontes.
a) Envoltório nuclear.
b) RNA.
c) DNA.
d)Membrana celular.

Questão 29 O processo de fertilização envolve diversos aspectos até que seja formado o zigoto. Na relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e começam uma verdadeira maratona até chegarem ao óvulo. Indique normalmente onde ocorre a fecundação humana.
a) Útero.
b) Vagina.
c) Colo uterino.
d) Tubas uterinas.

Questão 30 Após a formação do zigoto, este irá se desenvolver resultando no embrião. As transformações que ocorrem durante esse processo fazem parte do desenvolvimento embrionário de cada espécie. Por volta do quinto dia de desenvolvimento observamos a presença de um liquido no embrião em formação. O surgimento desse liquido marca o início de que:
a) Feto.
b) Nêurula.
c) Blástula.
d) Gástrula.

Questão 31 É importante ressaltar que de acordo com o local onde acorre o desenvolvimento embrionário e a maneira pela qual os embriões obtêm alimento, os animais podem ser classificados em ovíparos, ovovivíparos e vivíparos. Indique abaixo como os mamíferos garantem uma proteção mecânica do embrião ainda no corpo da mãe?
a) O alantoide.
b) Pela placenta.
c) Saco vitelino.
d) Saco amniótico.

Questão 32 Durante uma aula de campo no cerrado brasileiro, o professor chamou a atenção para o fato de que naquela região, havia uma grande quantidade de cupinzeiros, cada um deles de uma espécie diferente de cupim e todos eles interagindo com o meio. Na Ecologia, cada cupinzeiro em particular e o conjunto de cupinzeiros naquela região refere-se, respectivamente:
a) Comunidade e ao ecossistema.
b) Ao ecossistema e à população.
c) Comunidade e à população.
d) À população e ao ecossistema.

Questão 33 Os seres vivos de um ecossistema podem estabelecer entre si e com o meio abiótico um relacionamento que permite, por exemplo: sua sobrevivência; alimentação; reprodução das espécies; e a preservação dos recursos naturais daquele ambiente. Identifique abaixo a sequência de níveis de organização da vida colocada em ordem decrescente de complexidade.
a) Organismo, ecossistema, população, biosfera.
b) Ecossistema, população, comunidade, organismo.
c) Organismo, comunidade, população, ecossistema.
d) Ecossistema, comunidade, população, organismo.

Questão 34 A poluição pode ser entendida como uma degradação nas condições ambientais de um ecossistema, que interfere no desenvolvimento das populações. Ela pode ser provocada por ação humana ou por fenômenos naturais. A frequente ação antrópica ao meio ambiente está causando desmatamento e o uso exagerado dos recursos naturais podem causar o esgotamento desses recursos e gerar um desequilíbrio  ecológico. Marque a melhor medida para solucionar o problema destacado no texto.
a) Desenvolvimento de tecnologias para que o ser humano não desgaste tanto os recursos naturais.
b) Campanhas para conscientização das pessoas sobre o uso adequado dos recursos naturais.
c) Reciclar o lixo, reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos da natureza.
d) Deixar de usar e produzir as mercadorias feitas com recursos não renováveis.

Questão 35 Na Embriologia o tipo de óvulo produzido por cada animal é determinante no seu desenvolvimento. Assim, utilizamos a quantidade de vitelo dentro dos óvulos para classificá-los em 4 tipos: oligolécitos, mesolécitos, centrolécitos telolécitos. Um professor, ao examinar esses ovos conseguiu observar três características. 1-Uma grande quantidade de vitelo. 2- Presença de tubo neural dorsal. 3- Clivagem parcial discoidal. Deste modo o professor pode concluir que os ovos:
a) Eram de repteis ou de anfíbios.
b) Não eram de répteis.
c) Eram de répteis ou de aves.
d) Não eram de aves.

