Publicidade

O Clima Influenciou o Humor durante Pandemia, segundo cientistas

O Clima Influenciou o Humor durante Pandemia, segundo cientistas

Cientistas da Universidade de Barcelona analisaram Como o clima influenciou o humor das pessoas durante o bloqueio do COVID-19 na Catalunha: uma análise das postagens do Twitter

A pesquisa foi publicada na revista Eletrônica ASR e foi resultado de uma campanha realizada durante o bloqueio do COVID-19 na Catalunha. O público da Televisão da Catalunha esteve envolvido em uma ação para informar sobre o tempo de suas próprias casas, postando vídeos no Twitter. Alguns dos vídeos foram veiculados no segmento meteorológico dos principais noticiários da emissora.

O clima está relacionado ao humor das pessoas

Os pesquisadores correlacionaram a participação na campanha com dados meteorológicos e de saúde pública e descobrimos que o clima está relacionado ao humor das pessoas ao usar plataformas de mídia social como o Twitter.

De acordo com os estudiosos a pandemia de Covid-19 afetou o humor das pessoas na Catalunha de muitas maneiras: 

  • a raiva do número crescente de pessoas infectadas, 
  • o número de mortes diárias, 
  • os sentimentos de tristeza por aqueles que perderam entes queridos e 
  • a solidão e perplexidade de muitas famílias . 

Para eles o período de bloqueio forçou uma sociedade inteira a ficar em casa, com muito poucas distrações ou interação social.

A pesquisa conclui que as mídias sociais e os programas de TV, especialmente os segmentos de notícias, foram - em grande medida - a principal fonte de comunicação e informação de fora para muitos. A campanha ElTempsdesdecasaTV3 foi uma proposta bem-vinda pelas pessoas de casa, para acompanhar o que estava acontecendo em outros lugares do país, dando-lhes o que fazer e conversar enquanto estavam presos.

O Clima Influenciou o Humor durante Pandemia, segundo cientistas
Imagem Ilustrativa Pixabay

A tendência de participação mudou e diminuiu repentinamente.

O texto demonstra que a participação na campanha teve uma curva ascendente desde o início de março até meados de abril com temperaturas invernais e poucas horas de sol. A partir da segunda quinzena do mês de abril, quando a temperatura média era superior a 15  ∘ C e com o aumento da insolação, a tendência de participação mudou e diminuiu repentinamente.

Segundo os cientistas os dias de chuva são escassos na Catalunha, cerca de 80 dias por ano ou menos na maioria das cidades. Os dias com precipitação, aqueles com queda brusca da radiação solar (Fig. 4), são os dias com mais tweets com vídeos da campanha. Isso mostra que as condições climáticas tiveram um efeito imediato no humor e nas atitudes das pessoas, levando a um aumento nas postagens nas redes sociais relacionadas à campanha.

Por fim, para os especialistas depois de 2 de maio, as pessoas puderam sair de suas casas e a participação na campanha diminuiu porque o clima mudou, levando à suspensão da campanha. A população não precisava mais da campanha, então ela foi cancelada.


Veja a pesquisa na íntegra aqui



Cursos 24 Horas - Parceiros


compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe
Compartilhe nas Redes Sociais!

Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de magistério.

Recomendados para Você:
Publicidade
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar