Publicidade
Metodologia de ensino de ciências na práticaEm nossa experiência no Ensino de Ciências Naturais acumulamos material relacionados aos nossos métodos de ensino de ciências naturais no ensino fundamental. Compartilhamos aqui alguns destes trabalhos realizados durante a jornada no magistério a fim de trocar experiências com demais profissionais.


Metodologia de ensino de ciências naturais na prática.


1 - A importância da Seleção de conteúdos para Metodologia de ensino de ciências.


Uma das fases do ensino de ciências é a seleção de conteúdos, neste texto fizemos algumas reflexões referentes ao tema que debatemos em grupos de estudos de ensino de ciências na década passada. Quais sejam: 

Algumas sugestões para reflexão


  1. Utilizar um tema gerador, com participação dos alunos, que é a forma de despertar o interesse por determinados assuntos;
  2. Considerar o conhecimento prévio dos educandos; 
  3. Procurar não simplificar os conteúdos a fim de "facilitar" o aprendizado dos alunos;
  4. Privilegiar conteúdos capazes de gerar inquietações e discussões em sala de aula; 
  5. Promover uma visão crítica dos conteúdos propostos;
  6. Contextualização dos conteúdos, a fim de lhes atribuir significados; 
  7. Propor conteúdos relacionados diretamente com a atividade de ensino proposta.

Quadro - Metodologia de ensino de ciências


2 - Em relação a metodologia de ensino de ciências destacamos a produção de texto nas aulas de ciências.



Iniciamos afirmando que a produção de texto passa necessariamente pela leitura, não necessariamente de um texto, mas de imagem, de um fato, de uma experiência, ou seja, de qualquer material ou atividade realizada na aula de ciências que será a nossa fonte de produção textual na aula de ciências como metodologia de ensino. Você também pode conferir sugestões de planos de aula em "55 Planos de aula de meio ambiente para ensino fundamental 1".

Dicas para a produção texto:


1) O texto escrito pelo aluno deverá ser  um desdobramento da leitura.
2) Pode ter como objetivo a realização de um mural coletivo;  
3) Para criação de um espaço na sala de aula de exposição dos textos dos alunos, podendo o mural ser temático, como por exemplo, DST.  
4) Escrever sobre uma observação que tenha feito, como por exemplo, relâmpagos e trovões, um rio poluído, etc.
5) Não esperar do aluno a repetição daquilo que lhe foi informado, mas estimular a sua criação.


======================



3 - Metodologia de ensino de ciências e o improviso: Projeto MESA-REDONDA “AQUECIMENTO GLOBAL EM DEBATE”.




Projeto de ciências chamado Mesa-redonda "Aquecimento global em debate". A escolha do tema surgiu em debate que teve lugar na reunião de planejamento pedagógica no início do ano letivo, realizada anualmente conforme calendário da Secretaria Municipal de Educação.   Ressalta-se a relevância da temática, que levou a humanidade a refletir sobre o futuro do planeta desde a Carta de Belgrado, que foi um marco conceitual no tratamento das questões ambientais, passando pela ECO’92 e convergindo no crescente debate relativo ao tema das mudanças climáticas e suas implicações.        


Acreditamos que a realização de projetos é uma metodologia produtiva no ensino de ciências. Trata-se de um projeto desenvolvido em uma escola pública no contexto do Programa de Educação de Jovens e Adultos.

OBJETIVOS




Os objetivos do projeto visam proporcionar aos alunos do PEJA uma aproximação da percepção individual aos reais significados de suas atitudes para a proteção do meio ambiente, procedimentos que melhorem a qualidade de vida na comunidade. Tendo por meta principal a formação de um aluno consciente e atualizado com debates atuais.
Dessa forma, pretende-se não só despertar nos alunos a preocupação da preservação do Meio Ambiente, mas apresentar alternativas a fim de amenizar um mal que já se instalou: nosso planeta está aquecendo mais do que deveria. O que fazer?
Ademais, objetivou-se também, criar um ambiente de formalidade no formato do seminário, valorizando a participação do aluno.

Publicidade

METODOLOGIA

No primeiro trimestre de 2007, a questão do Meio Ambiente, relacionada à qualidade de vida e à preservação do Planeta, tem sido o ponto de partida das aulas nas turmas do PEJA.
O projeto foi dividido em duas etapas: (1) a primeira consiste em atividades de classes, relativas ao tema, desenvolvidas pelos professores em suas turmas; (2) sendo a segunda parte o evento (Mesa-Redonda), pois assim os alunos teriam uma base para participar da programação.
           

            Primeira etapa

Na primeira etapa foram realizadas as atividades de classes relativas ao tema, desenvolvidas pelos professores em suas turmas. Ressalta-se que privilegiou-se a liberdade no intuito de que os docentes realizassem atividades conforme as características e perfil de cada turma.
Dentre as atividades realizadas pelos professores com suas turmas pode-se destacar: Exibição de vídeos, como por exemplo, o vídeo “Aquecimento Global uma verdade inconveniente”,  além de produção de cartazes, produção de material pelos alunos, neste caso, destaca-se a caixa sobre o próximo animal a entrar em extinção., uma caixa fechada (como as de embalagem de eletrodomésticos) com um furo do tamanho de rosto, em que ao olhar dentro da caixa a pessoa via sua imagem refletida em um espelho e figuras de animais extintos, caracterizando que a espécie humana pode ser o próximo.

