Impactos do florestamento na água e nos solos nos Andes

Publicidade

Impactos do florestamento na água e nos solos nos Andes

impactos do florestamento na água e nos solos dos Andes
imagem ilustrativa - by RGS


Os Pesquisadores Bonnesoeur, V .; Locatelli, B .; Ochoa-Tocachi, BF resumiram  os resultados de uma revisão sistemática sobre os impactos do florestamento na água e nos solos dos Andes (Bonnesoeur et al., 2018).

  • As plantações de árvores exóticas e, em menor extensão, as florestas nativas consomem água e, portanto, reduzem frequentemente o suprimento total de água para os usuários a jusante na maioria das regiões andinas.
  • Somente em áreas imersas em nuvens, como na encosta oriental dos Andes, as florestas nativas podem aumentar a disponibilidade de água a jusante em comparação com outras coberturas de terra.
  • A diminuição do suprimento total de água pode ser aceitável para muitos usuários, se outros benefícios, como o aumento da disponibilidade de água durante a estação seca ou a redução da turbidez da água.
  • Quando árvores, incluindo espécies exóticas, são plantadas em solos degradados (solos nus e / ou compactados), elas podem melhorar a infiltração do solo, reduzir os fluxos de pico e controlar a erosão.
  • As plantações de árvores exóticas em pastagens bem conservadas (páramos, jalcas, punas) têm impactos prejudiciais no suprimento total de água e na regulação hidrológica.
  • As florestas nativas existentes fornecem excelente controle da água e controle da erosão, mais do que as plantações de árvores maduras.
  • Como a restauração de florestas nativas degradadas não necessariamente recupera serviços hidrológicos originais, a conservação de florestas existentes deve ser uma prioridade para o manejo de bacias hidrográficas.
  • Os impactos hidrológicos do florestamento de espécies nativas, no entanto, foram amplamente negligenciados e requerem mais pesquisas.
  • O monitoramento e a pesquisa hidrológica de longo prazo são necessários para preencher os múltiplos dados e lacunas de conhecimento identificados nesta revisão.

Leia o estudo na íntegra

Fonte:
Bonnesoeur, V .; Locatelli, B .; Ochoa-Tocachi, BF, Centro Internacional de Pesquisa Florestal (CIFOR), Bogor, Indonésia CIFOR Infobrief no. 237, Páginas: 8p, Ano de publicação: 2018



Por Blog do Ensino de Ciências

Compartilhe nas Redes Sociais!

compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe

Publicidade

Clique aqui para baixar gratuitamente, modelos de provas, exercícios e atividades de ciências. Faça o download dos arquivos formatados e prontos para aplicar na sua aula.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
.

O Blog do Ensino de Ciências visa disponibilizar conteúdo para professores e estudantes de Ciências e Biologia. Quer ser um biólogo? Será preciso fazer uma faculdade de ciências biológicas, bacharelado ou licenciatura. Em regra, será necessário prestar vestibular. Pesquise dentre as melhores faculdades a que mais lhe interessa, monte sua grade curricular conforme seu perfil, conclua o curso de Biologia e pronto, bem-vindo ao nosso clube.


Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar