Pesquisa analisa os Métodos de Ensino de Biologia




O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento qualitativo para investigar que tipo de métodos de ensino foram utilizados em biologia para promover a educação da biodiversidade (BDE) e como funcionam os métodos aprendizagem da biodiversidade (BD). 

Os pesquisadores encontraram um total, 317 artigos científicos internacionais publicados desde 2000, que descreveu os métodos de ensino relativos ao BDE e ao ensino e / ou à aprendizagem. Destes, 12 artigos abordaram especificamente os métodos de ensino do BD. O conteúdo de esses artigos foram analisados ​​em detalhes. 

Pesquisa analisa os Métodos de Ensino de Biologia

Segundo o artigo científico a análise detalhada baseou-se em 

  • (a) categorias do métodos de ensino utilizados, 
  • (b) a concepção de aprendizagem nos currículos nacionais finlandeses Escolas secundárias e 
  • (c) a taxonomia revista de Bloom e os termos de Stanny relativos aos níveis de taxonomia.


Os métodos de ensino mais utilizados foram 

  • instrução prática, 
  • aprendizagem experiencial, e 
  • apresentação do professor. 


Os menos utilizados foram 

  • jogos, 
  • roleplay, 
  • debates, 
  • aprendizado de serviço, 
  • viagens de estudo e 
  • visitas. 


De acordo com o trabalho científico em todos os artigos, vários métodos de ensino utilizados durante as lições foram descritos. Os itens referentes aos métodos de ensino, que apoiaram a aprendizagem dos alunos participação activa e interacção - mencionada em todos os artigos - seguida de observação, trabalho experimental, aprendizagem experiencial e técnicas para aumentar a consciência ambiental. 

A pesquisa concluiu ainda que a compreensão das diferentes perspectivas do desenvolvimento da autoavaliação foram abordadas em apenas quatro e dois artigos, respectivamente.  Os quatro tipos de conhecimento foram apoiado pelos métodos de ensino utilizados em nove artigos em conjunto. Os níveis mais baixos de habilidades de pensamento foram bem apoiados pelos métodos de ensino utilizados. O mais alto nível de habilidades de pensamento, como síntese e avaliação, recebeu a menor quantidade de atenção.

Confira o artigo na íntegra aqui


Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


Você gosta de ler e estudar? Clique e confira aqui os livros mais vendidos e as ofertas da Amazon.com, a maior loja online do mundo. Confira também as prmoções de livros e Books das mais diversas categorias. Clique aqui!


Compartilhe nas Redes Sociais!



Publicidade

O Blog do Ensino de Ciências, visa compartilhar conteúdo de Ciências e Biologia, disponibilizando conteúdo para professores e estudantes como exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, material para modelos de provas, planos de aula e planejamento de cursos, além de textos científicos e curiosidades.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top