Segunda etapa

         Para realização da Mesa-Redonda foi necessária a mobilização de recursos didáticos, como por exemplo, retroprojetor (emprestado de outra escola), arrumação e decoração do auditório e aparelhagem de som.
O evento, coordenado pela Professora Orientadora e participação integral do grupo de professores do Ensino de Jovens e Adultos contou, ainda, com o auxílio da direção da Escola.
Dinâmica:
Abertura da Mesa Redonda.
Professores palestrantes – Professores da própria escola.
Debate a partir de perguntas feitas pelos alunos.

Conclusão

            A realização de um projeto dessas características requer uma interação coletiva entre os diversos segmentos e disciplinas da escola. Trata-se de uma atividade totalizadora do ambiente escolar.
            A execução exige um esforço conjunto visando a obtenção dos recursos necessários.
            As etapas foram realizadas por professores do primeiro segmento (PEJA I) e professores do segundo segmento (PEJA II) de diferentes disciplinas promovendo uma atividade multidisciplinar e a participação efetiva dos alunos.
            Os alunos que participaram amplamente das atividades, mostraram-se satisfeitos e surpresos com o porte do evento (Mesa-Redonda) apresentaram questionamentos no espaço destinado ao debate e solicitaram a realização de novos eventos similares.

Referências

Elaboração de Projetos em Mídia e Educação //www.multirio.rj.gov.br/  acessado em  11 de outubro de 2003

SANTOMÉ, Jurjo Torres. O Professorado em época de neoliberalismo: dimensões sociopolíticas de seu trabalho. IN LINHARES, Célia (Org). Os professores e a reinvenção da escola:  Brasil e Espanha 2 ed São Paulo Cortez 2001.


========================

4 - Metodologia de ensino de ciências naturais e a importância do Planejamento


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O planejamento aponta a metodologia realizada pelo professor em sua prática de ensino de ciências. Um projeto realizado em nossa caminhada pedagógica foi o QUALIDADE DE VIDA.


 QUALIDADE DE VIDA



Objetiva-se também, tendo em vista, a temática abordada nos projetos propostos pelos professores da Unidade estabelecer uma relação do conteúdo de ciências com os  temas de  interesse que os alunos apresentam, durante o processo de construção de conhecimento acerca de si e seu contexto social, ou seja, relacionados aos contextos sociais e de cidadania e a QUALIDADE DE VIDA.
 Assim, busca-se instigar questionamentos, problematizar e buscar alternativas de enfrentamento e superação da problemática relacionadas a gentileza, educação e hábitos, bem como, matéria energia, o ecossistema e as ciências naturais.
  Partiremos da consideração de que o foco central é o homem e sua ação histórica, social, política e ética.

Objetivos específicos:


    Alinhavando-se com o Projeto Político Pedagógico, visa-se adentrar em temas que vão de encontro aos conteúdos propostos para o 6º ano na matéria de ciências. Assim, nas Unidades abordaram uma aprendizagem significativa como o Universo e seus múltiplos movimentos, A á que serão desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas. Temas que abordam problemáticas que estão diretamente correlacionadas ao cotidiano dos alunos, as quais podem ser mais ou menos perceptíveis por eles próprios.
Objetiva-se também Sensibilizar a comunidade escolar da importância das medidas preventivas frente às doenças relacionadas ao funcionamento integral do corpo humano, bem como, ao sexo.
Enfim, pretende-se desenvolver uma postura de respeito, solidariedade e multiplicação das informações através das palestras propostas, peça e exploração da Sala de Leitura, também integra ao Projeto Qualidade de Vida.

Metodologia


Trabalhar-se-á o uso de modelos, a abordagem de conhecimento das concepções prévias, representações visuais do corpo humano em materiais de ensino e relação Ciências e Arte, sobretudo relacionada a peça (monólogo) a ser desenvolvida na escola.
Utilizar a informação veiculada por alunos tendo como objetivo uma linguagem mais adequada aos estudantes da escola.

A profundidade de abordagem do tema será adequada a cada Unidade de Progressão respeitando as potencialidade e possibilidades de cada unidade a fim de adentrar o assunto e explicitá-lo de forma adequado e coerente com as capacidades dos alunos.

Adaptação de planejamento de um projeto realizado em uma escola pública.

Por Ronaldo G. Silva. Professor de Ciências


Por Equipe do Blog do Ensino de Ciências


Compartilhe nas Redes Sociais!



Publicidade

O Blog do Ensino de Ciências, criado por professor especialista na área, visa compartilhar conteúdo de Ciências e Biologia da Educação Básica. O Blog tem por missão disponibilizar conteúdo para professores e estudantes compartilhando exercícios, questões de concursos, vestibular e ENEM, material para elaboração de modelos de provas, plano de aula e planejamento de cursos, bem como, textos científicos, notícias e curiosidades.



Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top