Questão 36 Os vírus são estruturas microscópicas encontradas em todos os ambientes e são responsáveis por inúmeras doenças. Eles não são considerados organismos vivos porque são inertes fora das células hospedeiras. No entanto, quando penetram em uma célula hospedeira, o ácido nucleico viral torna-se ativo. Sobre esse organismo, é CORRETO afirmar:
a) Cada espécie viral possui mais de um tipo de ácido nucleico.
b) Os vírus apresentam um genoma viral contendo informações genéticas insuficientes para garantir sua replicação de maneira independente do meio intracelular.
c) Os vírus utilizam seu próprio material genético para destruir as células, causando doenças.
d) Reproduzem-se por processos iguais aos das bactérias.

Questão 37 A virose é um quadro clínico que resulta da infecção provocada por algum tipo de vírus. Os médicos costumam se referir a viroses quando lidam com infecções de trato respiratório ou gastrointestinal. Assinale o item abaixo em que as doenças são causadas apenas por vírus.
a) Gripe, sarampo, herpes e tuberculose.
b) Catapora, febre tifoide, febre amarela e varíola.
c) Sarampo, poliomielite, febre amarela, varíola.
d) Catapora sífilis, IDS, poliomielite.

Questão 38 Embora seja muito nocivo em contato direto com os seres vivos, o ozônio exerce um papel fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Esse gás absorve mais de 95% dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo sol, protegendo o meio ambiente de uma alta exposição que poderia afetar a dinâmica ambiental. Caso ocorra uma redução dessa camada de ozônio que partes do tecido humano seriam atingidos:
a) Epitelial e conjuntivo.
b) Epitelial e ósseo.
c) Epiderme e muscular.
d) Muscular e conjuntivo.

Questão 39 Os rins são os órgãos que produzem a urina. Internamente cada rim contém cerca de 1 milhão de tubos curvos e microscópicos chamados de néfrons. É no interior dos néfrons que a urina se forma. Isso ocorre com a filtração do sangue na região:
a) Do tubo renal.
b) Alça néfrica.
c) Na bexiga.
d) Capsula renal.

Questão 40 Mutualismo define um tipo de associação entre populações diferentes em que ambas se beneficiam, entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica. Em uma comunidade as populações nela existente interagem por meio de seus indivíduos, exercendo assim influências recíprocas tanto no nível individual como no populacional. Essas interações podem ocorrer intraespecíficas e interespecíficas. Marque a alternativa abaixo que indica uma relação de mutualismo.
a) Rêmora e tubarão.
b) Fungos e algas.
c) Orquídeas e árvores.
d) Carrapato e cachorro




Simulado para concurso de professor de ciências

Gabarito das Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA – SP - CONSULPLAM - PROVA 01

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Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia.  de PROF. EDUC. BÁSICA – CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS - MA

21) Ao se trabalhar a temática “magnetismo”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
(A) Realizar a leitura e a interpretação de uma equação química.
(B) Conceituar e identificar uma interpretação física.
(C) Reconhecer as possíveis interações entre ímã e outros materiais.
(D) Saber relacionar as transformações físicas e químicas por meio de uma equação química.

22) Ao se trabalhar a temática “a matéria e seus estados físicos”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Física, que lhes permitam ser capazes de:
(A) Relacionar as variações de temperatura e de pressão com as mudanças de estado físico.
(B) Perceber a ação dos fungos na decomposição dos alimentos.
(C) Conhecer as formas estruturais dos fungos.
(D) Conhecer a história da descoberta dos antibióticos.

23) No contexto das funções inorgânicas, o ácido acético, cuja formula é CH3COOH, pode ser considerado como:
(A) Base.
(B) Ácido.
(C) Sal.
(D) Carbono.

24) Ao se trabalhar a temática “seres microscópicos”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
(A) Identificar as camadas que formam a Terra.
(B) Conhecer alguns seres microscópios, como bactérias, fungos, protozoários e vírus.
(C) Relacionar os movimentos das placas tectônicas à ocorrência dos terremotos.
 (D) Compreender a formação de vulcões.

25) Para iniciar uma aula de Ciências Naturais, o Professor pode explanar sobre a importância do “penicillium” na sociedade atual. Pode afirmar aos alunos que esses seres aparecem em locais úmidos e podem ser usados na produção de queijos e antibióticos. E ainda, na oportunidade, o Professor poderá corretamente classificá-las como:
(A) Fungos.
(B) Vírus.
(C) Doenças sexualmente transmissíveis.
(D) Protistas.

