Pesquisa analisa os Métodos de Ensino de Biologia

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Pesquisa analisa os Métodos de Ensino de Biologia




O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento qualitativo para investigar os tipos de métodos de ensino foram utilizados em biologia para promover a educação da biodiversidade (BDE) e como funcionam os métodos aprendizagem da biodiversidade (BD). 

Os pesquisadores encontraram um total, 317 artigos científicos internacionais publicados desde 2000, que descreveram os métodos de ensino relativos ao educação da biodiversidade, ao ensino e/ou à aprendizagem. Destes, 12 artigos abordaram especificamente os métodos de ensino do BD. O conteúdo de esses artigos foram analisados ​​em detalhes. 


Segundo o artigo científico a análise detalhada baseou-se em 

  • (a) categorias do métodos de ensino utilizados, 
  • (b) a concepção de aprendizagem nos currículos nacionais finlandeses Escolas secundárias  
  • (c) a taxonomia revista de Bloom e os termos de Stanny relativos aos níveis de taxonomia.

Os métodos de ensino mais utilizados foram 

  • instrução prática, 
  • aprendizagem experiencial, e 
  • apresentação do professor. 
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Os menos utilizados foram 

  • jogos, 
  • debates, 
  • aprendizado de serviço, 
  • viagens de estudo e 
  • visitas. 


Pesquisa analisa os Métodos de Ensino de BiologiaDe acordo com o trabalho científico em todos os artigos vários métodos de ensino utilizados durante as lições foram descritos. Os itens referentes aos métodos de ensino, que apoiaram a aprendizagem dos alunos como participação ativa e interação - foi mencionada em todos os artigos - seguida de observação, trabalho experimental, aprendizagem experiencial e técnicas para aumentar a consciência ambiental.   A pesquisa concluiu ainda que a compreensão das diferentes perspectivas do desenvolvimento da autoavaliação foram abordadas em apenas quatro e dois artigos, respectivamente.  Os quatro tipos de conhecimento foram apoiado pelos métodos de ensino utilizados em nove artigos em conjunto. Os níveis mais baixos de habilidades de pensamento foram bem aplicados pelos métodos de ensino utilizados. O mais alto nível de habilidades de pensamento, como síntese e avaliação, recebeu a menor quantidade de atenção.

Confira o artigo na íntegra aqui

Veja também:
Fonte:
Eija Yli-Panula  , Eila Jeronen , Piia Lemmetty  and Anna Pauna  Teaching Methods in Biology Promoting Biodiversity Education https://res.mdpi.com/sustainability/sustainability-10-03812/article_deploy/sustainability-10-03812-v2.pdf



Por Blog do Ensino de Ciências

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autor

Professor de Ciências e Biologia, com mais de 25 anos de magistério, nas redes pública e privada. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

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