26) Aos seus alunos, o Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas poderá apresentar a seguinte charge:
Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia.

No contexto das Ciências Naturais, a partir da charge apresentada, o Professor poderá desenvolver a seguinte temática:
(A) Degradação ambiental.
(B) A dualidade da luz.
(C) O sistema solar e a lei da gravitação universal.
(D) Condução térmica de calor.


27) De acordo com a tabela periódica dos elementos químicos, a IUPAC, pode-se afirmar que o Boro (B) está presente na:
(A) Família dos Halogênios.
(B) Família do Boro.
(C) Família dos Gases Nobres.
(D) Família dos Actinídeos.

28) Um Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas que trabalha o conteúdo “vírus” com seus alunos, amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador: Corpo humano: organização e alguns sistemas.
(A) A terra vista por dentro.
(B) Energia elétrica.
(C) Seres microscópicos.
(D) Magnetismo.

29) O Professor pode trabalhar uma aula com seus alunos acerca de vírus. E, a partir daí, relacionar doenças causadas pelos mesmos como:
(A) Coqueluche.
(B) Tétano.
(C) Febre amarela.
(D) Varíola.

30) Ao se trabalhar a temática “energia elétrica” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
(A) Perceber que a Terra se movimenta no Universo.
(B) Conhecer diferentes tipos de geradores elétricos.
(C) Compreender o movimento de rotação realizado pela Terra.
(D) Relacionar o movimento de rotação à ocorrência dos dias e das noites.

31) Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas pode trabalhar com seus alunos a partir de atualidades e recortes de jornais, como a seguir. Leia atentamente o fragmento a seguir:

COM OITO MORTES CONFIRMADAS, GOIÁS ANTECIPA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA H1N1 PARA SEXTA-FEIRA
Ao todo, serão distribuídas 650 mil doses, para grupos de risco. Imunização começa dez dias antes da ação nacional em decorrência do aumento no número de mortes pelo vírus. (...) O Ministério da Saúde anunciou a antecipação do envio de 650 mil doses para o estado. Segundo o último boletim, 63 casos da doença foram confirmados e oito pessoas já morreram. (...) A imunização começa 10 dias antes da campanha nacional, prevista para 23 de abril, em decorrência do aumento no número de mortes pelo vírus. O pedido de antecipação para a campanha de vacinação em Goiás foi feito após o aumento no número de casos no estado. (...) Disponível em https://g1.globo.com/go/goias, 10/04/2018 (texto adaptado)

O fragmento acima representa uma oportunidade de desenvolver o seguinte tema transversal com os alunos em sala de aula:
(A) Pluralidade cultural.
(B) Orientação sexual.
(C) Saúde – Vida Coletiva.
(D) Diversidade sexual.

32) Aos seus alunos, o Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas poderá apresentar a seguinte definição: “Parte do embrião vegetal que forma a raiz. Normalmente é a primeira parte a germinar na semente.” No contexto das Ciências Naturais, o fragmento acima conceitua:
(A) Ácidos.
(B) Elemento químico.
(C) Osmose.
(D) Radícula.


33) Um Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas que deseja desenvolver a temática “problemas ambientais” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
(A) Efeito estufa.
(B) Pontos subcolaterais.
(C) Cinemática.
(D) Repouso e movimento.

34) Ao se trabalhar a temática “Funções inorgânicas: ácidos e bases”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Química, que lhes permitam ser capazes de:
(A) Saber que o calor é uma forma de energia que passa de um corpo para outro devido à diferença de temperatura entre eles.
(B) Conceituar ácido e conhecer seu uso.
(C) Saber que, quando dois corpos, com diferentes temperaturas, estão em contato, o corpo mais quente perde calor e o mais frio recebe esse calor.
(D) Saber que, quando dois corpos trocam calor entre si eles tendem a uma temperatura final comum chamada de temperatura de equilíbrio térmico.

35) No contexto das funções inorgânicas, o Hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) pode ser considerado como:
(A) Ácido.
(B) Base.
(C) Sal.
(D) Carbono

36) Aos seus alunos, o Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas poderá apresentar a seguinte charge: Fonte: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br
  Simulado para concurso de professor de ciências
No contexto das Ciências Naturais, a partir da charge apresentada, o Professor poderá desenvolver a seguinte temática:

(A) Taxonomia.
(B) Rede hidrográfica.
(C) Ondas sonoras.
(D) Fenômenos óticos.



37) O Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas pode trabalhar com seus alunos a partir de atualidades e recortes de jornais, como a seguir. Leia atentamente o fragmento a seguir:

REGISTROS DE CASOS DE MALÁRIA CAEM NO MARANHÃO
A doença é frequente na região amazônica do Brasil a qual o Maranhão faz parte. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comparando com o ano anterior, houve uma redução no número de casos de malária no Maranhão. O saldo positivo também tem reflexo nos demais estados do país. Em 2014, foram 1.396 casos de malária. Em 2015, 546 e 2016, 728 registros da doença. Nos últimos 10, anos houve uma diminuição de 57%. No ano passado, foram notificados 190 mil casos da doença no Brasil, só no Maranhão 900 pessoas contraíram a malária. (...) Disponível em http://www.ma10.com.br, 02.Maio.2018 (texto adaptado) O Professor pode esclarecer aos alunos que a transmissão da malária ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero “Plasmodium”, pertencente ao seguinte reino:
(A) Influenza.
(B) Herpes zoster.
(C) Protista.
(D) Ameba.

38) De acordo com a tabela periódica dos elementos químicos, a IUPAC, pode-se afirmar que o Carbono (C) está presente na família dos:
(A) Metais Alcalinos.
(B) Família do Boro.
(C) Família dos Actinídeos.
(D) Família do Carbono.

 39) Ao se trabalhar a temática “saneamento básico”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
(A) Conhecer um breve histórico do saneamento básico.
(B) Compreender o significado de campo magnético.
(C) Conhecer o magnetismo terrestre.
(D) Verificar o funcionamento de uma bússola.

40) Aos seus alunos, o Professor da Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas poderá apresentar a seguinte definição: “Especialização de membrana plasmática que permite uma melhor adesão entre as células vizinhas. Também conhecidos como “macula adherens”.” No contexto das Ciências Naturais, o fragmento acima conceitua:
(A) Grandezas físicas.
(B) Desmossomos.
(C) Matriz energética no Brasil.
(D) Teoria de octeto.

Gabarito das Questões de Concursos para Professor de Ciências e Biologia.




Questões concurso de professor de ciências..

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMONÉSIA/MG Cargo: Professor PII – Ciências (23-M)Prova aplicada em 26/06/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 27/06/2016.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PROFESSOR DE CIÊNCIAS


31
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em um sistema constituído de água, areia e gelo o número de fases e componentes são 3 e 3, respectivamente.
( ) Em um sistema constituído de água, sal não dissolvido, óleo e gelo o número de fases e componentes são 4 e 3, respectivamente.
( ) Em um sistema constituído de álcool, água, areia e gelo o número de componentes e fases são 4 e 4, respectivamente.
( ) Em um sistema constituído de água, gelo e álcool o número de fases e componentes são 2 e 3, respectivamente.
( ) Em um sistema constituído de água, óleo e gelo o número de componentes e fases são 2 e 3, respectivamente.
A sequência está correta em
A) V, V, F, V, F.
B) F, V, F, V, F.
C) V, F, V, F, V.
D) F, V, F, F, V.

32
Analise os elementos químicos a seguir:
I. Antimônio.
II. Bóhrio.
III. Berquélio.
IV. Laurêncio.
Pela classificação periódica é correto afirmar que os símbolos que representam os elementos químicos enumerados
são, respectivamente:
A) Sb / Br / Be / Lr.
B) Sb / Bh / Bk / Lr.
C) Am / Br / Be / Lu.
D) Am / Bh / Bk / Lu.


33
A naftalina é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas para afastar baratas e traças. Estas pragas são repelidas por causa do vapor que essa substância exala e pode ser explicada como uma característica física que se define como a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso,
conhecido por:
A) Fusão.
B) Calefação.
C) Sublimação.
D) Vaporização.

34
Uma caixa de massa m = 6,0 kg, inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, é empurrada com uma força horizontal cuja intensidade é 18 N, no instante t = 0. Despreze a resistência do ar. Qual é a distância percorrida pela caixa desde o instante inicial até o instante t = 8s?
A) 24 m.
B) 96 m.
C) 128 m.
D) 192 m.


35
Analise a afirmativa a seguir.
“Se um corpo A exerce sobre um corpo B uma força FAB, então o corpo B também exerce sobre o corpo A uma força FBA , de modo que essas duas forças têm o mesmo módulo, a mesma direção e sentidos opostos.”
(Sampaio, J. L. e Calçado, C. S. Física, volume único. 2ª edição, atual Editora, São Paulo.)
O conceito epigrafado anteriormente se refere à(ao):
A) Segunda Lei de Newton.
C) Lei da Inércia, Primeira Lei de Newton.
B) Teorema da Energia Cinética.
D) Lei da Ação e Reação, Terceira Lei de Newton.

36
O tecido epitelial de revestimento apresenta células organizadas em camadas, que estão presentes tanto na cobertura da superfície externa do corpo como revestindo suas cavidades. Alguns órgãos como, por exemplo, os cálices renais e os ureteres, são revestidos por um tipo de epitélio, conhecido por:
A) Pseudoestratificado.
C) Estratificado de transição.
B) Estratificado prismático.
D) Estratificado pavimentoso.


37
De acordo com a ovogênese, analise as afirmativas a seguir.
I. Na vida fetal, as ovogônias se proliferam por divisão mitótica, e antes do nascimento aumentam de tamanho e formam os ovócitos primários.
II. Ao nascimento, todos os ovócitos primários completaram a prófase da primeira divisão mitótica e permanecem nessa fase até a puberdade.
III. Na ovulação, o núcleo do ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, mas para na metáfase, onde a divisão é interrompida.
IV. O ovócito secundário liberado na ovulação está envolvido por uma capa de material amorfo, denominado corona radiata.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

38
Analise o quadro a seguir que descreve as características do reino Plantae.
Filos
Fruto
Semente
Vasos condutores

Anthophyta
I
Presente
Presente
Anthocerophyta
Ausente
Ausente
II
Lycopodiophyta
Ausente
Ausente
III
Cycadophyta
IV
Presente
Presente

Para completar corretamente o quadro, os números I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por:
A) Ausente / Presente / Ausente / Ausente.
B) Presente / Ausente / Presente / Ausente.
C) Ausente / Ausente / Presente / Presente.
D) Presente / Presente / Ausente / Presente.


39
Analise as afirmativas a seguir.
I. Haemophilus ducreyi é o vírus causador do condiloma acuminado que pode ser adquirido da mãe durante a gravidez.
II. Sífilis é transmitida pela bactéria Treponema pallidum e pode causar cegueira e dificuldades de coordenação motora.
III. Cancro mole é uma DST causada pelo protozoário Haemophilus ducreyi e se caracteriza por lesões, geralmente dolorosas, nos órgãos genitais.
IV. Febre, perda de apetite e dores no corpo são uns dos principais sintomas do Linfogranuloma venéreo.
V. A “crista de galo”, como é popularmente chamado o condiloma acuminado, pode causar câncer nos órgãos genitais e no ânus.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) III e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.


40
Sobre o sistema circulatório dos répteis, analise as afirmativas a seguir.
I. O ventrículo cardíaco da maioria dos répteis não crocodilianos apresenta dois septos musculares incompletos.
II. Cavidade pulmonar, cavidade arteriosa e cavidade venosa são compartimentos ventriculares encontrados em crocodilos e jacarés.
III. O ventrículo cardíaco de tartarugas, serpentes e alguns lagartos apresentam dois septos musculares completos: um horizontal e outro vertical.
IV. Em crocodilos e jacarés o coração tem quatro câmaras cardíacas e a separação entre os lados direito e esquerdo do ventrículo é incompleta.
V. Nos répteis não crocodilianos o sangue desoxigenado dos tecidos penetra no coração pelo pequeno seio venoso que se abre no átrio direito.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
A) I e III.
B) III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.





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GABARITO do Simulado para concurso de professor de ciências.


31- D
32- B
33- C
34- B
35- D
36- C
37- C
38- B
39- D
40- D



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